Temer recebe garantia do impeachment por Renan Calheiros

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em troca, o presidente interino sela estratégia de nomear apadrinhado do senador na Câmara para o Ministério Turismo, visando passes de governabilidade
 
Jornal GGN – A inclinação de Michel Temer de deixar o Ministério do Turismo nas mãos de um apadrinhado de Renan Calheiros (PMDB-AL) tomou densidade após a reunião do presidente do Senado com o interino e o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). É que no encontro da noite desta terça-feira (19), Renan assegurou a Temer que vai atuar para o impeachment contra Dilma Rousseff passar no Senado.
 
De acordo com reportagem de O Globo, Renan mostrou-se “engajado” na aprovação da saída definitiva de Dilma e chegou a fazer, ao lado de Temer e Maia, uma conta dos votos já alcançados de parlamentares. Antes disso, o peemedebista evitava tocar no assunto, tentando transmitir certa isenção sobre o processo.
 
Nas contas daquele jantar, Renan Calheiros disse estar trabalhando sobre o posicionamento de três dos indecisos: Romário (PSB-RJ), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Otto Alencar (PSD-BA). O resultado do balanço seria já de 60 votos pela interrupção definitiva do mandato de Dilma e a permanência de Temer nos próximos dois anos.
 
Apesar de registrarem disputas de influência opostas dentro do PMDB, marcando uma difícil convivência dentro da sigla, os dois caciques mostram que o assunto ficou no passado. Isso porque tanto Temer, quanto Renan guardam uma meta maior em comum: evitar turbulências entre Congresso e Planalto e superar a crise política para a aprovação de propostas – políticas e econômicas – de interesse de ambos.
 
O bom gesto do presidente do Senado, de garantir a sua atuação para o impeachment ser maioria na votação prevista para agosto, foi respondido com outro pelo presidente provisório. O Ministro do Turismo será um nome de Renan.
 
Mesmo já negando a ida do deputado Marx Beltrão (PMDB-AL) para a pasta, por ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica, Temer garantiu que o ministro será de Renan. E mais: que a indicação seja do peemedebista, mas o nome seja um deputado federal, para atender o “combo”: Rena Calheiros e bancada de apoio na Câmara, selando de vez a estratégia de governabilidade e aprovação de pautas para os próximos meses.
 
Quando Renan indicou Marx Beltrão, Temer teve receio de sofrer nova reação pública de outro ministro investigado. No Supremo, Beltrão é acusado de fraudar a quitação previdenciária da cidade de Coruripe, entre 2010 e 2011, quando era prefeito do município alagoano. 
 
Sobre o deputado, um ministro do interino disse à jornalista Andréia Sadi, da Globonews, que “Temer não vai nomear Marx Beltrão, é levar agenda negativa para o Planalto”. “Estou sendo alvo de um pseudo escândalo. A ação em curso é improcedente. Não houve prejuízo aos cofres públicos e já prestei todos os esclarecimentos”, defendeu-se Beltrão. Apesar de o deputado negar as acusações, o interino recuou e pediu a Renan a escolha de outro ocupante do cargo.
 
Mas o freio de mão foi puxado pelo presidente temporário. Temer quer aguardar um mês, com a confirmação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, conforme assegurado por Renan, para fazer nova mudança nos planos ministeriais. É mais um voto de confiança e cobrança para o peemedebista do Senado garantir o seu trabalho na votação final contra Dilma.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. renan e FORA TEMER na chepa

    O impixi da Dilma vale um ministério de quarta categoria em prestigio e visibilidade? Ou o Renan está mentindo ou o FORA TEMER não está dizendo a verdade.

    A ditadura bananeira não consegue criar nada além de situações ridiculas e maus cheiros?

  2. O Brasil totalmente sob o

    O Brasil totalmente sob o comando dos maiores delinquentes que dominam a política brasileira. Infeçlizmente o PT é o grande responsável pelas coisas terem chegado a esse descalabro.

  3. Se é isso mesmo, ACABOU.

    Se é isso mesmo, ACABOU.

    Renan é um operador político quase tão eficaz quanto era Cunha, mas com a vantagem (para ele) de não ser um psicopata, logo mais ciente da importância de não sair à luz. Se, além de toda a máquina montada pelos golpistas, ainda se soma a influência do presidente do Senado, esqueçam a reversão do Golpe.

    Taí a que o “republicanismo” nos levou. Obrigado, Dilma, por seu controle remoto, por seus Zés Cardozo, por seus Joaquins Levys, por suas Rosas Webers.

    1. Sem contar o apoio que o

      Sem contar o apoio que o Renan tem do Lewandovski que, desde fevereiro, tem em sua gaveta, pronto para julgamento, ação contra o mesmo que, pelo visto, ficará na gaveta até o fim dos tempos, pois, o Lewando não o pauta nem que a vaca tussa. Talvez, final de agosto, a ministra – aquela que tanto se ofendeu com o Delcídio, mas, que nada se ofende com os gilmares e desmoronados , assumindo a presidência do stf (pequeninho), leve o processo ao plenário. Será que a ministra quebrará o embroglio golpista? 

  4. Se o Renan fizer essa

    Se o Renan fizer essa sandice, ..de votar pro IMPITIMAN e conspirar para a queda da Dilma – certamente já está fazendo isso – ele, nas Alagoas ..não se elege nem pra sindico de edifício. A familia dele será execrada…aí ele saberá o que é denúncia de conterranêo. O povo não irá perdoa-lo…

  5. Certo governo…me lembra

    Certo governo…me lembra àquele filme “a bela e a fera”. A bela deu o “drible da vaca” na fera e se deu bem…Aí, acho que a fera aprendeu com a bela como se dá um “rabo de arráia”..um GOLPE “capoeira”… Alguma coisa com nossa vida real ..será mera coincidência…

  6. Check mate

    Quando os golpistas citam um numero é porque eles tem esse numero. Na votação da admissão do impeachment na camara eles acertaram, na votação de admissão no senado eles acertaram, no primeiro turno da eleição do Rodrigo Maia eles acertaram…porque não acertariam aqui? O mais hilario de tudo era aquele papo de que havia 15 indecisos. Mentira, não havia, nunca houve. Eles fizeram isso para chantagear o Temer a dar cargo ou repasses de dinheiro para eles. Agora que conseguiram, vão mudar o disco.

    Os caras são muito coe$os. E enquanto isso, a esquerda fica fragmentada. Prometeram mil e um protestos. As greves gerais prometidas ficaram nos sonhos.  Esse impeachment prosperou graças a burrice do PT e da DIlma. Nunca vi um golpe tão atrapalhado, que necessitasse da colaboração das vitimas para vencer.  Nunca vou entender como o PT confiou tanto nessa “base aliada” dela, nem vou entender porque um partido dito socialista fez tamanha traição com a esquerda e com o povo. Foi a traição do PSB que propiciou o golpe. A esquerda brasileira é prodiga em fazer concessões para a direita ou em bandear-se para a direita quando é conveniente.

    O temer vai ser o governo dos sonhos dos golpistas. Teremos um presidente testa de ferro, referem do PSDB e do DEM, do congresso, do judiciario, da midia e das elites financeiras, que fará tudo de ruim que “pedirem” para ele fazer. Proxima vez que a esquerda chegar no poder, visto que a esquerda algum dia há de voltar ao poder, espero não ver o amadorismo do republicanismo petista se repetir. Mesmo se a Dilma voltar, Gilmar Mendes já deve estar construindo uma maioria no TSE para impugnar a DIlma ou, caso pegue mal, a chapa inteira.

    De qualquer forma, mesmo se o impeachment passar, é bem obvio que Temer não passa de 2017. O PSDB foi o grande protagonista do golpe, foi quem deu o ponta pé inicial no mesmo dia que saiu a vitoria da Dilma em 2014. Depois de 2 anos de esforço e protagonismo, o PSDB não irá se contentar em terminar o esforço de guerra como coadjuvante ou PMDB do PMDB. O PSDB domina a presidencia da Camara atraves do Rodrigo Maia, já há um pedido de impeachment do Temer na camara que só espera a indicação da comissão. O mandato do Maia vai até fevereiro e a partir de janeiro, se houver impeachment do Temer, a eleição será indireta. É bem obvio que a traição irá se oficializar em janeiro. Se o PSDB não conseguir dar o golpe no Temer pelo congresso, ele usará o TSE para anular a vitoria da chapa Dilma-Temer. 

    Bem, apesar de tudo, não recomendo desistir. Enquanto houver 1% ou 0,01% ou qualquer percentual acima de 0, não podemos desistir. Eu espero ver se a Dilma irá lançar logo essa carta aos brasileiros dela, ou ver que denuncias e trapalhadas esperam o Temer em agosto.

    1. E do Lula também.

      Culpa do PT, da Dilma e, principalmente, do Lula. Afinal o PT pisa onde o Lula manda e a Dilma, que seguramente o Lula conhecia muito bem, foi o poste escolhido para ser presidente. Além disso, permitiu que o Traíra fosse o vice. Sem dúvida foi também o Lula que fez muitas coisas positivas, mas e se todas acabarem desfeitas?

    2. E do Lula também.

      Culpa do PT, da Dilma e, principalmente, do Lula. Afinal o PT pisa onde o Lula manda e a Dilma, que seguramente o Lula conhecia muito bem, foi o poste escolhido para ser presidente. Além disso, permitiu que o Traíra fosse o vice. Sem dúvida foi também o Lula que fez muitas coisas positivas, mas e se todas acabarem desfeitas?

  7. Dilma precisa lançar essa

    Dilma precisa lançar essa carta e pedir apoio aos brasileiros. Não há mais nada a perder no momento. Só o povo na rua em favor da presidenta pode nos livrar do golpe e de potencialmente décadas de retrocesso.

  8. Como sou otimista, ainda

    Como sou otimista, ainda  acredito que na hora H, pode haver uma reversão de alguns senadores.

    O golpe está muito escancarado no mundo todo, principalmente porque a Dilma não tem culpa nenhuma.

    Caso ocorra no senado, ainda há o STF. Tem que chamar o STF às falas, se serão golpista ou não, depois de toda repercussão internacional.

    Acredito que o jogo ainda está sendo jogado, não tem nada definido.

  9. Só esqueceram de avisar que é

    Só esqueceram de avisar que é o Lewandowski que vai dirigir os trablhos do Senado no julgamento da Dilma…………………………………….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador