22 de junho de 2026

Petrobras negocia venda da Liquigás para o grupo Ultra

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Por meio de nota para a imprensa, a Petrobras informou que está em negociações avançadas para vender a Liquigás para a Ultrapar, do grupo Ultra, do qual também fazem parte os postos Ipiranga.
 
De acordo com a agência Reuters, a oferta feita pela Ultrapar chegar a R$ 3 bilhões, ultrapassando a Supergasbras, da holandesa Dutch SHV, e de outras duas companhia nacionais.

 
A negociação da Liquigas faz parte do processo de desinvestimentos da Petrobras. Até o momento, a empresa anunciou operaçãoes que chegam a US$ 9,8 bilhões, cerca de 65% da meta para o período 2015-2016.
 
Para o biênio 2017-2018, o plano de negócio da Petrobras estabeleceu uma meta adicional de venda de ativos de US$ 19,5 bilhões. Além da Liquigás, então dentro dos planos a negociação da BR Distribuidora, da Petroquímica de Suape, e sua participação na Braskem, entre outros. 
 
Leia mais: 
 
 
 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

17 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Spin D de deriva

    17 de outubro de 2016 12:13 pm

    Moro não teve sequer um voto

    Moro não teve sequer um voto para administrar o Brasil mas decretou no inicio desta década a desnacionalização da economia( https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra) e por isso as empresas estrangeiras que se envolveram em casos de corrupção foram poupadas pelo juiz de um partido só…., destruir o Brasil a partir da desnacionalização e destruição da economia e das nossas empresas o arremedo de juiz tem conseguido com facilidade: a maluquice de Moro e cia já provocou um rombo de pelo menos meio trilhão de reais no PIB através da destruição das empresas nacionais,,..não nos esqueçamos que, quando se alardeou aos 4 ventos que a Votorantim ficaria com a Vale,…lembro que Ermirio de Morais, não conseguindo ficar com a Vale, bradou: aos vencedores, as batatas!..o artigo abaixo é de 2006 mas bem atual:

    05/12/2006

    Grupo Votorantim entre as mais admiradas

    A pesquisa, publicada em edição especial da revista CartaCapital, ouviu 1.224 empresários brasileiros, que apontaram a empresa que mais admiram em 48 setores da economia. No julgamento, foram utilizados como critério 11 fatores-chave: ética, respeito pelo consumidor, qualidade de produtos / serviços, compromisso com recursos humanos, solidez financeira, compromisso com o País, capacidade de competir globalmente, qualidade de gestão, responsabilidade social, notoriedade e inovação.

    No ranking das dez mais admiradas de 2006, a pesquisa aponta sete empresas de origem nacional: Natura, Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Embraer, AmBev e Itaú, além da Votorantim. As duas estrangeiras são Nestlé e Microsoft. “Isso mostra que as gigantes de capital nacional têm conseguido fazer bonito, independentemente das condições de nossa economia”, afirma a edição especial da revista.

    Na primeira edição da pesquisa, em 2003, das dez vencedoras apenas duas eram brasileiras: TAM e Votorantim. “Naquele ano, os fatores mais impactantes eram a qualidade de produtos e serviços, a marca forte e desejada e a inovação. Ou seja, os mais importantes eram os chamados fatores externos. A responsabilidade ambiental e o compromisso com o desenvolvimento do País passavam ao largo, influenciando menos ainda”, explica Arão Sapiro, consultor e presidente do Instituto de Estudos da Competitividade (Insec).

    http://www.votorantim.com.br/pt-br/Noticias/listaNoticias/Paginas/061205GrupoVotorantimentr.aspx 

     

  2. emerson57

    17 de outubro de 2016 12:22 pm

    cupinzal

    São os cupins roendo as empresas públicas, os empregos, o Autodromo de Interlagos, o Pré Sal, as Universidades, etc.

    Não cometem autofagia entretanto. Dai a “cara de pau” intacta desses vermes.

  3. leodfff

    17 de outubro de 2016 1:19 pm

    Ultra sempre

    Ultra sempre lucrando com os golpes (1964 e 2016).

  4. Marcos Antônio

    17 de outubro de 2016 1:33 pm

    A única coisa que funciona

    A única coisa que funciona neste governo é a venda de ativos da Petrobrás…

    1. ze sergio

      17 de outubro de 2016 1:48 pm

      a única….

      Vamos elevar a discussão, deixar de ser um país atolado no atraso. O problema não é vender empresas controladas pelo Estado. O problema é não tornr o brasileiro, cidadão deste país, dono desta gigantesca fonte de recursos e capital. Tornaremos o Estado brasileiro, propriedade privada internacional. Tornaremos nosso país , patrimônio subjulgado a interesses estrangeiros. Quanto valem estas empresas? Qual o retorno do investimento? Bilhões e bilhões parados em titulos públicos americanos ou rendendo uma miséria extorsiva em “fundos de garantia obrigatórios” e o Brasil vendendo sua soberania e seu futuro. Deixemos de ser tão medíocres. Todos nós. 

  5. jcordeiro

    17 de outubro de 2016 2:14 pm

    Em Qual dos Paraisos a Grana?

    Nassif: esse grupo Ultra não era aquele que sustentava os golpistas de 1º de abril de 1964?

    Já há suspeita de que na negociação correu algum para a maioria do PMDB e para o pessoal do  PSDB/DEM/PPS, nas municipais de 2016, especialmente para aqueles que fecharam no primeiro turno. Viu o gasto dos meninos?

    Os ajustes possivelmente serão em Paraisos Fiscais, como no Dossiê Cahimã, difícil de rastrear. E gastaram tudinho, sem medo de ser feliz.

    Quem quiser pode rir da atuação ministerial patética do carcamano da Mooca, disípulo e continuador da tradição dos “Sergios” (Motta e Guerra). Mas que o cara, quando se reune com aquele da Academia, sabe cosnspirar, isto sabe!

    A reserva para a campanha presidencial parece sairá  daqueles US$ 19,5 bilhões, do pacote 2017-2018. As “Verônicas” (o grupo usa sempre uma dupla) já estão abrindo “empresa” nos esteites.

  6. Jredecio

    17 de outubro de 2016 3:21 pm

    Investidores nacionais e

    Investidores nacionais e petrolíferas americanas estão salivando com o saldão liquida tudo dos ativos da Petrobras. Lamentável. Enquanto isso, a estatal norueguesa Statoil (também endividada) vem fazendo o caminho inverso, se dando bem comprando os ativos do pré-sal com deságio gigantesco.

    De acordo com artigo no site da Associação Brasileira dos Revendedores de GLP:
    “Como justificar uma venda de uma empresa por valores tão baixos, em menos de ano ela por si se paga somente com a venda de botijões de 13 Kg. A Liquigás apresenta um faturamento bruto no ano algo próximo a R$ 1,4 bilhão somente com a venda de botijões de uso residencial. Como justificar um desemprego em massa, pois certamente esta será a realidade de todos que atuam na empresa se vendida a qualquer uma das Companhias Distribuidoras que detém o mercado nacional.”
    http://www.asmirg.com.br/noticias/2016/05/brasil-podera-sofrer-maior-golpe-de-sua-historia-com-a-venda-da-liquigas/

  7. Afonso Arinos

    17 de outubro de 2016 3:49 pm

    Instituto von Mises

    O herdeiro do grupo Ultra é o presidente do instituto liberal Von Mises. Interessante como são ligados aos governos e o Estado. De liberal não tem nada!!!!

  8. Almeid

    17 de outubro de 2016 4:20 pm

    (continuando) e em linhas

    (continuando) e em linhas gerais.

    Sobre as empresas que dizem ter contas lá fora e respondem que a receita federal tem conhecimento:

    Tem como saber em que data aconteceu o comunicado?

    Pela matéria do articulista, da fsp/ nestes nominados, não há este aprofundamento). Percebi que, um deles nada responde pois esteve ou está repondendo por uma ação judicial. 

  9. Quintela

    17 de outubro de 2016 4:52 pm

    O grupo ULTRA bancou o golpe

    O grupo ULTRA bancou o golpe em 64 e agora em 2016…

    tudo pelo Brasil!!!!

  10. W K

    17 de outubro de 2016 6:11 pm

    Perguntinhas:

    Quando uma empresa pública compra ou vende ou alguma coisa, pelo que consta, a dita empresa deveria abrir uma concorrência pública ampla, como a Petrobrás sempre fez. 

    Isto me parece estar na lei 8666. 

    Consequentemente: por quê agora então não se faz isso, neste caso ? 

    Talvez fosse interessante alguém entrar com uma ação civil pública solicitando esclarecimentos a respeito do cumprimento dessa lei, bem como a suspensão da venda de ativos, enquanto este detalhe não tiver sido amplamente esclarecido. 

    E mais, como isso combina com a tal fartíssimamente divulgada redução de preços na Petrobrás ?

    Afinal, se  a dita está vendendo ativos para fazer caixa, ou seja, gerar bufunfa para pagar dívidas, como isso pode ocorrer com essa redução de preços, que afinal de contas, é diminuir a bufunfa para pagar dívidas? Ou seja, são ações contraditórias.

    Claro, juiz nenhum entende muito de contabilidade, portanto, o juiz que receber essa ação vai levar algum tempo isto ficar esclarecido. 

    Creio que economista não serve para esclarecer, mas contabilista certamente.

     

  11. claudio corrêa

    17 de outubro de 2016 10:31 pm

    A Privataria Tucana

    A Privataria Tucana acelerada: pré sal, distribuidoras de energia, água potável e agora o gás de cozinha popular. Vai concentrar tudo nas mãos de particulares que ditarão o preço no mercado consumidor.

    O tradicional grupo Ultra, golpista desde 64.

  12. anarquista sério

    17 de outubro de 2016 10:41 pm

    Escrevo com conhecimento de

    Escrevo com conhecimento de causa,

    O Gás está em torno de 70  reais.

    Eu vivo apenas com minha veterana.

    Um bujão da Ultragás demora uns 90 dias pra acabar.

    Da Liquigás, não passa de 50 dias;

    Nota : Bujão de gás não fala e consequentemente termina quando vc está cozinhando. Mesmo assim ainda ouço pelos 4  quantos : ”justamente agora” ? Claro que será sempre ”justamente agora” enquanto trabalhando.

    Compre o segundo bujão..

  13. Tony

    18 de outubro de 2016 5:17 am

    Apátridas aventureiros, ratazanas

    Impressionante como os GOLPISTAS não tem a menor noção de Soberania. Ou tem? e não fazem a minima questão de defende-lha, privilegiando seus interesses particulares, negociatas com amigos e laranjas, o recebimento de comissões e propinas, sempre em detrimento do bem maior, a defesa de nossas riquezas e, principalmente, da nossa soberania nacional.

    Já venderam nossos satelites e telecomunicações. Nosso principal gasoduto e agora o monopolio da distribuição de gas. O presal já foi pras cucuias e preparam a venda da BR Distribuidora. Pacote completo, tudo a toque de caixa. Isto prova tambén, a falta de nacionalismo das Forças Armadas.

    E pensar que o Oriente Medio está em chamas por causa do petróleo e a Russia quase entrou em guerra com a Europa por causa do gasouto da Ucrania….

  14. edmorc

    18 de outubro de 2016 12:16 pm

    Mais concentração. Já

    Mais concentração. Já conhecemos bastante esse filme e vamos pagar a conta.

  15. Daniel Caetano

    21 de outubro de 2016 1:48 am

    E não vai ter mais o cachorrinho azul…

    Vamos vender, alugar ou ate mesmo dar. Pois não sabemos administrar.

    Se fosse o contrario e soubéssemos administrar não estariamos nessa enrascada de ter que vender, alugar ou ate mesmo dar.  

Recomendados para você

Recomendados