Namorada de Teori trabalha em rede de jóias usada por Cabral para lavar dinheiro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A namorada do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal morto em um acidente aéreo na quinta (19), trabalha na rede Antonio Bernardo, uma joalheria usada por Sergio Cabral para lavar dinheiro de esquemas de corrupção no governo do Rio de Janeiro, segundo denúncias da operação Calicute.

Liliana Schneider saiu em uma coluna do iG, em outubro de 2016, assinada pela jornalista Lu Lacerda, como “nova namorada” de Teori. “(…) a Lili é do Sul, mas mora no Rio há 20 anos e trabalha nas lojas do joalheiro Antonio Bernardo há 17 (atualmente é gerente de uma delas).”

“Amigo do ministro afirma que os dois já pensam em se casar apesar de o romance ser recente, de poucos meses. Perguntada sobre a possibilidade de casamento, Liliana, que é tão discreta quanto o namorado, responde: ‘Nada disso, nada disso!’ – esclarecendo que não quer comentar o assunto. Esta semana, Teori foi muito falado ao comentar a maneira como o Ministério Público Federal apresentou a denúncia contra o ex-presidente Lula, ao que chamou de “espetacularização”, escreveu a colunista.

Segundo reportagem de O Globo, o Ministério Público Federal desconfia que Cabral usava a rede de joalheria para lavar dinheiro adquirindo mais de 100 itens ao longo dos 10 anos. “A revelação foi feita por Vera Lúcia Guerra, gerente da loja [Antonio Bernardo] no Shopping da Gávea. De acordo com ela, Cabral comprou R$ 5,1 milhões em joias pelo sistema paralelo, pagando em espécie em operações sem nota fiscal ou comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda (Coaf).”

Maria Luiza Trotta, da loja H.Stern, também revelou que Cabral comprou um total de R$ 2,1 milhões sem notas fiscais, que foram emitidas somente após a operação Calicute ter sido deflagrada. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá dominado

    Tá dominado, tá tudo dominado.

    Como disse a Vânia, “Se um dos ministros supostamente mais respeitáveis tinha essas relações” imagina aquilo que não sabemos dos outros, Gilmar, Toffoli, Fux,  pois o que já sabemos deles arrepia,

  2. Xandão vem aí

    Ministro Alexandre de Moraes tem perfil ideal para o STF, diz Marco Aurélio

    1

    Estadão Conteúdo

     

    20/01/201713p6  Ouvir texto  0:00 Imprimir Comunicar erro

    André Dusek/Estadão Conteúdo

    O ministro da Justiça Alexandre de Moraes

    O ministro da Justiça Alexandre de Moraes

    Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello sugeriu o nome do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para ocupar o posto de ministro do STF, em substituição a Teori Zavascki, que morreu nesta quinta-feira, 19, em um acidente aéreo no litoral de Paraty, no Rio de Janeiro.

    Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, Mello afirmou também que não vê riscos à Lava Jato, mas fez a ressalva de que a hipotética indicação do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que comanda os processos na primeira instância, traria um “duplo prejuízo” à operação.

    Marco Aurélio disse que “o perfil ideal é um nome com bagagem jurídica e experiência” para sucessor de Teori Zavascki na Corte.

    “Aí nós temos, por exemplo, o ministro que está no Ministério da Justiça, que foi do Ministério Público, é professor, constitucionalista, foi secretário de Segurança Pública do prefeito Kassab, secretário de Justiça e Segurança Pública do governo Alckmin, e aceitou o sacrifício de ir para Brasília trabalhar no Ministério da Justiça”, disse.

    A atribuição de indicar o novo ministro do Supremo é do presidente da República, Michel Temer. Marco Aurélio Mello, no entanto, disse que o indicaria. “Se a caneta fosse minha.”

    Sobre a hipotética escolha de Sérgio Moro, o ministro disse que o risco ocorreria, “porque ele (Moro) domina o processo que está em curso no Paraná, os diversos processos. E, no Supremo, estaria impedido de julgar, no grau recursal ou habeas corpus, esses processos, em que já havia atuado na primeira instância”.

    “Aí teríamos um duplo prejuízo, perderíamos uma pedreira da magistratura, que é a primeira instância e também no Supremo”, disse o ministro.

    Uma campanha foi iniciada na internet nesta quinta-feira, com a hashtag #moronoSTF, e o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero foi um dos que compartilharam este desejo.

    Relatorias

    Em relação à relatoria dos inquéritos e ações penais que estavam sob a supervisão de Teori Zavascki, o ministro Marco Aurélio defendeu que a presidente Cármen Lúcia determine a redistribuição dos processos entre ministros da Corte.

    “Exatamente nos procedimentos criminais, que não podem aguardar sucessor. Distribuiria os da turma no âmbito da turma. Os do pleno no âmbito do pleno. Distribuição aleatória, por sorteio, por sucessão”, afirmou Marco Aurélio Mello.

    Isso incluiria a Lava Jato, que, na proposta dele, poderia ter até dois relatores, já que uma parte dos processos está na turma e outra parte no Pleno. “Processo criminal não admite paralisação”, reiterou.

    Velório

    De férias em Visconde de Mauá (RJ), o ministro confirmou que não irá para o velório do colega em Porto Alegre. “Minha homenagem será perpétua ao ministro Teori Zavascki e estará centrada na fala. A pior morte não é física, é a da fala. É o esquecimento”, afirmou. “Ele estará presente no restante da minha trajetória”, disse.

     

    1. O Marco Aurelio só pode estar de sacanagem

      Marco Aurélio é conhecido por ser adepto da ironia. Só pode ter sido nesse sentido que ele fez esse comentário do Alexandre de Morais. Se viesse do Gilmar Mendes, do Toffoli ou do Barroso, esse comentário seria a sério. mas vindo do Marco Aurelio só pode ser sacanagem, ironia.

      Se não for, é sinal que não há no Supremo mais ninguém nem ao menos razoável e devemos começar a torcer pra um avião cair no plenário do STF em plena sessão e levar todos os ministros de uma vez só.

  3. Sinceramente, não entendo a

    Sinceramente, não entendo a razão para que se faça tal relação. a moça não deveria ser envolvida nas falcatruas do ex-governador só porque é funcionária da loja onde ele comrpava joias com dinheiro de propina. nada a ver. Sinceramente, essa informação nem deveria ser veiculada nesta página. Puro sensacionalismo. Cruzes!

  4. Depois ninguém entende pq o STF está acovardado…

    Se um dos ministros supostamente mais respeitáveis tinha essas relações (e não me refiro apenas ao tema do post, mas principalmente a sua ligação íntima – agora revelada – com o dono do avião que caiu e que era pivô de uma ação no STF por crimes ambientais, entre outras coisas) o que esperar dos demais?

    É a elite, estúpido!

     

     

  5. Chego a mearrepiar em pensar

    Chego a mearrepiar em pensar que Marco Aurélio vê no ministro da justiça a pessoa mais indicada para substituir Teori Zavaki. Era só o que faltava.

    Também não dá nem pra imaginar Temer indicando alguém de sua confiança, se ele está mais sujo que pau de galinheiro, sem falar que o Senado está releto de senadores também sujos. 

    Por isso tanto se diz que nem tudo que tá ruim não pode ficar pior, 

    1. Calma Maria, certamente MAM

      Calma Maria, certamente MAM se referia a quetão fisiológica, pois os dois raspam a cabeça.

      Neste sentido o careca da justiça é até mais indicadao que o Teori, pois este passava a zero enquanto aquele raspa e dá polimento.

      Os critérios para chegar ao supremo mudou, sabia não? Se atualize mulher, aliáz, com esses novos critérios não sei com as mulheres chegarão lá, se bem que nesses novos tempos não há lugar para mulheres em lugar nenhum e não da para dizer se isso é azar ou sorte.

  6. É clima de caça as bruxas,

    É clima de caça as bruxas, fulano tomou um drink com uma moça que é amiga do filho de  um diretor de uma firma que está envolvida na Lava Jato. Estamos virando um pais de malucos do Chico Anisio ou a Russia de Stalin, onde um olhar esquisito podia encaminhar o sujeito para a prisão de Lubyanka.

    “Voce está com um olhar estranho hoje” dizia o camarada Stalin, antes de mandar o comensal para a execução.

    (À Mesa de Jantar, Memorias de Milovan Djilas, Vice presidente da iugoslavia, recordações de jantares com Stalin)

    1. Ditaduras

      A história latinoamericana é muito rica em exemplos a respeito do clima de paranôia .Na ditadura argentina um dos responsáveis pela repressão dizia “primeiro materemos los guerrilleros,despues los que simpatizem con ellos e por ultimo los que parezcan guerrilleros”.Um piscar de olhos nas blitzs montadas na rua ,poderia significar o fim da sua vida.Ditaduras não tem lado político,…só o da morte

       

      1. A chilena não era muito diferente

        Basta ver o campo de concentração de extração nazista feito na Ilha de Dawson e em outros localidades.

        Ou o incidente do Estadio Nacional.

    2. Com as devidas venias Prof.

      Com as devidas venias Prof. André:

      1- “Estamos virando um pais de malucos”: sugeriria substituir o “Estamos virando” por “Somos, no mínimo, um país muito doido”.

      2- “É clima de caça as bruxas”: sugeriria substituir o “É clima de caça as bruxas” por “A imprensa oficial está em clima de tentar esmoecer de todas as formas a imagem de competência do eminente morto e desviar as atenções para que os processos da Lava-Jato entrem em pauta somente em 2054”.

      N.R.- Lamento mas, em 2054 teremos perdido nossa capacidade de emitir qualquer nota por não mais existirmos.

       

    3. Prezado Kamarada
      Bom dia

      Prezado Kamarada

      Bom dia

      Zé Dirceu mandou um abraço!

      Ih, acho que enviei a mensagem pelo meio errado!

      Repercutiu F…..já era André.

      É assim que a banda toca !!!

      Abração

       

  7. A “namorada” do Teori?
    a

    A “namorada” do Teori?

    a “namorada” tem seu telefone recebendo chamada da globo no dia do desastre?

    ___________

    Este post deveria ficar sob observação, tenho dúvidas que seja namorada do Teori.

     

    1. Há um delicado elo entre os

      Há um delicado elo entre os dois episódios – suposta sabotagem da aeroanve e suposta participação na lavagem de dinheiro da família Cabral – que precisam ser minuciosamente investigados, apesar da morte do suspeito. Um detalhe que poderia acrescentar é saber se as “massagistas” portavam joias da loja em que trabalha a namorada de Zavascki. Fica a dúvida: como teria se comportado Zavascki quando o caso da família Cabral chegasse ao STF? Será que, caso tivesse oportunidade, Zavascki emitiria um habeas corpus para liberar Sergio Cabral e sua mulher? São questões que ficarão sem resposta, mas levantam dúvidas quanto à figura até então ilibada do falecido ministro. Dúvidas estas, que não podem ser ocultadas da sociedade.

    2. Há um delicado elo entre os

      Há um delicado elo entre os dois episódios – suposta sabotagem da aeroanve e suposta participação na lavagem de dinheiro da família Cabral – que precisam ser minuciosamente investigados, apesar da morte do suspeito. Um detalhe que poderia acrescentar é saber se as “massagistas” portavam joias da loja em que trabalha a namorada de Zavascki. Fica a dúvida: como teria se comportado Zavascki quando o caso da família Cabral chegasse ao STF? Será que, caso tivesse oportunidade, Zavascki emitiria um habeas corpus para liberar Sergio Cabral e sua mulher? São questões que ficarão sem resposta, mas levantam dúvidas quanto à figura até então ilibada do falecido ministro. Dúvidas estas, que não podem ser ocultadas da sociedade.

  8. Esse post é ridículo

    E não deveria edtar aqui. Baixíssimo nível. O que tem a ver uma suposta namorada de Teori trabalhar em uma joalheria onde Cabral lavava dinheiro e  Teori Zawascki ?? Estamos porventura na época nazista, quando familiares eram incriminados por serem familiares (Sippenhaft) ? 

    1. Nassif, você é melhor que isso!

      Esse é o modis operandi do PIG. Se essa Sra não é suspeita de nada não cabe essa reportagem.

      Nassif, você é melhor que isso, te acompanho a anos.

    2. isso mesmo

      É, estamos nos momentos iniciais de mais uma virada do nazi-fascismo. Isso que se vê são os primeiros instantes em que os negros, índios e prisioneiros políticos e nem tanto são assassinados — logo em seguida são os religiosos e os judeus. PREPARE-SE!

  9. Pois é…. Tirando a vida

    Pois é…. Tirando a vida privada do finado e voltando à política, quero dizer, à justiça, Alexandre Morais não retira e nem adiciona nada ao stf(minúsculo mesmo). São todos semelhantes, farinha do mesmo saco. Enquanto não surgir do povo, algo de novo, que retire esses dinossauros da zona de conforto, que diferença faz um Alexandre Morais a mais no stf ?????

  10. Assassinato de Reputaria

    O filho do Ministro Teori vai ter que aceitar a tese do “acidente”. Mesmo que não tenha sido.

    A mídia golpista já demonstrou que pode enxovalhar a reputação do Ministro Teori.

    Bastam algumas matérias insinuando isto e aquilo, como esta matéria sobre a namorada, joalheria, Cabral etc. e tal…

     

  11. Todos no STF estão envolvidos no golpe, incluindo o Teori

    Mas depois dessa queima de arquivo que vai ganhar tempo para o PMDB e PSDB, os dez membros que sobraram devem estar APAVORADOS,  mesmo sendo cumplíces viram que PMDB e PSDB são capazer de qualquer coisa para escaparem, podem esquecer  seriedade nos julgamentos, exceto para membros do PT, onde haverá de tudo e mais um pouco, PMDB e PSDB, mais a globo são mesmo uma ORCRIM que se apossou de tudo.

    BRASIL. o ultimo a sair apague a luz!

    1. Todos no STF estão envolvidos no golpe, inclusive o Teori.

      Na mosca, Ana. Mas se perdermos a esperança e desistirmos de plantar valores de real democracia e justiça social nas gerações futuras, aí sim, poderemos ainda ter alguma esperança.

       

      1. empeachment

        eu concordo, para mim todos no STF participaram e APROVARAM O GOLPE… Talvez a morte de TEORI tenha sido um “sinal” da Justiça Divina.

         

        para mim, é evidente também que muitos fuancionáris de Estatais estão envolvidos em corupção… Veja na própria PETROBRÁS, é o nosso maior exemplo… Se na Petrobrás tinha, por que não em Estatais menores?

        Vimos também policiais corruptos, promotores filiados a Partidos Políticos que acusam a oposição… e até juizes corruptos que inocentam os amigos e põe os inimigos na cadeia! TODOS SÃO CORRUPTOS!

  12. O “AMIGO” DE TEORI

    “Teori Zavascki e seu “amigo” empresário Carlos Alberto Filgueiras”

    As pessoas costumam banalizar a palavra “amigo”.

    Vejamos: quem tem vivência e experiência de vida sabe que um amigo de verdade é como um diamante raro (azul). Enquanto a pessoa tem poder, influência e dinheiro, ela vive cercada de “amigos”. Mas basta a pessoa cair no ostracismo ou ir à bancarrota é que ela vai se dar conta de quem são seus verdadeiros “amigos”.

    Não bastasse isso, no Brasil, as autoridades, juízes e políticos fazem de seus cargos uma verdadeira “esbórnia”, onde juízes e magistrados almoçam com seus “amigos empresários”, em relações promíscuas, onde via-de-regra são investigados por crimes diversos. O que era o caso desse empresário “amigo” do ministro que foi madeireiro, empreiteiro, e tem processo no STF.

    Não me espanto que um ministro do STF como Teori, tivesse se ´prestado ao papel de ser “amigo” de Carlos Alberto Filgueiras, estar em um voo para um paraíso litorâneo, acompanhado de uma massoterapeuta e sua mãe. Para muita gente, é no mínimo uma estranha relação de amizade.

    Quem nunca ouviu falar da máxima “amigos, você vive uma vida, os contam nos dedos de uma mão e ainda sobram muitos dedos!”

    Mas isso é Brasil, quando será que teremos uma justiça isenta e confiável? Só o tempo nos dira!!!

  13. O “AMIGO” DE TEORI

    “Teori Zavascki e seu “amigo” empresário Carlos Alberto Filgueiras”

    As pessoas costumam banalizar a palavra “amigo”.

    Vejamos: quem tem vivência e experiência de vida sabe que um amigo de verdade é como um diamante raro (azul). Enquanto a pessoa tem poder, influência e dinheiro, ela vive cercada de “amigos”. Mas basta a pessoa cair no ostracismo ou ir à bancarrota é que ela vai se dar conta de quem são seus verdadeiros “amigos”.

    Não bastasse isso, no Brasil, as autoridades, juízes e políticos fazem de seus cargos uma verdadeira “esbórnia”, onde juízes e magistrados almoçam com seus “amigos empresários”, em relações promíscuas, onde via-de-regra são investigados por crimes diversos. O que era o caso desse empresário “amigo” do ministro que foi madeireiro, empreiteiro, e tem processo no STF.

    Não me espanto que um ministro do STF como Teori, tivesse se ´prestado ao papel de ser “amigo” de Carlos Alberto Filgueiras, estar em um voo para um paraíso litorâneo, acompanhado de uma massoterapeuta e sua mãe. Para muita gente, é no mínimo uma estranha relação de amizade.

    Quem nunca ouviu falar da máxima “amigos, você vive uma vida, os contam nos dedos de uma mão e ainda sobram muitos dedos!”

    Mas isso é Brasil, quando será que teremos uma justiça isenta e confiável? Só o tempo nos dira!!!

  14. Qual o propósito dessa

    Qual o propósito dessa “notícia”? Compilação do que há de mais pobre na imprensa? Insinuação no estilo revistas de fofoca? Ou inspiração vinda do famoso slide do Dallagnol? Segundo a lógica de um outro comentário, logo vocês vão levantar suspeições sobre todos os funcionários da Petrobrás, Caixa, Furnas… 

    1. é mesmo Thais, deve-se investigar todos suspeitos em Estatais…

      para mim, é evidente que muitos fuancionáris de Estatais estão envolvidos em corupção… Veja na própria PETROBRÁS, é o nosso maior exemplo… Se na Petrobrás tinha, por que nõa em Estatais menores?

       

      Vimos também policiais corruptos, promotores filiados a Partidos Políticos que acusam a oposição… e até juizes corruptos que inocentam os amigos e põe os inimigos na cadeia! TODOS SÃO CORRUPTOS!

  15. A batalha da desinformação


    A desinformação alcança agora Teori.  Nada mais óbvio q a mídia golpista lance mão de desinformação para tirar o foco das perguntas q interessam: “quem se beneficia com a vacáncia da relatoria da lavajato?” Matérias sensacionalistas e com claro intuito diversionista hão de povoar as paginas marrons do jornalismo golpista, isso é esperado. Inesperado é  que esse movimento cole  na imprensa progressista. Exigir e acompanhar  de perto a investigação do episódio, isso é o q de fato tem premência.

  16. Desinformação e diversionismo

    São esperados na batalha diária da imprensa golpista, que desinforma os fatos, omitindo e/ou distorcendo, além de criar factóides sensacionalistas  sobre personagens relevantes da cena nacional.

  17. Jornalismo

    Há pessoas indignadas aqui que o GGN tenha publicado a informação sobre a namorada de Teori.

    Ora, informar que ela – coincidentemnete – trabalhava em joalheiras suspeitas de crimes nada mais é que jornalismo. Não se trata de nada da intimidade do casal. Mas, de um fato concreto: uma figura pública, magistrado, tinha envolvimento com uma funcionária de uma empresa suspeita de crimes fiscais. Nada de “Caras”. 

  18. As supernamoradas (FHC, Lula, Serra, Teori, etc.)

    Perguntinha: a filha do Geraldo Alckmin era gerente da antiga Daslu. Quando flagraram a empresa com a mão na massa, por “descaminho” (no poupular, contrabando), ela, a filha, sabia? Uma gerente sabe se a empresa onde trabalha é trambiqueira? Se ela for filha de um governador de estado, esse governador não deve tomar o máximo cuidado com a segurança e a boa reputação da filha? Agora, se analisarmos que as vendedorasda loja de luxo eram todas filhas ou parentes de autoridades do PSDB e PFL, fica fácil, não é? Quanto ao Teori, olhando a foto da moça, só posso dizer que o Ministro Teori tinha bom gosto, mas isso não prova nada. Agora, a canalhice do Ministro revelou-se quando ele ficou sentado 120 dias em cima do processo do Eduardo Cunha, esperando que o golpe se concretizasse para tomar providências contra aquele criminoso de colarinho encardido.

    Dilma, aguardo seu livro de meómorias entregando todos os cafajestes que você nomeou, por desconhecimento ou por necessidade política de momento.

  19. Nas entrelinhas dos paradoxos e clarividências das incognitas

    Nassif, ainda vejo voce como um homem de visão que orienta os leitores do seu site com vetores de um jornalismo que faz pensar.

  20. O Teori concedeu Habeas
    O Teori concedeu Habeas Corpus para o banqueiro André Esteves que foi preso na Lava Jato. O banco do André Esteves, BTG, tem 90% de participação societária no hotel em que o ministro Teori ia passar o final de semana quando sofreu o a acidente. Agora mais essa coincidencia…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador