Revista GGN

Assine

O Supremo Tribunal Federal, depois da tempestade

A grande tempestade midiática, do julgamento do "mensalão", deixou sequelas no STF (Supremo Tribunal Federal) e, na época, provocou dúvidas justificadas sobre as intenções democráticas da mais alta corte, especificamente do grupo de cinco Ministros - Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ayres Britto, Marco Aurélio de Mello e Luiz Fux - mais o Procurador Geral da República Roberto Gurgel, o chamado 5 + 1.

Em algumas circunstancias, é de tal ordem o poder de exacerbação da opinião pública, por parte dos grupos de mídia, que qualquer Olimpio Mourão Filho, com um bando de recrutas, pode provocar uma hecatombe política; ou então um aventureiro qualquer com um exército de togados. E o grupo dos 5 + 1 não se pejava de provocar conflitos com o próprio Congresso Nacional.

Os tempos são outros. O fim do julgamento e a mudança da composição do STF, dissolveram o clima anterior.

Hoje em dia, advogados que frequentam o STF dão conta de novos ares por lá.

Fim de namoro

Depois de ser incensado o quanto pode, o presidente do STF Joaquim Barbosa foi descartado pelos grupos de mídia. No "mensalão", seus arroubos eram tratados de forma épica; fora do "mensalão", como manifestação de um sujeito sem verniz no banquete dos veneráveis. 

Resta a Barbosa o esperneio de defender a regulação da mídia - com argumentos consistentes.

Aparentemente, também caiu sua ficha sobre sua falta de condições políticas, inclusive para sair  candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro. Além de enfrentar um candidato competitivo - Francisco Dornelles - Barbosa teria que se sujeitar a práticas impensáveis para que, como ele,  gozou intensamente com os poderes imperiais de que se viu revestido. Depois de tornar-se um deus vingador, como negociar com financiadores de campanha, subir o morro, ser tratado como um igual pelos demais políticos? Teria que demonstrar uma humildade e uma disposição para o trabalho que não bate com sua biografia.

No STF, não é mais dada como certa nem sua aposentadoria a partir de novembro, quando termina seu mandato de presidente da casa. Até lá, continuará praticando arbitrariedades e  enfrentando a ojeriza discreta de todos os segmentos representativos do Judiciário.

Já seu colega Gilmar Mendes permanecerá perseguindo tenazmente a tarefa de desmoralizar a mais alta corte. À sua lista de medidas polêmicas, soma-se mais uma, o pedido de vistas - ou de "perder de vista", como qualificou o Ministro Marco Aurélio de Mello - na votação do financiamento público de campanha, atendendo às demandas do PMDB,  do presidente da Câmara Henrique Alves e do notório Eduardo Cunha.

Mais. O impensável Luiz Fux declarou-se impedido de julgar ações do escritório do notório advogado Sérgio Bermudes, já que sua filha é advogada sócia. Já Gilmar não tem limites. Continua julgando causas milionárias patrocinadas por Bermudes, mesmo tendo sua mulher como sócia do escritório.

Em suas idas ao Rio, o próprio motorista de Bermudes o pega no aeroporto e o leva ao apartamento que o advogado mantém no Rio para visitas ilustres. E O IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público) continua sua carreira de sucesso, oferecendo serviços milionários a tribunais sob a mira do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O fim das alianças

Longe se vão os tempos em que os alarmes de Gilmar influenciavam almas crédulas, como do Ministro Celso de Mello.

Hoje em dia, sua capacidade de influenciar colegas é vista como nula, com exceção da  Ministra Carmen Lúcia - talvez a pior surpresa de toda essa lavra de Ministros do STF.

A Ministra tem impressionado pelo despreparo com que atua em vários temas e por alguns aspectos de sua personalidade que têm desapontado enormemente antigos conhecidos. 

Quando Gilmar pediu vistas do processo de financiamento de campanha, Marco Aurélio de Mello - que deveria votar após Gilmar - antecipou seu voto, contrário ao financiamento. Carmen Lúcia, que deveria votar antes, preferiu se abster, em uma demonstração de falta de firmeza.

Outra Ministra, Rosa Weber, é considerada ainda como não adequadamente preparada para a função por ter feito carreira exclusivamente na área trabalhista. Mas é vista como séria, estudiosa e com personalidade. É só questão de tempo para se adaptar.

Decano dos Ministros, e referência por seu conhecimento, Celso de Mello desvestiu a toga de centurião, que vergou antes e durante o "mensalão".  Depois de ter merecido uma capa da Veja, com uma foto desmoralizadora - algo que nem Ricardo Lewandowski ganhou - parece ter caído sua ficha sobre a capacidade de manipulação da mídia.

Continua a merecer o respeito técnico, assim como Lewandowski - que, além do preparo, tornou-se uma referência inesquecível da fortaleza dos grandes juízes, ao resistir heroicamente ao massacre que lhe foi imposto pelos grupos de mídia.

Teori Zavaski é uma unanimidade de seriedade, discrição e afinco pelos estudos, mesmo de quem discorda de seus votos. Embora mais falante, Luis Roberto Barroso ganhou respeito geral não apenas pelos votos mas pela forma firme e educada com que enfrentou a truculência de Joaquim Barbosa.

Marco Aurélio de Mello continua ele: divertindo-se quando investe contra a maioria e mais calmo, depois da indicação da filha para o Superior Tribunal de Justiça do Rio.

Luiz Fux continua Luiz Fux, um autêntico rebento do Posto 9 do Rio de Janeiro, de uma simpatia contagiante e outros atributos sociais tipicamente cariocas. E só.

Dias Toffoli ainda desperta controvérsias. De um lado, os que criticam sua fraqueza; do outro, os que admitem sua fraqueza, mas ressalvam que passou a estudar mais nos últimos tempos.

 

 

Média: 3.1 (15 votos)
56 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Maria Izabel L Silva
Maria Izabel L Silva

O Barbosa defendendo 

O Barbosa defendendo  regulação da midia? Como assim? E ele sabe o que é isso? Logo ele, que mais se aproveitou do estrelato midiatico. Foi personagem e capa de livro, capa de revista (alias, essa ultima uma outra mancha na sua biografia). Não vai faltar a novela. Logo a Globo inventa um personagem baseado nele. Porem,  Lula e Dilma são co- responsaveis por essa vergonha nacional que é a nossa suprema corte. Foram negligentes na indicação dessas pessoas, mesmo que seja muito dificil peneirar no Judiciário alguem que tenha estatura para o cargo. É como procurar uma pepita de ouro no rio Tietê.  Tem que se criar um mecanismo capaz de barrar farsantes, coroneis e malandros cariocas na Suprema Corte do pais. 

Seu voto: Nenhum

A filha do Ministro Marco

A filha do Ministro Marco Aurélio de Mello foi indicada para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que engloba os Estados do RJ e ES.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Edi Passos
Edi Passos

Verdade!

Sem querer se chato, não existe Superior Tribunal de Justiça no Rio, pois todos os tribunais superiores têm sede na capital federal!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Fux simpático?

Ele é um grande falastrão. Simpatia é outra coisa.

Seu voto: Nenhum

Uma pequena homenagem ao juiz

Uma pequena homenagem ao juiz Joaquim Barbosa que José Dirceu gostaria de fazer:

(...) Juiz malvado ô mal juiz
Fizeste um falso julgamento
Juiz malvado ô mal juiz
Por que fizeste falso julgamento (...)

(Trecho Três Irmãos /Fagner e ZecaBaleiro)

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Hélio Jorge Cordeiro

imagem de Ivan Arruda
Ivan Arruda

"É só questão de tempo para

"É só questão de tempo para se adaptar"

Adaptar-se para atender os anseios da população ou às determinações do gangster de Berlim?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Daytona
Daytona

Texto muito tendencioso em

Texto muito tendencioso em relação ao minsitro Marco "ditadura foi um mal necessário" Aurélio, a quem Nassif admira(assim como já admirou o grande estadista José Serra).

Nassif "esquece" do papel nefasto de Marco Aurélio em sua aliança com a grande mídia, inclsuive no episódio citado do linchamento midiático contra o ministro Celso de Mello, na qual Marco Aurélio atuou ao lado da mídia para pressiona ro ministro. O longo histórico de suas decisões, principalmente no TSE, sempre alterando regras eleitorais que coincidentemente favorecem determinados grupos políticos, e a infâmia da nomeação de sua filha como desembargadora, também não mereceram maior atenção por parte do Nassif.

Marco Aurélio é tão nefasto e pernicioso quanto Barbosa, apenas que, enquanto Barbosa ganha publicidade por conta de sua retórica agressiva e grosseira, Marco Aurélio age de maneira concreta, debochando da Democracia brasileira.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Não sei se é, exatamente,

Não sei se é, exatamente, admiração, Daytona. MAM, não é mesmo como os demais ministros. Nem é como Lewandowski, Teori e Barroso mas tb não é como os outros, principalmente, GM. Parece que ele consegue se equilibrar bem entre a magistratura e a política, uma vez que é, infinitamente melhor como político, que é a parte mais difícil, sobretudo para um magistrado. GM, faz política posando de magistrado e aí vira um coronel truculento, como outro qq que se vale de seu poder para conquistar objetivos políticos e MAM, faz o contrário, vale-se de seu poder político para conquistas no Judiciário. No final, parece dar no mesmo mas não é a mesma coisa, numa Corte política que tem que posar de técnica. GM, JB e CL, se colocam como inimigos políticos de quem está sendo julgado e MAM, como adversário, faz a disputa mesmo sabendo que tem mais poder e que tudo ali já está combinado, previamente. É diferente, joga com as cartas na mesa. e, mesmo sabendo que está em posição de vantagem, não esculacha o adversário. Pode ser mais ou menos contundente mas não esculacha e tb não se omite. Pode fazer provocações e faz mesmo mas sabe o momento de fazer. E, mais que isso, sabe alertar até mesmo o presidente qdo a coisa está saindo do controle. É um adversário político na Suprema Corte e sabe que isso altera a correlação de forças; vai continuar lutando por seus interesses de classe, o que é legítimo ( embora na última instância do Judiciário, isso seja extravagante ) mas sem desqualificar seus oponentes. Desde o início do julgamento da AP 470, foi um dos únicos ministros ( Lewandowski, não conta ) que não atacou ou reclamou das reações de parte da sociedade aos desmandos da Corte. Bem ao contrário. Garantidos seus interesses, consegue administrar bem a relação com os desafetos políticos; já é muita coisa para quem está com a vida do adversário político nas mãos. Se, por um lado, não pretende ser um Lewandowski, por outro, passa longe de ser um GM. Será um bom decano para a Corte pq consegue trazer para o tédio do plenário a espontaneidade da política. E, olhe que para quem acompanha aquelas sessões, isso faz toda a diferença. É como disse o Nassif no post; ele se diverte e acaba divertindo a gente, tb. MAM é um político que algum grupo perdeu para a magistratura.

Seu voto: Nenhum
imagem de Daytona
Daytona

Cristiana, não acho que as

Cristiana, não acho que as fanfarronadas do minsitro Marco Aurélio sejam dignas de qualquer elogio, ele é ministro do STF, não palhaço de circo, está no lugar errado, portanto. Seu record em ser voto vencido no plenário não se deve a convicções sinceras(o que seria digno de elogio)mas à sua incontrolável pavonice, sua necessidade de aparecer. qualquer dia aparecerá com uma melancia no pescoço.

Tampouco acho legítimo que ele defenda seus interesses por meio de seu cargo, o que faz com frequência. principalmente quando presidindo o TSE, onde ele costuma alterar as regras do jogo, sempre favorecendo os mesmos grupos políticos de sempre.

Não vejo essa ponderação de MAM, como se ele fosse um ministro intermediário entre os desmandos de Barbosa, Gilmar, e o equilíbrio de Lewandovsky, Zavascki, muito pelo contrário, MAM é o mais reacionário dos ministros, se Gilmar é um pragmático, que se vale do cargo para enriquecer e proteger o grupo que o indicou, e Barbosa é um despreparado, uma espécie de Gilmar trapalhão, MAM é um reacionário ideológico, ele não age apenas para satisfazer seus interesses particulares, mas pela mais profunda convicção conservadora, cujo limite é o desprezo que ele não se cansa de demonstrar pelo regime democrático, daí suas opiniões infâmes sobre a ditadura.

MAM é metódico em sua prática reacionária. Se Barbosa, em seus despreparo, distribui grosserias a torto e direito, MAM age arbitrariamente de forma calculada. Foi assim quando tentou intimidar o ministro Barroso quando este divergiu dele, grosseiramente chamando-o de "novato", como forma de desqualificar suas posições; foi assim quando tentou, sempre em parceria com a mídia corporativa, coagir o minsitro Celso de Mello na votação sobre os embargos infringentes, e é assim em sua tentativa incansável de desqualificar a Democracia brasileira, propósito maior de seu reacionarismo, atacando seus símbolos, como quando, como presidente do TSE, decidiu que o voto não era dos eleitores, mas dos partidos, ou em suas frequentes entrevistas, nas quais chama o ex-presidente Lula de "safado", sem referindo-se ao ex-presidente de maneira desabonadora, qualificando-o como um malandro, que simplesmente não poderia não ter tiudo conhecimento do mensalão, parte do projeto reacionário de eliminar o Lula da vida política brasileira.

O ministro ao qual você se refere é o Celso de Mello, esse sim é um conservador responsável, que percebeu os exageros e as violações aos nossos direitos e garatias fundamentais, lembrou-se de sua função de guardião da CF, o qual ele desempenhou brilhantemente em seu voto a favor dos embargos infringentes, enquanto MAM, marionete da Rede Globo e afins, pressionava o ministro para mudar seu voto, e sancionar o Estado de exceção, a repetição do que MAM, em seu desprezo pelo povo brasileiro, considera apenas um "mal necessário", desta vez levado adiante pelo STF.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Não discordo de vc, Daytona,

Não discordo de vc, Daytona, apenas acho que MAM, sempre deixa bem claras suas intenções. Isso aconteceu tanto no episódio com o decano qto com o Barroso ( que, aliás, é toda hora ). Ele declara o que está fazendo. De qq forma, minha intenção não era elogiar o ministro, apenas destacar uma característica. Para mim, ele é um político conservador, nada além... E, consegue equilibrar isso com sua condição de magistrado. Conseguir que os ministros se enxergassem para além de suas classes e interesses, seria o melhor dos mundos mas infelizmente...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Daytona
Daytona

Cristiana, ele não declara

Cristiana, ele não declara abertamente o que faz, nunca declarou que pretende destruir a Democracia brasileira e instalar uma ditadura de notáveis, porque é isso que ele faz, é isso que pretende.

MAM é um conservador brasileiro, e conhecemos muito bem a incompatibilidade da direita brasileira com o regime Democrático. A Democracia é o maior inimigo do grupo que MAM representa.

É justamente por entender o jogo político melhor que seus pares, e utilizar de sua posição para avançar seu reacionarismo, que MAM é muito mais perigoso que Barbosas e Gilmares, que visam apenas o ganho mais imediato. O projeto de MAM é a derrocada do regime democrático e de todos os valores que ele, como ministro do STF, deveria preservar e proteger.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Neideg
Neideg

Perfeito!

Perfeito!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Pior é que vc pode estar

Pior é que vc pode estar certo, mesmo.... Vou prestar mais atenção.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Barbosa vai sair em novembro

Joaquim Barbosa não vai ficar sob a presidência do Lewandowski. Não é do feitio dele esse tipo de humildade, de dignidade. Se ele ainda fosse o queridinho da mídia certamente ficaria, pois esta assumiria sua defesa e replicaria suas teses a cada atrito com o Lewandowski. Mas sabendo-se abandonado ele não tem a grandeza e nem a vontade de remar contra a maré.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

imagem de Neideg
Neideg

Pedirah uma licenca de dois

Pedirah uma licenca de dois anos para estudar com as despesas por conta do erario, eh claro! Ira a Noruega aprender a lingua ou fara algum novo "curso" em Paris, Nova York, Sao Francisco ou um desses lugares chatos que mantem qualquer alma estudiosa presa na Universidade. Um poliglota como ele prescisa estah se renovando.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Daytona
Daytona

Poliglota?Você já viu ele

Poliglota?Você já viu ele "falando" inglês?

É mais farsante que o Jô Soares.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Neideg
Neideg

Aprender ingles, eu tenho

Aprender ingles, eu tenho certeza que ele aprendeu, passou todo periodo como Procurador viajando pelo mundo fazendo " mestrados, doutorados" e uma montanha de cursos de ingles, alemao, etc, etc.... No batente pelo Brasil, ele nao pegou. Se esses cursos foram enrrolacao, ai eh outra comversa. Passou todos esses anos nesses paises, mesmo que tenha sido frequentando os butecos e namorando, dava muito bem para aprender a limgua, ate as girias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Barbosa

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Daytona
Daytona

Naõ aprendeu, basta ver a

Naõ aprendeu, basta ver a maneira que o provinciano citou a palavra "laughable" no STF, para criticar o Judiciário brasileiro com base em uma notícia do New York Times. Com muita dificuldade conseguiu dizer a palavra, com a pronúncia toda errada. Ninguém fluente em inglês faria isso.

Daí, fica difícil imaginar um poliglota que não saiba nem inglês.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

nassif usados e descartados

nassif

usados e descartados de acordo com o interesse...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Mário Mendonça

imagem de Luiz Gonzaga da Silva
Luiz Gonzaga da Silva

"Além de enfrentar um

"Além de enfrentar um candidato competitivo - Marcelo Crivella - Barbosa teria que se sujeitar a.."

O candidato a reeleição é o senador Francisco Dornelles. Crivella tem mandato até 2018. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A casa caiu!

Prezados,

 

Parece que a maré não está muito boa para Barbosa. Foi fotografado com um sujeito que tem centenas de processos nas costas, mas deve ter costas largas na justiça brasileira.

 

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/128890/Barbosa-tira-foto-em-Miami...

 

Estudantes expulsam ele de um bar:

 

http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/04/08/barbosa-recebe-hom...

 

Agressor com grande déficit civilizatório:

 

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/95343/Joaquim-Barbosa-comete-agre...

 

Acho que ele tem potencial para fazer mais. Imagine num debate político, sem a proteção da toga, como ele reagiria a uma pergunta sobre esses temas?

 

Espero ansioso!

 

Sds Soteropolitanas,

 

Mário

Seu voto: Nenhum
imagem de sergio luis brito
sergio luis brito

Resumindo: temos uma Corte

Resumindo: temos uma Corte ridícula.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de MThereza
MThereza

Que a "mudança" beneficiou

Que a "mudança" beneficiou tucanos - por enquanto só esses, haja visto o caso do roubo de 1 galo e 1 galinha (deve ser crime hediondo) e acena com alguma normalidade. Mas, enquanto 10 ficarem calados e inertes diante da prisão ilegal e arbitrária de José Dirceu, continua tudo igual, inclusive o super poder de jb, agindo longe de qq respeito à lei. Onde já se viu determinar a varredura de todos os telefonemas, de um período de 15 dias, de todas as operadoras de celular, da papuda para a Bahia (só Salvador ou entorno?), com o claro objetivo de punir Dirceu? Onde já se viu um roubo de galinha ir parar no stf? Reforma no judiciário pra ontem.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

Tenho dito que adoraria ver

Tenho dito que adoraria ver Joaquim Barbosa como candidato a qualquer coisa, tendo que vestir a camisa de um partido e de enfrentar as feras nas suas andanças, beijando mão de criancinhas encatarradas, ou de idosos doentes, mas, sobretudo, sedo obrigado a subir nos palanques para discursar. Pense! Um cara que dentro de um TSE, onde seus pares tem que engulir tantos desaforo, vendo que o camarada mal e porcamente sabe se expressar, ora lambendo os beiços, ora fazendo caretas, e se atropelando nas palavras para fazer mis en scène, como poderia ser bem sucedido como político? Ninguém se transforma de acordo com o lugar; esse JB do STF seria o mesmo dos palanques e das ruas. Mesmo aqueles que ainda torcem para vê-lo como candidato por certo se arrepiariam com suas apresentações em público, visto ser o cara um baita desequilibrado psicolgicamente, e até espiritualmente. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de nilo
nilo

EXCELENTE ANÁLISE. SÓ UMA

EXCELENTE ANÁLISE.

SÓ UMA COISA FALTOU: A ANÁLISE DO SILÊNCIO DA OAB E DOS ADVOGADOS QUE MILITAM NO TRIBUNAL - DIANTE DOS DESMANDOS DE JB , AS CHINCANAS E IMPARCIALIDADE - NOTÓRIAS -  DE GILMAR MENDES. FALTA UM SOBRAL PINTO NA TRIBUNAL.

NA QUESTÃO DO FINANCIAMENTO, HÁ AINDA A CIRCUNSTÂNCIA DO IRMÃO CAÇULA DE GILMAR SER EXPREFEITO - TURBULENTO  E CORONEL POLÍTICO - DE UMA CIDADE DO MATO GROSSO:   http://www.cartacapital.com.br/politica/o-prefeito-e-o-coronel/   

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Eduardo Azeredo que o diga.

Eduardo Azeredo que o diga. Ele amou esse "novo" STF.  Parece que a fada madrinha do meliante passou por lá e transformou todos aqueles julgadores implacáveis, pusilanimes e vassalos do PIG em juizes comedidos, que respeitam a lei e que não temem o poder da opinião publicada.

Não mudou nada. Vão continuar a serviço da elite. Vão continuar com suas inúmeras mordomias. Vão continuar passeando na Europa com família e tudo às nossas custas? E os HCs do banqueiro condenado a 10 anos de prisão? Não vão fazer nada a respeito? E o processo da mulher do Noblat? E o do DARF da goebbels? E tantos outros que estão engavetados esperando a prescrição?

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Fux nega HC para autor de furto de galinha

Por essas e outras o STF precisa urgente se transformar em Corte Constitucional, porra começo de conversa os ministros demonstraram não enteder patavina de Direito Penal, não sabem que existe o princípio da insignificânia e levam adiante julgamentos cujos objetos são coisas tipo um pão mofado, uma galinha,...e o que dizer das ratadas dadas pelos bambambans durante o julgamento do mentirão, nem gosto de lembrar das várias cenas constrangedoras, palavras que sairam das boquinhas dos ministros e ministras da Suprema Corte de uma das maiores economias do planeta, me lembro da Carmem Lúcia dizer que, o "mensalão" era caso de caixa 2 de campanha eleitoral(de fato foi isso mesmo) ao mesmo em que, se foi isso mesmo o que aconteceu(de fato o foi) naquele momento já era crime prescrito,....e por isso votaria com o relator que, naquele momento, era uma espécie de Rei Midas, pois que tudo o que tocava virava ouro mas que no momento voltou a ser homem comum até mesmo pq seu serviço para a Casa Grande já foi entregue.

E taca na senzala, vale a pena ler de novo este artigo postado pelo Marcos St, da série Coisas de uma justiça que existe a serviço do senhorio para "dar lições" nessa gente da senzala:

 

Ministro do Supremo nega anular ação por furto de galinha em MinasLuiz Fux quer ouvir MPF; decisão final será tomada por turma do STF.
Defensoria Pública tentou anular ação pelo princípio da insignificância. 

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília

   

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux negou conceder liminar (decisão provisória) para anular uma ação penal contra homem que responde a processo na Justiça de Minas Gerais por ter tentado roubar um galo e uma galinha, avaliados em R$ 40. A decisão foi tomada na semana passada e publicada na sexta-feira (4).

A 2ª Vara da Comarca de São João Nepomuceno (MG) abriu ação contra Afanásio Maximiniano Guimarães em setembro do ano passado por furto, crime que pode resultar em prisão de um a quatro anos.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

Que tristeza

"A pior ditadura é a do Poder Judiciário, contra ela não há a quem recorrer" Rui Barbosa

Sobrou quem mesmo diante dessa bandidagem que forma o STF, a única vantagem é que voltaram a ser garantistas pq o julgamento de exceção do mensalão terminou, embora a discricionariedade continue, agora, na execução das penas, injustas por sinal, e todos de boca fechada como se fosse a coisa mais normal do mundo acontecer isso que está acontecendo contra Dirceu, que deveria estar cumprindo pena no semi-aberto, conforme decisão do plenário. Dentro desse caos não sou otimista não, os ministros éticos são poucos, ainda não são maioria, a Justiça continua servindo ao senhorio, o chicote do STF continua reservado prá PPPP preto pobre puta petista, o que é natural numa sociedade cuja elite, com pensamento escravocrata, teve um afro-descendente a seu serviço.

Fala ShereAzeda..rsss

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

Ainda temos presos injusta e

Ainda temos presos injusta e ilegalmente? Então o STF ainda é o mesmo. Podem vir fantasiados de baiana que vão continuar sendo a mesma coisa que eram há alguns meses atrás. O julgamento acabou mas as consequências dele ainda estão aí . Claro que para os ministros o julgamento de exceção foi consequência zero mas para condenados, familiares, amigos, militantes, simpatizantes, partidos... o fardo tá pesado. Não vai dar pra deixar barato, não.

Seu voto: Nenhum (16 votos)

Enquanto isso

Cristiana,

Soltaram ontem todos os envolvidos com o caso do helicóptero dos Perrella, por ordem da Justiça do Espirito Santo.

 

Seu voto: Nenhum (15 votos)

PSDB pooooode. PT não pode.

A moral da história poderia ser: "O PSDB poooooode, o PT nada pode", por isto os traficantes foram liberados e o chefe de quadrilha sem quadrilha continua pastando ao bel prazer do Babosão.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Pois é, mídia e oposição

Pois é, mídia e oposição encontraram o caminho das pedras; o PT vai passar os próximos anos " morando" no STF; nem sei pq fizeram tanta questão de acabar com a Trincheira da Resistência; pelo menos, a gente tinha barracas para dormir. Do jeito que a coisa vai, o STF deveria fazer um "puxadinho" para os militantes e simpatizantes petistas que andam passando mais tempo no Supremo do que em qq outro lugar. Lá vamos nós, de novo, Petrobrás e André Vargas; não gosto nem de pensar no que o deputado vai passar naquele plenário, com JB na presidência, depois do gesto de resistência no Congresso. Lembrando que André Vargas foi o deputado cujo gesto, determinou a pauta anti-PT de JB, na primeira sessão depois a solenidade de abertura. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

As discricionariedades vão continuar no "mentirão"

A MENTIRA NÃO PODE DESABAR - A imprensa cometeu um baita erro ao instalar um tribunal de exceção e por isso não vai querer que o mentirão seja desmascarado, que "dissidentes" do sistema abram a boca nos meios de comunicação de massa e denunciem a farsa, isso não vai ocorrer tão cedo, o que quer dizer que a população vai achar achando tudo isso muito normal, quem sabe daqui a uns 50 anos, como fazem agora com o golpe militar, e como vc Cristiana comentou noutro post,  veremos jovens fazendo escrachos na frente da casa de um Barbosa com os seus 110 anos de idade babando numa cadeira de rodas, aliás, esse STF é fruto do entulho autoritário tá aí a prova e isso não será removido tão cedo, tipo mandato fixo para esse grupo de lordes ingleses

Seu voto: Nenhum (5 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Neideg
Neideg

Nassif,  Marco Aurélio

Nassif,  Marco Aurélio desfruta, apenas, do sucesso de sua herança  de coronéis nordestinos com peso político e repassa a seus herdeiros a Capitania que se apossou. Leu, estudou? Só se for nos votos modificados a cada momento que convém aos endinheirados?  Nunca o vi respeitar qualquer Lei ou regra que não fosse sua ideologia e seus interesses. Sua segurança não surge do conhecimento. Ela vem da postura de quem tem uma arma carregada e engatilhada na cabeça de uma vítima ajoelhada.Considerar Rosa Weber uma estudiosa?  Só se for dos livros do lll Reich. Um Ministro do Supremo que vota prisões sem provas e justifica que esse voto eh autorizado pela literatura, eh preparada onde?Fux eh uma farsa óbvia. Gilmar eh uma farsa mais esperta.A biografia de Barbosa, como estudioso, não eh melhor que a de nenhum desses, o que o diferencia deles eh a origem. Subiu como qualquer bajulador traiçoeiro.Carmem eh isso que está aí e sempre foi,  sua insegurança eh típica dos medíocres apadrinhados.Acredito que essas pérolas do Judiciário nao tiveram disposição nem para ler seus kilometricos  currículos, tão propagandeados por seus padrinhos políticos e midiaticos.Acho o Tofoli, infinitamente, melhor e mais preparado que todos esses citados. Não eh fácil se estabelecer em uma estrutura tão elitista, vindo com o estigma de "advogado amigo de petistas" e entrar nesse salao lotado de factoides de biografias. Quanto ao Lewandowiski, Barroso, Teori e Celso de Mello, independente do que pensem, suas posturas e argumentações demonstram a segurança de homens com conhecimento suficiente para responderem pelo cargo.   

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Ugo
Ugo

amianto sem julgamento

Não vamos esquecer que o marco collor mello é aquele que está sentado no parecer do amianto, sentença que na vetusta Europa colocou os donos das eternirs na cadeia. É a confirmação do coronel à serviço da casa grande.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de wanderley
wanderley

NAO TENHO VERGONHA

NAO TENHO VERGONHA POR QUE SEI  QUE SEMPRE HAVERA HOMENS QUE MANTERAO A DIGNIDADE EM QUALQUER SITUAÇAO

Seu voto: Nenhum (1 voto)

“O mundo está divido entre os

“O mundo está dividido entre os covardes e aqueles que se aproveitam do corajosos.” - Futuro da Silva

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Hélio Jorge Cordeiro

imagem de José X.
José X.

A tempestade ainda não

A tempestade ainda não terminou, nem acredito que Barbosa esteja de fato estremecido com a mídia. Aliás, sempre achei de uma extrema ingenuidade quem levava a sério que ele iria se aposentar agora e se dedicar à carreira política. Até o fim do ano ele vai estar lá no STF, perseguindo Jose Dirceu, Genoíno e Delúbio, e com certeza trabalhando contra a reeleição de Dilma. Meu palpite é que ele ainda vai protagonizar algum situação extrema, tipo "bala de prata", como suspender a candidatura de Dilma. Aliás (2), em uma solenidade qualquer que já não me lembro qual ele cometeu uma enorme grosseria ao não cumprimentar a presidente.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Eudefiniriua este STF com uma

Eudefiniriua este STF com uma frase: um lixo.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

 "Se eu tiver que escolher entre um amigo e um oprimido, eu fico com o oprimido. Eu tenho lado e não escondo! Não sou daqueles que ficam em cima do muro para agradar lad

Babosão pretende se remediar?

Tinha lá minha dúvidas se o Babosão sairia candidato a qualquer coisa, torcia que sim, pois ele teria que renunciar ao seu cargo e se tornaria um mortal como qualquer um de nós.

Outro dia o Babosão pretendia agir como um cidadão comum e beber num boteco, pois se achava popular e mui querido pelo povo...Teve que sair correndo pois a turba popular que o venerava, pois-se a estrondar na sua cabeça que o Zé, o que ele prentende manter numa solitária, é inocente e o herói de nós todos. Depois deste susto com a turba popular, o Babosão começou a defender a Ley de Medios. Quem sabe depois dele dizer que é necessário a Ley de Medios, ele possa frequentar botecos. O que é certo, é que ele não vai se aposentar logo. Teremos que engolir ele por mais alguns anos. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Carlos Alberto Alves Marques
Carlos Alberto Alves Marques

Não faz muito, Joaquim

Não faz muito, Joaquim Barbosa esteve no RS e as autoridades do TJ quiseram homenageá-lo com um churrasco típico gaúcho. Mas bah, bem capaz! Recusou. Preferiu um restaurante francês. E o Nassif escrevendo que "black block do STF" não tem verniz. Que injustiça.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

De volta a normalidade

 

Fux nega liminar para homem acusado de roubar galinha    Ministro rejeitou pedido para arquivamento da ação penal e afirmou que caso deve ser resolvido apenas depois de manifestação do MPF 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux rejeitou um pedido de liminar para arquivar ação penal contra um homem acusado de roubar um galo e uma galinha, avaliados em R$ 40. Segundo o ministro, o caso deve ser resolvido apenas no mérito do habeas corpus, após manifestação do Ministério Público.

Foto: Carlos Humberto/ SCO/ STFMesmo depois de alegação que acusado devolveu galo e galinha, Fux negou arquivamento de ação

O caso chegou ao Supremo após percorrer todas as instâncias do Judiciário. Segundo a denúncia, o réu tentou roubar uma galinha e um galo que estavam no galinheiro da suposta vítima.

Depois do ocorrido, a Defensoria Pública pediu ao TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) que o processo fosse declarado extinto, uma vez que o acusado devolveu os animais. Apesar do pedido de aplicação do princípio da insignificância para encerrar o processo, a Justiça de Minas e o STJ (Superior Tribunal de Justiça), última instância da Justiça Federal, rejeitaram pedido para trancar a ação penal.

Ao analisar o caso no STF, Fux decidiu aguardar o julgamento do mérito do pedido para decidir a questão definitivamente. “A causa de pedir da medida liminar se confunde com o mérito da impetração, porquanto ambos referem-se à aplicabilidade, ou não, do princípio da insignificância no caso sub examine. Destarte, é recomendável que seja, desde logo, colhida a manifestação

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Anderson_Link
Anderson_Link

Meu tels

Como algo assim chega ao STF? Algum advogado pode me explicar como isso funciona? Sério mesmo isso que eu li ou é uma brincadeira de MUITO mal gosto? STF cuidando de roubo de galinha? E o Fux se comporta dessa maneira? SERIO MESMO?  A mais alta corte cuidando do roubo de uma galinha e um galo? É ISSO MESMO???

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Até o jornal popular Supernotícias tirou casquinha

O Supernotícias, jornal popular de BH, cravou a manchete: "Galinha no Supremo".

Fiquei completamente perdido, sem saber se era galinha, a ave, que invadiu o STF ou galinha, tratamento pejorativo para algumas mulheres (pensei em alguma assediando o JB).

Depois que li a matéria fiquei triste ao perceber que o Min. Fux podia ter arquivado o processo, mas recusou. Piada nacional, o STF julgando roubo de galinhas, que foram devolvidas ao dono.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Fux: eu mato no peito!

É que o sujeito "gostia" de matar no peito!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Calvin
Calvin

Concordo, mudou um pouco a

Concordo, mudou um pouco a corte, mas creio que não tão intensamente como alguns queriam. Traduzindo, não se bolivarianizou.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Quem dera que o STF fosse

Quem dera que o STF fosse como a corte constitucional da Venezuela. Lá quem escolhe os membros da corte é o parlamento, o presidente não indica ministro. E pra ser membro da corte constitucional de lá é preciso ter no mínimo dez anos de carreira e mestrado, e não as duas pós-graduações furrecas que o Toffoli tinha quando foi nomeado...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Primeiramente: FORA TEMER! E pra encerrar: FORA TEMER!

imagem de Calvin
Calvin

Não sei se o PMDB indicando

Não sei se o PMDB indicando membros para a corte ou se a formação do magistrado for na Sorbonne garantiria que a corte não fosse bolivariana, aliás como não está sendo garantido na Venezuela....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

O dispositivo constitucional permite...

A regulação da mídia está mais próxima de sair pelo STF do que da Presidência da República ou do Congresso.

Lewandowski (o próximo a presidir o STF) tem mais motivos para estar chateado com a imprensa que o Barbosa.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.