O exército dos EUA ajudou a derrotar a Teologia da Libertação, disse Chomsky

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de MiriamL

Da Revista Fórum

Noam Chomsky: EUA matavam quem praticava o que prega Papa Francisco
 
 
Por Travis Gettys, do The Raw Story | Tradução: Ítalo Piva

Os Estados Unidos declararam e lutaram uma amarga, brutal e violenta guerra contra a igreja, disse Chomsky (Foto: Wikimedia Commons)

Os Estados Unidos lutaram por décadas uma guerra contra católicos que praticavam os ensinamentos que levaram o Papa Francisco a ser eleito personalidade do ano pelaTimes, segundo o filósofo político Noam Chomsky.

Segundo Chomsky, em 1962, a conferência Vaticano II reformou os ensinamentos da Igreja Católica pela primeira vez desde o século IV, quando o Império Romano adotou o cristianismo como sua religião oficial, e isso teve um profundo impacto nos líderes religiosos da América Latina.

Na semana passada, em uma entrevista com o ativista de justiça social Abel Collins, Chomsky explicou que padres e laicos latino-americanos formaram grupos com camponeses para estudar o Evangelho e reivindicar mais direitos das ditaduras militares da região – que ficaram conhecidos como Teologia da Libertação.

“Há uma razão porque cristãos foram perseguidos pelos primeiros três séculos,” disse Chomsky. “Os ensinamentos são radicais – de um texto radical – que pregam basicamente um pacifismo radical com opções preferenciais aos pobres.”

Ele reafirmou que praticantes da Teologia da Libertação foram sistematicamente martirizados, ao longo de mais de 20 anos por forças apoiadas pelos EUA, que tentavam evitar que nações latino-americanas instalassem governos socialistas em benefício de seus próprios povos, contrariando interesses norte-americanos.

“Os Estados Unidos declararam e lutaram uma amarga, brutal e violenta guerra contra a igreja,” disse Chomsky. “Se existisse imprensa livre, é assim que representariam a historia.”

Ele explicou que os EUA apoiaram a “posse de governos e instituições ditatoriais com estilos neonazistas”, como parte de uma guerra que finalmente terminou em 1989 com a morte de seis jesuítas e duas mulheres na Universidade da América Central por tropas salvadorenhas.

Chomsky disse que aquelas tropas foram treinadas pelo governo norte-americano na Escola Kennedy de Guerra Contra a Insurgência, e agiram sob ordens oficiais do comando salvadorenho, que mantinha uma relação próxima com a embaixada norte-americana.

“Eu nem tenho que atribuir isso ao governo,” disse ele. “Já é aceito. A Academia das Américas, que treina oficiais militares latino-americanos – basicamente assassinos – um dos seus pontos de discussão é que o exército norte-americano ajudou a derrotar a Teologia da Libertação.”

O Papa Francisco, um jesuíta argentino, tem feito gestos simbólicos para uma nova aceitação da Teologia da Libertação na Igreja, depois de anos de condenação por suas aspirações políticas pelos papas João Paulo II e Bento XVI.

Seu recente Evangelii Gadium – ou Alegria do Evangelho – foi visto por muitos como um ataque ao capitalismo e economia de mercado livre, mas Chomsky acredita que até agora o Papa não transformou suas palavras em ações.

“Gosto do fato de que o discurso mudou, e de que há uma melhora na discussão sobre justiça social, mas temos que ver se isso chegará ao ponto de as pessoas se organizarem e insistirem por seus direitos percorrendo o caminho da opção preferencial pelos pobres, ou seja, de levar o Evangelho a sério.”

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O problema é que os padres do

    O problema é que os padres do mundo inteiro, talvez co, poucas exceções, já estão de cabeça feita, e dificilmente vão aderir ao Papa no tocante a temas tão relevantes como esse que envolve a Teologia da Libertação. Acho que Leonardo Boff, que tem dado vivas a Francisco já deu mostras sobre o assunto. O mais importante, no momento, é vermos nosso Papa tentando de tudo um pouco, mexendo com o mundo, até mesmo o mundo dos não-católicos, num sentido amplo e franco de quem deseja realmente libertar a Humanidade dos vícios nefastos do consumo, assim demonstrando a todos o quão urgente tem sido o mundo se dar as mãos, e não se permitir a continuidade dessa tão flagrante divisão ente muitos ricos e muito pobres. Todo discurso de um padre que caminhe para o bem da humanidade será bem-vindo pela maioria dos povos, mas, é claro que na prática as coisas não são bem assim. 

    A propósito, estava adormecendo há dois dias, quando escutei um padre, na Canção Nova, falando sobre o Marxismo, e comunistas em geral. Num dado momento ele faz referência a pessoas que tem em camisetas,etc., a foto de Che Guevara. Aí, esculhamba todo mundo. Num momento em que o camarada deveria celebrar uma missa, passando informações evangélicas, de Jesus, o altar passa a ser um palco político. E, como se não bastasse falar tanto dos marxistas, o padre foi até à Teologia da Libertação. Eu, com meus botões, não tava entendendo nada. Mas, depois desse post, sei que relacionaram uma coisa à outa na maior cara de pau. Ou seja, não entendo quase nada de Teologia, por isso o meu espanto.

    Essa Canção Nova, nesse catolicismo de viés totalmente contário aos padrões da Igreja que segue, tem se mostrado um caso a ser estudado. Fiquei bastante incomodada quando o Papa anterior aprovou a Canção Nova. Acho que mereceria mais estudos para tanto.

  2. Chico 1

    Que não fiquem achando que Bergoglio é algum Dom Pedro Casaldáliga…

    Chico 1 é o ator que a Hollywood vaticana, depois do fiasco de B16, encontrou para tentar recuperar o alto  índice de audiência de JP2.

  3. Caos Mundial
     
    Recebi uma

    Caos Mundial

     

    Recebi uma mensagem de Internet sobre a atual depravação moral na Alemanha. Criancinhas no início do Ensino Fundamental (6 anos)  são forçadas a assistirem aulas nas Escolas sobre todo tipo de relação sexual depravada imaginável, inclusive entre dois homens e duas mulheres. Algumas crianças não suportam desmaiando. Profunda e desumanamente traumatizadas não querem mais ir à Escola. Se ficarem vários dias sem assistirem outras aulas o Governo não se importa. Mas se faltarem a duas aulas de Ideologia do Gênero (educação sexual) os pais são PRESOS durante meses. 

    Os pais são forçados a forçarem os filhos irem às aulas de educação sexual. Já um estuprador primário fica solto sem punição. Um aviso aos “navegantes”: eu imprimi a matéria como prova escrita. Mas existem réprobos, cretinos e pérfidos em geral (inclusive pseudo-cristãos) apoiando tal medida governamental e discordando de que a Humanidade já esteja no seu irreversível destino final, a exemplo de Sodoma e Gomorra, atual região do Mar Morto. Leia sobre isto e outros assuntos de vida ou morte no blog: http://laurohenchen.blogspot.com.br/

    Retransmita aos seus contatos de Internet (e-mail, Twitter, Facebook, etc.). Se tiver constrangimento de retransmiti-lo me informe sua lista de contatos de e-mails (seu e-mail ficará em oculto) que eu farei a sua vez.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador