O Efeito Cunha no comportamento dos ministros do STF, por Cristiana Castro

Por Cristiana Castro

Comentário ao post “O jurisdiquês como forma de contornar a lógica”

Caramba! Mas o que que foi aquilo, hoje (14)? Mais de cinco horas discutindo as tretas do réu mais poderoso da Casa. De saída fiquei meio confusa, porque o STF já tinha decidido essa questão e o rito seria o mesmo de 92; aí saíram com esse papo de uma lei nova estaria regulando a votação e aí começou o rolo.

O que era pra ter acabado em segundos como voto do min. Marco Aurélio Mello, e, no máximo, fazendo a votação por ordem alfabética que deixaria tudo simples e resolvido. Mas o problema era o de sempre: Cunha; ninguém queria contrariar Cunha. todos os ministros menos Lewandowski e MAM, estavam irreconhecíveis. Pareciam pisar em ovos e muito mais empenhados em encontrar uma solução que não desagradasse Cunha do que em julgar a ADI e os Mandados de Segurança.

A coisa embolou porque todo mundo queria dar um jeito que fugisse da ordem alfabética que Cunha não queria pq não haveria como manipular a votação para produziro efeito manada; o problema é que fora da ordem alfabética tudo ficava confuso, porque Norte e Sul, excluem Centro-oeste e aí aquela coisa de mais ao norte ou mais ao sul, latitude das capitais, etc… venciam um problema e aparecia outro, ia ser por bancada, por deputado, por estado, alternado ou não… Enfim, uma loucura que se Eduardo Cunha cumprisse as decisões do STF teria sido evitada.

Porque o rito já estava definido e a verdade é que Cunha pouco se lixou pra decisão da Corte e mudo meu nome se ele vai começar essa votação pelo Norte no domingo. Ele vai fazer o que quer. O que aconteceu no STF, hoje, foi muito estranho. Parecia que, apenas MAM, Gilmar Mendes e Lewandowski tinham a real noção do estava em jogo.

GM, por óbvio, lutando por seu grupo golpista, junto como PGR e os outros dois fazendo o que dava. O resto, completamente aparvalhado, falando coisa demais embolando teses, não entendendo, explicando, de novo.. Quando tudo parecia terminado com o encerramento da ADI, entram mais 2 MS sobre o mesmo tema e começa tudo outra vez.

O Efeito Cunha na Corte foi devastador. Pra se ter uma ideia, um tema brabo desses e nenhum conflito, discussão ou debate mais acalorado. GM ainda arriscou um cacarejo mas engoliu. A paz de Cunha baixou na Corte e GM nem teve espaço para fazer palanque grande. Palanquinho, ele sempre faz mas hoje, era esperado um palancão, pois o maior bandido da República estava sendo questionado na mais Alta Corte de Justiça do País que, depois de meses se perguntando onde estaria o STF que não travava Cunha, dá de cara com uma resposta que causa mais indignação que a postura de Eduardo Cunha.

O STF não barrou Cunha esse tempo todo, simplesmente porque Cunha não estava fazendo nada demais. É um homem Santo,  tá limpo como dizem aqui na minha cidade, tá na lei… o resto do país é que enlouqueceu. Cunha não manobrou, não viciou a democracia comprando votos, não ameaçou parlamentares, enfim…

O STF não sabe quem é esse Cunha que o Brasil grita FORA!Vão dizer que tudo que pesa contra Cunha não estava em julgamento hoje. O que estava em julgamento hoje era a possibilidade de um bandido/psicopata tacar fogo num país. O que o STF fez hoje, consciente foi empoderar o maior bandido que esse país já viu, por motivos que não me interessam. Fora MAM lutandoo e Lewandowski, visivelmente, constrangido, tentando consertar os vexames da turma, até min. Barroso, sempre tão articulado, tava todo enrolado. O MIn Fachin, é a Rosa Weber de gravata. Putz, tava um horror aquilo hoje.

MAM, salvou o dia e, merecidamente foi parar em 2º lugar nos TT’s, só perdendo pro Estado Islâmico que acredita que num país com Globo, Gilmar, Janot, Cunha, Moro MPF, etc…, alguém vai se assustar com as suas ameaças.

Por falar em Moro, outro contra quem  o STF/CNJ também não podem fazer nada porque, assim como Cunha deve estar limpo e dentro da lei, cansado de torturar os reféns que tem sob seu poder , agora vai atrás de idosas. Para atingir JD foi torturar a mãe dele com 94 anos. Vai explicar o que aconteceu à uma senhora na idade dela com o filho preso….

O dia de hoje foi bom pra militância perceber que está por conta própria. Precisamos ampliar os Atos de sexta/sab/dom e pressionar o congresso. Perder no domingo não é uma opção e, muito cuidado com os confrontos porque não vai ter justiça pra vermelho por aqui tão cedo.

Na AP 470, os réus, Dirceu, Genoíno, Delúbio, Pizzolato, diziam pra gente, não avacalhar o Judiciário pq não existia República sem Judiciário. O STF hoje, mostrou que existe sim.

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O STF em discussão a priori,

    O STF em discussão a priori, verificou o momento político e se deu conta que qualquer que fosse sua decisão ela ficaria restrita a pedaladas. A oposição acredita que o resultado lhe é favorável. Acontece que o STF irá se unir novante em torno do impedimento de Dilma só que desta vez julgarão o mérito com base apenas nas pedaladas e neste caso existe um grande probabilidade de impugnação. A oposição não poderá nestas circunstância acusar o STF de estar fazendo o jogo do governo. Este é um bom plano de ação no STF.

  2. Por incrivel que pareça, acho

    Por incrivel que pareça, acho que Gilmau tinha mesmo mais nocão. Foi dele a alegação que começar de norte a sul alternandno não mudaria nada pois de que adiantaria se começãsse por Roraima e depois Rio grande do Sul?

    Rio Grande do Sul tema muito mais deputados e são pelo impeachment. Nesta hora ele afirmou que seria melhor se fosse por sorteio ou ordem alfabética. Sem querer ele deu as melhores soluções.

    Ruim mesmo foi o Barroso. Afirmou não querer alterar o que já estava decido pelo legislativo(o modelo cunha) porque um poder não poderia interferir no outro e alegou que não poderia ser como no impeacmente do Color(ordem alfabética) porque uma lei posterior alterou aquele rito.

    Então Ministro, porque o STF interviu no plano do Cunha umas semanas atrás e estabeleceu o rito se já existia esta lei posterior?

    Vocês são um covardes. Se aconterem confrontos com mortos nas ruas, a culpa será da omissão criminosa dos senhores.

  3. Santa falta de inteligência desse STF

    Nós temos 5 regiões. Com a referência ao Norte geográfico, temos duas Norte e Nordeste. Elas têm Norte no nome. Para o Sul temos duas Sul e Sudeste (elas têm Sul no nome) e uma no centro que equilibraria numericamente as 5 regiões. 2 no Norte e 2 no Sul, com uma no Centro dividindo. Qual é a dúvida aí? Para mim nenhuma. A chamada, como em toda chamada que existe no mundo ocidental e mineral, é ALFABÉTICA. Então, se se começa com a região Norte (e não há nenhuma vantagem nisso – é só o primeiro –  os outros 512 não sentirão a diferença de quem começou), os Estados são chamados em ordem alfabética e os deputados também. O primeiro a votar, do Norte, seria do Acre e o primeiro naquele Estado a partir do alinhamento alfabético dos deputados daquele Estado. O segundo deputado a votar seria do Paraná (porque seria a ordem alfabética – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e o primeiro na ordem alfabética. Isso porque o Regimento fala em “alternadamente”. Seguiria-se essa lógica até o fim. Se acabassem os deputados do Norte ainda existindo deputados do Sul a votar, então entraria a região Centro-Oeste e mesmo se acabasse a região CO e ainda houvesse deputados do Sul, seguria a região sudeste apenas até o final. Tem que desenhar? Esse é o pior Supremo da história assim como esse é o pior parlamento da história do Brasil, lamentavelmente.

  4. Senhores,

    Senhores, em caso de Impeachment o pedido é: Impeachment do Vice e pedido de prisão e cassação do mandato do Presidente da Câmara, eleições gerais para Presidência, Câmara e Senado e mudança na forma de nomeação dos Ministros do STF, os ÚNICOS que nunca foram representantes do povo, e que não estão e nunca estiveram ali para defendê-los, estão ali pra defender a Constituição conforme a cabeça de cada um..

    Como pode um notório ladrão, réu em processo, dirigir um impeachment de uma Presidenta que não tem NADA comprovado contra si, utilizando manobras político-jurídicas para tentar evitar de ir pra cadeia e isso inclui o impeachment

    Será que os ministros do STF acham que somos “otários”, que vamos engulir essa balela jurídica e essa insensatez de forma natural?

    Será que pensam que esses senhores do Congresso REALMENTE nos representam? Que é a vontade do povo o impeachment?

    Nunca na história desse país se viu um STF tão fraco, agonizante, sem cabeças pensantes, sem líderes constitucionalistas, sem um know-how jurídico e com uma visão tão distorcida da realidade

    Pra que serve o STF então? Pra justificar isso ai? Pra abalizar um impeachmente capenga, esdrúxulo e conduzido por um meliante?

    Imagine o exemplo aos cidadãos: a população olha com desgosto pra todo esse processo e pergunta? Mas o que que a Dilma fez mesmo? Mas esse Cunha não está sendo processado? 

    E o povo e até os coxinhas, tirando os proto-nazistas, sentirão vergonha do dia em que a Presidenta foi tirada do Poder por um bandido embaixo das barbas do STF e de todo o planeta..

    Porque, sim, a nossa imagem lá fora já foi pras cucuias…

  5. O fim do mundo começa pelo brazil

    O fim do mundo começa pelo brazil de cunhas, temers, globos, vejas, prgs, stf, moros, malafaias, aloísios, aecios, perrelas e por aí vai. Tudo está próximo e longe ao mesmo tempo. GOLPE!

  6. O fim do mundo começa pelo brazil

    O fim do mundo começa pelo brazil de cunhas, temers, globos, vejas, prgs, stf, moros, malafaias, aloísios, aecios, perrelas e por aí vai. Tudo está próximo e longe ao mesmo tempo. GOLPE!

  7. Não vai ter jeito

    Os trabalhadores juntos com os movimentos sociais terão que tomar esse país das mãos de Eduardo Cunha. Nem que seja à força.

    1. Qualquer reação ao golpe

      depois que a Dilma cair vai ser repremido pelos militares, pois os golpistas terão apoio do militares. Está tudo combinado. Será que só eu enxergo isso?E pior, depois da queda Dilma vai ser uma caça as bruxas. Eu aconselho o Lulinha paz e amor (o republicano) a pedir asilo político para algum país porque se ele continuar no Brasil será preso e vai mofar na cadeia. Depois virá a caça de qualquer progressista e finalmente todos os brogues progressistas serão fechados. 

  8. O que desnorteou os ministros

    O que desnorteou os ministros não foi o Cunha, Cristiana, foi a Globo. O julgamento estava acontecendo na hora do Jornal Nacional.

    E o Cunha estar a frente é uma faca “de dois legumes”, como diria aquele jogador. Agiliza o golpe, mas o torna tão patético, que em algum momento o país terá que lidar com isso. E será logo, dependendo da resistência.

    Todo essa “cunhagem’ vai acumlundo, até o vaso sanitário explodir. Não haverá paz dos cemitérios (com o vampiro Temer) possível.

    PS: Nova delação saindo do forna: Cunha recebeu propina no porto maravilha

  9. A imagem de Fachin como Rosa

    A imagem de Fachin como Rosa Weber de gravata além de engraçada é perfeita, os dois parecem assustados e meio sem entender o que fazem lá, parecem alunos assustados do mestre Gilmar mendes, que é na verdade quem manda no galinheiro.

  10. Pessoal, acabou o sonho. A

    Pessoal, acabou o sonho. A última esperança será o STF quando analisar se é crime ou não. Todos os trabalhadores deste país estão fudidos com o futuro governo de direita. Já são 52 projetos tramitando no congresso contra os trabalhadores. O PT foi um rio que passaou pela minha vida. Todos os trabalhadores do serviço público das três esferas voltarão a serem barnabés. Até 2002 todos funcionários públicos eram chamados de barnabés. Barnabés – são pessoas insignificantes, sem importância. Até 2018 quando tentaremos voltar ao poder com Lula. Tchau!!!!

  11. Pessoal, acabou o sonho. A

    Pessoal, acabou o sonho. A última esperança será o STF quando analisar se é crime ou não. Todos os trabalhadores deste país estão fudidos com o futuro governo de direita. Já são 52 projetos tramitando no congresso contra os trabalhadores. O PT foi um rio que passaou pela minha vida. Todos os trabalhadores do serviço público das três esferas voltarão a serem barnabés. Até 2002 todos funcionários públicos eram chamados de barnabés. Barnabés – são pessoas insignificantes, sem importância. Até 2018 quando tentaremos voltar ao poder com Lula. Tchau!!!!

    1. Doce ilusão. Olha a atuação

      Doce ilusão. Olha a atuação do Cunha na câmara. Esse psicopata presidindo o país e com a câmara na mão… não dá pra imaginar.. um atraso de décadas, séculos.. Ele com certeza vai jogar sujo e conseguir estabelecer mais seu domínio..

  12. Cristiana Castro tem razão

    O capo de tutti capi, o anticristo, a besta  enquadrou os ministros do SNITF (sem nenhuma importância tribunal federal) menos os dignos Lewandowsky e  Marco Aurélio.

     

  13. Gilsadio, acabou o sonho pra

    Gilsadio, acabou o sonho pra você!

    Eu defenderei meu voto até a prorrogação e penaltis e NÃO, NÃO, NÃO vou reconhecre um governo ilegítimo e golpista.

    E não me interessa o que esse STF disser!

    A presidenta foi eleita e tem que cumprir seu mandato. Ponto final.

    Luciana Mota.

     

    ET. Tenho certeza de que o golpe não passa.

  14. Não Vai Ter Golpe x panelaço

    A Presidenta Dilma deve falar hoje à nação.

    Fascistas tentarão sufocar o nosso grito contra o golpe.

    Sugiro que cada um que estiver perto de um vizinho golpista e paneleiro, coloque no som um #naovaitergolpe.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=kbtFK879lgs align:center]

    Se alguém puder/conseguir preparar um audio melhor, faça-nos o favor de divulgá-lo aqui.

    Precisamos fazer nossa voz contra o golpe falar acima do ruído fascista das panelas.

    Não Vai Ter Golpe!

     

  15. Sou filho do Brasil

    Nossa, Cristiana, que tristeza que bateu hoje. Eh tudo ao mesmo tempo agora. Eh muita coisa ruim ao mesmo tempo. Do STF, ja dizia, da para se esperar qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. Tanto boa quanto sem noção alguma. 

    Sabe o que ha, Cris, é que os Ministros são uma amostra de nosso Pais: imaturo, fraco às vezes, se descobrindo e ainda pouco sabio. 

    Eh uma loucura tudo isso, meu deus, nunca pensei que passariamos por um impeachment sem pé nem cabeça nessa altura do século 21. E tanta gente sendo levada a apoiar isso…Meu marido fica impressionado com esses acontecimentos. Absolutamente impossivel tal farsa politica na França, Alemanha, Inglaterra… Nem em Portugal! 

  16. Um maníaco covarde…

    Para atingir JD foi torturar a mãe dele com 94 anos. Vai explicar o que aconteceu à uma senhora na idade dela com o filho preso….

     

    Isso aí acima é para mim de uma crueldade sem nome. Só um maníaco covarde travestido de juiz para uma vileza desse nivel e, pior, sem ter ninguém para lhe barrar tal desatino.

    Portanto, desse exemplo hediondo é possível prever que estaremos entrando numa ‘noite dos cristais’, mas, atenção, que

    não pensem que teremos sangue de barata, antes, que estejam bem conscientes de estarem plantando ventos…

  17. Cristiana

    Muito boa sua análise. os Egrégios Supremos hoje mostraram o seu real tamanho e nem a toga os protegeu da vergonha que passaram, pois mt gente mais competente os estavam ouvindo.

    Mas a minha raiva maior é do PGR mesmo !

  18. Cristiana, obrigado….

    Hoje, que consegui ler o que escreveu….. fui dormir na madrugada de sexta, pensando, acho que eu que não estudei direito sei mais de leis do que a maioria do nosso STF. E dentro do que analisei, eles mudam as coisas ali conforme o dinheiro….(desculpa, só podem estar enrolados com isso, pois com alguma ajuda que Cunha possa ter dado a eles além de grana envolvida, não é). Como disse é nos nas ruas e o resto teremos que começar tudo de novo……. mas como colocar todo um STF para fora?????? como colocar um Congresso para fora????? e isso porque mesmo que o pensamento de matar um Cunha, passa pelas nossas cabeças…. mas como vem, vai rapidinho….. não somos assim…… vamos a luta dentro daquilo que somos…… é isso….. obrigado Cris….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador