Querem entregar a Petrobras aos gringos, por Emanuel Cancella

A direita brasileira, que nunca aceitou a existência da Petrobrás, quer entregá-la aos gringos!

Por Emanuel Cancella

A direita brasileira sempre foi contra a Petrobrás, primeiro tentando barrar a sua criação, depois tentando entregá-la aos estrangeiros, principalmente os americanos. Vale lembrar que só o povo nas ruas garantiu a criação da Petrobrás.

Assis Chateaubriand, dono das comunicações no Brasil de 1940 a 1960, uma espécie de Globo na época, chegou a propor ao presidente  Getúlio Vargas, criador da Petrobrás: “ Esqueça a Petrobrás e podemos até apoiá-lo”. Getulio preferiu  suicidar-se e entrou para a história!

Lula, que governou o país de 2003 a 2010, pegou a Petrobrás semi- destruída, pois o presidente Fernando Collor  de Mello, em 1990, o primeiro presidente eleito depois de 21 anos de ditadura militar extinguiu as subsidiárias Interbrás Petromisa, eliminando assim seu braço comercial e petroquímico. Vale Lembrar a Globo apoiou e cresceu a sombra da ditadura e Collor foi cria também da Globo.

E o presidente Fernando Henrique Cardoso, que governou o país de 1994 a 2002, tentou trocar o nome da empresa para Petrobrax, e , sem sucesso, ousou privatizar a Petrobrás; mas quebrou o monopólio, congelou os concursos públicos enfraquecendo seu  corpo técnico e destruiu a indústria naval. FHC teve apoio da Globo para tentar implodir a Petrobrás, esta chegou a comparar a Petrobrás a um paquiderme e chamou os petroleiros de marajás.

Lula restabeleceu o corpo técnico da Petrobrás, através de concurso público, retomou a indústria naval, e em seu governo, em 2006, a companhia descobriu o pré-sal. Em represália, Lula enfrentou no STF o mensalão só do PT, uma armação da Globo para atingir a base do governo Lula, quando durante vários meses o jornalismo da emissora pautava prioritariamente ataques ao PT, principal partido da base do governo.

Partidos como o PSDB e o DEM que também participaram do Mensalão, foram ignorados, com o agravante de que o mensalão do PSDB foi anterior ao do PT. O mensalão do PSDB e do Dem nunca foi sequer julgado pelo STF. 

A presidente Dilma se elegeu em 2010 e se reelegeu em 2014 prometendo fortalecer a Petrobrás. A Petrobrás é a locomotiva do Brasil, nenhuma empresa investe mais neste país. Dilma quer construir três refinarias, e retomar o braço petroquímico da Petrobrás através do Comperj.

A direita novamente se manifesta, tendo à frente a Globo, no afã de entregar a Petrobrás aos gringos, num país onde nenhuma CPI foi instalada para investigar corrupção em casos emblemáticos, como por exemplo o escândalo do metrô de São Paulo, as privatizações de FHC, da Sabesp, da Lista de Furnas, aeroporto de Cláudio em Minas Gerais, da compra de voto para reeleição de FHC, da sonegação do imposto de renda da Globo, e diante de tanta omissões e conluio da instituições brasileira a Petrobrás vai enfrentar a segunda CPI para investigar a corrupção.

Como fizeram no mensalão só do PT, a Petrobrás é manchete diária em toda a mídia de forma negativa. O STF, que produziu o espetáculo do mensalão, só do PT, está sendo substituído pela operação “Lava a jato” da Polícia Federal.

 Para se ter idéia da parcialidade dos integrantes dessa CPI, dois delegados da Polícia Federal, que apoiaram a candidatura derrotada de Aécio Neves do PSDB à presidência, chegaram a chamar, em seu blog de campanha, o presidente Lula de “anta”; e o juiz Sérgio Moro que chefia a operação, sua  mulher advoga para o PSDB, sem esquecer que Moro serviu de assistente à ministra Rosa Weber do STF, na AP 470, conhecida como mensalão só do PT.

Para não deixar dúvida da suspeição dessa operação da Policia federal, a mesma Globo que tratou como celebridade o juiz Joaquim Barbosa – JB que presidiu o STF no chamado mensalão só do PT, deu ao juiz Sérgio Moro o título de cidadão do ano de 2014. Joaquim Barbosa criou uma empresa de fachada para burlar a receita federal na compra de um imóvel em Miami. JB relutou em devolver o apartamento funcional do STF, teve que ser cobrado a devolver, e seu colega de STF o ministro Eros Graus  dentro do Supremo acusou JB de ter um um registro policial por agressão a mulher. A Globo que exaltou JB já o abandonou vamos ver até aonde vai a probidade do juiz Sérgio Moro?   

É sempre bom lembrar que quando praticamente não se sabia do petróleo no Brasil, na década de 40/50, foi o povo nas ruas, na campanha “ O petróleo é Nosso!, que viabilizou a criação da Petrobrás e o monopólio estatal do petróleo.  Só a mobilização popular pode salvar a Petrobrás e o pré-sal dos entreguistas!

Emanuel Cancella é diretor do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiro

Redação

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. 25 bilhões de lucro liquido médio anual nos últimos 10 anos

      Equivale a mais do que o valor da empresa no mercado, na era FHC, a cada 2 anos.

      Vou reecrever, pra ver se vc entende (sei que é difícil, mas…):

      Só com o lucro liquido médio anual de hoje dá para comprar uma “Petrobrax” de FHC a cada 2 anos.

      E ainda sobra grana!

    2. Charge originalmente criada para o sistema bancário mundial…

      Não é?

      O sistema bancário mundial desregulamentado resultou em um prejuízo incalculável aos contribuintes de diversos países, que forma obrigados a socorrer bancos privados.

      O prejuízo que a gestão “privada” da SABESP poderá acarretar a população da Região Metropolitana de São Paulo certamente irá muito além do campo econômico, e poderá resultar em uma convulsão social, infelizmente.

      A política de estabilidade de preços promovida pelo governo por meio da Petrobras afetou o caixa da companhia, porém, preservou em maior proporção a economia do país.

      Hoje a situação se inverte, e esta mesma estabilidade proporciona a recuperação do caixa da estatal.

      Como sabemos, tanto o setor financeiro (bancos) quanto o petrolífero não respeitam as leis de mercado, e sofrem interferências de toda ordem, notadamente do capital especulativo.

    1. Vc parece um cara antenado,

      Vc parece um cara antenado, mas não é.

        Se fosse, saberia que os empregados da Petro estão até escondendo o crachá de VERGONHA.–piadinhas da população aonde eles frequentam.

               E vc sugere que eles se ”mobilizem”?

                     É muita falta de entender o que está acontecendo.

                        Ou continuar vivendo em profundo estado de NEGAÇÃO como vc.

                   

  1. E o atual governo quer
    E o atual governo quer quebrar a Petrobras; indicando um completo desconhecedor do assunto, no momento mais crítico do mercado de Petróleo e energia.

    1. Meirelles, Roger Agnelli, Armínio Fraga conhecem do assunto?

      Bendine é homem de mercado, acostumado às finanças e captação de recursos

      Alguns dos prêmios do BB na gestão Bendine

      O Banco do Brasil é o líder do ranking mundial como o banco mais sólido do planeta, segundo pesquisa realizada pela agência norte-americana independente de classificação de risco – Weiss Ratings. A pesquisa foi publicada no site BankingMyWay, especializado no mercado bancário internacional;Listado no Newsweek Green Ranking 2012, por Newsweek (EUA), Sustainalytics (EUA) e Trucost (Inglaterra);Aldemir Bendine, recebeu no governo tucano de Minas Gerais a Medalha da Inconfidência entregue anualmente a personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas;No anuário The Banker’s Deals of The Year 2012 – o Banco do Brasil foi vencedor entre as operações de captação mais impressionantes, pela emissão de US$ 1 bilhão em dívida subordinada no exterior;O BB atingiu o 1o lugar no ranking de equity sales da Bloomberg, uma das principais provedoras mundiais de informação para o mercado financeiro;O BB ficou em terceiro lugar no ranking Brand Finance, referente às marcas mais valiosas do Brasil e da América Latina 2012;O BB foi considerado o maior banco da América Latina pela AméricaEconomía Intelligence;Listado no Índice Dow Jones de Sustentabilidade;Vencedor na categoria Melhor Empresa Financeira da 5a edição do Prêmio Época Negócios 100;O Banco do Brasil ficou em 1o lugar na categoria Bancos e 3o lugar no ranking geral em Marcas de Confiança 2012 do ranking Seleções do Reader’s Digest;

      1. Não esqueça do prêmio de

        Não esqueça do prêmio de melhor companhia listada na categoria Banking do prêmio The World’s Most Ethical Companies dada pelo Ethisphere Institute ao Banco do Brasil em 2014. Segundo o site do BB:

        “The World’s More Ethical (WME) Companies, é um prêmio oferecido pelo The Ethisphere Institute, anualmente, em reconhecimento às empresas que realmente vão além da teoria do fazer negócios “eticamente” e traduzem essa palavra em ações. Os homenageados não só promovem, de maneira ética, as normas e práticas empresariais, eles ultrapassam o que é tido como “o mínimo da conformidade legal” moldando as futuras normas do setor em que estão inseridas através da introdução de melhores práticas.”

        Se o problema imediato é o mal afamado ajuste do balanço para aprovação por auditoria externa e o problema-raiz é a conformidade/governança capengas das últimas altas-administrações da Petrobras, então pode-se dizer que o novo presidente traz na bagagem algumas das ferramentas necessárias para atacar os principais problemas.

  2. O mercado se fodeu! E eu

    O mercado se fodeu! E eu rindo muito com a decisão da presidenta valentona que não se deixa impressionar com escândalos fabricados para destruir a Petrobrás e para permitir aos derrotados governar. Pé no acelerador Dilma, bora defender o Pré-Sal brasileiro atropelando os entreguistas. Se precisar vamos meter bala nestes traidores do Brasil.

  3. O Petróleo era nosso

    Puta discursinho corporativista.

    Tem coisa mais idiota do que esse tal de orgulho nacionalista pela Petrobras ?
    A empresa existe há 60 anos. Tudo bem, achou petróleo e tal. 
    Mas e daí ? O que você ganhou com isso ? Nada.
     

    Tiraram do nosso subsolo o petróleo que era nosso e dividiram o lucro entre uma casta de privilegiados, sejam empresários ou governantes da vez.
     

    Afinal, nesses sessenta anos nunca deixamos de pagar um dos preços mais altos do mundo pelos derivados do tal de petróleo.
    Se a Petrobrás não existisse, e se hipoteticamente fosse proibido extrair petróleo no Brasil, provavelmente estaríamos pagando mais barato do que usando nosso próprio petróleo.

    Só para se ter uma comparação, o petróleo foi a pilastra de toda a economia soviética por 70 anos. O dinheiro do petróleo, mesmo com gente roubando, transformou uma nação de mujiques plantadores de batatas numa das potências tecnológicas do mundo, que ainda hoje é a nação que tem o maior número per capita de pessoas com grau de estudo superior.

    Na Noruega, o petróleo retirado honestamente pela Statoil já deixou todos os noruegueses milionários.
     

    E nós temos que nos orgulhar e defender essa empresa porque mesmo ?

    1. Putz. Agora é que temos
      Putz. Agora é que temos reservas comprovadas significativas, é por isso que o regime de partilha incomoda e o conteúdo nacional incomoda.

        1. reservas

          Mais um motivo pra não entregar tudo de mão beijada. 

          O reino unido deixou por conta das empresas que venderam o petróleo a menos de US $5,00 o barril, e agora tem que comprar a 10X mais.

        2. Medíocres em relação as 10
          Medíocres em relação as 10 maiores reservas do mundo. No entanto, exceto pelo Canadá e um pouco pela Rússia, o que os outros países tem além do Petróleo. Outra coisa, toda essa reserva na mão de praticamente uma empresa. Quem quer deixar?

    2. Paradoxalmente, a gasolina da

      Paradoxalmente, a gasolina da Noruega é a segunda mais cara do mundo e a Statoil revelou um prejuízo de 1,17 bilhões de dólares no seu último balanço. Pesquise as notícias sobre o paraíso, meu caro. Aguarde cortes de investimentos e demissões nesta empresa que é o orgulho dos noruegueses exatamente por que, ao contrário do que uma pessoa mal informada e/ou mal intencionada poderia supor, não fez ninguém “milhonário”.

      Quanto a mim, eu tenho uma opinião diferente da sua. Para me orgulhar e defender alguma coisa, eu não fico me perguntando: “Mas e daí? O que eu ganho com isso?”

  4. O MAntra agora é: A Petrobrás

    O MAntra agora é: A Petrobrás não pensa acionista minoritário! O PIG derruba a Petrobrás e agora fala em nome dos  acionistas minoritários? Quem lê até pensa que nosso mercado de ações é igual ao americano!

  5. Por que tanto medo das

    Por que tanto medo das privatizações e em especial a privatização da Petrobras? 

    Somos tão vira-latas, desinteligentes e incompetentes a ponto de não podermos competir no mercado global? 

    Mirem-se no exemplo da Embraer, ainda estatal fosse provavelmente estaríamos fabricando Bandeirantes e Xavantes e não jatos executivos para o mundo inteiro e muito menos lançando o KC-390 que tanto deu orgulho a militância nacionalista nessa semana. A Boeing, A Airbus não engoliram a empresa, pelo contrário são parceiras.

    http://www.aer.ita.br/~bmattos/HistoryEmbraer.pdf

    Sejam Patriotas, não nascionalistas. 

  6. PT é quem pôs Petrobrás em risco

    Vamos parar de lusão. Foi o PT e a Dilma quem expuseram a Petrobrás a perigo real. O primeiro, por ter organizado e permitido um esquema de roubo na empresa jamais visto – e não adiante comparar com o Mensalão: este era uma farsa; o atual, infelizmente, é fato.

    A segunda, por ter organizado o famigerado leilão de Libra, em desrespeito aos interesses nacionais e ao próprio regime de partilha desenvolvido no Governo Lula. Fingindo manter a regra, o governo atual a ignorou, retomando, na prática, o regime de concessões dos tucanos. O resultado foi o que trocamos um patrimônio de R$ 1,5 trilhão por míseros R$ 15 bi, totalmente empregados no superávit primário. 

    Então, quem realmente quer proteger a Petrobrás não pode ignorar os acontecimentos atuais nem desviar o foco com essa ladainha de que são os tucanos golpistas que querem desestabilizar o governo.

    Quem de fato deseja que a Petrobrás continue nacional e a ser nosso orgulho deve se levantar contra os desmandos promovidos por Dilma na companhia, antes que seja tarde – que, no caso, será a privatização da empresa. 

     

    1. O valor de um barril em

      O valor de um barril em reserva embaixo do mar não passava de 5 dolares quando o petroleo estava a 100. O total do pre-sal tem 15 bilhões de barris, se valer 5 dolares são 75 bilhões de dolares que significariam em torno de 200 bilhões de reais mas com o petroleo a 50 não vale mais do que 2 dolares, então seria 30 bilhões de dolares equivalente a 80 bilhões de Reais e não 1,5 trilhão. Não tem nada mais primario do que pegar uma reserva e multiplicar pelo preço do barril em Rotterdam, ignorando os custos de extração, transporte e estocagem.

    2. não mesmo
      “Foi o PT e a Dilma quem expuseram a Petrobrás a perigo real.”

      Quem mudou o sistema de licitações na Petrobras, o que permitiu as fraudes, e colocou ela na bolsa de NY foi o tal do FHC, no mesmo ano começou o esquema de fraudes, segundo Barusco.

  7. O impressionante é que ainda

    O impressionante é que ainda exista gente que escreve esse tipo de completo nonsense.

    O unico gringo que investe em exploração de petroleo fora de seu Pais são os chineses.

      1. Hoje o mundo do petroleo é

        Hoje o mundo do petroleo é outro, as majors não querem investir em exploração porque é muito arriscado, há riscos ambientais excessivos, especialmente no mar e há riscos em relação ao preço do petroleo. A PETROBRAS está SUPER ENDIVIDADA ALEM DE TUDO ISSO.  As majors querem hoje contratos de prestação de serviços, como o que a Chevron tem com a ARAMCO na Arabia Saudita e com a PDVSA na faixa do Orinoco. Hoje a exploração de petroleo está 92% com as estatais. Fonte: Cambridge Energy Research, a maior consultoria de petroleo do mundo, de Daniel Yergin.

        Eu acho que a Chevron ou a Shell topariam um contrato de serviços para gerir a Petrobras, sem compra-la.

        1. AA não é o que seu xará da Shell pensa

          Grupo com Petrobras, Shell, Total e chineses vence 1º ...

          economia.uol.com.br/noticias/redacao/

          O consórcio formado pela Petrobras, a anglo-holandesa Shell, … Grupo com Petrobras, Shell, Total e chineses vence 1º leilão do pré-sal

          Shell celebra pré-sal

          http://www.shell.com/…/aboutshell/…/shell-celebra-pre-sal-no-primeiro-dia-rio...

          set de 2014 – Os executivos, que foram acompanhados pelo Presidente da Shell Brasil, André Araujo, destacaram a grande oportunidade que o pré-sal

           Sobre Exploração e Produção no Brasil – Shell Brasil

          http://www.shell.com/bra/products-services/solutions-for…/ep/about.html

          A cada ano que passa, a atuação da Shell na área de Exploração e Produção no Brasil ganha contornos mais fortes

          1. A shell COMPROU o etanol

            A shell COMPROU o etanol brasileiro através da RAIZEN e pretende ser a dona do etanol no mundo. Ter boas relações com a Petrobras é fundamental para a Shell, entrou no bloco do pre-sal com 3 bilhões de reais, o que para a Shell é pouca coisa e não corre os riscos de exploração porque quem opera a extração é a Petrobras.

            De qualquer modo já está no prejuizo, quando entraram o petroleo estava a 100 dolares, hoje o calculo seria outro.

          2. O preço do petroleo caiu

            O preço do petroleo caiu porque há EXCESSO DE OFERTA e a demanda não cresceu. Essa logica se aplica a qualquer commoditie. O mesmo está acontecendo com minerio de ferro.

  8. Com tudo isso, a Petrobrás

    Com tudo isso, a Petrobrás nunca esteve tão suja nas rodinhas como agora!

    A privatização partidária feita pelo PT foi nefasta!!!

  9. ótimo roteiro dessa fase

    ótimo roteiro dessa fase obscura da política brasileira

    encenado pela direita raivosa.

    pode até ter um certo exagero, mas que é preciso guardar

    para rever o que disso pode resultar, não tenho nenhuma dúvida.

  10. Não entendo essa politica da

    Não entendo essa politica da venda da Petrobras.

    Se é de interesse da nação e do povo brasileiro, porque não fazer uma lei, causa pétrea, que enquanto existir petróleo no solo brasileiro ele não poderá ser vendida.

    Tenho certeza que o povo brasileiro apoiaria tal lei.

    1. Caro Gilson: não existe essa

      Caro Gilson: não existe essa política de venda da estatal. 

      As pessoas não entendem, e não entendem porque ou o discursinho nacionalista ou o discursinho militante não deixam, que as riquezas do subsolo são da união. A exploração desses recursos é  que pode ser estatal, privado ou ambos. A união recebe não importa qual o tipo da empresa,  Royalties e impostos. Se você é o dono da empresa vai ter de arcar com investimentos e custos. 

      Estatais estão expostas a dois grandes problemas; o primeiro é  a ingerência política. As escolhas dos quadros decisórios,  diretorias são por apadrinhamento político e esse apadrinhamento só ocorre por conta do contato com o mundo privado na busca de dinheiro por campanha ou pra por no bolso mesmo. o segundo problema é o engessamento legal da lei 8666 que rege como os órgãos públicos e estatais devem fazer compras e contratações de serviço. Se a lei permite que órgãos públicos tenham economicidade e transparência, de outro lado uma empresa como a petrobras pode levar de 60 a 90 dias se não houver nenhum tipo de problema para contratar um serviço ou fornecimento de material. No mundo privado nenhuma empresa sobrevive com esse tipo de situação. 

      Então se você deseja uma lei que proteja a Petrobrás, deveria ser uma lei que proibisse nos cargos de direção profissionais ligados a partidos políticos e sindicatos. Que os nomes a serem indicados sejam funcionários de carreira ou do setor com ficha limpa e sem interferência de partidos.

       

  11. De quem é a Petrobrás ???

    Ué, mas de quem é a Petrobras hoje ??? do povo brasileiro ela não é … mais do que o absurdo de pensar privatizá-la é necessário urgentemente devolvê-la ao povo, retirando poder da casta política e de servidores que se encastelaram nela ..

  12. Digestivo Cultural FEBEAPA Samba do Crioulo Doido… É Carnaval!

    só aqui no blog do seu Nassif é possível ler análises profundas, categóricas, geopolítico-estratégicas das “forças ocultas” que estão por trás do Plano de Metas (… os pés pelas mãos! ) do governo lulopetista.

    só seu Nassif compreendeu que Band-ine ( com respeitosa licença poética) na Petrobras não é a emergência improvisada de um Band-aid corporativo e muito menos será mais um Band-ido do crime político organizado na gestão sagrada do petróleo é nosso!

    a votação do Conselho de Notáveis da Petrobras sob presidência do ilustre desonerativo Mantega na indicação a dedo do Deus, aqui na Terra dos “homens bons”, indicativo “mando não peço” na direção do amiguinho do peito da Val vai vai muito além das utopias salvadoras da pátria de chuteiras do novo ministro Mangabeira Urge! ( ou Ruge!, tanto faz tanto fez…o leão é manso ).

    presidenta Dilma, com esta nomeação da/do cartola, recebida conturbada no mercado negro, se joga com tudo sem medo de ser feliz para o Brasil-futuro sem volta nem re/volta:

    Dilma prepara – estrategicamente secretamente geopoliticamente planejada estado de arte – a con-fusão operacional, financeira, logística das duas megacorporações do Estado Brasileiro para a glória fatidica da marca do poder lulopetista… nunca antes na história deste país… modos que, foi dada a largada presidencial para a formação empresarial do maior Banco de Petróleo do Planeta, quiçá, da Via Láctea!

    (… mitômano Stalin jaz pinto…)

     

     

  13. Os urubus …………………..

    Os urubus e as hienas continuam na espreita de darem o bote.

    Mas…., irão dar com os burros n’água, pois a manipulação para manter o preço baixo desta commoditie, visa somente atingir e desestabilizar os governos da Russia, Venezuela e Irã.

    O império banca a Arabia Saudita, por este prejuízo, e mesmo com o preço neste nível tão baixo, continua àquele país, a manter a mesma produção. A Arábia Sudita, satélite e governo fantoche do império, pensa talvez muito infantilmente que irá  com isto, manter-se no poder, mas não demora muito a também cair.

    Pura estratégia fracassada !!!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: o mais interessante é ver os “grandes analistas” aquí no blog, plainarem sobre amenidades, e deixar, talvez por conveniência, o principal de fora!

    Fazer o quê ?????????? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador