“Não há como ficar calado”: a íntegra do discurso de Raduan Nassar no Prêmio Camões

Da Carta Capital

Raduan Nassar: “Vivemos tempos sombrios”
 
Em seu pronunciamento na entrega do Prêmio Camões de literatura, o escritor critica o golpe, o governo Temer e o STF. Leia a íntegra
 
Às dez e meia da manhã desta sexta-feira 17, o escritor Raduan Nassar subiu ao palco montado no Museu Lasar Segall, em São Paulo, para receber o Prêmio Camões de 2016, honraria concedida pelos governos do Brasil e Portugal e um dos principais reconhecimentos da literatura em língua portuguesa. Nassar ofereceu à plateia o seguinte discurso:
 
Excelentíssimo Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Jorge Cabral.
 
Senhor Dr. Roberto Freire, Ministro da Cultura do governo em exercício.
 
Senhora Helena Severo, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional.
 
Professor Jorge Schwartz, Diretor do Museu Lasar Segall.
 
Saudações a todos os convidados.
 
Tive dificuldade para entender o Prêmio Camões, ainda que concedido pelo voto unânime do júri. De todo modo, uma honraria a um brasileiro ter sido contemplado no berço de nossa língua.  
 
Estive em Portugal em 1976, fascinado pelo país, resplandecente desde a Revolução dos Cravos no ano anterior. Além de amigos portugueses, fui sempre carinhosamente acolhido pela imprensa, escritores e meios acadêmicos lusitanos.

 
Portanto, Sr.Embaixador, muito obrigado a Portugal.
 
Infelizmente, nada é tão azul no nosso Brasil.
 
Vivemos tempos sombrios, muito sombrios: invasão na sede do Partido dos Trabalhadores em São Paulo; invasão na Escola Nacional Florestan Fernandes; invasão nas escolas de ensino médio em muitos estados; a prisão de Guilherme Boulos, membro da Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; violência contra a oposição democrática ao manifestar-se na rua. Episódios todos perpetrados por Alexandre de Moraes.
 
Com curriculum mais amplo de truculência, Moraes propiciou também, por omissão, as tragédias nos presídios de Manaus e Roraima. Prima inclusive por uma incontinência verbal assustadora, de um partidarismo exacerbado, há vídeo, atestando a virulência da sua fala. E é esta figura exótica a indicada agora para o Supremo Tribunal Federal.
 
Os fatos mencionados configuram por extensão todo um governo repressor: contra o trabalhador, contra aposentadorias criteriosas, contra universidades federais de ensino gratuito, contra a diplomacia ativa e altiva de Celso Amorim. Governo atrelado por sinal ao neoliberalismo com sua escandalosa concentração da riqueza, o que vem desgraçando os pobres do mundo inteiro.
 
Mesmo de exceção, o governo que está aí foi posto, e continua amparado pelo Ministério Público e, de resto, pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Prova da sustentação do governo em exercício aconteceu há três dias, quando o ministro Celso de Mello, com suas intervenções enfadonhas, acolheu o pleito de Moreira Franco. Citado 34 vezes numa única delação, o ministro Celso de Mello garantiu, com foro privilegiado, a blindagem ao alcunhado “Angorá”. E acrescentou um elogio superlativo a um de seus pares, o ministro Gilmar Mendes, por ter barrado Lula para a Casa Civil, no governo Dilma. Dois pesos e duas medidas
 
É esse o Supremo que temos, ressalvadas poucas exceções. Coerente com seu passado à época do regime militar, o mesmo Supremo propiciou a reversão da nossa democracia: não impediu que Eduardo Cunha, então presidente da Câmara dos Deputados e réu na Corte, instaurasse o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Íntegra, eleita pelo voto popular, Dilma foi afastada definitivamente no Senado.
 
 O golpe estava consumado!
 
 Não há como ficar calado.
 
 Obrigado
Redação

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Análise perfeita. sóbria e

    Análise perfeita. sóbria e sólida.

    não vai levar 21 anos de novo.

     

    Pra corrigir erros: reDILMA-se!

    sem crime, sem impeachment.

  2. vamos asfixiar

    Essa corajosa e providencial crítica, ao governo golpista ilegal e imoral, é mais uma espinha a ficar entravada na garganta do poder provisório,  do poder vendido e mercenário. Outras espinhas virão a garganta deste vilão, até que o consiguam derrotar por asfixia e nos devolver a ordem e o progresso do nosso povo e do nosso país.

  3. ia ser pedagógico publicar a

    ia ser pedagógico publicar a fala do “ministro’ do miSHELL depois do Raduan….só pra galera sentir o naipe de cada um…o calibre dos argumentos de cada grupo ali evidenciado.

    pq o freire se babou todo pra falar bobagem e comparar cadeira com banana…numa tentativa de explicar o tácito de forma totalmente incoerente.

    tolos e seus canlhas amestrados tombarão frente qq argumentação sólida. importante todos saberem disso e da potencia de suas armas nessa guerra horrivel q o golpe nos colocou.

  4. É apenas mais um exemplo de

    É apenas mais um exemplo de que este “governo” é apoiado e conta com a colaboração apenas daquilo que não presta neste brasil.

  5. Que exemplo de Raduan.

    Que exemplo de Raduan. Enquanto há  muito artista por aí que sempre se disse de esquerda e agora tá quietinho, sem emitir um pio, um autor que decidiu pelo silêncio rompe esse silêncio pra dar voz a esse momento indigno do país. De Raduan, só li um copo de cólera, há muito tempo, uns 20 anos atrás. E vi o filme lavoura arcaica, que mexeu muito comigo. Quero ler logo o livro – como agradecimento ao discurso que ele fez e obrigou Freira a mostrar mais uma vez a máscara dos que tomaram o poder. 

  6. imbecilidade

    ver o freire medir o Raduan com sua régua moral classe média é muito constrangedor…

    é inacreditável a quantidade de vezes que o ministro da cultura se põe a falar no prémio pecuniário. vai ser ignorante assim na pqp! não é possivel falar uma coisa dessas… o Raduan teve de pagar umas duas vezes esse prémio para conseguir doar a própria fazenda à UFSCAR*…

    ELE PAGOU UMA PUTA GRANA PARA DOÁ-LA AO ESTADO!!!!

    o cara não entende que se ele valoriza alguma coisa ali, é o “garladão”, maior prémio da lingua portuguesa… a grana é boa, mas se a dele fosse grana, vendia a fazenda e deixava no tesouro direto. IMBECIL! IMBECIL!

     

    *ler a reportagem da piaui de há muito tempo ou a reportagem do ano passado do globo rural

    1. Ou seja, de um lado, um anão

      Ou seja, de um lado, um anão chamado Freire, que sempre só tirou do estado e faz parte da maior quadrinho se sanguessugas que esse país já teve; do outro, Raduan, um gigante, que além de nos dar uma literatura de primeira, além disso doou sua fazenda a uma universidade pública, num país em que é raríssimo alguém que se formou numa universidade pública e depois se destacou na carreira, retornar isso com doações. E pra coroar Raduan não se tornou um palhaço ao vestir o fardão da ABL. Deixa a ABL pra Merval e etc e tal rss 

      1. Caro Joel
        Doou a fazenda para

        Caro Joel

        Doou a fazenda para uma univesidade FEDERAL, porque foi a USP (intoxicada de tucanismo) quem criou caso para receber a doação

        É o que falo: a doação foi feita para o governo do “ignorante’, “analfabeto”, ladrão, etc – que, apesar de não ter educação formal; é uma pessoa muito inteligente

        No governo do “príncipe”, cheio de canudo e diploma; apenas desprezo pela educação. Daí, que monte de diploma mbolaorado, títulos pomposos e ridículos; significam apenas um monte de papel que preenchem um vaidade vazia e inútil

  7. Raduan Nassar
    Se. Raduan Nassar.
    Além de admirá-lo como um grande escritor, agradeço-lhe por sua voz. Essa voz que denuncia por nós, brasileiros, esse governo golpista ILEGITIMO.
    Estamos sendo silenciados progressivamente e humilhados por uma crise mal administrada, que nos pune violentamente.
    Obrigada por sua denúncia.

  8. Como não admirar um cara que

    Como não admirar um cara que chama cada “coisa” por seu nome: alexandre e o curriculum do alexandre, alexandre e o stf, o stf e o celso, celso e o discurso enfadonho do celso, celso e os dois pesos e duas  medidas do stf, o celso e o elogio ao gilmar, o stf o alexandre o celso o gilmar e o angorá, o Eduardo Cunha e o stf. A redundância trágica do Brasil.

  9. roberto freire, Quem Diria, Acabou num Barril de Cólera

    Primeiramente, Fora “MT”.

    “Segundamente”, Fora globo-marinho.

    “Terceiramente”, Fora careca lombrosiano.

    “Quartamente”, phoda-se bob “tarado por um carguinho” freira.

    Quintessencialmente, Parabéns Raduan Nassar pelo merecido prêmio e por fazer-se voz e pensamento do Brasil indignado.

     

  10. Deixe eu ver, ele não pode

    Deixe eu ver, ele não pode ficar calado com a situação.

    Mas ele podia recusar o cheque. Isso ele podia.

    Quer dizer, a sua indignação é da boca pra fora, e não do bolso pra dentro.

    1.  
      Ele, Raduan Nassar, não

       

      Ele, Raduan Nassar, não precisa desta mixaria deste prêmio não desinformado, veja a reportagem mostrando que ele doou uma fazenda de mais de seiscentos hectares, por baixo uns seis milhões de reais – para a Universidade Federal de São Carlos, só a direita bruta mesmo, para um raciocínio deste, não sabem que existem pessoas desapegadas do vil metal.

       

      http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/01/escritor-que-virou-agricultor-realiza-sonho-doando-fazenda-para-ufscar.html

    2. Então, Li de Brusque, você, ao contrário do Raduan, não é venal?

      Algumas Perguntas a um “Homem Bom”

      (Bertolt Brecht)

       

      Bom, mas para que?
      Sim, não és venal, mas o ralo
      que sobre a casa sai também
      Não é venal.
      Nunca renegas o que disseste.
      Mas, o que disseste?
      És de boa fé, dás a tua opinião.
      Que opinião?
       

      Toma coragem
      contra quem?
      És cheio de sabedoria
      Pra quem?
      Não olhas aos teus interesses.
      Aos de quem olhas?
      És um bom amigo.
      Sê-lo-ás do bom povo?
       

      Escuta, pois: nós sabemos
      que és nosso inimigo. Por isso vamos
      Encostar-te a um paredão. Mas em consideração
      dos teus méritos e das tuas boas qualidades
      Escolhemos um bom paredão e vamos fuzilar-te com
      Boas balas atiradas por bons fuzis e enterrar-te com
      Uma boa pá debaixo de terra boa.

       

       

      Então, Li de Brusque, queres mudar tua sina?

      Se queres, te venaliza e cuida dos teus interesses, tal qual o Raduan.

  11. Este búcefalo fala em prêmio

    Este búcefalo fala em prêmio do Governo? que governo, o Prêmio Camões não é do governo golpista, vagabundo e fascista do Temer, é do estado brasileiro e do estado português, independe de governos, e muito menos da ditadura disfarçada que dá plantão no Brasil hoje.

     

    Porque Raduan não recusou o prêmio? olha a ousadia deste estúpido, então porque este covarde não retirou os míseros  50 mil euros da parte que cabia à republica de bananas do Temer, sim , o prêmio ficaria só com a parte de Portugal, garanto que o agraciado não ia nem ligar, seria uma VERGONAHA para eles, golpistas, gusanos rejeitados por qualquer pessoa minimamente inteligente e a favor da democracia. 

     

    Fora comunista de araque, golpita obtuso, sinecura do golpe, pedinte de emprego público.

  12. Se não dá pra ficar calado, pq calou por 13 anos?

    Como um cidadão q diz q “não há como ficar calado” ficou calado por 13 anos, no (des)governo petista?

    Alguém poderia colocar o link de algum discurso/pronunciamento deste Senhor quando Antônio Toffoli foi indicado por Lula para o STF?

    Alguma crítica feita quando se descobriram os vários escândalos de corrupção do governo petista?

    O Governo Temer é terrível, fraco, ética e moralmente comprometido…

    Mas

    Temer era vice de Dilma!

    Moreira Franco era Secretário da Aviação do Governo Dilma!

    Lobão era Ministro de Dilma!

    Henrique Eduardo Alves era Ministro de Dilma!

    Romero Jucá foi lider do Governo no Senado e era parte da “base aliada”

    Eduardo Cunha era “base aliada” e só rompeu com Dilma no ínício do 2º mandato, quando se lançou candidato à Presidência da Câmara e Dilma patrocinou uma candidatura própria… Até esse momento, nenhum petista fazia críticas à Cunha!

    Renan Calheiros era aliado fiel do Governo Dilma…

    Estes são os PMDBistas do Governo Dilma, fora a quadrilha petista:

    Paulo Bernardo, Gleise Hoffman, Antônio Palocci, Delcidio Amaral, André Vargas, Cândido Vaccarezza, Fernando Pimentel, Jão Vaccari Neto, etc, etc, etc…

    Dilma, integra?????

    Por favor, me poupe!

    E depois, falar mal do Governo “golpista” e aceitar o prêmio tem o nome de HIPOCRISIA!

    “O governo é golpista, mas aceito os 100 mil euros desses safados!”

    Mais um discurso de petista, nada mais…

    1. Prêmio Camões

      Então… Aceitar um prêmio “instituído pelos governos do Brasil e de Portugal em 1988, é atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa” é hipocrisia? “Dilma, íntegra? Por favor, me poupe”. E, quanto à sua “lista de pmdbistas do governo Dilma, fora a quadrilha petista”… Mais um discurso coxinha-trouxinha alienado, nada mais…

    2. Exato. Infelizmente é assim
      Exato. Infelizmente é assim que se faz política no nosso país, na base da colisão. A diferença é que a Dilma não estaria comprometida pela Lava Jato, mas todos estes nomes citados sim. Dilma também não pretendia “estancar a sangria”, mas estes senhores sim. E é por este motivo que se deu o Impeachment.

      Assim segue-se o desgoverno, mas agora nas mãos de criminosos.

      Luz e paz!

    3. Luiz Carlos, procure

      Luiz Carlos, procure informar-se, um pouco que seja, antes de sair por aí “escrevinhando” coisas tais que não possuem um pingo de credibilidade. Pense… e informe-se antes de sujar o papel.

      Antes de mais nada, o Governo que concedeu o prêmio de Raduan foi o Governo Dilma – o (des)governo do restolho apenas fez a entrega – mal e porcamente. Enviou, inclusive, um ministro que não sabe do que fala, pra quem fala, nem do porque fala. Aliás, nunca soube!

      Pra demonstrar o tamanho de sua desinformação, o PT, por absoluta necessidade política, teve de fazer um Governo de Coalizão; ou seja, TEVE de aturar gente do PMDB – como todos os que você citou, que são sabidamente a ralé da política. Quanto aos da “quadrilha petista”, como diz você, o Delcídio do Amaral (que, se você entendesse de política, saberia que, na verdade, nunca foi petista de fato) apenas se escondeu entre os melhores pra ver se continuava sua sanha de corrupção impunemente.

      Entretanto, os que você citou como petistas – e são mesmo! – os que foram acusados do que-quer-que-seja estão sendo aos poucos, um de cada vez, inocentados até pela ralé de traidores da Pátria que açambarcou a tarefa “jurídica” de entregar o Brasil aos abutres mundiais.    

      Quanto ao valor do prêmio em dinheiro – que talvez a você tenha causado algum “frisson” – ele foi dado metade por Portugal e metade pelo Brasil. E, mesmo assim, já deveria estar provisionado desde o Governo Dilma (que, repito, foi quem o concedeu pelo Brasil).

      Só que Raduan Nassar não está nem aí para o valor do prêmio em dinheiro – qualquer um sabe disso! Não se orgulhe do seu “discernimento brilhante”, com que certamente supõe fazer um fechamento magistralmente intelectual para as bobagens que criou o tempo todo no seu post.  

      E, só pra você ter uma idéia de seu devaneio em relação às realidades da vida, só o terreno da fazenda que Raduan Nassar possuía e deu para que nele fosse construída a Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, obrigatoriamente gerou um pagamento de Imposto Federal, da ordem de uns 40% do valor do imóvel, que Raduan certamente pagou.

      E esses 40% devem ser bem maiores e relevantes que o “valor” do prêmio que você alega que ele recebeu do governo “golpista” e “por HIPOCRISIA” (o grifo que fiz é repetição do seu grifo).      

      1. Obrigado pela ótima resposta..

        O que seria dos golpistas sem essas cabeças tão ocas? Onde qualquer frase de impacto de ódio e ignorância ecoa intensamente.

        Deve ser sofrido viver embebido em estupidez.

    4. O senhor tentou justificar o

      O senhor tentou justificar o golpe sofrido pela democracia brasileira, infelizmente, a “coisa” não lhe correu bem. Ao desconhecer a gênese do Prêmio Camões, apenas tornou notório a sua falta de conhecimento cultural e politico.

    5. Censura, cumpanhêro?

      Puxa, q pena…

      Respondi a cada comentário q foi feito a partir do meu!

      Mas fui censurado, justamente num post q se supõe ser uma homenagem a quem acha q “não dá pra ficar calado”!

      Ainda bem q o governo “golpista” não é como esse site democrático…

  13. A unica coisa boa deste PT é

    A unica coisa boa deste PT é o lula ,este sim um cara do povo e que realmente está sendo covardemente massacrado . Mas agora me vem um velho rabujento com discurso odioso a favor de uma libertinagem como invasões de escolas, terras etc  é  demais pra mim e uma sacanagem maior do que estão fazendo com o lula . Pode ser intelectual ,escrever lindos livros de literatura o cacete mas para mim é um imbecil do tamanho de sua deselegância por isto tenho algerisa ao PT  não ao lula este tem minha admiração .

  14. A unica coisa boa deste PT é

    A unica coisa boa deste PT é o lula ,este sim um cara do povo e que realmente está sendo covardemente massacrado . Mas agora me vem um velho rabujento com discurso odioso a favor de uma libertinagem como invasões de escolas, terras etc  é  demais pra mim e uma sacanagem maior do que estão fazendo com o lula . Pode ser intelectual ,escrever lindos livros de literatura o cacete mas para mim é um imbecil do tamanho de sua deselegância por isto tenho algerisa ao PT  não ao lula este tem minha admiração .

  15. Obrigada Raduan! Por mim, por

    Obrigada Raduan! Por mim, por filhas e neta. Se mais intelectuais , mesmo sendo de porte muito menor que o seu, tivessem a coragem, menos tempo duraria este golpe.

  16. Ministros de Temer : a casa dos horrores

    Raduan já é imenso por sua obra , com ou sem a concessão desse prêmio. Ainda teve a grandiosidade de prestar serviço à nação exponde-se dessa maneira , colocando sua credibilidade a serviço da denúncia . 

    Que espetáculo deprimente assistir àquele lixo do ministro dizer que Raduan desrespeitou o prêmio ! Isso , nem FHC de cima de seus premios de barro concedidos por Washington por serviço prestados ousaria dizer !

  17. É hora de se rebelar e dizer

    É hora de se rebelar e dizer verdades nestes eventos. Parabéns ao escritor que deve ter dormido tranquilo ao dizer boas verdades na cara destes golpistas canalhas, este ato deve ser repetido por várias pessoas….

  18. Perguntem ao FHC, porque não compareceu?

    Será que temer é o verbo dele?

    Que lindo  ver a aquele senhor frágil fisicamente mas que fortaleza mental e moral, obrigado a dividir seu espaço

    com um troglodita  frágil moral e mental e verbalmente.

     

  19. agradecimento

    QUERO AGRADECER A ESSE SENHOR, PELAS PALAVRAS, DITA AO RECEBER ESSE PREMIO, NÃO PRECISAMOS TIRAR E NEM POR MAIS NADA, ESSE É O BRASIL DE HOJE, PIORES DE TODOS OS TEMPOS, JUSTIÇA CEGA, STF  DANDO FORO PREVILIGIADO A UNS E OUTROS NÃO, COMO DISSE DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, SOU BRASILEIRO, MAS NO MOMENTO QUE SURGIU ESSE GOLPE DEIXEI DE SER, TENHO NAUSEA COMO ESTAO DIRIGINDO ESTES PAIS,  COMO TENS DEPUTADOS E SENADORES CAPACHOS A ESTE GOVERNO SEM ESCRUPULO, QUE VERGONHA VER MINISTROS DE STJ SE CURVANDO A ESTE PARTIDO QUE AI ESTA, OBRIGADO SR. RADUAN, AINDA BEM QUE TEMOS PESSOAS HONRADAS E INTELIGENTES QUE POSSA FALAR O QUE SENTE AO NOSSO PAIS E AO POVO PORTUGUES.

  20. Golpistas, mas obrigado pelos 100k Euros

    Ele poderia, ao final do discurso, agradecer a liberdade de expressão, que nenhum governo de esquerda dá e os 100 mil Euros que recebeu do governo golpista, que o escolheu, independente de seu viés político, mas por sua obra. 

    Como todo comunista caviar, angu pouco, o meu primeiro. 

    Discurso vazio, mesmo que cheio de verdades. 

    Discurso bom é aquele que são a extensão dos atos. 

    1. Raduan foi contemplado com o Prêmio Camões

      no ano passado, ainda no Governo Dilma e disse que ia doar o dinheiro.

      São 100 mil euros dividios entre Brasil e Portugal. 

      Doou a sua Fazenda para a Universidade de São Carlos: Podia ter pedido isenção tributária para doar a fazenda, mas preferiu pagar r$ 450.000,00 de impostos e fazer a doação.

      http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/263555/Raduan-pagou-R$-450-mil-para-doar-terreno-%C3%A0-universidade.htm

      É preciso e informar.. 

  21. Concordo com Raduan

    Muito bem dileto Sr. Raduan, intrépito companheiro.

    Golpe idealizado e “INSTALADO NO BRASIL  DA DITADURA DA DIREITA ”  totalmente corrupita, onde os verdadeiros resposaveis são a rede globo e  o canalha do aécio neves, onde eles são os verdaderos  poderes da republica:

      Executivo

     Judiciário

     Legislativo

     

    VIVEMOS UMA DITADURA DA DIREITA INSTALADA NO BRASIL DESDE O IMPEDIMENTO DEDILMA.

     

    Acorda Brasil se não só mais 500 anos deles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador