Revista GGN

Assine

Para Bandeira de Mello, Joaquim Barbosa é um homem de índole má

"Joaquim Barbosa é um homem mau"

Por Ricardo Galhardo , iG São Paulo |


Celso Antônio Bandeira de Mello condena a forma como o presidente do STF conduziu a prisão de Genoino. O advogado faz coro pelo impeachment de Barbosa

"Joaquim Barbosa é um homem mau, com pouco sentimento humano." A descrição nada elogiosa é de Celso Antônio Bandeira de Mello, um dos mais conceituados advogados brasileiros e professor da PUC há quase 40 anos.

Ele se refere em especial à forma como Barbosa conduziu a prisão de José Genoino. "Acho que é mais um problema de maldade. Ele é uma pessoa má. Falo isso sem nenhum preconceito com a pessoa dele pois já o convidei para jantar na minha casa. Mas o que ele faz é simplesmente maldade", afirma o advogado.

Bandeira de Mello subscreveu na terça-feira, ao lado de juristas, intelectuais e líderes petistas, um manifesto condenando a postura de Barbosa. A ação supostamente arbitrária do ministro na prisão dos condenados no processo do mensalão seria passível de um processo de impeachment.

"O que Barbosa faz é simplesmente maldade", diz Celso Antônio Bandeira de Mello
"A medida concreta neste caso seria um pedido de impeachment do presidente do Supremo", disse Bandeira de Mello, com a ressalva de que não é especialista em direito penal mas expressa "a opinião de quem entende da matéria".

De acordo com o advogado, o foro adequado para o pedido de impeachment seria o Senado Federal. Segundo o inciso 2º do artigo 52 da Constituição Federal, é de competência exclusiva do Senado julgar os ministros do Supremo. A iniciativa, segundo Bandeira de Mello, pode ser de "qualquer cidadão suficientemente bem informado e, principalmente, dos partidos políticos".

Na segunda-feira, o diretório nacional do PT chegou a cogitar medidas concretas contra Barbosa. A iniciativa, no entanto, foi abortada por líderes moderados do partido.

Segundo Bandeira de Mello, o fato de Barbosa ter mandado para o regime fechado pessoas que haviam sido condenadas ao semiaberto e a expedição de mandados de prisão em pleno feriado da Proclamação da República sem as respectivas cartas de sentença (emitidas 48 horas depois) contrariam a legislação e poderiam motivar o afastamento de Barbosa.

Para o advogado, a culpa pelas supostas violações e arbitrariedades é exclusivamente do presidente do Supremo. "É o Barbosa. Os demais ministros, ou parte deles, já praticaram as ilegalidades que podiam praticar no curso do processo", disse Bandeira de Mello.

O manifesto divulgado na terça-feira diz que "o STF precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente". O texto é subscrito por dezenas de militantes petistas e partidos aliados, como os presidentes do PT, Rui Falcão, e PCdoB, Renato Rabelo, além de personalidades de diversas áreas como o jurista Dalmo Dallari, a filósofa Marilena Chauí, a cientista política Maria Victoria Benevides, os cineastas Luci e Luiz Carlos Barreto e o escritor Fernando Morais.

Bandeira de Mello crê que o plenário do Supremo deveria fazer uma censura pública a Barbosa. "Poderia ser de forma verbal, em plenário, por meio de um manifesto e até mesmo pessoalmente. Ou o Supremo censura a conduta de seu presidente ou ele vai cada vez mais avançar o sinal", diz o advogado.

Média: 4.6 (11 votos)
17 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de jcordeiro
jcordeiro

História de Um Homem Mau

Nassif: a bola da vez é o Barbosa. Já cumpriu sua missão e portanto deve ser descartado. Que o diga o mestre Bandeira de Mello, a quem devoto profundo respeito. Na verdade, o ministro sonhou voar alto, como Ícaro com suas asas de cera. Só não fazia idéia da altura do céu que lhe permitiria ocupar. Atingido seu teto de vôo, aumentaram a temperatura e a cera está derretendo. E para despistar, criaram a figura do “homem mau”. Agora, outra música do Roberto Carlos, à espécie:

 

“História de Um Homem Mau”

....................................................................................

O seu gênio violente, jamais gostou de alguém.

.....................................................................................

E depois do tiroteio todo mundo estremeceu

Quando um grito se ouviu

O homem mau morreu

 

 

Triste epitáfio.

Seu voto: Nenhum

"Joaquim Barbosa é um homem mau"

É uma dessas frases curtas e grossas que, de repente, traduzem uma verdade histórica.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Títere

PARA SABER QUEM É UMA PESSOA, DÊ-LHE DINHEIRO E PODER, diz o ditado popular. Acerca de dinheiro, o "Rei do Camarote" fala por si e, quanto a poder e o abuso extremo dele, Barbsoa é o retrato perfeito. Bandeira de Mello é uma pessoa bem cautelosa, sabemos disso, tem aquele jeitão de gente de cidade do interior e quando o vejo usar estes termos é que sei que a coisa é grave mesmo, o Senado tem que abrir um processo de impeachment contra esse títere

O ministro do STF mostra todo seu desequilíbrio, emocionalismo e irracionalidade, o que é absurdo para um Juíz da suprema corte !!!
Joaquim Barbosa reconheceu seu erro e retratou-se com seus colegas, principalmente Lewandowski. O tempo todo ele se retrata, justamente porque é um desequilibrado emocional. Como um sujeito como ele poderá presidir o STF????

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

Rei Do Supremo De Frango!

Rei Do Supremo De Frango!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

O pior é que encontraremos

O pior é que encontraremos baianos que escutam e dão IBOPE a esse fariseu F.D.P. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Audicéa
Audicéa

Tsunami de sandices

Esse senhor deve ser petista. além disso, apesar da suposta sapiência baseia sua análise em juízos de valor. vou fazer uma coletânea das sandices publicadas nos últimos dias sobre este assunto. para uma análise socio-politico-partidária-cultural. sem juízos de valor.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Boa Sorte!

Boa Sorte!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Tem gente do "pig" dizendo

Tem gente do "pig" dizendo que o" Genoino vai morrer só prá ficar numa boa ??? É, e  eles querem

voltar ao governo antes de perder o poder.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Guatimozim
Guatimozim

Alexandre Garcia e a sua canalhice

Hoje, no seu comentário diário na Rádio Metropole de Salvador, o Sr. Alexandre Garcia disse cinicamente desconfiar que Genoíno teria tomado remédios para passar mal e simular a sua doença.

A que ponto chegamos...

Veja link que, inclusive, tem um audio do comentário canalha.

 

http://www.metro1.com.br/alexandre-garcia-questiona-doenca-de-genoino-sera-que-tomou-os-remedios-para-provocar-o-que-aconteceu--3-39810,noticia.html

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Vamos manter o nível

Acho que todos tem direito a opinar, concordemos ou não com a opinião.

Mas, enfiar o Alexandre Garcia neste blog, como referência a qualquer assunto que seja, é desrespeito.

Para quem não sabe, Alexandre Garcia foi "secretário particular" do último ditador do golpe de 64,  um  tal de general

figueiredo.

Hoje é tipo "boi de piranha" do jornalismo da Globo. Mas nem as piranhas dão importância ao cara.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marly
Marly

Que absurdo!

Insano e mau caráter Alexandre Garcia!  Deveria ser processado pela  por essa afirmação! Só na cabeça de um medíocre pode passar tal pensamento!  Ele precisa se instruir um pouco mais a cerca do tipo de cirurgia a qual Genoíno foi submetido. Mas o mundo dá voltas sr. Alexandre! Genoíno operou em emergência e conseguiu ser salvo. Talvez quando acontecer com o senhor, o resultado seja outro!   E ASSIM ESPERO! 

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Marly
Marly

Luís Gustavo

O grande ator Luis Gustavo, está internado há semanas devido a uma endocardite ( inflamação por bactéria ou fungo ) da membrana interior do coração. Ele foi submetido há tempos atrás de cirurgia de troca de válvula aórtica, por prótese biológica ou metálica. A endocardite é uma infecção grave a que estão sujeitos os pacientes que sofrem tal cirurgia. São semanas de internação, pois o antibiótico tem que ser aplicado via venosa.

Assim como lamento muitíssimo por Luis Gustavo e aguardo seu restabelecimento, vou me regozijar muito quando souber de algum mal que acometa essa figura má, que tem uma pedra no peito, que é conhecido como " alexandre garcia" !! 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

PhD

Este se especializou em desumanidade com seu antigo chefe, o Gen. João Figueiredo, aquele que preferia o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Gui Oliveira

E os demais membros do STF?

E os demais membros do STF?
Resta saber por que silenciaram, como se fossem cúmplices ou capachos!

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Com a palavra Lewandowski,

Emilia,

 

O papel desempenhado pelo ministro Lewandowski foi excepcional. Colocou a cara pra bater desde o início e enfrentou com destemor Joaquim Barbosa, a estrela (desculpe!) da AP 470. Alguns dos demais ministros - mais preocupados com as suas carreiras - foram simples coadjuvantes de Lewandowski, como os dois ultimos encimados por Dilma, com o aval do Senado.

 

Assim Emilia, devagar com o andor pq o santo é de barro!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Sei disso, Silvio, mas não

Sei disso, Silvio, mas não estou digerindo o silêncio de todos, neste momento, diante dos abusos de JB!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Senado

O foro correto para a abertura de uma solicitação de impedimento seria o Senado Federal.


MAs será que lá dentro tem alguém com culhão suficiente para peitar o Poder Judiciário?

Seu voto: Nenhum (6 votos)

"Não tenho prova cabal contra Dirceu - mas vou condená-

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.