Nota de repúdio das alunas de jornalismo ao professor Claudio Tognolli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

São Paulo, 3 de junho de 2016.

Nós, alunas e ex-alunas do curso de Jornalismo da ECA/USP, manifestamos nosso repúdio às declarações de caráter ofensivo e machista feitas pelo (sentimo-nos horrorizadas de chamá-lo dessa forma) professor Claudio Tognolli no programa Jovem Pan Morning Show no dia 2 de junho de 2016. Durante o programa, o docente reproduz um comportamento a que suas alunas já estão acostumadas: ele xinga e inferioriza explicitamente a jornalista Helen Braun. Além disso, também minimiza o protesto Por Todas Elas, organizado para combater a cultura do estupro, realizado em São Paulo no dia anterior à transmissão, alegando que mulheres foram pagas para estar lá. Tognolli, que é jornalista, mente e tenta deslegitimar o movimento feminista em rede nacional, bradando sua opinião sem apuração, cuidado ou respeito.

É degradante, assustador e, acima de tudo, inaceitável que o Departamento de Jornalismo e Editoração, a Escola de Comunicações e Artes e a Universidade de São Paulo admitam que Claudio Tognolli ainda se autodenomine como professor dessas instituições. Seu comportamento desrespeitoso não é uma surpresa para nós. A omissão constante da USP, porém, é revoltante. É essa a imagem que a dita “melhor universidade do Brasil e da América Latina” quer passar para o Brasil e o mundo? É esse um de seus representantes? Um docente sem compromisso com sua carga horária ou com seus alunos, que utiliza do “selo USP” apenas para se promover, e recebe um salário de R$ 6285,80 (disponível em: http://bit.ly/1U2M84Z) para não comparecer à sala de aula com assiduidade? Um docente que admite utilizar de medidas antiéticas para realizar suas ditas reportagens e que ridiculariza a pesquisa — um dos tripés da Universidade? Que menospreza questões de gênero em um país machista? Como ecanas, sentimos vergonha por saber que nossa graduação depende, entre outros fatores, de uma nota atribuída a nós por um homem cujo comportamento não nos desperta nada além de desprezo e nojo.

A atuação de Claudio Tognolli como docente da ECA já é conhecida há anos por sua mediocridade. Chega. Não toleraremos mais seu comportamento desrespeitoso para conosco. Sua falta de empatia e postura agressiva não são novidade para nós. Esperamos, porém, que para as próximas gerações de estudantes de Jornalismo da USP, o comportamento de Tognolli não seja nem notícia. Não o aceitamos mais como professor e não o queremos como representante, dentro da ECA, de uma sociedade machista que sempre nos oprimiu. Exigimos que o Departamento de Jornalismo e Editoração se pronuncie e não seja conivente com a postura de Claudio Tognolli, como tem sido há anos. Ressaltamos que o silêncio diante desse comportamento significa estar do lado errado dessa luta.

Atenciosamente,

Alunas e ex-alunas do curso de Jornalismo da ECA/USP
Coletivo Feminista da ECA/USP

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A tentativa de fabricar soldadinhos na linha de produção da USP

    Tá desse jeito.

    O sujeito passa a raciocinar, agir e até lecionar a partir de conceitos absorvidos na bandidagem do jornalismo praticado pelo PIG.

    Hoje, para não fugir a regra, Merval Pereira fez um enorme tolete nas “produções” da Globo.

    Caluniou a presidenta Dilma, nos mesmos moldes da farsa do “atentado da bolinha de papel”, conforme anota o jornalista Paulo Nogueira, em seu Blog DCM:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-furo-de-merval-e-a-versao-2016-do-atentado-da-bolinha-de-papel-por-paulo-nogueira/

    Essa tipo de “jornalismo” está fazendo escola na velha e carcomida imprensa brasileira. E pior, tentam fabricar Mervais na linha de produção da USP.

    Só tentam, porque a rapaziada está atenta e reagindo. 

    1. Paulo, nos ajude

      Paulo Coelho, você não pode parar de participar. Por favor nos ajude, vamos lutar, transigir, resistir até ganharmos espaço e sem parar avançarmos sobre o cinismo, hipocrisia e coverdia desses homens  horripilantes e trazer de volta a democracia ao povo inocente seja ele de que partido for…. – Lá atrás foi com a ajuda de vocês que conseguimos. Vamos de novo. 

  2. Seres assim…

    Seres assim é que combinam com Governo e Parlamentares Golpistas, aliados da mídia Golpista!

    É a ordem e o progresso para uma República das Bananas que permite Frota ser recebido por Ministro da Educação para apresentar diretrizes para a Educação, Ministro do Esporte nomeando Vandinho, condenado por tentativa de homicídio, e uma articuladora criminosa, Fátima Pelaes, para Secretária de Política Públicas para as mulheres… Além de já termos assistido habeas corpus concedido para médico rico estuprador…

    Acho que nesse momento conseguimos ter clareza, tardiamente, de como é viver em meio a degredados, bandidos da pior estirpe, quando foram expatriados, para não morrerem, irem colonizar alguns países… que hoje não se comparam à realidade brasileira, conforme a Austrália, por exemplo. 

    É terrível!!! Lamentável o tamanho do retrocesso! O Brasil está fora de tempo! Mergulhamos nos séculos XVI, XVII,XVIII…

    Só não entramos, de fato, no século XXI! Triste realidade dessas alunas e ex-alunas de serem obrigadas a conviverem e ficarem submetidas a um Professor com tantos predicativos deploráveis!

    Meu abraço solidário e apoio ao repúdio manifesto!

  3. Boicote

    Porque os alunos, quando da entrada de um “professor” desse quilate, não se levantam e abandonam a aula em protesto?

    Parece uma solução simples

     

    1. Sempre admirei o parceiro de

      Sempre admirei o parceiro de ótimas canções de Raul Seixas. E mesmo sem gostar muito de sua posterior literatura de ficção, penso que o cara é mesmo bruxo por conseguir sucesso mundial, quando poucos escritores são bem sucedidos internacionalmente.

  4. Mais um filhote do Jabor
    O problema da educação no Brasil é muito mais sério do que dizem.

    A ignorância mais prejudicial ao país não é a dos analfabetos, mas sim dos acadêmicos formados numa cultura medievalesca e chinfrim.

  5. Parece, mas só parece, que a

    Parece, mas só parece, que a única coisa que restou foi nosso direito à indignação. Diante do festival de besteiras e de ações imprudentes que assola o país – do ministro da ‘ração’ (CGU) ao rasteiro professor da USP, do interino que proíbe a presidenta afastada de viajar, façam mais, muito mais. E lembrem-se: pode ser a gota d’água, só uma gota d’água para transbordar nossa indignação.

  6. melECA na Ilha da Fantasia

    Mais uma porcaria da Ilha da fantasia  e a melECA feita para trouxinhas do PIG fazendo escola e sendo esculachados pelas alunas. Triste.

  7. melECA na Ilha da Fantasia

    Mais uma porcaria da Ilha da fantasia  e a melECA feita para trouxinhas do PIG fazendo escola e sendo esculachados pelas alunas. Triste.

  8. A caminho de volta para Barbárie: As cátedras uspianas

    Usp oi!

    O que sobrou nas diretorias da USP após mandar recolher professores e estudantes para lugares sem volta..?

     

    Quem ficou na direção dos institutos e departamentos após os golpes?

    Quem faciltou e dificultou contratações nos institutos e departamentos da USP?

     

    Estes seres hoje são titulares, sentam nos COs e nas reitorias (Vide Rodas). Qual o propósito?

    A ditadura continua e bem forte na USP. A violência é aceita e até implorada por uma maioria na USP.

    A destruição da USP é por dentro e por fora. A fábrica de gerentes que é USP é bem eficiente.

    Eficiência é um termo que pode ser perigoso! HardScience também!

     

    Mas Milton Santos deixou muitos ensinamentos. Sua contratação foi em muito dificultada! Depois disso mais recentemente muitas outras contratações na USP foram direcionadas por diretores pós-ditaduras e golpes que ganharam espaços e poderes….

    Ana Rosa não pode fazer filhos e nem continuar sua história  no Instituto de Química da USP. As fundações Fullbright e outras premiaram doutores com viagens a Harvard, NY, Caltech, para os muito eficientes doutores pós-golpe militar….

    http://www2.iq.usp.br/aaaark/index.dhtml?pagina=756&chave=5Wo

    Depois de ter sido falecida pelos ditadores golpistas Ana Rosa foi demitida pelo IQ_USP!

    SILÊNCIO diz muita coisa!

    Algumas verdades foram perdidas. Os que vivem contam as hstórias (do seu ponto de vista). Em 2014 assim que o professor Henrique Catalani assumiu a diretoria do IQ dirigiu outras políticas de reparo à memória mantida em silêncio pela comunidade do IQ por 40 anos!

    http://memoria.iq.usp.br/paginas_view.php?idPagina=365#.V1LOheSo2YE (vide o número 114 do Alquimista)

    http://www.adusp.org.br/index.php/ditadura-militar/1918-iq-anula-demissao-de-ana-rosa-kucinski-e-pede-desculpas-a-familia-da-professora

    Em contrapartida…. Recebemos muita cooperação científica!

    Assim também funciona a mídia hoje no golpe mais elaborado com violências explicitamente disfarçada. Meio olho dos Boechats e dos Bonis…. Datena revolting coup!

    ECA!

  9. Pra só falar da área de

    Pra só falar da área de Humanas (a mesma dessa besta em questão), a USP teve Sérgio Buarque de Hollanda, Roger Bastide, Lévi-Strauss, Antonio Candido, Paulo Emílio (da ECA), Milton Santos, entre diversos outros nomes dignos de alta consideração intelectual.

    Ninguém merece um troço desse, do nível pra baixo da tal Janaína Paschoal do Direito…

  10. Cúmplices

    O quê? Tognolli é professor da ECA? Como conseguiu ser aprovado…?

    A banca que o admitiu é cúmplice e deve ser responsabilizada também!

     Quem foram, quando, como, onde e por quê?

  11. Alguém tem o link desse vídeo ou podcast?

    Tenho muito interesse em assistir ou ouvir o conteúdo que causou repúdio às estudantes. Alguém teria esse link?

  12. Feministas ECA

    Essa cambada de esquerdinha é fogo,sua indignação é seletiva.Onde estava a indignação destes qdo Maria do Rosário defendeu “Champinha”,onde estava a indignação qdo o ex assessor de Gleise Hoffman foi condenado por estupro de menor e para finalizar,onde estavam as femiNAZI do ECA qdo seu idolo mor LULA chamou as mulheres de seu partido de GRELO DURO,isso sem contar a chacota que fizeram com a CLARA ANT.

    1. Resposta
      Vc é uma anta completa. Anda, fala e come capim pq vê os semelhantes fazendo o mesmo em memes de Facebook e de whatsapp, suas principais fontes de informação.

      O seu nível de imbecilidade é tamanho (embora seja igual ao de muita gente) que vc não sabe, sequer, o que é direita ou esquerda. Não sabe a diferença mínima entre liberalismo e socialismo. Acha que um é bom, outro é mau. Certamente, acha que o PT é comunista (não, filhx, não é).

      Portanto, não podemos exigir que vc saiba o que seja feminismo. Embora eu sugira que vc pesquise.

      Em tempo: os pais do Champinha tb são contra a redução da maioridade penal. Mas são favoráveis à ampliação da educação. Inclusive da sua. Na minha opinião, tanto vc quanto ele são casos perdidos. Mas tem gente que ainda acredita.

      1. Respeito

        Como você espera que as feministas sejam respeitadas e ouvidas quando não está disposta a ouvir quem pensa diferente de você? Que falta de respeito atroz iniciar o comentário deaqualificando o interlocutor!

        Liberdade de expressão eá para TODOS viu? Não só para quem pensa igual a você.

        1. Tática antiga
          Essa é uma tática bem antiga e muito usada pela esquerda festiva. Não consigo debater um tema então desqualifico o interlocutor. Ainda bem que ninguém mais leva essa gentalha a sério. Obs: e esse negócio de substituir a vogal do gênero por um X!!! Que coisinha ridícula.

          1. Infelizmente, os que gritam que querem diálogo são os que menos

             querem dialogar.

            Até aqui as pessoas estavam discutindo o assunto, de repente chega uma pessoa e ofende quem estava discutindo de boa?
             

            Não dá pra negar que algumas pessoas acabam dando razão ao que o professor falou.

  13. Sou aluno da ECA e deixo a

    Sou aluno da ECA e deixo a seguinte questão para reflexão: por que só pode lecionar na USP se seguir a cartilha da esquerda? Onde está a “diversidade” e a “democracia” tão pregada?

    Não que eu concorde com tudo o que o prefessor disse, mas é sabido por todos as perseguições ideólogicas sofridas por quem não é de esquerda em unidades como a ECA, a FFLCH e a FE.

    Eu por exemplo, não concordo com a linha de pensamento da professora Marilena Chauí, mas nem por isso acho que ela deva ser demitida da USP, afinal não sou dono da universidade, e ela foi aprovada em um concurso e está apta para lecionar.

    Acho que deva sim existir a pluridade de opiniões em um espaço como a universidade. Falam tanto de “ditadura” mas fazem de tudo para implantar uma ditadura de pensamento.

  14. Cláudio Tognolli
    Ouvi, li, assisti e ouvi novamente o programa.
    Li a carta das alunas e ex alunas, vocês não tem mais o que fazer?
    Sou professor e recebi uma reclamação por expor meus pensamentos e, já sabido, algumas universidades não gostam muito de diversidades. Apoio todo tipo de luta e das minorias. Porém , neste caso, fiquem quietas. A não ser que querem aparecere cima do nome dele.

    Sálvio

  15. Na boa… Vocês tem a chance de trocar idéia com um cara inteligente pra kct, que poderia acrescentar muito na vida de vocês, no entando perdem tempo querendo acusar o cara disso e daquilo em troca de um ideal mais razo que pires de cafezinho. Realmente eu acho que vocês estão com uma tremenda falta do que fazer. Só a idade e a vida vai ensinar mesmo vocês.

     

    Abraços e estimas melhoras

  16. De um tempo para cá o

    De um tempo para cá o Tognolli anda alfinetando legal os setores mais conservadores da direita, sobretudo o Olavo de Carvalho e o Bolsonaro. O que já fez os bolsominions pirarem e acusá-lo de ser um “comunista infiltrado na direita”. Eu na minha sincera opinião, considero o Tognolli apesar de muita asneira que ele fala, um direitista menos estúpido e mais coerente do que todo o resto. Porque ele é bem moderado em muitas questões. Não sei que dia foi, o Tognolli deu uma alfinetada bem de leve naquele babaca puxa-saco do Orvalho de Cavalo, o Felipe Colírio Brasil, por este ter ficado enfezadinho quando o Tognolli disse ter visto um ótimo documentário do Michael Moore. No ato, o Colírio Brasil já veio com aqueles tiques “ele é esquerista, comunista” aquelas bobagens de sempre das olavetes. No que o Tognolli rebateu imediatamente dizendo que esse tipo de discurso da direita raivosa só faz o brasileiro estar sempre em discórdia com o diferente. Ele ainda falou que a direita não gosta do debate político, eles acham que a opinião da oposição não vale nada, e só eles estão certos. Só ouvi verdades. CHOLA COXINHA!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador