O presente de Aécio, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

Janio de Freitas

O presente de Aécio

Se ele acha que está sendo ‘porta-voz da indignação’, fica evidente que não sabe mesmo o que está fazendo

Ela se apropriou da política econômica defendida por Aécio, mas Aécio não se deixa abater e já demonstra que pode fazer o mesmo: adere à redução da desigualdade social por meio da distribuição de renda, defendida por Dilma na campanha.

A reviravolta de Dilma foi mais surpreendente, mas a de Aécio é mais original no método. Veio pela TV, na amenidade noturna do fim de semana, e naquele estilo de elegância chamado “curto e grosso”.

Nas próprias palavras do ainda pretendente à Presidência da República: “Na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político, eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinada por esse grupo político que aí está”.

De fato, Aécio não perdeu para um partido político. Perdeu para os eleitores, petistas, peemedebistas e nada disso, que lhe negaram o voto e o deram a Dilma. Qualquer deles agora habilitado, desde que capaz de alguma prova de sua adesão a Dilma, a mover uma ação criminal contra Aécio Neves por difamação, calúnia e injúria, e cobrar-lhe uma indenização por danos morais.

Uma foto em manifestação, uma doação ou um serviço para a campanha, um cartaz ou um retrato na janela, uma propaganda no carro, em qualquer lugar do país podem se juntar às demais provas para dar uma resposta à acusação de Aécio Neves tão gratuitamente agressiva e tão agressivamente insultuosa.

É difícil admitir que Aécio Neves esteja consciente do papel que está exercendo. A situação social do Brasil não é de permitir que acirramentos, incitações e disseminação de ódios levem apenas a efeitos inócuos, de mera propaganda política. Para percebê-lo, não é preciso mais do que notar a violência dos protestos com incêndios ou a quantidade de armas apreendidas.

Se Aécio acha, como diz, que está sendo “porta-voz de um sentimento de indignação”, pior ainda: fica evidente que não sabe mesmo o que está fazendo, e aonde isso o leva.

JANGO

O mistério vai persistir, porque as três linhas de perícia foram incapazes de produzir a resposta definitiva sobre a causa da morte de João Goulart. A identificação apenas de drogas para cardíacos não nega, como reconhecem as perícias, possíveis vestígios de veneno extintos pelo tempo. Mas não se justifica utilizar essa ressalva, que segue o critério científico das possibilidades hipotéticas, para questionar a validade com que, desde a exumação técnica do ex-presidente, todo o trabalho foi conduzido pela Comissão da Verdade e demais entidades envolvidas.

A família Goulart tem todo o direito de manter suas suspeitas e a procura de dar-lhes resposta final. Mas a exumação antes do que seriam outras investigações, por exemplo na Argentina, não influiu no exame pericial e não o reduz em nada.

VAI?

O governo tenta logo mais, pela quarta vez no Congresso, a alteração nas exigências legais em que suas contas deste ano não se enquadram. É um assunto conduzido com inabilidade em proporções raras. A oposição festeja, mas o governo padece é nas mãos de muitos dos seus aliados, inclusive petistas. Ainda que afinal consiga livrar-se do problema, fica um prenúncio para votações de arrochos e outras maravilhas que esquentam os tamborins para o próximo ano.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif
    Quanto ao Aécio: ele

    Nassif

    Quanto ao Aécio: ele esta mandando recado para os tucanos paulistas.

    Quanto ao Jango: deveriam esquecer, visto que no Brasil, qualquer resultado “pode” ser de acordo com  interesse.

    Quanto ao Vai: perfeito, os articuladores do governo são uma piada e pior, quem esta jogando, é seu mair aliado. Como disse o Ciro, com o pmdb eu prefiro ficar em casa.

    1. (“Quanto ao Aécio: ele esta

      (“Quanto ao Aécio: ele esta mandando recado para os tucanos paulistas”:

      Isso eh o que disseram para ele.  Mas nao faz sentido nenhum.)

      1. Na verdade faz sentido Ivan.

        Na verdade faz sentido Ivan. Há um complô em andamento. Isso é um fato!

        Aécio só disse da tribuna que se der certo, é dele.
        Mas na verdade todo mundo sabe que SE desse certo, Serra será o novo presidente.

        Aécio é só um otário que como todo mineiro vive a ilusão de não ser um capacho de SP!

  2. Ao que tudo indica, Aécio

    Ao que tudo indica, Aécio parece ter razão. O mensalão, e agora o petrolão, não são mera rapinagem de gatunos. Denotam organização e método para o roubo com fins pessoais e, muito pior, com fins políticos, com o objetivo de se manter no poder.

    1.   Tem razão, o petrolão

        Tem razão, o petrolão inclusive vem desde o FHC. Tô torcendo pra PF baixar em Higienópolis e finalmente levar pra cadeia o líder-mor do PSDB. Aposto que você me apoia nessa.

  3. Aécio Neves

    Acho estranho essa agressividade do senador.Será que está usando algum tipo de medicamento que provoca transtorno de personalidade ou produz manias tipo :perseguição,delírios,verborragia e agressividade inconsequentes?

    1. Para além das influências químicas…

      Pode estar tirando o sono do senador ter perdido as eleições em Minas e existir chance de que a caixa de pandorra do longo reinado tucano nas Gerais seja aebrta.

      Ah, esqueci… o PT sempre faz acordos unilterais com o PSDB para não colocar os podres deste útlimo pra fora quando assume um governo que era de tucano. Lembro bem de 2003. Depois reclama…

  4. Jogo de um time só.

    O candidato que perdeu pode dizer o que quiser, da forma que quiser, ainda que irrefletida. O PT vai processá-lo. Isso é suficiente? Se quiser esfriar a coisa, talvez. Mas quem garante que ele vai parar se tem amplo apoio da mídia para suas falas em ambiente controlado no qual jamais lhe fazem as perguntas certas? O PT deveria chamar uma entrevista coletiva e desfilar as doações que a campanha derrotada recebeu das empreiteiras da Lava-Jato e tudo mais que envolve os partidos de oposição na corrupção da Petrobrás. Esse é o enfrentamento político. As outras frentes são a recomposição da base no Congresso, que deve ser feita de forma pragmática e a recomposição da base social e popular. Sobre isso temos refletido nos textos abaixo que é preciso reconquistar a Classe C.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

  5. concordo com o jornalista

    concordo com o jornalista quando diz que aécio não sabe o que está fazendo,

    não tem a dimensão da tragédia que pode provocar.

  6. De fato, se  o governo Dilma

    De fato, se  o governo Dilma fracassar em termos de economia, então  a turma do Aécio  e Marina é que são os culpados, pois essa faz exatamente o que esses diziam que iria fazer

  7. Ela se apropriou da política econômica?

    Como se apropriou, se Naufraga  que ia ser ministro da Economia defendia a demissão de trabalhadores e uma redução de salários, ele falou em uma entrevista que os salários estava muito valorizado.

    O choque de gestão em Minas no governo Aécio só a globo acreditou, diversas faculdades de economia desmontou o tal choque de gestão.

  8. O Presente de Aécio, por Jânio de Freitas.

    O Medíocre e insistente Sátrapa, grunhi sua maledicência, cujos grandes feitos foram: a criação do 15º salário, sob a vestimenta da inadiável Verba Indenizatória, em Câmara dos Deputados, por êle Presidida, e, ademais, seus ouvidos moucos e vistas grossas ao escândalo, ainda em 2001, sob governo de seu Padrinho, BHC, da tentativa, de quem lhe dera uma Rádio, quando Ministro das Comunicações de Sarney, em 1986, o escroque, Toninho Malvadeza, em Sanha persecutória à fraudar o Painel do Senado Federal, coadjuvado pelo ARRUDA dos pacotes em espécie, quando da votação da Cassação do Mandato do Senador Luiz Estevão, cúmplice do Magistrado LALAU, no desvio milionário da obra do TRT Paulista, Estevão, hoje na PAPUDA, íntimo assecla de Paulo Otávio e do Caçador de Maracujás, o Marajá. Ainda, seu envolvimento na “Lista de Furnas”, distribuição de grana preta  às campanhas correligionárias, íntima ligação com o autêntico e veraz ” Mensalão Tucano do PSDB Mineiro, Eduardo Azeredo e Clésio Andrade, sócio de Marcos Valério, pois a envolver o uso do dinheiro público, de Estatais como Cemig, Copasa e Codemig, na tentativa de reeleição do Míope Azeredo, hoje à espera da prescrição de seus crimes, mesma condição de Clésio, a desnudar-nos um julgamento faccioso, onde imperam dois pesos e duas medidas. Para encerrarmos com Chave de Ouro, a  vitalidade deste Prontuário robusto, apropriemo-nos da voz do Povo do Mineirão lotado, Brasil 3 x 0 Argentina, Ronaldo Boiola fez os gols  e, a torcida a cantar em homenagem à este filhote de elites da boca torta, “Ó! Maradona, vá se FU…, pois o Aécio cheira mais do que voçe”, o que viria  a se comprovar, quando do aparecimento, na cena, do HELICOCA, dos Perrellas, amicíssimo, correligionário, e, protegido, na obtenção da suplência ao Senado, ainda que contra a vontade do à época Senador e ex Presidente, Itamar Franco… Mais, definitivamente, a História não o absolverá…

  9. Censurado mais uma vez..

    Eh Nassif… tá parecendo o PIG. É só eu falar mal do Aecio meuricinho cheirador filhinho de papai e vocês censuram meu comentário! Até quando vai ficar defendendo este medíocre??

  10. -:)

    “É difícil admitir que Aécio Neves esteja consciente do papel que está exercendo.”

    O conceituado jornalista entende de como escrever sem querer, querendo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador