O previsível embate de egos no show midiático da Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Mais um capítulo no embate entre quem tem mais poderes nas investigações dos políticos envolvidos da Lava Jato no STF. O delegado da Polícia Federal, Eduardo Mauat, pediu explicações de Rodrigo Janot, procurador-geral da República, sobre a suspensão dos depoimentos dos políticos à PF. Para Janot, a polícia estava “atropelando as investigações”, o que foi assegurado pelo ministro Teori Zavascki, do STF. 
 
De O Globo
 
Delegado da Lava-Jato critica posicionamento de Rodrigo Janot
 
Órgãos disputam comando de investigação sobre políticos no Supremo Tribunal Federal
 
Por Eduardo Bresciani, Vinicius Sassine e Thais Skodowski, especial para O Globo
 
O delegado Eduardo Mauat, um dos integrantes da força tarefa da Operação Lava-Jato, cobrou explicações públicas do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ele rebateu as críticas de Janot que esta semana pediu a suspensão dos depoimentos de políticos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras por entender que a PF estaria “atropelando as investigações”.
 
Nesta semana, a relação da PF e a Procuradoria Geral da República (PGR) entrou em rota de colisão e tem como pano de fundo a disputa pelo protagonismo nas investigações dos envolvidos com foro privilegiado. Na quarta-feira, o ministro Teori Zavascki suspendeu os depoimentos desta semana atendendo a um pedido do procurador-geral. Em nota, a PF negou condenou a medida.
 
Na nota, a PF registra que não há determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de qual deve ser a ordem para o cumprimento das fases da investigação e que o MPF tem participado dos trabalhos.
 
— Nós estamos acompanhando com grande curiosidade qual vai ser a explicação do Ministério Público Federal, do procurador Rodrigo Janot, em relação a suspensão dos depoimentos que estavam marcados. No primeiro momento foi imputado à PF a demora no andamento desses procedimentos no Supremo Tribunal Federal e, agora, por iniciativa do MPF esse procedimento foi paralisado — disse o delegado.
 
Mauat também reclamou do atraso nos repasses das diárias aos agentes e delegados que participam da Operação Lava Jato. Segundo o delegado, há dois meses, eles não recebem a diária de R$ 200,00, usada para pagar alimentação e hospedagem dos policias que são de outros sedes, mas que estão em Curitiba por causa da operação. O rombo já chegaria a R$ 200 mil.
 
— Existe um atraso no repasse das diárias e isso pode vir a causar um prejuízo sério na investigação – alertou Mauat.
 
Nesta semana, a divergência entre a PF e Procuradoria levou a suspensão de sete inquéritos que investigam políticos e operadores do esquema, a pedido de Janot. Para o procurador, a PF está se precipitando. Ele alegou que os delegados estariam intimando e interrogando parlamentares sem a informação necessárias para aprofundar a apuração.
 
Em geral, depoimentos de investigados, considerados peças de defesa, ocorrem no final de um inquérito. Desta vez, a PF teria invertido essa ordem, ouvindo deputados e senadores antes de ouvir outras pessoas e, assim, levantando dados adicionais para confrontar com respostas dos investigados.
 
Além disso, dois episódios estão entre os motivos para a decisão da PGR: a pressão de assessores parlamentares junto à Polícia Federal (PF) para agilizar os depoimentos de pelo menos dois investigados e a existência de perguntas e respostas prontas numa dessas oitivas, antes mesmo da chegada de um procurador da República para participar do depoimento. O GLOBO apurou que a pressão partiu de assessores dos senadores Humberto Costa (PT-PE), líder do partido no Senado, e Gleisi Hoffmann (PT-PR).
 
A queda de braço teria ainda como pano de fundo a tentativa de delegados de botar em pauta a discussão da PEC 412, que transforma a PF em agência autônoma.
 
“Entre as determinações do STF, não consta uma ordem de preferência a ser observada para os depoimentos. Deve-se ressaltar, inclusive, que todas as oitivas realizadas até o momento contaram com a participação de membros do MPF”, diz trecho da nota.
 
A Polícia Federal informou ainda que reforçou o número de policiais para poder atender ao cumprimento de todas as diligências e depoimentos de mais de 100 pessoas. E ressaltou ter pedido a prorrogação do prazo para a conclusão das diligências e apontado “outras providências consideradas essenciais para aprofundar as investigações”.
 
“ Esses pedidos observam o Regimento Interno do próprio STF, especialmente o artigo 230-C, que faculta ao órgão esse procedimento”.
 
A nota diz ainda que a instituição aguarda a decisão judicial para retomar as investigações e que age “velando por suas prerrogativas e autonomia funcional”.
 
“A Polícia Federal tem o compromisso em elucidar os fatos investigados e aguarda para retomar a execução das diligências; Como Polícia Judiciária da União, a PF age com o devido respeito a todas as instituições, bem como ao ordenamento jurídico brasileiro, velando por suas prerrogativas e autonomia funcional”, conclui.
 
Ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entrou em ação para tentar evitar que um racha entre as cúpulas da PF e do MPF atrapalhe as investigações. No início da noite de quinta-feira, o ministro teve uma longa reunião com o diretor da PF, Leandro Daiello, e iria conversar também com Janot. Mais cedo, Cardozo disse que buscaria um entendimento:
 
— Não pouparemos esforços para que harmonia continuem acontecendo da melhor forma possível — disse.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Para Janot, a polícia estava

    “Para Janot, a polícia estava “atropelando as investigações”, o que foi assegurado pelo ministro Teori Zavascki, do STF”:

    Detesto aparentar que estou do lado de delegados, alguns ate mesmo delegados de merda, mas Janot ja deu provas contundentes de proteger o tucanato em praticamente TODAS as suas decisoes prosecutoriais.

    Janot, nao olhe agora, mas sua vela chegou ao fim.  Ta queimada, ok?  NAO atravesse pontes que voce ja queimou, retardado.  SUA PONTE DE CREDIBILIDADE TA QUEIMADA, IDIOTA.  Teve anos e anos pra NAO a queimar.  Nao adiantou nada.

    TOU DO LADO DA PF.  E tenho dito.  Va “investigar” sua cachorrada tucana que nao para de cacarejar bovinamente, ok?  Vai sumindo de uma vez.  Ce ta ai eh pra esconder provas contra eles, ok?

  2. Isso é que é um ministro

    Isso é que é um ministro ruim. Essa coisa precisa esfregar na cara da PF que não tem raio de autonomia funcional; que toda a PF é SUBORDINADA ao Ministério da Justiça e ponto final. E que quem fala em nome da PF junto ao MP é o Ministro e não delegados.

  3. “ministro teve uma longa

    “ministro teve uma longa reunião com o diretor da PF, Leandro Daiello, e iria conversar também com Janot”:

    Mentira do mimiministro.

  4.  A única coisa que não

     A única coisa que não entendo é ministro da justiça ficar alheio a tudo isso.Um perfeito Zé Mané.

            Então o culpo? NÃO;

              Culpo a presidente aturar um boneco sem voz e mem autorudade  por mais de 4 anos.

                  Mais uma pra conta da presidente.

                         Que horror!!!!!!!!!

  5. Olha Nassif, pra isto é tudo

    Olha Nassif, pra isto é tudo jogo combinado para “empurrar a operação lava-jato pra debaixo do tapete”.

    ELA JÁ CUMPRIU SUA FUNÇÃO (tentativa de golpe na eleição da Dilma através da Petrobrás). Este envolvimento de outros partidos (Eduardo Cunha, Renan e outros partidos) está se embolando com esta “intrigazinha” PF e MP, só para desviar o verdadeiro foco. A finalidade é “desancar o PT do poder”. Perto de 2018 COMEÇA TUDO DE NOVO…

    1. hora, na hora!

      Usando uma expressão de um antigo colega de serviço, esse “embosteramento” todo serve justamente para isso que você falou! E ainda criticam o ministro da justiça dizendo que ele não faz nada! Acho que ele está sendo muita mais perspicaz que nós todos juntos, deixando que joguem “merda” no ventilador…

       

  6. Que título infeliz!

    Que título INFELIZ, minha nossa. Um delegado da PF quer dizer como o PGR e um ministro do STF devem proceder e vocês põem isso como embate de egos!!!

  7. O que faz não acreditar nessa

    O que faz não acreditar nessa operação lava jato é o vazamento constante e o juiz Moro pozando para os holofotes da globo. Os delegados precisam serer afastados devido aos seus comportamentos durante a campanha eleitoral onde ficou claro as suas parcialidades partidárias. Tinha que ser apurado tudo, investigar tudo e não proteger ou prender sem provas. Espero que não tenhamos a mesma prática ocorrida no chamado mensalão midiático.

  8. Nesse situaçao toda, eu fico

    Nesse situaçao toda, eu fico com Andre Araujo. Todos querem autonomia, o poder dessa Patota emana daonde mesmo? Dos Concursos que fizeram?

    Esses mauricinhos não sabem o que os espera, com a direita no poder:  Procurador, Delegado e m….. são a mesma coisa. Os malandros de Sempre, encherão as burras com a corrupçao, mas, os “herois” que acham que não precisam de uma hierarquia porque passaram em um Concurso vão ter que aprender a puxar o saco dos amigos do Rei para manter seu emprego.

    Com a Direita no poder, salarios para serviço publico, só para quem  vende seu serviço aos corruptores e bandidos, no Contra-Cheque, o que vem mesmo são migalhas.

  9. Forum privilegiado

    Cada qual quer mandar mais. Os procuradores tem seu projeto de hemogenia de longo prazo com a indicação dos Tuiuiús por seus pares e da votação da PEC 37 que fortaleceu o poder de investigação deles. A PF tem avançado com a autonomia nas suas operações que fazem.

    No caso específico, que se trata de fórum privilegiado, parece que a intromissão da PF é descabida e que eles temem perder o protagonismo e o controle da Lava Jato, talvez com medo que o MPF descubra ou saneie alguns abusos, que são vários como por exemplo a manutenção dos presos apenas investigados por vários meses na cadeia, o que é evidentemente inconstitucional. Mas o MPF não quer briga aberta com a PF, para não perder a opinião pública claramente manipulada pela mídia. Vê-se que O Globo tenta desqualificar as pretensões do do Janot que seriam legítimas neste caso.

    O jornal acusa o MPF de não repasses de diárias mas existem dezenas de envolvidos na Lava Jato enquanto na operação Zelotes, onde há suspeita do desvio de 19 bilhões por empresários, o delegado Marlon Cajado se divide entre outras operações. Mas eles só noticiam a Zelotes nas páginas internas.

  10.   Pra amenizar o debate:
     

      Pra amenizar o debate:

      Domingo passado ,Nassa colocou uma intrigante escolha:

       Quem interpretava melhor mw way? Frank ou elvys?

       Entrou um cara que colocou uma cantora que eu nunca tinha ouvido falar

             É UM DESBUNDE.

                Me despeço com ela:

                      Não só esta música, ouçam mais 

                         Até.

                     https://www.youtube.com/watch?v=OzQkX-IZDbQ

  11. Democracia

    Nisso tudo, pode-se ver que há uma nítida concertação entre a oposição, inclusive e principalmente a oposição congressual, mídia, Judiciário, Ministério Público e a Polícia Federal no sentido de, em princípio, que a Dilma não governe e, no extremo ou renuncie, ou seja defenestrada através de um impeachment, tendo como mote a corrupção somente vista e localizada no PT e seus filiados, parlamentares ou não. A oposição congressual que está também presente na chamada base aliada atua sob o comando de Aécio Neves e Eduardo Cunha, que dão o tom; a mídia claro através da Globo, Bandeirantes, Veja, Isto É, Folha, Estadão e muito mais país afora; o Judiciário através do Supremo Tribunal Federal, ainda não de todo livre de sua visão caolha que também só enxerga, só vê e examina até as últimas consequências membros do Governo e do PT; o Ministério Público ainda mais uma vez com um Procurador Geral titubeante, não consegue  ser isento (teria lado?), que nem se liga que e dá um poder sem limites ao Juiz paranaense, este realmente confessadamente um inimigo da Dilma e do PT; a Policia Federal com seus delegados flagrados atacando a Presidente Dilma na internet e a conivência que diz tudo de seu chefe, todos nitidamente de oposição, tendo um inclusive e principalmente um Ministro da Justiça republicanoa (?), . Fica a pergunta: tem sentido no Regime Democrático de Direito dar sequência  a esta  tentativa de usurpação de poder respaldar semelhante ignomínia, sem dar direito de defesa às presas (inclusive os que estão presos há meses tendo em conta delação dos bandidos). Não há como impedir essa pantomima? O Governo, o  PT e aliados vão se deixar serem imolados como cordeiros? Não está tudo claro? Não estão sendo seguidas as regras da Democracia. Há nítido aparelhamento de segmentos do Estado com parte do Congresso, o Judiciário,  o Ministério Público e a Polícia Federal, tudo com apoio dos eleitores que foram derrotados em 2014 e principalmente da mídia que atua sem a mínima isenção.

  12. somos enganados em toda operação tucana…

    eu, em todas que acompanhei, cansei de ouvir: “dessa vez estamos indo a fundo”

    tá bom! me engana mais que a Globo não colaborou nem participou da força tarefa

    só mesmo os que odeiam petistas acreditam que faz sentido dizer que estão investigando profundamente uma corrupção cujas causas e consequências nefastas principais são tão superficiais, visto que historicamente ótimas para todos os partidos, da forma que estavam fazendo, aliviando para uns e combinando ou tabelando para outros

    velho e conhecidíssimo dilema dos metiês:

    se o metiê do suspeito é outro, força bruta e praça pública

    se é dos nossos, sigilo e dicas de como noticiar

     

     

     

    1. para quem ainda duvida…

      vazamentos são dicas de como noticiar ou não?

      falar nisso, alguém aí se lembra do último vazamento comprometedor envolvendo tucanos?

      1. “Vazamento” mais
        “Vazamento” mais comprometedor contra tucano, por enquanto, creio que seja a revelação que o Gravataí Merengue leva 70 mil mensais para manter um blog (Implicante.org) para atacar o PT …

        Só ainda não entendi porque a Folha revelou isso.

        1. E a tática

          Levando-se em conta o que Nassif postou no post-editorial do dia o “merengue” não entregou alguma mercadoria ou é briga por espaços pelos grupos que dominam a comunicação do governo de SP. Ou ainda desviar a atenção por uma denuncia bem maior.

          Agora temos que reconhecer, o pessoal do PSDB é craque. Eles “sabiam” que o tesoureiro seria preso e estava com um escândalo (dos trens) contra eles. Esperaram a noticia e o fato ocorrer para “liberarem” os indiciamentos (que alias não consta nenhum nome de políticos, é a tal corrupção sem corruptos, só corruptores) no mesmo momento e centraram fogo pela mídia amiga no tesoureiro fazendo com que o “deles” ficasse pelos rodapés da vida. Não é a primeira vez.

  13. O país está de ponta cabeça.

    O país está de ponta cabeça. Coonesto(mais uma vez) as palavras do ministro Marco Aurélio de Mello: “tempos estranhos, estes que vivenciamos”.

    Onde se já viu duas instituições tão cruciais para o pais ficarem fazendo beicinhos uma contra a outra por simples vaidade, por uma melhor posição frente aos holofotes? Por ridícula esse tipo de querela, nem a público deveria vir. 

    O que se observa mais uma vez é o absoluto desdém da Polícia Federal para com seu superior imediato, no caso o Ministro da Justiça. O delegado da PT fez referência a uma almejada autonomia. Ora, seria apenas a chancela legal porque na prática ela está solta, lépida e fagueira na estrutura do Poder Executivo.

    Com todo o respeito que a nossa Polícia Judiciária da União merece e ressalvando preliminarmente sua crucial importância dentro do aparato repressivo do país; a dedicação e coragem de seus agentes e delegados; a expertise dos seus técnicos; mas é de uma pretensão sem paralelo no mundo uma corporação policial autônoma. Uma instituição em armas, singularidade que basta para ao menos se cogitar lhe dar esse estatuto. 

    Só uma conjuntura onde o Poder Político, o único soberano porque emanado da máxima Soberania, no caso, a popular, atravessa uma fase de desprestigio, até mesmo de desmoralização, junto à população é que absurdos como esses prosperam. Se institucionalmente seria uma heresia, em termos administrativos-operacionais se converteria em tragédia. 

     

  14. e eu que andava me assustando só com a PM…

    agora sei quão assustadoras são as autonomias dos que se encontram no dever de respeitar apenas as intituições,

    e não a todo cidadão

    1. reparem que vem de um dos representantes maiores…

      reparem como insatisfações pessoais, na maiorias das vezes financeiras, afetam e desregulam todo o funcionamento do instrumento policial

      o que que esses caras pensam que são, quando colocam a foto da Dilma como alvo em treinamentos de tiro?

      e quando vão entregar qualquer documento, perdem a paciência e invadem a casa de um suspeito?

      um suspeito, gente! não um criminoso! não um condenado!

  15. Creio que os delegados
    Creio que os delegados aecistas também querem sair em uma foto de “os intocáveis” na Folha.

    Já os procuradores sonham em ter um “GI Joe” em seu time, semelhante a um careca e barbudo da PF carregando um fuzil quando da prisão de Vaccari.

    Já já vão pleitear o prêmio da Globo dado ao juiz Moro.

  16. bem lembrado…

    tipo de conflito que tem tudo para ser apenas para fazer sombra, pois governo sempre fez questão de garantir total liberdade………………

    pqp………………………difícil acreditar que chegaram a tal ponto, tão baixo

  17. História mal contada

    Ainda está por ser esclarecido o episódio narrado pelo Lauro Jardim no dia 13/04:

    Não fomos nós

    Leôncio: missão de paz

    Leôncio: missão de paz

    O presidente da Associação de Delegados da Polícia Federal, Marcos Leôncio, procurou parlamentares encrencados na Lava-Jato para dizer que os pedidos de abertura de inquéritos contra eles foram obra exclusiva da Procuradoria-Geral da República.

    Disse ainda que, se dependesse dos delegados que atuam em Curitiba, muitos ali não seriam partes em inquéritos.

    (Atualização às 22p1: A assessoria de imprensa da ADPF enviou nota negando que Marcos Leôncio tenha se reunido com parlamentares com este objetivo. Segundo nota, Leôncio se reuniu com eles para discutir temas ligados à agenda legislativa da categoria e da Polícia Federal. O Radar mantém a informação publicada.) 

    Por Lauro Jardim

    link: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/nao-fomos-nos/

    1. Obvio ululante

      Veja batendo na PF pra olimpizar ainda mais o MPF. Como se os proprios deputados nao soubessem que so os procuradores podem fazer pedidos de abertura de inquerito. Como diz la em Limeira: me economiza!

  18. Essa confusão na verdade

    Essa confusão na verdade começou tudo por causa da Globo. Desde quando o Janot  virou notícia na Globo até ao prêmio do juiz indigesto Sergio Moro isso sem contar todos os vazamentos. O certo, em minha opinião, seria trocar todos, tirar as investigações e do Moro  do Janot , Deltan Dallagnol e colocar nas mãos de quem leva a sua profissão a sério sem da corda a Globo ou qualquer outra emissora. Todos eles  quiseram sua pontinha na globo e dai ferrou tudo, virou nisso. Esse tipo de aparição em TV deveria acontecer depois do serviço feito e não antes e nem durante.

    1. Faltou

      Falta uma medida importantíssima, Sbernardelli. Se a sede da Petrobrás é no Rio, transferir o que a ela se refere para o Rio. Deixa a república do Paraná julgar só os paranaenses, Youssef e os “escondidos”. Segunda medida, para lá de importante: punir, com a máxima severidade possível, quem vazar qualquer coisa ligada a depoimentos e aos processos em si, sejam os vazamentos contra ou a favor. Afinal, até que se mude a legislação, sigilo significa sigilo. 

  19. Outra história mal contada

    “…Tudo isso você já leu.

    Agora o que você não sabe: os delegados federais da Lava Jato queriam ouvir o Humberto Costa ( que tem um delegado como chefe de gabinete) com perguntas entregues antecipadamente e sem a presença dos procuradores… esta é uma das razões da guerra entre delegados e procuradores.

    Outra coisa que se sabe dentro da PF é que os delegados seguraram ( com anuência de alguns membros do MPF, pasme) as informações da Lava Jato sobre Vaccari e outros políticos do PT, já conhecidas antes das eleições. Essas notícias poderiam ter mudar o resultado de uma eleição super apertadas.

    Lembre-se: o Senador Humberto Costa foi o relator da MP que deu aos delegados o poder exclusivo em ser nomeados para Delegado Geral da PF e igualdade com as carreiras jurídicas. Nas eleições os delegados mandaram recado para a Dilma: se ela não assinasse a MP( assinou no meio da campanha) o Vaccari seria preso. 

    Os delegados negociaram o silêncio sobre Vaccari, nas eleições, para agora lograrem seus superpoderes.”

    Link: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/claudio-tognolli/delegados-negociam-com-dilma-desde-as-eleicoes-020224215.html

    1. eu li o texto todo antes de me atentar a sua fonte

      A historinha é bem fantasiosa, né nao? Todos sabem que o MPF montou um time que tem interesse em fazer chantagem sobre o Congresso e em conluio com o Moro, tentam mudar a legislaçao e criminalizar a politica. O que acho mais provavel é que o MPF veja a PF como uma força incontrolavel que pode estragar os planos da gang (esta palavra é pra ser entendida no seu sentido direto). Alem disso, a PF, que foi aparelhada pela CIA durante o gov FHC,  tem pretensao de se tornar um FBI ao estilo Egdar Hoover.  

      Agora, em relaçao a fonte que vc usou:  este cara ja foi completamente desmoralizado, é um mitomano,  credibilidade similar a do Olavo de Carvalho.

  20. Imaginem esses

    Imaginem esses justiceirozinhos empregados da globo, da imprensa propineira, tendo que trabalhar em um país onde a justiça existe e funciona? Morreriam de fome.Não sabem o que é justiça, só especializaram-se, infelizmente, em trabalhar para criar  conchavos. São, apenas, o que são: mauricinhos bobinhos, desinformaos, escravizados pelo status.

  21. o embate de cegos que

    o embate de cegos que interessa ao país é:

    SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO – MPF / PF NO DEVER INVESTIGATIVO-POLICIAL  X  POLÍTICOS DE FAVOR E AS OBSCURAS SISTÊMICAS ENGRENAGENS DO PATRONATO

    “Como o grande bispo Butler observou profundamente, cada coisa é o que é, e não outra coisa”.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador