O dia em que os ricos descobriram a periferia, por Florestan Fernandes Jr

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A abertura da Copa do Mundo no Brasil não vai entrar para história do futebol apenas pelos gols de Neymar ou pelo péssimo comportamento dos torcedores da ala Vip do Itaquerão. Mas sobretudo por ter acontecido na periferia pobre da maior cidade do país.

Da noite para o dia Itaquera virou a atenção do planeta. Mais que isso: Foi visitada por artistas como; Leonardo Di Caprio, Jennifer Lopes, o presidente da ONU, Ban Ki-moon, e vários chefes de Estado.

Um povo que estava à margem da nossa sociedade “civilizada” agora passa a ter orgulho de sua região.

Pena que o preço escorchante dos ingressos da Fifa tenha feito a distinção entre ricos e pobres. Os com grana, que nunca tinham posto o pé nessa periferia, foram pra dentro do estádio, e os sem grana ficaram do lado de fora.

Esse é o nosso país. Mas, mesmo assim, valeu. Muita gente deve ter sentido saudades dos tempos em que os estádios de futebol eram construídos no quintal de suas casas: Morumbi, Pacaembu, Pompeia, etc.

O Itaquerão inaugura uma nova época para os apaixonados pelo esporte mais popular do Brasil. A partir de agora muitos não terão mais que viajar quilômetros e perder horas em ônibus e metrô para ver seu time jogar. Pra mim, o Itaquerão é o CEU do futebol. E só mesmo o Corinthians, que não é o meu time de coração, poderia ser o fiador dessa transformação.

Foto de Florestan Fernandes Junior.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É uma pena que os amestrados

    É uma pena que os amestrados da elite atrasada, hipócrita e egoísta do Brasil não tenham maior consciência social, cidadania e educação, pois certamente ao voltar para suas confortáveis casas não terão a menor consciência de como o Brasil seria melhor para todos se a diferença social e econômica não fosse tão grande. Para eles, os amestrados pela grande mídia, o impoante é apenas o seu bem estar. Quanto ao restante, foda-se, pois a culpa por isso é do Lula e Dilma.

  2. Caro Nassif e demais
    “Pra

    Caro Nassif e demais

    “Pra mim, o Itaquerão é o CEU do futebol.”

    É isso ai.

    Se fosse no Morumbi, eles apoiariam?

    Saudações

  3. Analfabetismo funcional

    Essa gente, que acha que sabe inglês,

    e que foi ao estádio, talvez pela primeira vez,

    traduziu futebol como sendo o jogo de bola com os pés.

    Infelizmente, acharam que neste esporte, também chamado Bretão, 

    igualmente se torce com os pés.

    Não contentes com a liberalidade na tradução,

    acharam que tinham que usar os 4 de uma vez.

    O Itaquerão será propriedade de VIPs, exclusivamente neste mês, .

    Mas, logo, logo, voltará a ser ocupado pelos verdadeiros torcedores,

    que são também os verdadeiros trabalhadores.

     

     

     

     

     

  4. Florestan, teu pai jamais

    Florestan, teu pai jamais chamaria Lula de covarde.

    Esse texto agora, é pra tentar fazer cair no esquecimento o de ontém?

    Aliás, de certa forma, no de ontém você quase que ligitimou e relativizou a agressão rasteira dos VIPs a Dilma já que se houvesse junto dela um “covarde” como Luis Inácio, tudo estaria resolvido, não é mesmo? Certamente o coro seria “Lula e Dilma, vão…”, agressão dividida, menos danos.

    Vendo as fotos da Dilma no evento, dei-me conta que sua filha estava ao lado dela (a mãe do Gabriel), minha conclusão bate com o pensamento de Lula, canudos e titulos acadêmicos não significam boa educação, e vou além: são mesmo é um bando de imbecis que sabem, com certeza, o vinho certo pra cada carne, mas não sabem o mínimo sobre seu pais e o significado da palavra “humanindade”. So fico imaginando que tipo de cultura os filhos e filhas desses “aristocratas” deglutem nos palacetes.

    1. Eu numca tive qualquer dúvida

      Eu numca tive qualquer dúvida de que diploma e dinheiro não tem qualquer relação com educação! Aprendi isso com meu pai, também torneiro mecânico, ginásio incompleto e 9 dedos nas mãos! Um exemplo: semana passad fui a uma festa junina num tradicional colégio da celite no alto de pinheiros. Muitos carros (melhor: carrões, utilitários esportivos, importados….) estacionados irregularmente. Um me chamou a atenção pois estava no ponto de oníbus, o dono de carro talvez tenha pensado: já que minha empregada não deve trabalhar de sábado, não vai ter oníbus! Mas desta vez a CET fez o que lhe cabe, e todos estes carros estavam multados. Moral: educação começando fora da escola! Lá dentro, fartura de comida da boa , patroncínio do Itau, gente bonita, este ano excepcionalmente eu vi UM negro e ele não era funcionário de nehuma barraca!, show do Zeca BAleiro. Tudo isso regado a muita arrogância e provavelmente muita gente criticando a “indústria de multa” (aliás um bom tema para o AA desenvolver…) do Haddad e “tudo isso que aí está”!

    2. Mas por que Lula não foi?

      Essa é a pergunta que muita gente está mesmo se fazendo. Por quê? Era para ter ido sim. Lógico que era. Ficou com medo, o quê?

  5. Daniel Alves joga coxinha para a arquibancada

    ARENA CORINTHIANS – O lateral Daniel Alves agiu como um verdadeiro herói na luta contra a elitização do futebol. Numa explosão de espontaneidade, atirou uma coxinha na arquibancada. “Haaaaaaaaja requeijão, amigo”, berrou Galvão Bueno.

    A atitude foi elogiada por todos os comentaristas da TV Globo. “É uma maravilha reunir todo esse PIB na arquibancada”, destacou Ronaldo.

    Em poucos minutos, Luciano Huck começou a vender camisetas com seu próprio rosto estampado. 

    http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/copa-do-mundo/daniel-alves-joga-coxinha-para-a-arquibancada

  6. De Daniel Alves a Dilma Rusself.

    Daniel Alves é gênio!
    Trabalha na Europa, e ganha bem, pra fazer aquilo que aprendeu em Juazeiro, Bahia, jogar bola e conviver com dificuldades e diferenças. Em um ato de hostilidade, onde um torcedor europeu lhe jogou uma banana, não se fez de rogado ou de coitado, simplesmente comeu a banana e ignorou o que ela significava.
    Na minha opinião neste momento ele bateu um golaço em sua vida, apenas mais um, que provavelmente ele nem se lembra de tantos pra contar que numero foi.
    O racismo foi atropelado por ato simples e inteligente.
    Porém, alguns brasileiros, não deixaram a oportunidade passar, e para mostrar que brasileiros são donos da moral e ética, promoveram campanhas contra o racismo, como pano de fundo marketing de marcas e até venda de de produtos para faturarmos sobre esta ideia.

    O difícil é conseguir enganar por muito tempo. A moral e ética, de quem a não possui verdadeiramente, quando colocada à prova espontaneamente é perigosa, e pode-se vir a tona.
    Foi o que aconteceu.

    Mostraram a verdadeira moral e ética ao hostilizar nossa presidenta. Uma senhora de 66 anos, autoridade máxima em nosso país, ao lado da filha, e dos chefes do show. Independente do que tenha feito, não deveria ser desta maneira.
    E como explicar que estão assistindo a copa, usufruindo de um estádio, fruto de tantas indignações a alguém?
    Difícil, talvez até mesmo pro jovem idealista, que tenta explicar ao seu pai o motivo de estar em um movimento para “mudar o mundo”.
    Mas não para nós. Nós sabemos que o jogo é este. E não é um bate bola.
    É, temos muitos Daniels escorregando nas casacas de bananas jogadas pela vida, principalmente entre os que não nasceram em Juazeiro.

  7. Fiador

    Será que entendi direito?

    O corinthians é o fiador dessa transformção????

     

    De quem é o terreno que foi contruído o estádio???

    Quem pagou a retirada dos dutos da Petrobrás???

    De onde veio e pra onde vai os 420 Milhões de isenção de imposto com os CID’s???

    Quem pagou as arquibancadas provisórias???

    Como um clube de futebol, com duvidosas garantias, consegue empréstimos do BNDES???

     

    1. Nada disto interesse ao

      Nada disto interesse ao sociologismo que manda o povo tomar no C* quando é para gastar com uma elite endinheiradda, e mais ainda por governo de esquerda. Foi essa mesma gente que colocou na cabeça do Brizola que deveria gastar bilhões fazendo sambodromo e deixar as favelas… como favela. Só que na primeira oportunidade essa gente largou Brizola na M* para apoiar Lula, pois essa esquerda criada por Golbery era mais confiável do que as demais.

    2. Fiodor, o que Florestan está

      Fiodor, o que Florestan está dizendo, é que metade dessa s pessoas que mandaram a Dilma tomar no Cú, é que a vida deles segue, por que não tem ninguém a importulhar-lhes…….entendeu? 

      Prá eles fiodor, lasquemo-nos, cada  um vai apresentar sua lata velha, e nóis aqui, -e que se viremos!

  8. História…

    O autor não deve saber quando foram construídos os estádios do Morumbi e Pacaembu. Nas respectivas épocas as regiões não eram nada especiais como são hoje. É a mesma coisa que reclamar do aeroporto de Congonhas esquecendo-se que na década de 50 nada havia por lá e, mesmo assim, já havia tráfego aéreo.

  9. Somos uma  (i)nação em que a

    Somos uma  (i)nação em que a única referência de ter feito algo que preste é um time de futebol. E diga, que pelo petismo o ingresso seria R$1 real para que todo povo pudesse assistir, mas foi essa elite da FIFA que proibiu e única responsável por tudo.

  10. O idiota pensa que a elite

    O idiota pensa que a elite foi pra periferia quando essa expuslsou os antigos ocupantes desse lugar para que pudesse ocupar e os estrageiros não vissem uma bando de miseráfeis e levasse impressão ruim do Brasil.

  11. GENTE? Pare de gritar desse

    GENTE? Pare de gritar desse jeito. O que a merda(clase rídicula) de sp mais quer é isso. Ou vcs que moram aí nunca perceberam? Cacete! Os caras tomam meio copo de agua suja e estão felizes? lasquem-se todos que criticam o que os caras querem.em de SUMPualo, é isso que eles querem, porra! nõs fizemos a nossa part, os caras estão felizes por beber merda

  12. balela

    quanta balela petista…

    a elite foia à periferia cercada de seguranças… em carros blindados 

    sequer olharam para os lados

    é muita demagogia..

    tentar iludir os pobres com esse discurso falso quando a realidade é que em todo o governo petista quem era rico ficou mais rico, quem era bandido se estabeleceu e os pobres hoje se dividem entre os que devem aos ricos, os que se escravizaram às bolsas esmolas e os que morrem nas portas de hospitais por esse Brasil afora…

  13. elite dentro, coitados do lado de fora

    Muito contraditório pensar a abertura da copa , talvez a revolta de boa parte que vaiou a presidenta se deva também ao fato de terem que pisar em solo desconhecido….afinal, pensa no preconceito contra a zona leste? 

    Mas cá entre nós, uma ótima oportunidade de a presidenta visualizar a região que diga-se de passagem nao é nada bonita> Seria bom que os jornais do exterior se valessem de contar essa contradição, mas claro, que o roubo na arena nao deu margem p essa conversa!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador