ONU dá prazo para governo explicar irregularidades em ação de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Comitê de Direitos Humanos da ONU concedeu um novo prazo ao governo de Michel Temer para responder a esclarecimentos sobre a denúncia protocolada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho deste ano. O governo deverá prestar informações, por meio do Ministério da Justiça, sobre denúncia de irregularidades na investigação da Operação Lava Jato, comandada por Sérgio Moro, até o dia 27 de janeiro do próximo ano.
 
O Comitê também informou aos advogados do ex-presidente que registrou as atualizações enviadas por Lula à ONU. “O recebimento desse novo comunicado da ONU coincide com as primeiras audiências realizadas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que bem ilustraram a ausência de imparcialidade na condução do julgamento de Lula, como assegura o Pacto de Direitos Civis e Políticos da ONU, confirmado pelo Brasil em 1992”, manifestaram os advogados.
 
Segundo Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, que integram a defesa de Lula, Moro revelou “profundo desprezo pela atuação dos defensores do ex-Presidente nesses atos, evidenciando suas posições preconcebidas sobre o caso”.

 
O posicionamento faz referência às auditorias realizadas na última semana, envolvendo 11 testemunhas de acusação, que foram ouvidas pela força-tarefa da Lava Jato, pelo magistrado Sergio Moro e pela defesa do ex-presidente.
 
Todos os ouvidos, entre ex-dirigentes da Petrobras, empresários e outros réus que já participam das delações a nível da Vara Federal de CUritibam, afastaram a existência de participação do ex-presidente no recebimento de vantagens indevidas ou no suposto benefício com o apartamento no litoral paulista, no Guarujá.
 
Ainda na última semana, o juiz Sérgio Moro rejeitou duas testemunhas solicitadas pela defesa do ex-presidente que estão no exterior. “Embora as 11 testemunhas de acusação ouvidas tenham afastado qualquer participação de Lula no recebimento de vantagens indevidas e em relação a qualquer relação entre o ex-Presidente e o triplex do Guaruja, Moro afirmou que a defesa era “retórica” e desprovida de argumentos”, completaram os advogados.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. No Reino da Jiripoca

      Wilton: ha quanto tempo não ouvia o “pio da Jiripoca”! E sobre esse anedotário curitibano da Farsa Jato, põe pio nessa Jiripoca, menino. Sem esquecer que tamos falando de bagres ensaboados. Abraço.

  1. Se a fofoca vingar da prisão
    Se a fofoca vingar da prisão do Lula!
    Já tô preparando “minhas tralhas”! para visitá-lo em Curitiba e
    aproveitar fazer uma “manifestaçãozinha” no trabalho do Moro
    e em frente à sua residência,se for o caso,bora lá ?

  2. Tô Com Peninha da ONU

    Nassif: gelei nessa notícia. Como ousa a ONU em citar e intimar o Savonarola dos Pinhais? Não sabem com quem estão mexendo.

    O Intelectual Tardio já fez queixa com seu senhor e feitor, cuja mulher foi recentemente derrotada por um fanfarrão. Apelou até para o Barak, que nem ligou, pois está se mandando e não quer se envolver com picuinhas nas Colônias. O Informante do Jaburu também tentou, num relatório longo, cheio de juridiquês. Parece que só a CIA e o FBI estão se movimentando, orientados pelas grandes corporações, de olho no présal e outras cositas.

    Porém, risco grande corre o Secretário Geral da ONU. Torquemada do centroeste convocou 5 do Delcídio para resolver a questão. Pelo andar da carruagem, já compraram passagem para aquele Japonês que sempre aparece nos fotos dos algemados da Farsa Jato. Ban Ki-moon virá de avião da força aérea direto para a República do Paraná e ficará incomunicável até que resolva confessar que aquele iate de 11 pes, que está na marina do Mar de Atibaia e custou R$ 2.000,00 pertence a dona Marise.

    Se derem bobeira ele manda dissolver até o Conselho de Segurança. A Corte de Suplicação dos Pampas garante. O homem é fera.

    Por isto, não boto fé nessa “intimação”. Vão fazer o quê, se não tiverem resposta? Eles que abram os olhos, senão aquele general que conspirava pelas coxias, quando comandava no sul, desloca uma companhia inteira e cercam o prédio das Nações Unidas. Se bobear, invadem até a Estatua da Liberdade, depois de amarrarem os pagarés no Central Park. Nação pçoderosa faz assim mesmo.

  3. Isso é simplesmente ridículo.

    Isso é simplesmente ridículo. Independentemente da origem, legitimação e motivação do caso, a Justiça brasileira não deve qualquer explicação a tal órgão da ONU. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador