Os Zelotes Tropicais e o Mistério dos Aviões Suecos, por Carlos Lungarzo

gripen_2.jpeg

Os Zelotes Tropicais e o Mistério dos Aviões Suecos

por Carlos A. Lungarzo

NOTA: Este artigo trata de maneira objetiva o “mistério” dos Gripen’s suecos, mas isso não significa justificar a compra e venda de material militar, qualquer que seja a honestidade dos envolvidos, os pretextos “defensivos” para a operação, e a situação, de paz ou de guerra, que vivam os países. Até os crimes mais aberrantes e massivos empalidecem comparados com a violência dos exércitos, sejam democráticos, fascistas ou comunistas.

Zelotes, uma introdução

Os Zelotes, do grego zelootées, equivalente ao hebraico kanahim, formavam uma seita hebraica dissidente do século I. Em grego clássico, significava admirador, seguidor, aquele que tem zelo por uma causa. Em hebraico passou a significar aquele que zela pela glória de Deus. No grego do Novo Testamento, especialmente em Atos dos Apóstolos e Gálatas, foi usada para indicar aquele que zelava pelo verdadeiro Deus.

Alguns historiadores afirmam que os zelotes formaram o grupo original de judeus que fundou o Cristianismo. Judas, o criador da seita no ano 6, era da Galileia, berço do Cristianismo. O apóstolo Simão era um zelote (Lucas, 6 13-15), e há uma polêmica sobre a possível identidade de Paulo de Tarso, que usa essa palavra várias vezes. Mas, a pesquisa sobre este assunto não foi prosseguida em Ocidente.

No Talmud (Gittin, 56b) e em outros textos judeus oficiais os zelotes são chamadosBiryionim, que têm vários significados: assassinos, militaristas, sicários, fanáticos e cruéis.  Flávio Josefo (37-100), o mais antigo historiador judeu, acusa os Zelotes de ter impedido aos judeus a paz com Roma, e ter aumentado a ira dos romanos com seu excesso de truculência.  Segundo ele, isso teria produzido a derrota judia.

As operações da PF brasileira são famosas por seus nomes imaginativos e cultos, mas esta deve ser a melhor escolha já feita para qualificar suas atividades.

Lula e o “Suecolão”

No final do ano passado, os membros do ministério público federal brasileiro que cuidam da operação Zelotes, denunciaram o ex-presidente Lula como culpável de tráfico de influência na compra dos aviões suecos F-39-Grip. A denúncia foi aceita de maneira íntegra e imediata pelos infalíveis juízes.

Em março de 2017, um dos “acusados” de cumplicidade com Lula, o primeiro ministro da Suécia, rejeitou a imputação. Esta é uma história real, embora não pareça.

Segundo a mídia, os procuradores teriam “provas” de que Lula e outras pessoas “tramaram” em 2013 encontrar-se com o chefe do Partido Social Democrata Sueco, que é o atual premiê Stephan Lötven.

www.brasil247.com/pt/247/mundo/284466/Primeiro-ministro-sueco-desmente-acusa%C3%A7%C3%A3o-contra-Lula.htm

Isto teria acontecido durante o funeral de Nelson Mandela na África do Sul. A notícia foi difundida por todos os órgãos da mídia, por exemplo, o jornal O Estado de S. Paulo. Os seguintes são os fragmentos principais do texto, onde todos os grifos são da minha autoria.

“A ação penal também faz referência a uma intensa troca de e-mails entre funcionários da M&M e do instituto Lula, com o objetivo de viabilizar um encontro entre lula e o líder do Partido Sindical Democrata [deveria dizer “social democrata”] e futuro primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven [Löfven]. Documentos apreendidos na sede do Instituto Lula, em São Paulo, revelaram ainda a INTENÇÃO do político sueco, que defendia a escolha do modelo fabricado pela SAAB, de se reunir com o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff na África do Sul, por ocasião do funeral de Nelson Mandela.

Em 9 de dezembro de 2013 Lula e Dilma viajaram até o país africano com o objetivo de acompanhar a cerimônia fúnebre e, exatamente nove dias depois, em 18 de dezembro, o governo brasileiro anunciou a decisão de comprar de caças do modelo GRIPPEN[deve dizer Gripen]

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ex-presidente-lula-e-filho-sao-denunciados/

Observe que os promotores não têm apenas suspeitas, mas se proclamam conhecedoresdas intenções do ministro. A notícia, porém, ganhou novos detalhes na imprensa sueca.

Vejamos um jornal muito conhecido, o Dagens Nyheter, chamado DN pelos leitores. (Literalmente significa Notícias de Hoje, ou seja, Últimas Notícias.) É relevante mencionar que este jornal e também o Svenska Dagbladet (Cotidiano Sueco ou Folha Diária Sueca) ambos de direita, se haviam recusado, durante um tempo, a publicar matéria paga do partido Social Democrata. A discriminação foi abolida pelos mesmos jornais por causa da indignação dos defensores da liberdade de imprensa. Então, é difícil acreditar que as notícias do DN possam sofrer de algum desvio em favor do Primeiro Ministro.

suecia_zelotes.jpg

A longa matéria sobre o caso, seguida por uma entrevista com o próprio premier, tem a manchete:

Lula da Silva deseja que Löfven dê testemunho sobre seu papel na venda do avião JAS

www.dn.se/nyheter/varlden/lula-da-silva-vill-att-lofven-vittnar-om-sin-roll-i-forsaljningen-av-jas-planen

A Voz do “Cúmplice”

O Seguinte é um fragmento contínuo da entrevista realizada pelo jornalista Henrik BrandãoJönsson (nascido em Malmö, 1969), que é correspondente do DN no Rio de Janeiro, onde mora desde 2002.

Pergunta do jornalista do DN:

O procurador [brasileiro] argumenta que você [du] junto com Lula e com a então Presidente Dilma Rousseff se encontraram num hotel, em relação com o funeral de Nelson Mandela. Você fez isso?

– Não, essa informação é incorreta [felaktig]

DN: Completamente [heltincorreta?

¾É, eu não estive em nenhum quarto de hotel. Possivelmente eu os haja encontrado no contexto [samband] da cerimônia do funeral; essas coisas acontecem. Eles [as pessoas do funeral] dizem “oi” um ao outro, e havia um monte de pessoas aí. Mas, eu não estive em nenhum quarto de hotel.

DN: Afirma-se que você enviou um email a Lula e pediu um encontro.

¾Nós fazemos isso amiúde no caso de grandes reuniões. Nós indagamos [enviamos indagações > skickar förfrågningar] se é possível nos encontrarmos, mas naquele momento eu não estive em nenhum quarto de hotel.

Conclusões

Apesar do mercantilismo bélico, a Suécia sempre aparece, desde o fim da Segunda Guerra, entre os cinco primeiros países em todas as avaliações de atributos positivos, por exemplo:

IDH, Direitos Humanos, democracia, secularidade, assistencialismo, transparência, liberdade sexual, ecologia, direitos femininos, direitos das crianças, educação, justiça salarial, saúde pública, tolerância e (apesar de tudo) pacifismo.

Foi o primeiro país em criar uma lei de imprensa em 1766, que inclui cláusulas do direito à informação (Habeas Data), um direito básico que o Brasil apenas adotou parcialmente em 1988. Além disso, Suécia possui a maior recepção de refugiados do planeta, e é o único país onde estes encontram plena integração. Porém, o que interessa em nosso caso é o índice de transparência.

v Segundo a conhecida organização Transparency International, em 2002 o índice de transparência sueco era de 9,3 sobre 10, enquanto o do Brasil era de4.0 sobre 10.

Escolhi esta data de comparação, porque esse foi o último ano anterior ao PT, e quero descartar qualquer suspeita sobre dados “maquiados”. No entanto, seria bom que o leitor consultasse no site www.transparency.org, onde aparecem todos os anos registrados até 2016.

As notícias colhidas no Brasil pela imprensa internacional mostram que os ZelotesAFIRMARAM, DE MANEIRA CATEGÓRICA, que essa “conspiração” realmente contou com a presença do Primeiro Ministro sueco, embora não oferecessem nenhum detalhe, como o nome do hotel e o número de quarto, que teriam sido fáceis de obter. Observe que Löfven repete três vezes que não esteve em nenhum quarto do hotel (något hotellrum).

O desespero por envolver Lula em qualquer ato de corrupção mostra algo mais que a politização da justiça. Há um profundo ódio contra as classes populares e um amor patológico pela baixaria que caracterizou à oposição na campanha eleitoral de 2014, e, sobretudo, as ações que conduziram ao golpe de 2016, com especial destaque para o delirante ato de barbárie na votação na câmara de deputados.

É uma pena que os juristas que com tanta perfeição mostraram a estreita colaboração entre Marx (nascido em 1818) e Hegel (morto em 1831) tenham cometido este ato de deselegância, que pode ofuscar sua excelência intelectual.

É verdade que o judiciário brasileiro, como enfatizou várias vezes The Guardian, é campeão em condenar sem provas nem indícios. Todavia, há uma diferença: no caso do mensalão, onde o arbítrio jurídico foi aplicado fartamente, os acusados eram pessoas pouco conhecidas a nível Internacional.

Esse não é o caso de Lula. Ele é muito respeitado no exterior, como ficou célebre naquela frase de Obama, que a mídia comentou como seu fosse uma ironia. Mas, o sarcasmo mais baixo foi o do soturno príncipe do tucanato, que num gesto de ódio típico, fez um comentário à altura de sua inteligência: “Obama diz isso a todos, mas só Lula acredita”. Qualquer pessoa que tenha acompanhado a trajetória do Obama perceberia que ele sempre foi muito discreto em seus elogios a outros líderes. Mas Lula também foi elogiado por Bush, se isso deixa contente à direita. Ele comentou sobre Lula:

He not only has a tremendous heart, but he has got the abilities to encourage prosperity and to end hunger.

Quando veio ao Brasil para apertura dos Jogos Olímpicos, o então premiê italiano Matteo Renzi teve a insólita gentileza de ser sincero: disse que a história seria gentil com Lula, e elogiou seus programas sociais.

No caso de Löfven, a situação é semelhante. Até a revista Época, vinculada com a rede Globo, publicou que o primeiro ministro (antigo operário metalúrgico) reconhece que Lula é sua inspiração.

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/12/lula-e-uma-das-minhas-maiores-inspiracoes.html

De qualquer maneira, os Zelotes não têm motivos para parar suas provocações internacionais. Eles têm grandes amigos, como Trump, e também os suíços, que ajudam na investigação porque não querem perder os futuros clientes em seus investimentos sigilosos.

No caso da Suécia, os Zelotes parecem não ter interesse em dar uma boa imagem, pois a opinião do primeiro ministro não terá nenhum efeito na classe média brasileira. Para esta classe social, que conhece de cor e salteado Miami, NY, Las Vegas, a Itália, o Vaticano, París, Portugal e o Caminho de Santiago, a imagem da Suécia é quase onírica.

Eles sabem que é um país gelado cujo único mérito é ter sediado o jogo onde Brasil ganhou sua primeira copa. De resto, é o habitat de um bando de excêntricos esquerdopatas, que concedem refúgio àqueles que os brasileiros lincham, que inventaram que o racismo é crime, e que levam a sério s democracia.

Na linha final da entrevista, Löfven  rejeita a ideia de depor perante os Zelotes, e disse que o Brasil deve esclarecer o problema [får klara]. Não é temerário pensar que o ministro conheça (embora não possa manifestá-lo) a fama das instituições brasileiras. Com certeza, ele não quer enlamear sua reputação com algo que é, no melhor dos casos, uma farsa.

Assine

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A DEMOCRACIA esta sob

    A DEMOCRACIA esta sob ataque..

    ..do JUDICIÁRIO

    O unico poder, tal qual as BARATAS, que deverá sobreviver a uma guerra nuclear

    Pra mim, qq problema que envolva estes caças, só gente da Aeronáutica poderá ser responsabilizada

    Querer atribuir qq influência maior a um político oriundo das “esquerdas”, historicamente fora dos esquemas, é uma tontice digna dos Frias, Marinhos,Saads ou dos Mesquitas

    ..que coisa este ódio doentio  ..fico aqui pensando  ..em sã consciência, como essa gente pode ser tão CRETINA, violenta, como no caso dos Mesquitas (isso é genético ?!)

    ..afinal, que tipo de educação, valores e conceitos podem tornar seres humanos tão cruéis ?!

    1. Romanelli, o arranhão

      Romanelli, o arranhão produzido pelos governos do PT a cinco séculos de dominação levou as oligarquias a perderem qualquer verniz civilizatório. As máscaras caíram, são apenas isso, predadores estúpidos e cruéis, herdeiros dos Bandeirantes. 

    2. Penso que este ódio vem do

      Penso que este ódio vem do fato que LULA é HOJE O MAIOR LÍDER TRABALHISTA DO MUNDO.

      Por isto, tem de ser destruído de qualquer maneira. Os espoliadores daqui e de lá desejam muito isto.

      Dona Marisa não resisitiu. A esperança deles é que Lula tenha o mesmo fim.

      Se não, apelarão para um “acidente aéreo” nem que para isto levem outros 200 junto.

  2. O Ministério Publico Federal
    O Ministério Publico Federal se pronunciou favoravelmente ao FIM da ação sobre o acervo Presidencial do DOUTOR LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/285042/MP-prop%C3%B5e-fim-da-a%C3%A7%C3%A3o-penal-contra-Lula-OAS-e-Okamotto-sobre-acervo-presidencial.htm.e aí  ..quem vai pagar pelos prejuízos que a IMPRENSA (lobo, Rolha, Estragão etc) fizeram à saúde emocional da família de LULA (em especial a D.Marisa) ao insinuarem em sucessivas rePORCAgem que eles estavam se beneficiando daquelas TRALHAS ?

  3. Faltou dizer o principal.
    Se

    Faltou dizer o principal.

    Se um promotorzinho mequetrefe quisesse impedir os EUA de produzir seu caça F-35 ele provavelmente seria processado e preso como traidor.

    Na Rússia o juizinho de merda que tentasse interromper a produção dos caças SU-35 apareceria numa vala com dois ou três tiros de pistola na cabeça.

    Os nóias do MP e do Judiciário querem arrancar as asas do Estado brasileiro e são tratados como heróis. 

    O heroismo deles, porém, só atende os interesses do império ao norte.

    Por que eles ainda não requisitaram cidadania nos EUA e mudaram para Miami?

    Este é o verdadeiro mistério.

     

    1. Porque não requisitam

      Porque não requisitam cidadania americana? Porque fazendo o serviço encomendado pelos Estados Unidos aqui levam “um por fora”. Teoria da conspiração? Se esses procuradorzinhos traidores da pátria tem a teoria deles para beneficiar empresas americanas porque eu não posso ter a minha? Ah! Eles tem uma vantagem: suas contas em paraísos fiscais jamais serão reveladas pela NSA. A não ser que se neguem a participar de alguma tramóia, tipo impeachment,  e seja revelado a posse de um apartamento em Miami via offshore sem recolhimento de impostos.

  4. Contexto.

    Parabéns ao autor, pelo artigo.

    Pelo contexto apresentado, precisamos (?) encontrar os atuais e fidedignos represententes da classe dos Fariseus…..

  5. Entre escolher…

    Um caça sem transferência de tecnologia, sem armamento e com possibilidade de ser negado peças de reposição, dependendo de quual corrente ideolígica está no poder (F-18), ou um caça cujos valores de auisição e manutenção, são estratosférico e cuja funcionalidade é duvidosa (Rafale) ou um caça (Gripen) cuja construção será em solo brasileiro e com total transferênia de tecnologia (apesar de boa parte ser desenvolvida nos EUA), eu acredito que este último seja o mais sensato.

    O problema é que esses promotores de $#@%¨&*!( estão a serviço do tio Sam, seja por puro sabujismo, seja por ódio ao PT e a classe trabalhadora ou seja por vultosas uantias pagas em paraísos fiscais.

    Não importam os motivos que movem esse panacas do MP, mas, o fato é que são traidores da pátria e como tal deveriam ser tratados como inimigos do Brasil.

    1. Engodo da transferencia de tecnologia

      Esse papo de total transferencia de tecnologia do Gripen é um engodo.

      Ao final disto não teremos capacidade de desenvolver e fabricar caças de combate em solo nacional.

      Não teremos nenhum acesso a tecnologia sensíveis como da turbina que é americana (GE) e do Radar que é anglo-italiano (ex Finmeccania, agora Leonardo).

      Vamos fabricar algumas partes da estrutura com a Akaer (que a Embraer ja sabe fazer a muito tempo) , desenvolver alguns sistemas de apoio e simuladores e preparar um galpão de montagem das peças vindas do exterior.

      Até itens que poderiam ter fabricação nacional, como o trem de pouso com a ELEB que fornece os das aeronaves da EMBRAER e até de outros fabricantes (como o do helicoptero Sikorsky S-92) serão fabricados no exterior.

      O máximo de conhecimento e tecnologia de carater nacional que iremos ter desse projeto é o desenvolvimento do Gripen F (versão bisposto – 2 lugares) de responsabilidade da Embraer  mas restrita a 8 aerovaves contratadas pela FAB (A Suecia não tem previsão de comprar esse modelo).

      Por sinal essa parceira com a Suécia essa deixando a desejar, até o momento não fizeram nenhum aceno para fornalizar a aquisição do KC-390 conforme foi prometido (vide materia abaixo).

      Suécia se oferece para comprar avião cargueiro militar brasileiro –  http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPEA1R00220140228

      A bem da verdade, esse programa de transferência do Gripen é capaz de ser inferior ao do AMX.

       

      1. Qualquer escolha geraria

        Qualquer escolha geraria críticas. Ao menos foi escolhido o de menor custo de operação, o que mais absorverá componentes nacionais e, principalmente, o que a Aeronáutica apontou como o melhor dos três em mais de um relatório. Sobre transferência de tecnologia, não esperemos que eles nos ensinem como bons professores, mesmo porque as condições de financiamento foram renegociadas e isso sempre causa desconforto na relação. Cabe a nós criarmos as condições para que o possível seja aprendido.

  6. O autor da postagem fez uma

    O autor da postagem fez uma boa pesquisa, mas convenhamos:

    Temos um enorme inicial sobre o termo zelotes, fazendo um senão, porque Paulo o apóstolo era originário dos fariseus, grupo que se opunha aos zelotes quando da queda de jerusalem em 70 EC. Porém o texto não relaciona o que vem a seguir com esse preâmbulo todo.

    Depois temos basicamente uma reportagem de um jornal que entrevista o primeiro ministro que nega ter-se encontrado com lula.

    Ai parte-se para uma critica a midia local.

    Ai me pergunto, e daí?…porque para haver tráfico de influência seria preciso provar que o resultado obtido era o esperado e foi conseguido porque fulano fez um contato que a rigor não deveria ter feito e que recebeu para isso.

    Ocorre que a construção do texto é baseado na negativa do sueco quanto ao encontro. Ai pergunto: qual a prova de que fala a verdade e não está mentindo? Porque no fundo, no fundo, aponta-se uma reunião, ele nega e o que temos é a palavra de um ou uns contra outro. Qual versão voce aceita como verdadeira vai da sua torcida ou militância, porque de fato, cadê a gravação da reunião, a foto do sujeito entrando no hotel, etc e tal…e a inexistência de fato não prova que não houve essa reunião, apenas que não há registro dela.

    Se voce não tem como ligar com provas as pessoas e o resultado, ainda que se questione porque essa escolha foi feita, não se pode provar nem que houve tráfico de influência nem corrupção, etc.

    A discussão de fato, que é técnica e também politica é porque a solução sueca foi escolhida en detrimento de outras supostamente mais eficientes.

    1. Não há decisão técnica nesse

      Não há decisão técnica nesse caso. Há decisão política de se ligar a um certo fornecedor, na forma de país e empresa ou congolomerado de empresas. No final do governo Lula essa decisão política quase foi tomada em prol dos franceses. No governo FHC ela não foi tomada em prol da Boeing ou de fornecedores estadunidenses. Ao que parece, as FAs, com a força aérea liderando esse processo, não concordaram. Por fim, quem deve demonstrar que a reunião ocorreu, com aquelas pessoas, em qual quarto de hotel, a que horas, com qual ropua eles estavam, o que falaram, quem tem o dever de fazer isso, em um sistema jurídico no qual a CF88 estivesse em vigor e não na excepcionalidade atual, quem teria esse dever é quem acusa. Mas hoje o acusado tem que provar que é inocente e isso é impossível.  

    2. Prezados,
      se é fato que a

      Prezados,

      se é fato que a negativa do ministro, especialmente em declaração dada a um jornal,  nao se constitui em prova que possa desmentir a acusação, eis que prudiza fora dos autos, o problema é que especialmente a acusação tambem nao apresentou prova alguma daquilo que denuncia, ou seja, a denuncia muito provavelmente estará fada ao insucesso eis que a prova

      de que houve intermediação com retribuição financeira pelo trabalho ( ou seja, de que foi feito lobby pelo acusado mediante retribuição )  terá que ser apresentada prioritariamente e eu nao creio que meia duzia de frases tiradas de um email, e especialmente se descontextualizadas da situação à qual se referem, possam servir de provas para a acusação

      muito estranho e , a meu ver irregular, seria se o procedimento adotado na aquisiçao dos avioes tivesse sido a mera oçao de Presidente Dilma, ainda que influenciada pelo Presidente Lula ou por quaisquer outros assessoras, como se a situação analisada representasse simplesmente a escolha de um brinquedo por parte de uma crinaça…

      me estranha uma denuncia inepta dessas porque os procedimentos da administração publica, especialmentenas areas militares e numa situação que se arrastou por muitos anos  tendentes a suportar a decisao que vier a ser tomada pela autoridade competente, neste nivel, é muito bem fundamentada porque se a escolha tivesse sido à base de propina e por menor que fosse ela, nao tenham duvidas de que ela teria sido adotada no desgoverno FHC com a opçao pelos caças americanos e muito provavelmente entrega a base de Alcantara como parcela do pagamento…. 

  7. Não é bem deste jeito

    só uma coisa Carlos: Não conheço Miami , NY ou LA , pois acho que lá nada existe que possa acrescentar aos meus interesses pessoais. Não preciso de espetáculos da Broadway, nem de Hollywood, não compro enxoval para o meu bebê e nem tenho vontade de conhecer o Mickey Mouse.

    No entanto, conheço Portugal, Itália e Paris em boa parte e minha intenção sempre foi buscar conhecimentos históricos , ver de perto o que aprendi nas aulas de História. Estou programando uma ida à Grécia e gostaria muito de conhecer a Escandinávia, por ver nela o lugar onde humanos muito interessantes habitam. Mas isto só quando o bolso suportar.

    Entendi o seu exemplo e sei que você não generalizou, mas quis deixar meu recado: Nem todos que viajam à Europa ( E até aos EUA) , são alienados.

  8. Se há um consenso de que o Brasil não deve ser soberano,

    Se há um consenso de que o Brasil não deve ser soberano, por parte das elites dirigentes e dos militares, qual o propósito deste gasto bilionário?

    Vamos economizar transformando o exército em polícia de fronteira (e, eventualmente, carcereiros), só com armas leves de mão;  a marinha em guarda costeira, com botes e pequenos barcos; e a aeronáutica em grupamento de resgate, com meia dúzia de helicópteros.

    Os que se sentirem vocacionados para verdadeiros militares que se alistem nas forças armadas dos EUA para serem bucha de canhão no deserto.

     

    1. Zelotes. Gripen
      Na mosca. Se estas pessoas se consideram apátridas, a ponto de encarnar uma vergonhosa vassalagem. Peçam cidadania ao xerife do mundo e serem eternos serviçais. Do delegado ao ministro do STF, passando por empresários e políticos neoliberais, além dos comandantes das FAs, nenhum deles merecem o que a pátria mãe gentil vos oferece. Uma vida de nórdicos onde 70% lutam para ter as contas em dia.

  9. Com isso cai por terra a 3ª AP contra Lula

    Prezados leitores,

    Embora alguns que lêem e comentam no blog – como o João Carlos Campos – ainda teimem em criticar Lula por aproveitar o depoimento de ontem e focá-lo naquilo que realmente importa, a Política, alegando que “tècnicamente” ele pode ser prejudicado, esse tipo de argumento é mais do que falacioso: é manipulador, é conformista, é derrotista. Os que pensam como João Carlos Campos parecem viver num mundo de faz-de-conta, como se no Brasil e as instituições que compõem o chamdo ‘sistema de justiça’ agissem respeitando, fiscalizando e aplicando a Lei e a CF/1988.

    Qualquer brasileiro alfabetizado polìticamente sabe que a trama golpista e toda a ação orquestrada das quadrilhas políticas, midiáticas e judiciárias – desde 2005, com a farsa do chamdo “mensalão do PT” – e depois com a Fraude a Jato e toda a conspirata que desaguou no golpe de 2016 é pautada pela perseguição política à Esquerda, ao PT e aos petistas em especial. Sendo Lula o fundador e presidente de honra do PT, ex-presidente que deixou o governo após dois mandatos com 87% de aprovação e o maior líder político do Ocidente, é claro que ele, Luiz Inácio Lula da Silva, é o principal alvo da perseguição e da campanha de criminalização. A trama golpista das quadrilhas políticas, midiáticas e judiciárias não se concretiza sem que Lula seja condenado e/ou inviabilizado como candidato à presidência da república, caso haja eleições no ano que vem. Portanto Lula está certíssimo em usar o depoimento – após responder todas as perguntas, sem se esquivar de qualquer uma que lhe tenha sido feita – e trazer o debate para o campo em que realmente deve-se travar a disputa: a Política. Lula nadou de braçada, passeou. A mediocridade dos procuradores-acusadores, assim como do próprio juiz que ouvia o depoimento do Ex-Presidente ficou escancarada.

    Menos de 24h após o depoimento de Lula, eis que o MP pede o arquivamneto de uma denúncia contra ele, Paulo Okamoto e uma terceira pessoa, acerca da guarda do acervo presidencial. Ou seja: o depoimento histórico fez corar de vergonha até alguns dos algozes de Lula, que pediram a extinção de uma esdrúxula denúncia contra o Ex-Presidente operário.

    Este artigo e outras reportagens publicadas na imprensa sueca sobre a compra dos caças Gripen desmopnta completamente a terceira acusação contra Lula, na JF de Brasília.

    O que percebemos é que a ‘bucha’ ficará exclusivamente nas mãos do torquemada paranaense, se os perseguidores de Lula ainda insistirem em codená-lo e/ou inviabilizá-lo como candidato à presidência da república. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador