O caso da ocupação da Escola da Fontinha, em Portugal

Por Salvador Passos

Interessante notar o paralelo entre as ocupações em São Paulo e movimento Es.Col.A. (Espaço Coletivo Autogestionado) da Fontinha em Portugal (Porto).

Segue link para documentário feito pelos membros do coletivo que ocupou a Escola da Fontinha, o coletivo recebeu apoio da comunidade local, mas em nome de um projeto de corte de gastos públicos acabou sendo despejado.

Cabe destacar que o movimento Es.Col.A. da Fontinha começa mais ou menos no mesmo período em que ocorrem as manifestações da Primavera Árabe e os movimentos de Ocupa na Espanha e Occupy Wall Street em NY.

Vale lembrar que na Espanha o Ocupa contribuiu para o fim do chamado bipartidarismo Espanhol dando o ponta pé inicial para o PODEMOS.

Com base neste paralelo podemos imaginar que o movimento horizontal dos estudantes de São Paulo pode ser um sinal de que algo novo pode surgir das cinzas da atual crise política de nossos partidos.

Segue alguns links sobre o movimento Es.Col.A. da Fontinha

http://redanarcoutopistalibre.blogspot.com.br/2012/05/carta-aberta-as-as…

http://redanarcoutopistalibre.blogspot.com.br/search/label/Es.Col.A

http://escoladafontinha.blogspot.pt/

O Blog do coletivo pode ser um interessante material para entender a lógica e os desafios destes movimentos horizontais que ganham força no bojo da crise da democracia representativa (capturada pelas corporações) e pela crise do sistema de financiamento de campanhas políticas mundo afora (e não apenas no Brasil). O movimento deixa evidente o desejo pela democracia direta que se manifesta no seio de movimentos horizontais e se materializa na lógica da autogestão.

Do blog RAUL

Documentário Es.Col.A da Fontinha- Versão DocLisboa, Cinema de Urgência

Es.Col.A da Fontinha – Versão DocLisboa, Cinema de Urgência from Viva Filmes on Vimeo.

A história do Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha pelos próprios intervenientes. 

Devoluta durante cinco anos, foi ocupada por um grupo de pessoas locais tendo sido despejada pela Câmara do Porto três vezes durante o processo.

A ocupação de uma escola pública, no bairro, pelo bairro e para o bairro da Fontinha. O movimento que deu início a outros pelo país que se juntaram em solidariedade. 

Ai se a moda pega!

The story of the Selfmanaged Collective Space of Alto da Fontinha, as told from the inside.

Abandoned for 5 years it was squated by a group of local people who during that process were evicted 3 times by the Porto City Hall.

The squating of a public school, in, by and for the neighborhood of Fontinha. The movement that started others around the country wich were joined in solidarity. 

Let it become a habit!

 
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador