PT apresenta ao TSE novas irregularidades nas contas de Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O PT apresentou novas denúncias ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito das contas do candidato derrotado à Presidência da República, o senador Aécio Neves (PSDB) e o comitê financeiro de seu partido. Na terça-feira (9), a legenda da presidente Dilma Rousseff (PT) entregou um documento ao setor técnico responsável pela análise de contas solicitando a investigação de empresas que prestaram serviços à campanha tucana.

A principal suspeita, segundo informações da Agência PT de Notícias, refere-se a uma lista composta por  28 empresas, todas criadas este ano, que atuaram na campanha de Aécio. Outro fato considerado destacado pelos advogados da legenda é a constatação de que apenas 21% das notas fiscais desses estabelecimentos foram juntados aos autos.

Foi apontada, ainda, a ausência de documentos de apresentação obrigatória, como extratos bancários compreendendo todo o período de campanha e o termo de encerramento das contas.

O PT também constatou que não há na prestação de contas do contrato específico de fotógrafo da campanha, nem da produção e disponibilização de conteúdo para celulares, como vídeos para o aplicativo “WhatsApp”.

Segundo o advogado da campanha petista, o pedido quer apenas a apresentação das mesmas comprovações documentais cobradas da campanha de Dilma Rousseff. O documento pede que seja comprovada a existência das empresas e a autenticidade dos documentos entregues ao TSE. 

O PT já havia sugerido a impugnação das contas do ex-presidenciável tucano em função de gastos supostamente irregulares com a contratação dos escritórios de dois ex-ministros do Supremo Tribunal Federal para atestar a legalidade do aeroporto de Cláudio. O partido alega que Aécio não deveria ter pago a consultoria jurídica com dinheiro da campanha, pois o assunto do aeroporto é uma obra do tucano em Minas Gerais, de 2010.

Leia mais: Uso de dinheiro da campanha de Aécio para pagar ex-ministros divide opinião

Com informações da  Agência PT de Notícias

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vale como contra-ponto!
    Por

    Vale como contra-ponto!

    Por que SINCERAMENTE a justiça fazer QUALQUER COISA contra o partido oficial do que restou da direita, os Barões da Mídia, gran-ELITE é esperar DEMAIS…

  2. Eu não duvido, pelo histórico do moço

    que a prestação de contas do Aécio seja cheia de furos.

    Mas não há como esperar nenhuma consequência prática, pois não há nas altas esferas do judiciário brasileiro quem tenha a intenção de punir o Aécio por qualquer coisa que seja.

    E é essa certeza de impunidade que é a razão de fazer um documento falho. Por que gente capazes tem a disposição.

  3. Ou fazem ou perdem, não a

    Ou fazem ou perdem, não a credibilidade, porque esta não tem. Mas perdem de vez a vergonha, que nem sei se algum dia tiveram.

  4. Efeito colateral da “devassa”

    Efeito colateral da “devassa” promovida pelo empresário Gilmar Mendes, com direito a “piti” com o pessoal do TSE.

    Entretanto, a serventia será apenas desnudar a parcialidade do cidadão citado acima, uma vez que tucanos são inimputáveis.

  5. Na campanha da reeleição do

    Na campanha da reeleição do LULA, uma empresa gráfia chamou minha atenção pois o CNPJ dessa empresa estava sendo usado no Brasil todo para produzir peças graficas locais.  Digamos que seria um CNPJ padrão. Na época a rede principal era o ORKUT. Atravez dessa rede, consegui juntar material grafico distribuido no Brasil todo e inclusive consegui tirar de dentro da grafica (em Valadares-MG) um exemplar de tablóide antes de ser distribuido no Estado. Até as placas de imprensão eu consegui resgatar num depósito de reciclagem. Todo material voi enviado à coordenação de campanha.
    Pesquisando o tal CNPJ descobri ERA DE UMA GRÁFICA COM SEDE EM SÃO PAULO  E QUE SÓ À RECEITA FEDERAL JÁ DEVIA DE TRIBUTOS MAIS DE DUZENTOS MILHÕES DE REAIS, na época!!!

     

     

  6. Mas o Aécio ainda é “Di

    Mas o Aécio ainda é “Di menor”. Nem imagino como conseguiu ser candidato, já que não tem maturidade suficiente para tal. Está querendo pq querendo “roubar a bola” da candidata reeleita. Pobre menino ! tão mimado, daí não saber perder e querer “matar” um partido político que venceu o seu em 4 eleições seguidas. Agora enfezou mesmo ! Pobre ! se não conseguiu ganhar nem em seu estado natal. Até arrumou outros “leões” para rugir no congresso, como o Aluísio, o Caiado, um artista Bobão, fora os “miquinhos” da Mirdia, sempre prontos e obedientes. Pena que o Álvaro Dias esteja  em “retiro espiritual” .

  7. Imagina só quem vai ser o “sortudo” para relatar isso ai….

    Pode ser que fuja à regra, mas até agora todas as ações de interesse do PSDB foram parar nas mãos de Gilmar Dantas após um prá de estranho “sorteio”: As contas de Dilma, as contas do PT, as ações do PT contra Aécio. Só dá Gilmar no TSE…Imagina só quem vai ser o “sortudo” para relatar isso ai….

    Para defender os interesses do PSDB Gilmar Mendes é capaz de tudo e, como diria Rita Lee… tô nem ai….

    FHC pede a Gilmar Mendes tentar livrar Arruda mas é voto vencido

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/fhc-pede-e-gilmar-mendes-tenta-livrar-arruda-mas-e-voto-vencido.html

    FHC, Gilmar Mendes e a tentativa de salvar Arruda

    http://www.cartacapital.com.br/revista/815/fhc-gilmar-mendes-e-a-tentativa-de-salvar-arruda-7229.html

    Gilmar Mende chama de “nazistas” quem votou contra a manutenção da candidatura Arruda

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/08/tse-barra-arruda-e-gilmar-mendes-compara-corte-a-2018tribunal-nazista2019-8728.html

    Arruda deu emprego paa enteada de Gilmar Mendes

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/09/arruda-deu-emprego-para-enteada-de.html

  8. Dois pesos duas medidas
    Engraçado é que o PT tem que se prestar a esse trabalho de revisar e denunciar. Já os demotucanos contam com nada menos que o ministro da justiça e a imprensa suja para propagarem boatos e a tentativa de golpe.

  9. Vai se provar que as empresas doaram para todos os candidatos

    Vai se provar que as empresas doaram para todos os candidatos, vamos ver como é que vão fazer prá fazer-nos crer que doar pro PSDB é legal e doar pro PT é ilegal….

  10. Vencer até a cobrança de pênaltis…

    Apesar da vitória nos dois turnos, vem sendo preciso enfrentar os abutres todos os dias… Depois que o governo vencer o 3º turno, a prorrogação e a cobrança de pênaltis, será hora de impor aos raivosos adversários a derrota definitiva, tomando-lhes as Bandeiras, os símbolos, os estandartes. Evidentemente o objetivo não será humilhar ninguém mas, apenas, deixá-los sem discurso.

    BANDEIRAS DA DIREITA. Algumas delas encontram eco nos medos e anseios da Classe C, que precisa ser reconquistada pelo governo, especialmente a do Centro-Sul do país. O governo pode se apossar de algumas delas como já fez antes? Como fazê-lo? É importante debater a questão? É o que o texto do link abaixo procura fazer: refletir a respeito.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR5.html

  11. Enquete simples: Sim ou Não?

    Pergunte a qualquer médio ou grande empresário, desses que vivem batendo nas portas dos quartéis, pedindo a volta do regime militar, exigindo “novas eleições”, se algum deles entregaria a sua empresa para Aécio Neves administrar por quatro anos consecutivos. Pergunte a um desses frangões e frangonas de passeata se eles deixariam a educação de seus filhos aos cuidados de Lobão. Se um ou uma dessas tristes figuras entregaria suas aplicações e poupanças para Zé Chirico Serra movimentar. Se um ou uma dessas criaturas soturnas deixaria Geraldo Picolé Alckmin responsável pelo abastecimento de água de suas casas. Pergunte, mas não espere resposta.

  12. E se o Nassif tiver razão, pergunta Miguel.

    O PT pode até achar uma cratera nas constas do PSDB, que nada de sério acontecera. Vamos tentando, não.

    Olha so o Miguelito ja esta com a pulga atras da orelha. Vamos esperar essa longa noite de verão.

     

     

    E se o Nassif tiver razão?

    Por , postado em dezembro 8th, 2014 | 161 comentários

    golpe (1)

     

    Há semanas que o blogueiro Luis Nassif, em geral um analista moderado e pacato, como convêm a um bom mineiro, tem martelado que a escolha de Gilmar Mendes para relatar as contas de campanha de Dilma Rousseff, não foi uma coincidência.

    Aliás, duas coincidências: Gilmar foi “sorteado” para relatar as contas da campanha de Dilma e também do PT.

    Reza a lenda que o raio da tempestade não cai jamais no mesmo lugar. Não foi o caso desta vez. O raio caiu três vezes no mesmo lugar.

    Gilmar foi sorteado para relatar as contas de Dilma.

    Gilmar foi sorteado para relatar as contas do PT.

    Gilmar foi sorteado para relatar a interpelação que o PT decidiu fazer contra Aécio Neves, quando este disse que perdeu as eleições para uma “organização criminosa”.

    Nassif especulou, com base na sua intuição mineira e quiçá em alguma informação mais sólida, que Toffoli entrou para o esquema da mídia e do golpe. E por isso teria fraudado o processo de escolha do relator das contas de campanha da Dilma duas vezes: 1) ao não esperar a nomeação de um novo ministro do TSE,  aproveitando-se da viagem da presidenta para fora do país; 2) manipulando o sorteio para escolher Gilmar Mendes.

    A teoria de conspiração de Nassif, apesar de irretocável, não fez muito sucesso.

    Eu mesmo não acreditei.

    Pois agora começo a acreditar.

    No domingo, a Folha dá manchete dizendo que a maioria dos brasileiros culpa Dilma pela corrupção na Petrobrás. É uma manchete mentirosa. A Folha fraudou a própria pesquisa, ao somar o eleitorado tucano, que afirma, naturalmente, que Dilma tem “muita responsabilidade” nos escândalos da Petrobrás, aos que acham que a presidenta tem “pouca responsabilidade”. Juntou ambos os grupos como sendo um só, os que dizem “sim, a presidenta tem culpa”, e produziu um factoide pró-impeachment.

    Hoje, segunda-feira, outra rede do golpe foi jogada sobre a opinião pública.

    manchete

    A jogada é evidente. Como Gilmar é muito identificado como o principal e mais fiel quadro tucano dentro do Judiciário, eles armaram a rejeição como uma coisa “técnica”.

    Com isso, blindam a decisão de Gilmar Mendes de rejeitar as contas de campanha da presidenta.

    A gente tem de tirar o chapéu. Eles estão se aperfeiçoando.

    O governo não ficou atento aos movimentos da escolha do relator. Ao invés de nomear logo o novo nome para o TSE, Dilma viajou ao exterior, dando margem para a traição de Toffoli.

    O golpismo está atento aos mínimos erros e distrações do governo.

    O jogo de xadrez atingiu um momento crítico.

    A pesquisa Datafolha, apesar da manchete mentirosa da Folha, mostrou que a maioria da população começou a enxergar Dilma como alguém que luta contra a corrupção como nenhum outro presidente já fez.

    Ou seja, a aprovação de Dilma está crescendo, e isso apavora a mídia e a oposição.

    Segundo o Datafolha, a popularidade da presidenta, miraculosamente, diante dos ataques incessantes da mídia e da oposição, se manteve estável, no mesmo nível da campanha eleitoral.

    Quem sabe não está em curso uma movimentação totalmente orquestrada para, de fato, derrubar Dilma?

    A Globo faz uma entrevista com Aécio, no programa do Roberto D’Ávila, em que não há nenhum questionamento sobre as suspeitas envolvendo o senador. Ao contrário, serve de palanque para Aécio lançar o conceito de uma campanha pelo impeachment: “fui vencido por uma organização criminosa.”

    Ou seja, Aécio não foi vencido pelo voto. Não fomos eu, nós, vocês, todos, tentando convencer a maioria da população de que o PSDB não tem moral nenhuma para se arvorar em paladino da ética, e que Dilma, apesar de seus inúmeros defeitos, era, de longe, a melhor opção para o país.

    Em seguida, Aécio, num movimento esperto para testar e exercitar suas forças,  convoca manifestações de rua. Que foram um fiasco, mas contam sempre com a ajuda da grande mídia para reduzir o dano. As “dezenas” de participantes, segundo o portal Terra, se transformam em “milhares”, em matéria da Globo.

    O Ministério Público e o procurador-geral já começam a sofrer pressões espúrias por parte da mídia.

    Na alta cúpula do Judiciário, a única voz que se ouve, em entrevistas intermináveis, é a de Gilmar Mendes. Apesar de isolado tanto no TSE quanto no STF, ele parece pautar sozinho a agenda política dessas duas instituições. Como? Por causa do apoio incondicional da mídia.

    Nunca um terceiro turno foi tão incendiário como agora. A oposição e a mídia ganharam experiência.

    O erro fundamental do governo, por sua vez, é não sinalizar para as suas bases e não estruturar um sistema democrático de informação.

    Não há necessidade de se fazer um comício na Central do Brasil, nem qualquer tipo de provocação “bolivariana”, mas poderia já ter definido os seus nomes políticos, o que lhe fortaleceria nesse momento crítico.

    O governo, neste momento, está perigosamente fraco, porque grande parte dos ocupantes de ministérios vivem num limbo: não estão nem dentro nem fora da estrutura.

    As bases sociais só recebem notícia ruim da grande mídia.

    O próprio governo, repetindo o erro cometido em 2010, as negligencia.

    Mercadante, o homem forte da Dilma, só dá entrevista para a Miriam Leitão, em tv fechada.

    Miguel Rosseto não é empossado e, com isso, tem seus braços atados.

    Enquanto isso, a mídia e seus aliados ampliam seu arsenal, de um lado, e aumentam a carga sobre seus críticos, de outro.

    A Globo inaugura um novo telejornal na primeira hora da manhã.

    Um tribunal do Distrito Federal aumenta a multa imposta à Carta Capital por matérias sobre Gilmar Mendes.

    Matérias contra Lula, Dilma e qualquer nome da base aliada, podem ser publicadas à vontade.

    Contra tucanos, não se pode falar nada.

    Enquanto isso, o governo continua dando dinheiro para a Globo, a mesma empresa cujo diretor de jornalismo processa blogueiros, exigindo “indenização”.

    É um jogo barra pesada.

    E quanto tentamos nos convencer de que tudo vai terminar bem, que estamos sendo paranoicos, descobre-se que a esposa do juiz Sergio Moro, o novo Joaquim Barbosa da mídia, é advogada do PSDB.

    Pior, o seu escritório de advocacia presta serviços para  a Shell, principal concorrente da Petrobrás.

    Mas eles tem um ponto fraco: não ganharam as eleições.

    Não se conformam com isso.

    Não se conformam que o povo, mesmo com 12 anos de ataques sistemáticos da mídia, tenha resistido às suas mentiras e manipulações.

    E, apesar da truculência da mídia e da covardia do governo, seguirá resistindo…

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/08/e-se-nassif-tiver-razao/#sthash.IFq68YPw.dpuf

    1. p { margin-bottom: 0.25cm;
      p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }Bem observado.

      Bem observado. Creio que um dos meios de parar o golpe midiático é a todo instante mostrar aos golpistas um simples ensinamento matemático: a Lei das Proporcionalidades. E onde este não for suficiente, um outro: a Lógica.

      1) Quem, logicamente, teria adquirido mais “now how” e blindagem contra a corrupção ou roubalheira? Quem está a doze anos no governo ou quem ideologica e politicamente representa os poderes que ao longo de quase quinhentos anos permeiam, determinam e dirigem a triste História deste imenso e rico País?

      2) Quem, se quisesse, teria tido mais poder para impedir a perpetuação da corrupção e das injustiças sociais? Quem está há doze no governo ou quem há quinhentos anos detém ou representa quase que absolutamente o poder econômico, político, religioso e midiático no Ocidente?

      3) Quem politicamente seria mais susceptível a injustiças, a calúnias e a difamações? Quem está no governo há doze anos ou quem sempre deteve ou representou todo esses descomunais e desproporcionais poderes?

      4)  Quem pelo Estado seria mais cruelmente julgado? Quem está no governo há doze naos ou quem detém ou representa este descomunal poder constituído há quase quinhentos anos?

      E o que fazer em situações onde nem a lógica se faz se suficiente?

      A oposição formal, representante desses quinhentos anos de poder de fato tem dado provas de que não passou do ensino fundamental. Ao se fazer de vítima e recorrer ao que há de mais rasteiro na prática golpista contra o resultado das urnas faz de conta que ignora que foi ela mesma total, ampla, pública e criminosamente apoiada por este mesmo desproporcional poder de fato. 

      Às vezes, contra a absoluta falta de limites do poder de fato, só há uma saída possível: contra atacá-lo com o Poder de Direito, e este emana tão somente do povo. Pra quem ainda não sabe:

      “Parágrafo Único, do Art. 1º, da Constituição da República Federativa do Brasil: “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido.”

       

       

       

       

       

  13. Gilmar ataca o blog e o Sr. Nassif

    O GGN mereceu “destaque” na fala do Gilmar Dantas com a colaboração Toffiliana. Foi patético. Agora, às 19:10horas na Seção do TSE.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador