newsletter

Assinar

O TSE e a descoberta do programa de fraude nas urnas eletrônicas

Jornal GGN - Há menos de três meses, um jovem hacker recém formado pela Universidade de Brasília acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software que possibilita a instalação de programas fraudados: o “Inserator CPT”. A ação foi planejada pela CMind (Comitê Multidisciplinar Independente), formado por especialistas em tecnologia.

A advogada Maria Aparecida Cortiz, que participa do grupo, articulou a estratégia dentro do Tribunal Superior Eleitoral, representando o PDT, depois que o presidente da Corte Dias Toffolli anunciou que não abriria edital para testes nas urnas das eleições 2014. “Não vai fazer teste? Então vamos por um hacker lá dentro para descobrir o que tem de errado”, disse em entrevista ao GGN.

Cortiz descobriu outra brecha no sistema: além do Inserator, o programa comandado pela empresa Módulo Security S/A – conforme relato do GGN a única proprietária do serviço por 13 anos com contratos irregulares – é transmitido de Brasília para os estados por meio da insegura rede da Internet.

As denúncias de irregularidades foram enviadas ao TSE em uma petição. Entretanto, a petição não virou processo e foi arquivada por um juiz da Secretaria de Informática. Além da omissão do próprio ministro Dias Toffoli, a advogada ainda denuncia o desaparecimento de quatro páginas do documento. “É o crime perfeito. O réu julga suas próprias ações”, conclui.

Leia a entrevista completa:

Procurador-geral Rodrigo Janot, a advogada Maria Cortiz e o ministro Dias Toffoli, durante cerimônia de lacre do software em setembro de 2014

GGN: Como seria fazer uma auditoria preventiva para evitar as fraudes eleitorais?

O problema do TSE é a concentração do poder. Para fazer uma auditoria, temos os limitadores que eles próprios nos impõem.

Uma auditoria no software é inócua, porque é muito cara, muito demorada e existem sempre as cotas do fundo. E a gente não conseguiria ter certeza que tudo o que a gente pediu seria implementado e que estaria sendo usado no dia da votação.

GGN: E o processo de auditoria feito em janeiro de 2013, investigando as licitações da Módulo Security S.A.?

Todas as licitações foram feitas para manter a Módulo. Isso é fato, notório, público, por aquelas consultas que eu fiz nos Diários Oficiais, que são documentos públicos, que todos os procedimentos foram feitos para manter a empresa Módulo lá dentro, no TSE. O que é a empresa Módulo? É responsável pela segurança do sistema. É responsável pelos SIS, um sistema de instalação de segurança, é o primeiro sistema que confirma as assinaturas para validar os programas que são colocados na urna.

O TSE, com a concentração de poderes, não deixa a gente fazer nada e a gente não tinha mais solução para tentar mudar esse sistema. Aí eu propus para o grupo, que é o CMind [Comitê Multidisciplinar Independente], em que o Pedro Rezende e o Diego Aranha também trabalham, e que a gente milita. Propus a eles que a gente colocasse um hacker dentro do TSE. Eu falei: consigam a pessoa, que eu vou ficar com ele lá dentro, dar as dicas, porque, embora a minha formação não seja técnica, estou lá há muitos anos, eu sei como funciona.

O Diego e o Pedro escolheram um menino chamado Gabriel Gaspar, que foi aluno deles na UNB. Em agosto, conseguiu ir. Por orientação, ele foi trilhando o mesmo caminho do Diego no código fonte. Diego Aranha é aquele técnico da UNB, professor que descobriu o desembaralhamento dos votos, que dava para identificar o eleitor. Então, o Diego orientou, disse o caminho, o que era importante.

A gente descobriu, no meio de 90 mil arquivos, um artefato (a gente chamou assim) no sistema de segurança, que é desenvolvido pela Módulo. Achamos que aquilo era importante, e fizemos todo um estudo. Para que ele serve? O ministro [Toffoli] assina um programa, manda para os outros ministros, Ministério Público e OAB assinarem, envia esse programa para os estados, e só poderia funcionar nas urnas esses que vieram de Brasília, concorda? Só que usando o "Inserator" podem ser instalados programas na urna, assinados por esse artefato. Ele está apto a validar programas não oficiais. Foi uma descoberta muito importante. Isso foi agora, dia 4 de setembro.

Em 2013, eu não sabia como que eles faziam, quando eu fiz o estudo da licitação da Módulo, sabia que a empresa estava usando alguma coisa, mas não o que era. Neste ano, nas eleições 2014, eu descobri como o programa foi utilizado, lá em Londrina, em 2012: com o Inserator. A gente descobriu o nome dele e onde ele estava: dentro do sistema de segurança, é um subsistema.

Leia mais: O histórico de favorecimento e irregularidades nas licitações das urnas eletrônicas

GGN: E o resultado disso?

Cópia da Petição enviada à OABA partir daí, fiz uma petição com o ministro Dias Toffoli, explicando que, além disso, que é gravíssimo, tem outras vulnerabilidades. Descobrimos outra coisa muito, muito ruim: a Justiça Eleitoral não está usando mais aquela rede super segura, que sempre disseram que nada tem conexão com a internet, não é?

Só que eu pedi para fazer um teste lá [no sistema de urnas do TSE] e eles toparam, mas não sabiam a minha intenção com esse teste, não sabiam que eu estava com um hacker. Eu pedi para fazer o teste questionando se um computador que gera mídia – a mídia é aquele pendrive que vai carregar a urna – pode estar conectado à internet. Pedi: quero que façam o teste, um computador conectado e um não conectado. Aí eles falaram: nós vamos fazer, mas não tem sinal nenhum, porque nós usamos a internet.

Então, os programas que estão vindo para os estados, que são assinados, criptografados, vêm via internet. Não tem mais a rede hiper super segura. Eles próprios pagaram uma fortuna para abrir a rede, e abandonaram, porque ela não é segura de jeito nenhum.

Olha a situação: o Inserator existe, está dentro do SIS, o SIS é instalado no computador da Justiça Eleitoral, o computador da Justiça Eleitoral está conectado à internet. A pessoa que conhece o Inserator puxa um programa da Internet, as pessoas não sabem de onde veio aquele programa, assina no teclado e coloca na urna. Que dificuldades tem isso?

O partido político, o fiscal, o juiz que estiver lá não percebe. Não dá para perceber a diferença de colocar um programa original de um fraudado. Porque a justiça eleitoral confessou que precisa da Internet para gerar mídia.

GGN: Qual foi a consequência da petição?

Tudo que entra na Justiça vira processo. A minha petição foi para o juiz auxiliar secretário da presidência, julgada com um parecer da secretaria de informática, e mandada para o arquivo. Ela não tinha capa, não tinha número, só tinha número de protocolo, não virou processo. Eles tinham que, de qualquer maneira, desaparecer com isso, eles não podiam colocar como visível para outras pessoas. Tanto é que, você como jornalista, não encontra porque não fizeram número, não fizeram processo. É só um número de protocolo qualquer. [Anexo o acompanhamento processual no TSE]

Qual seria o trâmite, de acordo com a resolução: apresentada a impugnação, é escolhido um relator, o relator leva para a mesa, para julgar. E esse julgamento iria passar na televisão, ia ser público. Eles não podiam deixar isso acontecer, de jeito nenhum.

Então, foi grampeada a petição, com o parecer da secretaria de informática. O juiz indeferiu, mandou arquivar.

Nós fomos atrás desse processo. O parecer tem nove páginas, mas só tem cinco lá, o resto está faltando. Ninguém sabe onde está esse parecer. A gente está aguardando, para ver se eles acham o resto.

GGN: Não consegui encontrar o contrato da Módulo, ela venceu a licitação para as eleições de 2014?

Venceu. Eles fizeram uma coisa totalmente direcionada. A Módulo participa do projeto base, então só ela ganha [a licitação].

GGN: Por que os outros concorrentes não teriam critérios técnicos?

São eles que criam os critérios técnicos. Para ganhar. Então, não tem chance, não tem como ganhar. A Módulo tem contrato com todos os órgãos do governo. Não é só um, são todos.

Leia também: Como se montam as fraudes eleitorais

GGN: Como mandou para o TSE, você poderia mandar esses documentos ao MPF, à OAB, para articular melhor a sua petição?

Eu mandei para a OAB, porque ela poderia mexer com isso. Mas o presidente do Conselho Federal da OAB [Marcus Vinicius Furtado Coêlho] falou uma coisa que eu quase morri do coração. Falou que as urnas brasileiras são exportadas para o mundo inteiro. Primeiro, que não é "TSE Limitada" e muito menos "S.A.". E outra, nenhum país do mundo aceita essas urnas. Então, eu fiz a petição, com a minha obrigação de ofício como advogada, entreguei para ele com as irregularidades. Mas ele não tomou conhecimento, não.

GGN: As auditorias podem ser feitas por qualquer órgão?

A lei 9.504 só permite que analisem os programas o Ministério Público, a OAB e Partidos Políticos. Então, embora eu faça parte do CMid, eu tenho que fazer parte de um partido político. Tanto que já sou filiada há muitos anos, mas não sou ligada ao PDT, não tenho nenhuma vinculação, a não ser esse trabalho de ir lá e fazer a análise de códigos.

Especialistas discutem como hacker de 19 anos fraudou eleições no RJ, em 2012A Justiça Eleitoral, de quando em quando, publica o edital de que vão existir testes. O Diego participou de um teste nas urnas de 2012, desembaralhou os votos e descobriu quem votava em quem. Também estávamos juntos, porque ele não poderia falar [por não ter a autorização do TSE]. Então eu fiquei do lado dele, escutei [as conclusões] e passei para frente. Teve que ter toda uma estratégia.

Este ano, o ministro Toffoli disse que não ia fazer teste. Não vai fazer teste? Então vamos por um hacker lá dentro para descobrir o que tem de errado.

GGN: Legalmente falando, é possível?

A lei fala que o TSE tem que apresentar os códigos fonte para mim. Eu fui com base na lei. Só que eles não sabiam da capacidade do menino, se eles soubessem teriam bloqueado. Porque é muito, muito restrito. O PDT tem outros técnicos, mas um ficou fora, e eu sou advogada, normalmente eu não sento nas máquinas. Só que este ano a gente mudou de estratégia. Eu fui sozinha e levei o menino, que eles nem sabiam quem era. Eles achavam que ele era do PDT, e não da UNB.

GGN: Essa sua petição não foi a público?

Foi, está dando uma repercussão boa, porque eu falei dela na Universidade Federal da Bahia. O Pedro fez um site, eu fiz o debate na Bahia. Não é a mesma divulgação que Justiça eleitoral dizendo que nada é conectado à internet.

Se não fosse verdade, eu já teria respondido a milhares de processos pela Polícia Federal. Não tem como dizer que não está lá dentro, o programa está lá dentro. 

Média: 4.6 (26 votos)

Recomendamos para você

239 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Calil
Calil

FRAUDE

"Em qualquer tempo, em qualquer área, sempre haverá possibilidade de fraudar um sistema de informação digital"

Portanto, a exemplo de paises desenvolvidos, com elevadoincdice de escolaridade, de leitores per capita, de elevado desenvolvimento social, NAO HA URNA ELETRONICA, NAO HA reconhecimento digital, e tudo no papel, que qualquer umpode conferir. ESTE E O FATO. Outra o que tem o PT a ver com a justica eleitoral, de 14 anos atras quando TODOS OS MINISTROS FORAM ELEITO POR APADRINHAMENTO AO PSDB, e um saco aturaro analfabeto arroganteque acha que por saber decifrrar um codigo linguistico entente o que porta o seu conteudo.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ruy Teixeira
Ruy Teixeira

Votamos..

Votamos no PT para que ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Em qualquer tempo, em

Em qualquer tempo, em qualquer área, sempre haverá possibilidade de fraudar um sistema de informação, um programa de computador, invandir um banco de dados, etc. Os sistemas usados pelos bancos - que custam uma fortuna - são desenvolvidos por equipes especializadas (alguns usam linguagens como COBOL e FORTRAN, desconhecidas pela molecada que nasceu na era do PC, da internet e dos celulares 'espertos'; isso tem o propósito de reduzir o número de pessoas aptas a fraudar os sistemas). Mesmo esses sistemas, que são submetidos a rigorosos testes, mediante simulação de ataques por 'hakers', são susceptíveis a fraudes. Não é incomum a ocorrência de roubo de dados de cartões, saques em centenas de contas, transferências não realizadas ou não autorizadas por cientes, etc.

Um sistema eletrônico de votação também está sujeito a ataques e fraudes. Se o sistema usa uma rede aberta para transmissão de dados e informações, como a internet, fica mais vulnerável.

Se podemos fazer críticas ao sistema de urnas eletrônicas, devemos lembrar que quando se usavam cédulas de papel as frudes eram ainda mais freqüentes, o processo de apuração era demorado e ele mesmo sujeito a fraudes. Os que citam  o sistema estadunidense devem se lembrar da eleição em que Al Gore disputou a presidência com G. W  Bush. Um sistema como aquele é muito menos confiável e muito mais sujeito a fraudes que as urnas eletrônicas brasileiras.

Não existe sistema perfeito, seja ele eletrônico ou manual. Mas os que criticam as urnas eletrônicas sabem que o sistema foi implantado justamente para diminuir a possibilidade de fraudes, que eram muito freqüentes quando se usavam cédulas de papel. O sistema deve ser aprimorado, claro. O curioso é que o PSDB jamais questionou o sistema de urnas eletrônicas, enquanto venceu as eleições. Se há suspeita em relação á eleição presidencial, por que não haveria em são Paulo, onde instituições públicas como o MP 'esquecem' ou 'trocam a gaveta' em que processos com graves denúncias contra autoridades dos governos tucanos? Ou o tucanato só vê problemas nas urnas eletrônicas quando perde as eleições.(?)

Alguns comentaristas, muito 'preocupados' com a lisura do proceso eleitoral, se põem a lançar dúvidas em relação à eleição presidencial, sobretudo nas regiões em que Dilma teve a esmagadora maioria dos votos, mas nada questionam sobre o uso das urnas eletrônicas nos estados e regiões em que o candidato derrotado, Aécio cunha, teve ampla maioria, como SP e estados sulistas. Quer dizer que nesses estados houve fraude pró-PSDB? Ou a fraude só existe onde e quando candidatos do PT vencem as eleições? As urnas e o sistema nelas usado é o mesmo em todo o País. Por que só haveria  fraude onde o PT vence? E se houvesse uma fraude deliberada, por que não fazê-la também com as urnas instaladas em SP e nos estados sulistas? 

Pelas questões apresentadas acima, já se percebe que a indignação seletiva e a tese dos 'preocupados' não se sustentam. Essa 'preocupação' e 'indignação' seletivas querem se mostrar dignas de credibilidade e dar ares técnicos e éticos ao inconformismo com a derrota, por parte da direita e centro-direita reacionárias, retrógradas e golpistas, que tentam deslegitimar, criminalizar e aniquilar a esquerda brasileira, que pelo voto popular venceu as quatro últimas eleições presidenciais.  Mas sobre os 20 anos em que os plutocratas tucanos dominam SP, essa turma não faz qualquer questionamento. Quanta hipocrisia! Quanta falsidade! Quanta desfaçatez! Quanta demagogia!

Seu voto: Nenhum
imagem de Valmir Carvalho
Valmir Carvalho

Em seus comentários, o senhor

Em seus comentários, o senhor fala como se no país só houvessem dois partidos, O PT e o PSDB. A questão discutida não é partidária.

O sistema de urna precisa ser aprimorado? claro, com certeza, mas desde que começaram a ser usadas, a única sugestão de aprimoramento foi a impressão do voto, porém a presidente vetou, e foi preciso o senado derrubar esse veto e estranhamente os votos contrários a essa derrubada foram todos do PT.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Ieda Maria Coelho
Ieda Maria Coelho

Meu Deus! Estamos no cu da

Meu Deus! Estamos no cu da cobra. SUMARIAMENTE!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de SILVIO MARQUES
SILVIO MARQUES

URNAS ELETRONICAS

Quer dizer ... milhões de pessoas são responsáveis pelo futuro de uma nação e um único "feladapota" é capaz de proibir qualquer tipo de verificação de segurança nos equipamentos ?

Isso é o Brasil !!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de PAULO ROBERTO ALVES
PAULO ROBERTO ALVES

Impeachment.

Trata-se de uma quadrilha muito bem organizada e respaldada. Como pode um homem como Tofoli ser ministro da Corte Suprema do país? Ainda que não queiramos teremos que defender o país e a nossa dignidade nas ruas. 

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Eudon Jose  Alípio
Eudon Jose Alípio

Nunca cofiei nessas urnas

Nunca cofiei nessas urnas eletrônicas . Aécio Neves ganhou a eleição em 2014 , ele nunca perdeu aqui em Minas Gerais os votos dele foram manipulados

para desmoraliza-lo ! Só não levou .....

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Eudon Jose  Alípio
Eudon Jose Alípio

Nunca cofiei nessas urnas

Nunca cofiei nessas urnas eletrônicas . Aécio Neves ganhou a eleição em 2014 , ele nunca perdeu aqui em Minas Gerais os votos dele foram manipulados

para desmoraliza-lo ! Só não levou .....

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Sven
Sven

fraudes em urnas eletrônicas

Não tenho certeza em relação a uma fraude, mas, por acaso, ao analizar o resultado de Alto Alegre-RR, encontrei no Boletim de Urna do TSE, especificamente na seção 226, um espelho de boletim de urna intrigante.

Além de não mostrar nenhum resultado da votação para governador, os 86 votantes que compareceram votaram unanimemente num candidato do PT para deputado estadua e para Dilma. Para o senado, todos os votos foram para o candidato do PDT.

Para deputado federal, 84 votos foram para o PT (um candidato). Mas o que intriga é o fato de haver um voto de legenda para o PSDB e outro para o PHS.

Que os entendidos expliquem a ausência da totalização para governador e essa unanimidade na votação.

Existe alguma outra seção, em todo o Brasil, que apresentou essa anomalia?

 

Municipio03050 - ALTO ALEGREComparecimento86Zona Eleitoral0003Eleitores Faltosos26Local de Votação1198Código de identificação UE1066310Seção Eleitoral0226Código de Carga594,192,572,050,139,667,635,433Eleitores Aptos112Data da Carga22/09/2014Seções Agregadas Flash CardBA79308DSituação da SeçãoApurada

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de joão luiz sposito
joão luiz sposito

fraudes nas urnas eletrôncas

Boa Sorte a todos que estão engajados em provar que os ladrões da pátria são fraudadores e com isso possamos retomar o Brasil e fazer com que tenhamos brasileiros dignos no comando do país , em todos os poderes e nas principais instituições.

LIBERTAS QUAE SERA TAMEN

 

 

Meu total apoio , LIBERTEM O BRASIL......

 

João Luiz 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Carlos Couto
Carlos Couto

fraude eleição ananindeua 2008

Para nós, de Ananindeua/Pa a fraude eletrônica não é novidade, este filme que o Brasl assiste agora já vimos lá nas eleições 2008 !  Uma candidata que tinha na primeira parcial do TRE 198 votos, na segunda caiu para 125 e ao fim termina com 98 votos é o retrato da fraude de como o voto virtual pode ser desviado eletronicamente, alterando o verdadeiro resultado escolhido PELO POVO e não se pode comprovar a fraude pois não há o registro físico do voto para efeito de AUDITORIA do resultado ( sem contato manual do eleitor). Basta ver os links abaixo para se ter noção de como a população fechou a Rodovia BR-316  e clamou por novas eleições e numa operação de guerra foi sufocado...

http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=226&codi...

http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codi...

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0810200817.htm w wrc ... VOTO IMPRESSO JÁ !

Seu voto: Nenhum
imagem de Marcos Porto
Marcos Porto

FRAUDE

CARTILHA BÁSICA DO VOTO-E no Brasil Fórum do Voto Eletrônico - Atualizada em maio de 2014 I) Argumentos jurídicos que evidenciam a inadequação da urna eletrônica brasileira: Estão defasadas pois ainda são de 1ª Geração porque registram o voto apenas em via digital e, assim: 1. Não atendem o Princípio da Publicidade, que concede ao eleitor comum o direito de entender e conferir o processamento do seu voto 2. Não atendem o Princípio da Independência do Software, que diz que erros ou adulterações não detectadas no software não podem causar erros indetectáveis no resultado II) Argumentos técnicos que demonstram a insegurança da urna eletrônica brasileira: 1. Adulterações nos programas podem provocar o desvio de votos sem deixar rastros 2. Adulterações nos programas podem permitir a identificação sistemática do voto (o número do título eleitoral é digitado na urna) 3. É impossível verificar, na prática, se os programas das 400 mil urnas são corretos III) São procedimentos insuficientes para garantir a segurança (passíveis de serem burlados): 1. Emissão da Zerézima (suposta demonstração de que a urna estaria sem votos) 2. Votação Paralela (simulada) no dia da eleição 3. Auto-verificação de assinaturas digitais pelo próprio programa das urnas IV) A propaganda do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre suas próprias urnas eletrônicas: 1. Sistematicamente ignora e nega os inúmeros problemas ocorridos 2. Usa jargão que confunde o eleitor V) Em relação à confiabilidade: 1. A urna eletrônica brasileira não permite conferência externa da apuração 2. O TSE impede uma investigação independente 3. O TSE mantém secretos relatórios que apontam falhas importantes VI) As urnas biométricas (com leitura da impressão digital do eleitor) também são inseguras: 1. Tem custo proibitivo (equipamentos, programas e conferências) 2. Não impedem fraudes do mesário (colocar votos por eleitores ausentes) 3. Não impedem a compra de abstenção ou de votos (feita com filmagem pelo celular) 4. Cria-se alguma dificuldade, mas não impedem o cadastro de eleitores fantasmas 5. Não são aceitas em todo o mundo porque permanecem os riscos de violação sistemática de votos por manipulação do software VII) Visão do exterior sobre a urna eletrônica brasileira 1. Foi rejeitada por TODOS os mais de 70 países que vieram conhecê-la 2. Foi abandonada e até proibida em dezenas de países por não materializar o voto para conferência pelo eleitor (exemplo: Alemanha, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Rússia, Índia, 40 estados dos EUA, Argentina, México, Equador, Venezuela e Paraguai) 3. Até o inventor da Assinatura Digital condena a ausência da materialização do voto VIII) O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) detém super-poderes. Em relação às eleições, ele:. 1. Executa/administra 2. Legisla/regulamenta (a fiscalização permitida é feita sob regras criadas pelo próprio fiscalizado) 3. Julga, muitas vezes ignorando as próprias regras 4. Recebe as denúncias contra si próprio (o administrador eleitoral) 5. Protela ou as arquiva 6. Ou julga-se e absolve-se IX) Propostas para dar confiabilidade ao sistema eleitoral eletrônico brasileiro 1. Adotar a tri-partição dos poderes no processo eleitoral, reservando ao TSE a função judiciária 2. Adotar o Princípio da Independência do Software em Sistemas Eleitorais por meio do voto em papel (impresso ou escaneado) conferido pelo eleitor para permitir a auditoria independente da apuração eletrônica 3. Não identificar o eleitor na mesma máquina na qual ele vota

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de rodrigo sousa
rodrigo sousa

quanta viagem

Qualquer sistema pode ser fraudado, lembro de um caso de um profissional que com um notebook invadiu o departamento de defesa dos USA, só que para coisas como esta acontecer tem que ser feito com gente que conhece a fundo os caminhos, lugares especificos, maquinas especificas...

O tal hacker entrou em um lugar que não deveria, conseguiu descobrir um programa lá dentro e elaborou sua tese de possivel fraude, e dai? teoria e papel aceita tudo.

Brasileiro tem mania de vira-lata e acha que tudo que é nacional não presta.

Aos invés dos espertos ficarem teorizando e acusando ministros de cometer posturas e atitudes que colaboram com a tese deles deveriam fazer como profissionais de segurança fazem, invadam o sistema e mostrem como seria, depois divulguem somente ao TSE para corrigir a falha e ai sim, depois leva os creditos e debate uma alternativa.

Sinceramente, fazer um papelão desses com base em teorias não provadas é uma palhaçada!!!!!

pra mim só serviu para atacarem a empresa fabricante, criticar o processo de licitação que é o mesmo em todo canto desse país, isso está mais para assasinato de reputaação que qualquer outra coisa.

Seu voto: Nenhum
imagem de Dutch
Dutch

Se informe melhor

Antes de querer debater qualquer coisa se informe melhor para tentar defender esse bando de safados.

A quase 3 anos foi informado sobre a possivel fraude ao TSE, com extensa documentação comprovando de fato sim que é muito facil burlar a urna mais ultrapassada do mundo (SO O BRASIL TEM ESSA URNA!).

Antes do Sr. Toffoli (amigo sujo do PT) assumir foi aprovado um decreto/lei em que o estudo/trabalho de anos desses profissionais iriam ser arquivados (jogados no lixo), e iriam formar um grupinho de estudo que apenas o TSE teria acesso aos testes.

Uma coisa super importante em que milhoes de pessoas estao envolvidas apenas um grupo de pessoas selecionadas pelo atual poder pode ter acesso.

EM QUE PAIS VC VIVE AMIGO!? ACORDA AQUI É O PAIS DO PAO E DO CIRCO!

Seu voto: Nenhum
imagem de Nádia Ramos
Nádia Ramos

Então se seguir seu

Então se seguir seu raciocínio, PSDB está cometendo fraude há 20 anos em São Paulo.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de José Arthur Latache Pimentel Jr
José Arthur Latache Pimentel Jr

QUESTÃO DE GOVERNANÇA

Interessa à Presidência da República, especialmente nestes momentos de instabilidade econômica internacional, reduzir os pontos de possível atrito; interessa que a resposta das urnas sejam inquestionáveis, posto que questionada a resposta não permite dúvidas.
Lembram do tripé Bush, Gore e Flórida? Terminou que as dúvidas levantadas da lisura do processo permitiu que se questionasse a responsabilidade, ativa ou passiva, da PR americana no 11 de setembro. Venceu a tese de que o culpado era Osama, senão o governo teria caído de forma catastrófica.
A economia brasileira não oferece conforto a ninguém, especialmente à Presidência.
Questiona-se a quantidade de Ministros no STF indicados pelo pt, mas os mais equilibrados apontam, mesmo que alguns com ressalvas, a validade dos critérios técnicos da maioria das indicações. Apenas uma indicação é unanimemente questionada: a do atual Presidente do TSE.
Há concordância geral que a indicação é político-partidária, para recompensar o que ainda hoje se desconhece.
Advogado do pt até a véspera de ser indicado para o STF, o que o trouxe ao TSE, deveria ter se considerado impedido de participar do TSE no momento em que entrou. Tendo entrado, deveria ter recusado a Presidência por motivo de auto-preservação.
Todavia, estes fatos não suficientes para gerar, per si, teorias da conspiração; para removê-las, o Presidente do TSE deveria, até em prol de sua biografia, responder com clareza que não permitisse qualquer sombra de dúvida, que o processo correu com a lisura esperada da parte dele.
Foi o próprio PDT, através de Brizola, vice de lulla, que, com razão, questionou a fragilidade do atual sistema; então quando interessava ao pt o questionamento é válido, quando contraria é golpe da zelite.
Resposta como esta aproxima demais teorias da conspiração do atual governo e do Presidente e do próprio TSE.
A repetição de atos como os do ano passado somando-se às dúvidas das eleições, junto com os ajustes econômicos impopulares obrigatórios para o próximo ano é uma mistura explosiva.
SUGIRO livrar-se do que é possível, torne inconteste os resultados da eleição.
Os investidores internacionais vão esperar a solução do embroglio antes de voltar a pensar em faze novos investimentos no Brasil. RESOLVA LOGO.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

VOTO IMPRESSO PREVISTO PARA 2014

O TSE e a descoberta do programa de fraude nas urnas eletrônicas

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Manifesto dos Professores e Cientistas da Computação

Urnas eletrônicas = confiabilidade ZERO‏ - YouTube

www.votoseguro.org

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Francisco dos Anjos
Francisco dos Anjos

Agora eu entendi, se o PDT

Agora eu entendi, se o PDT que apóia o Aécio (em Minas e São Paulo) afirma ter colocado um programa que pode alterar os votos de uma urna. Muito interessante esta informação, isto poderia explicar a quantidade de votos que o Aécio teve aqui em Minas, onde 90% das pessoas que conheço não votariam nele de modo algum!

 

Seu voto: Nenhum (23 votos)
imagem de Ronaldo  Quinto
Ronaldo Quinto

O PDT apóia a Dilma !

O PDT sempre apoiou a Dilma , inclusive  nas eleições ! Foi roubo mesmo! Impeachment  nela!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

URNAS ELETRÔNICAS

Você Fiscal — Fiscalize a Eleição, Garanta seu Votowww.vocefiscal.org/

O Você Fiscal é um projeto de Diego Aranha, professor da UNICAMP, e Helder Ribeiro, empreendedor digital. O Você Fiscal vai colocar na sua mão e na de ...

Você Fiscal compartilhou um link.Ontem · EditadoAcompanhe o nosso progresso:

A base de imagens enviadas pelos fiscais que utilizaram o app Você Fiscal já está disponível no repositório. Grupos ou pesquisadores que desejem fazer sua própria conferência podem utilizá-la.

Parabéns a todos que fiscalizaram este 2º turno conosco! Foram cerca de 9 mil Boletins de Urna recebidos através do aplicativo. Em breve acrescentaremos ao repositório as imagens dos mais de 8 mil BUs que foram enviados através do site.

Leia mais e entenda como é feita a análise dos dados no nosso blog: http://www.vocefiscal.org/blog/relatorio-parcial-2o-turno-imagens-do-app/

Update: Já baixamos a base agregada do TSE e atualizamos com o link no nosso blog para que pesquisadores independentes também possam usá-la para comparar com a base de fotos. Os arquivos não estão listados em nenhuma página do TSE, então pelo menos agora tem como encontrá-los. Obrigado ao Eduardo Habkost pelo achado!Relatório parcial do 2º turno | Você Fiscalwww.vocefiscal.orgÀs 23:59 da terça-feira, 28 de outubro, encerramos o recebimento das imagens que os fiscais de todo o Brasil enviaram através do aplicativo Você Fiscal e pelo...

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Roger Souza
Roger Souza

Que afirmação mais estúpida!

Que afirmação mais estúpida! Dizer que 90% dos mineiros não votariam  no Aécio! Se houve fraude foi para favorecer o PT, que é especializado nestes crimes.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Que audite todas regiões e todos os partidos.

 Ótima ideia, vamos auditar todos os votos, os de Aécio como você sugeriu e também os da Dilma, o que for correto prevaleça.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de carasteu
carasteu

Se houve fraude , só

Se houve fraude , só verificando , pena que com essas urnas eletrônicas não é possível verificar, e essa é a fraude. Para que criar algo que gera dúvidas,

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

A loucura  , ódio e a

A loucura  , ódio e a "desiformação útil" leva alguns a falarem as maiores sandices, quem é reicidente em fraudar pesquisas(sensus, instituto parana publicadas na éopca e istoé), que compra mátérias falsas em revista Veja 2 dias  antes da eleição, que coloca uma aberração Gilmar Mendes no supremo para fazer oposição atuando como politiquero sujo ao governo no STF, que colocou o "engavetador denuncias" contra o governo FHC Geraldo Brindeiro, na PGR foi este partido antidemocrata que é, desparado, o   mais  corrupto do Brasil o  PSDB.

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Sílvio Mota Lima
Sílvio Mota Lima

Informática X Confidencialidade

Causa-me estranheza o fato dos Partidos Políticos não questionarem, de maneira radical, a utilização de urnas eletrônicas nas eleições nacionais.
Não importa quem a tenha fabricado.Não importa o quanto se diz ela ser segura.Não importa terem ou não a "zerézima", ou o que quer que seja.O computador só faz o que o HOMEM manda.Ele não raciocina.E o homem, esse ser incompreendido, é capaz de tudo.É capaz de fazer "o diabo" para ganhar uma eleição.

DEFINITIVAMENTE, A URNA ELETRÔNICA NÃO GARANTE UMA ELEIÇÃO LIMPA.

Quem tiver alguma crença nisso, desista.
Pergunte a qualquer moleque aficcionado por informática e irá confirmar isso.

Não sou da área de TI.Sou um usuário, para agilizar tarefas administrativas, desde 82.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Luciano Ozorio Rosa
Luciano Ozorio Rosa

Urna eletrônica

Gostaria que alguém me indicasse um sistema de maior confiabilidade do que a urna eletrônica. Não existe mecanismo perfeito, mas a urna eletrônica ainda é o menos vulnerável. Agora, essa história da inserção de um programa para fraudar os resultados e que teria sido detectado por um menino está mal contada. Acredite quem quiser.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de wanderley
wanderley

fraude

no primeiro turno votei na seçao 105 em Cubatão/sp e ao votar percebí que vi as fotos dos candidatos que votei de dep estadual até o senador e não vi a foto do presidente da república, inconformado, reclamei com os mesários e me disseram que era normal e que a urna estava perfeita; inconformado, perguntei se tinha algum responsável do TSE e me indicaram uma senhora (n lembro do nome dela) e que relatando o ocorrido ela entrou em contato com alguém do TSE orientando a presidente da mesa para fazer constar da ata.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Carlos Monteiro Baptista
Carlos Monteiro Baptista

Quem esconde e nega

Quem esconde e nega informação confessa ter algo errado. Este é um questionamento antigo e que nunca ninguém foi mais fundo no assunto. Merece ser investigado pois nas próximas eleições temos que ter segurança.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de ULISSES VICENZI
ULISSES VICENZI

FRAUDE NAS URNAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2014

SOU A FAVOR DO CANCELAMENTO DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO ÚLTIMO DOMINGO DIA 26.10.14

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Ênio Hugo Lunkes
Ênio Hugo Lunkes

fraude

VOCÊ VÊ O QUE DIGITA, MAS NUNCA VÊ O QUE A URNA REGISTRA.... POR QUÊ?????

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Bruno GH
Bruno GH

kkkk

Salvo engano, este é um site de esquerda, e que está divulgando o risco de fraude, e não afirmando que houve fraude.

Aí vem gente aí falando em fraude pró PSDB (só que perderam, kd a fraude?), outros dizendo que os perdedores estão 'chorando', mas quem publicou isso foi o site pró PT, e ainda uns dizendo em fraude pró PT!

Parece programa de humor.

A notíca fala da insegurança das urnas, coisa que não é novidade.

A notícia não fala que houve fraude. Fala do risco de haver.

Depois reclamam da imprensa. Até nos comentários exageram de ambos os lados, e querem que a imprensa seja santa?

Seu voto: Nenhum (15 votos)
imagem de Andre Evangelista
Andre Evangelista

segurança das urnas

as urnas são realmente inseguras! pode sim haver fraude! Porém neste caso se ocorrece a fraude acredito eu que ocorreria no primeiro turno, e não posteriormente, quem iria arriscar tudo aos 46 do segundo tempo? e outra a vitoria da candidata n foi uma vitoria folgada não foi muito acirrada essas eleições! 

 

OBS: Não estou defendendo partido nem um.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Foi graças ao erro dos

Foi graças ao erro dos fraudadores de esquecer de combinar o resultado das pesquisas de boca de urna que pudemos visualizar o que talvez seja a eleição mais adulterada da história. Mas não cometerão este erro novamente. Vamos espalhar a ideia de fazer na próxima eleição uma pesquisa de boca de urna nós mesmos, com a ideia de provar a todos o que acontece na caixa preta.

O eleitor após votar pode declarar o seu voto, de forma sigilosa, anotando sua zona, seção e números dos candidatos e depositando em uma urna convencional. Assina uma declaração que se compromete de ter declarado exatamente o voto que digitou na urna eletrônica, até para evitar que se vote duas vezes.

Se forem declarados mais votos em uma zona e seção do que a que estiver impresso no BU, fica demostrado a fraude. Se isso ocorrer em dezenas, centenas de urnas, fica insustentável a tese de confiabilidade do TSE.

Espalhem esta ideia.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de RoseDJ
RoseDJ

Foi graças ao erro dos

Na verdade o voto deveria ser no nas máquinas de catão de crédito. Vc vota, sai uma via pra vc e outra pra o TSE e fica registrado na própria máquita a quantidade de votos obtidos. Mais transparente que isso não sei se é possível.

 

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de João de Avila
João de Avila

voto duplicado

Já que as urnas, são eletrônicas, custeados pelos nossos impostos, deveríamos exigir que ela emitisse um comprovante automático dos nossos votos e colocássemos em uma urna convencional, para uma possível recontagem, ou até mesmo contagem paralela, ratificando o resultado eletrônico que somente dá rapidez, mas não confiabilidade, simples, Isso já foi aventado.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

O problema amigo, é que o TSE

O problema amigo, é que o TSE já declarou a impressão do voto inconstitucional. Então eles vão embarrerar qualquer tentativa neste sentido e não vejo qualquer movimentação dos partidos para reacender esta ideia.

Sim, devemos exigir e devemos protestar enquanto não tivermos a auditoria da prova física do voto, como é realizado em absolutamente todos os outros paises que fazem uso de urnas eletrônicas.

O que defendo é que não podemos ficar de braços cruzados. No Paraquai um grupo extraviou uma urna eletrônica destinada a prévia dos partidos e mostrou que a urna brasileira era insegura, o que obrigou a justiça eleitoral a abandonar a urna eletrônica. Na india eles usavam urnas puramente eletrônicas como nós e a justiça eleitoral deles, como a nossa, embargava qualquer tentativa de fiscalização, então um grupo roubou umas urnas eletrônicas e entregou para uma universidade provar a insegurança delas. O pesquisador responde a processos, mas eles se viram obrigados a adotar a impressão dos votos.

Abaixos assinados ajudam a mostrar nossa insatisfação, mas podem não nos levar a lugar nenhum. Enquanto alguns hackers não conseguem por a mão em uma de nossas urnas e mostrar como manupula-las, podemos fiscalizar e se os pegarmos com a boca na botija eles se verão obrigados, como os outros países, a nos dar a auditoria no voto.

Por isso defendo esta idéia de pesquisa de boca de urna realizada pelo cidadão, pois se alguns já conferem o BU de sua seção e descobrem que o seu voto sumiu, imagine a repercusão que não daria a descoberta de dezenas, centenas de casos de votos sumidos?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Cris Melo
Cris Melo

Resposta ao "voto duplicado"

O site change.org tem um abaixo assinado de um cidadão chamado Morvan Bliasby justamente pedidndo os "paper track", papelzinho de prova de votação. Veja lá e assine se puder. Abraços.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"voto duplicado" (Elo de Ligação)

Boa tarde

Obrigado, Cris Melo. O Elo de Ligação, para quem quiser (ainda está em vigor) assinar, é este: TSE, Adote o Paper Track.

Morvan Bliasby, Fortaleza, Ceará.

Seu voto: Nenhum

Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

imagem de Cinthia
Cinthia

Vejam este video que recebi

Vejam este video que recebi hoje.. prova de fraude nas eleições

https://www.facebook.com/video.php?v=771088186289603&set=vb.100001652853...

Como não deram por falta??? se não deram foram entregues documentos falsos.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Raphaela
Raphaela

fraude nas urnas

Meu vizinho votou em um candidato a deputado estadual indicado por mim.
Olha que estranho: na zona e seção dele não apareceu um voto.
E o eleitor assinou um termo dizendo que votou e tudo. Lógico, esta revoltado com a situação!
Só foi possível descobrir porque o candidato não teve nenhum voto na urna.
Se você vai ao tre pedir recontagem eles dizem que somos frustrados porque nosso candidato perdeu.
É complicado!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Íris
Íris

Tem certeza?

Tem certeza que esse teu vizinho não te deu o cano?

Vai que ele mudou de ideia e aceitou a sugestão de outro vizinho para votar em outro candidato...

Aí você estaria gastando saliva à toa.

Seu voto: Nenhum
imagem de Wilson Baldo
Wilson Baldo

A maquina, por si só, não é fraudulenta, mas operadores são.

Acho que o sistema tem que ser aberto,  sem segredos.

Como evitar que votos sejam fraudados na urna?

Existem sistemas Open Source, os quais podem ser consultados, analisados. As urnas teriam que ter um destes no seu FIRMWARE. O sistema estaria à disposição de todos interessados para analise e validação especialmente dos Partidos e técnicos. Uma vez aprovado os FIMWARE seriam carregados nas urnas podendo ser checado e comparado até mesmo durante a votação.

Como evitar fraudes na transmissão?

Para transmissão dos dados seria usado uma chave criptografica que ficariam com os mesários e no seu conteudo constasse um resumo da votação sendo enviada atraves de canais diferentes dos dados  e somente essa chave abriria os dados que ja estariam  no centro de apuração.

Como evitar que alguem vote por alguem?

Pra confirmar o voto teria que haver uma senha que seria digitada na urna. Cada eleitor com sua senha checaria seus proprios votos apurados.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ERIVALDO
ERIVALDO

nao cabe a mim questionar mais ?

se o tse e táo certo de sua legalidade por que tem medo de abrir seu codigo para analize de especialistas ? um por medo de que ? por que em outros paises esta urna não aceita sendo que estao mil anos na frente na tecnologia ? alquem pode mim responder 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Welbert
Welbert

A Dilma  ou Lula ou Tiffoli,

A Dilma  ou Lula ou Tiffoli, podem te esclarecer qualquer dúvida neste sentido.

Seu voto: Nenhum
imagem de JORGE RAVANELLI
JORGE RAVANELLI

FAKE

O Partido não esta acreditando na derrota, a maioria decidiu isso e democracia, agora ficam inventando moda, aceitem e parem de chorar. esperem mais 4 anos ou 8 kkkk

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Pedro Grande
Pedro Grande

Um pouco de orientação não faz mal...

Seria melhor que você se orientasse um pouco antes de manadas os outros esperarem 4 ou 8 anos...

Por acaso não está vendo que é o SEU PAÍS que está se acabando, não importando a bosta de partido que esteja no poder???

podia ser outro partido e outro governo, mas o fato é que o Código "anti-florestal" da Dilma está acabando com as nascentes, os rios e o que sobrou do Cerrado e isto é FATO ou você não vê televisão também?

Não é o seu time ou religião que " ganhou" um campeonato! Aprenda a amar o seu país mais do que a essas besteiras de torcida!

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de VITOR H F CARDOSO
VITOR H F CARDOSO

FRAUDE

Isso que acabei de ler é um fato que merece ser imediatamente divulgado para que as autoridades competentes tomem conhecimento desse episódio gravíssimo acontecido nesta eleição. Realmente ficou muito estranho o mapa do Brasil, após o resultado. Parece que foi montado, com o inicio da apuração a partir do sul do Brasil, onde o candidato Aécio largando na frente e terminando no norte do Brasil, onde as urnas possivelmente foram fraudadas. VAMOS DIVULGAR PARA ALERTAR AS AUTORIDADES PARA QUE TOMEM PROVIDENCIAS PARA INVESTIGAR O ACONTECIDO.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

STF

Alguém duvidava disso? Em seu livro a Arte da Guerra, Su Tzu é bem claro, o bom General, o que quer realmente a vitória, busca distrair o inimigo dando-lhe um engodo que o distrairá e proporcionará a sua tropa que se movimente silenciosamente e sem a percepção do inimigo, até que chegue em um ponto estratégico onde lhe garantirá a vitória. O ponto de vitória, Dias Tófoli do STF no TSE. O engodo, JB pedindo pra sair do TSE em 2010 por causa de "dores" na coluna, abrindo a chance de Dias Tofoli Entrar Ministro no TSE. JB nunca negou que votou em Dilma e Lulla! Estamos ferrados, o comunismo nos espreita. Criam um mártir que "supostamente" é contra o atual Sistema do PT, para provavelmente usá-lo como uma eminência parda no futuro. Estamos F....

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.