Revista GGN

Assine

Teoria da conspiração ou paranoia

Jornal GGN - A morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, tomou conta das redes sociais nesta quinta-feira (19). A queda de um avião de pequeno porte em Paraty (RJ), com Teori e mais três pessoas a bordo, abriu espaço para teorias da conspiração em função do papel estratégico do magistrado na relatoria da Lava Jato.

Teori estava em vias de homologar 77 delações da Odebrecht e, possivelmente, retirar o sigilo das informações. Os primeiros vazamentos atingiram em cheio ao presidente Michel Temer - que deverá escolher o novo ministro - e a cúpula do PMDB. 

Nas redes sociais, internautas escreveram que a política brasileira coloca o seriado da Netflix House Of Cards "no chinelo".

Gregório Duvivier, artista e colunista da Folha, escreveu post conectando todos os fatos que circundam o falecimento do ministro.

"Teori Zavascki, o Ministro indicado ao STF por Dilma, relator da Lava-Jato na Corte, que no telefonema de Jucá e Machado onde se falava em 'estancar a sangria' da operação foi tratado como um homem que 'não tinha ligação com ninguém, um cara fechado, um burocrata'; que sofreu ameaças junto com sua família, que estava prestes a retirar o sigilo de mil delações em duas semanas, morreu hoje na queda de um avião. Detalhe: o fato ocorreu na mesma região onde também 'caiu' o helicóptero de Ulysses Guimarães. E agora, a relatoria da Lava-Jato no Supremo irá para o substituto de Teori que será indicado por... Temer, citado 43 vezes na Lava-Jato..."

A possibilidade de Teori ter sido "tirado do caminho" dos envolvidos na Lava Jato também foi objeto de reportagem da Folha.

O primeiro comentário a cair na rede pouco antes da confirmação da morte de Teori é de autoria de seu filho, Francisco Zavascki. Ele publicou, em maio passado, que a família estava ciente de que algo poderia acontecer com o ministro, pois a Lava Jato mexera com interesses de muitos poderosos. Após repercutir em vários portais noticiosos, a publicação foi deletada.

Quem também decidiu apagar uma mensagem levantando suspeitas sobre a morte de Teori foi o delegado da Lava Jato Márcio Adriano Anselmo. Ele havia escrito, no Facebook, que o "acidente" deveria ser investigado a fundo porque a morte do relator marcava "o fim de uma era".

O vereador Eduardo Suplicy (PT) disse que é "importante que as causas do acidente sejam apuradas". O pleito de Suplicy é o mesmo da Associação de Juízes Federais (Ajufe), que pediu investigação em função do papel de Teori na Lava Jato.

O ex-ministro Renato Janine Ribeiro expressou sentimento de perplexidade e falou sobre a teoria da conspiração. "A hora em que parece mais sensato crer na conspiração (para matar Teori) do que no acaso, no acidente. A hora em que a paranoia parece mais racional e realista do que qualquer outra visão das coisas..."

Enquanto a internet fervia com o resgate de um áudio em que Romero Jucá (PMDB) diz que Teori era um ministro fechado e que, para estancar a sangria da Lava Jato, seria necessário influenciar o Supremo a aceitar um "grande acordo" nacional, veículos da grande mídia, como a GloboNews, se ocupavam em falar das causas naturais que teriam levado ao acidente, como o tempo fechado com chuva em Paraty.

Teoria da conspiração ou paranoia?

Média: 4.7 (26 votos)
189 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Paranoia ou teoria da conspiração

Desculpem mas segundo um dicionário  paranóia é um delírio sobre a realidade,

"paranóia- termo introduzido na psiquiatria para designar os problemas psíquicos que tomam a forma de um delírio sistematizado "

O que vemos hoje no pais é também um delírio sistematizado.Criado pelas pos verdades, e pela crença pós moderna que se pode criar a realidade. Em todos os momentos do golpe também foi dito que a influência externa no golpe, era uma teoria da conspiração e uma paranóia.  Da mesma forma como foi dito no golpe de 64. que havia uma  conspiração, que se tornou realidade com a liberação dos papéis da Casa Branca.  

Assim nem toda teoria da conspiração é paranóia e nem todo delírio sistematizado esta fora da realidade. Não existe outra forma de pensar este governo , senão  como um delírio sistematizado. Isto não implica que as teorias, sobre Teori e seu acidente, sejam verdadeiras ou não. E é compreensível que questões sejam levantadas. Afinal, as circunstâncias obrigam e parece que todos querem a investigação. 

Mas , cá entre nós, não chegaremos a nada e a teoria  da conspiração veio para ficar. Se nos Estados Unidos de Trump, os Kennedy até hoje são fontes de teorias da conspiração, o nosso país, já teve mortes, como a de Juscelino e Jango, assim como outras mortes, como a de Getulio, Tancredo e Ulysses, todas com seus questionamentos ,  e alguns deles, paranóicos ou não, continuam a nos incomodar..

 Mas diante de uma imprensa que manipulou ardentemente fatos,  diante de auto judiciais, que são apenas delírios, diante de power points que são puros delírios messiânicos, diante de um sistema financeiro que nada tem a ver com a realidade economica e social dos paises, mas,  ainda assim, os comanda. Diante, dos efeitos reais  das manipulações virtuais e especulativas do mercado e de wall street, que geraram a crise economica mundial. Diante de um congresso que engessa um orçamento, não em cima da produção  econômica concreta e da realidade social do país, mas diante de um índice financeiro, confesso que me vejo dentro de um delírio sistematizado.

Diante disto tudo acho que tenho de aceitar a existência da paranóia.

Seu voto: Nenhum

Teoria da conspiração ou paranoia: pouco importa!


Seu voto: Nenhum (1 voto)

Apoiou a Lava Jato

A Lava Jato está se parecendo com aqueles filmes de terror, amaldiçoados, onde todo mundo que chega muito perto, acaba morrendo misteriosamente.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ze Guimarães

Atenção: o "golpe no golpe" no Teori Zavascki


Seu voto: Nenhum (1 voto)

Golpe dos milhões

O golpe que  investiu um bilhão esperando ganhar um trilhão não vai derrubar um teco-teco de um milhão que carrega um "detalhe" que pode vir a  estragar tudo ?

Tenha dó...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Bras Silva
Bras Silva

Extra! Extra! Ficha de avião

Extra! Extra! Ficha de avião que vitimou Teori foi visitada 1.885 vezes, diz siteA informação foi passada por um investigador da Polícia Federalhttps://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/335186/ficha-de-aviao-que-vitimou-teori-foi-visitada-1885-vezes-diz-site

Seu voto: Nenhum
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

E se...

Comenta-se o nome de Alexandre de Moraes para suceder Teori.

Teoria da conspiração ou paranoia?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Fico na conspiração,é muita

Fico na conspiração,é muita coincidência,logo às vésperas da homologação das delações,não sejamos ingênuos,

Obs:Atento a declaração de Janot,já dizendo q o atraso poderá ser de meses,se adiantou rápido a justificar o

q poderá vir a acontecer "nem esperou o corpo esfriar",ñ esqueçamos q lida-se com bandidos da pior espécie !!!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

marco antonio villa

Quem tiver estômago forte, vá assistir ao vídeo postado pelo historiador marco antonio villa sobre o ocorrido.

 

Alerta de spoiler: para ele, Lula ficou feliz com a morte e pode ser o mandante do "crime".

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Lair Amaro

imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

O incendiário que virou bombeiro

Que medicamento teria provocado tamanha transformação em reinaldo azevedo?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

qundo falta Justiça. falta tudo, gente...

e tem que ser muito idiota para acreditar que podemos alcançar o futuro acumulando mistérios.......................

novamente, acredito, nada terá sido registrado do acidente

mesmo não podendo dizer o mesmo dos motivos

Seu voto: Nenhum (5 votos)

assim como a experiência...

os motivos estão reunindo pessoas influentes, as com poder para mudar uma situação, em acontecimentos acidentais

Seu voto: Nenhum (3 votos)

desgraçado o país...

em que uma pessoa passa a ser odiada só por ser "fechada"

Seu voto: Nenhum (4 votos)

desgraçado o país...

em que uma autoridade passa a ser odiada só por ser "fechada"

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Júnior Sertanejo
Júnior Sertanejo

De parabéns Peregrino.

De parabéns Peregrino.

Seu voto: Nenhum

O Temer e sua entourage

O Temer e sua entourage passou 2015 inteiro conspirando para usurpar a faixa presidencial. Além disso, o Brasil hoje é um lugar em que as paranóias se realizam.

O que impede o sujeito de bom senso afirmar que o Teori foi "morrido"? Apenas a pergunta: Esses caras seriam capazes de chegar ao ponto de cometer assassinato? De um ministro do STF? Confesso minha dúvida.

Mas enquanto a gente fica entre se remoer com essa dúvia, afirmar categoricamente que foi assassinato, ou achar que é bobagem, como o AA, o pessoal lá do Planalto está em outra vibe.

Estão soltando fogos e estourando champagnes. Para essa turma, o Boca de jacaré, o Angorá, o Primo, o Caju e claro o MT, esse "acidente" caiu do céu, literalmente! Tipo assim, a bomba que estava preste a explodir foi desarmada faltando alguns segundos, como no seriado 24 horas. Ou se desarmou sozinha?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Juliano Santos

Teori Zavascki: porque quem morre ~ não ~ vira santo




Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Júnior Sertanejo
Júnior Sertanejo

Não estou me referindo ao

Não estou me referindo ao Ministro Teori Zavaski,certo.Estou apenas questionando,eu o maior jornalista vivo Mino Carta,diante de tanta hipocrisia,canalhice e cretinismo,queremos saber,por direito sagrado,onde se enterram os fariseus.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

juntando motivos, há muitos para ser teoria da conspiração...

como a experiência mostra que não acontece de forma diferente com diferentes pessoas, no caso de ter sido um atentado os motivos estão gravados..........................

além do mais, não há motivos técnicos que justifiquem tantos acontecimentos acidentais com pessoas de igual importância

Seu voto: Nenhum (1 voto)

As teorias de conspiração

As teorias de conspiração REFORÇAM o Partido da Lava Jato na midia, na politica e jo Judiciario, portanto elas são contra os reus, contra as empresas acusadas e contra os acordos de leniencia.

A morte de Teori PREJUDICA os reus e não o contrario. Teori era uma garantia de equilibrio e sensatez que dificilmente

será reproduzida por um novo relator, que já nascerá acossado pela midia e pela turma do linchamento.

A LOGICA derruba os objetivos da teoria da conspiração.

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Não são os réus, são os delatados.

André, a suspeita não está recaindo sobre os réus, mas sobre os delatados. O que torna esse "acidente" tão suspeito é que Zavascki estava intenrrompendo suas férias para homologar as delações da Odebrecht e da Camargo Corrêa, com potencial de atingir em cheio a cúpula do governo, do Congresso e até do próprio judiciário.

Já sabemos que há uma enorme quantidade de nomes envolvendo até mesmo o usurpador, mas somente depois da homologação de Zavascki saberíamos mais sobre quem realmente está nas delações e principalmente quais a s provas apresentadas junto com os nomes. Os réus são os delatores, ninguém está achando que quem se beneficia com a morte de Zavaski são eles. Quem se beneficiaria, na hipótese de assassinato, seriam os delatados e estes ainda não são réus. Se vão ser ou não, dependerá de quem receber o processo para analisar. A pressa do Moreira Franco (o Angorá) em dizer ao jornalista Jorge Moreno que Temer indicaria rapidamente o substituto de Zavascki no STF e a veiculação pela imprensa de que esse substituto "herdaria" o processo da Lava a Jato são fatos contundentes que reforçam muito as suspeitas.

Não estou dizendo que foi um assassinato, mas a hipótese não é nem um pouco ridícula, muito antes pelo contrário.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

ABAIXO A DITADURA

 

Não faz sentido. Os delatados

Não faz sentido. Os delatados continuarão delatados, o processo não foi para o fundo do mar com o Teori e será relatado por outro Ministro, o que melhora para os delatados?

Teoria da conspiração é o triunfo da cegueira sobre a inteligencia.

Um avião alvo de conspiração geralmente explode antes de cair , nesse caso o avião tentou aproximação para aterrisar

e caiu nessa manobra, o que uma conspiração poderia ter feito?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Antonio Uchoa Neto
Antonio Uchoa Neto

É evidente que faz sentido,

É evidente que faz sentido, amigo.

Uma coisa é você ter uma relatoria como a lavajato nas mãos de um juiz “fechado, sem amigos”, outra coisa é tê-la nas mãos de um juiz amigo, aberto.

Ou você acha que se essa relatoria estivesse nas mãos de Gilmar Mendes, haveria alguém preocupado com alguma coisa lá em Brasília?

Creio que a indicação por Temer, e a aprovação pelo Senado do novo Ministro se dará em tempo recorde.

Mas, se o STF (como parece estar acontecendo) se dispuser imediatamente a sortear os casos que estavam nas mãos de Teori, e a lavajato for sorteada para Gilmar Mendes , aí eu quero ver qual será o argumento.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Desculpe-me André, mas o que

Desculpe-me André, mas o que não faz sentido é o que você está falando.

"Os delatados continuarão delatados"

O processo corre em segredo de justiça. Apesar do "vazamento" de alguns nomes (sem que vazassem a provas correspondentes), pode (e deve) haver muito mais coisas nessas delações que não foram publicadas. Se a delação é homologada o processo vai para frente, se não for homologada nem ficaremos sabendo quem foi delatado e quais as provas apresentadas para sustentar as delações.

"o processo não foi para o fundo do mar"

Não, mas dependendo do substituto do Zavascki pode muito bem ir para o fundo da gaveta. Não digo toda a delação, até porque daria muito na vista, mas certas partes envolvendo certas pessoas. E certas provas podem ser anuladas.

Quem vai decidir isso é o juiz que ficar no lugar de Zavascki. Não é absurdo nem inverossímil especualr que Zavascki pudesse estar intransigente em homologar algumas (não precisa ser todas) delações e/ou aceitar certas provas que outro juiz não homologue ou aceite. O falecimento de Zavascki pode sim mudar muita coisa para os delatados, muita coisa mesmo.

Quantos processos sobre o Aécio cairam nas mão de gilmar Mendes e esse simplemente mandou arquivar. Se caissem para outro juiz menos "camarada" com com um "acerto" mais difícil um ou mais poderiam passar e criar dificuldades apara ele. Como? Os juízes do STF não fazem isso???!!! E o recente caso do Renan Calheiros nos mostra o quê?

"Teoria da conspiração é o triunfo da cegueira sobre a inteligencia."

Isso é uma frase de efeito. Acusar de teoria da conspiração uma suspeita válida como é o caso pode ser uma cegueira muito maior. O fato é que a pessoa mais crítica faleceu no momento mais crítico de um processo escabroso que tem o potencial para derrubar um governo golpista, que já demonstrou não ter escrúpulos e ainda atingir fortemente a cúpula dos outros dois poderes. Não dá para simplesmente chamar de paranóico quem tem suspeitas sobre essa situação.

"Um avião alvo de conspiração geralmente explode antes de cair , nesse caso o avião tentou aproximação para aterrisar e caiu nessa manobra, o que uma conspiração poderia ter feito?"

É uma lei da física que um avião alvo de uma conspiração explode no ar antes de cair? Não existe nenhuma outra forma de derrubar um avião? Nunca aconteceu de um acidente de avião ser forjado para encobrir um assassinato? Isso é impossível?

Acho que não. Aí quem está criando certezas não baseadas em fatos é você. Eu entendo que toda vez que acontece um acidente tem uma pancada de gente dizendo que foi conspiração, abdução alienígena e todo tipo de maluquices. Mas este caso é diferente. Não se trata de forçar a barra de uma suspeita em cima de uma situação normal. É uma sitação por demais suspeita e a desconfiança aí é valida sim em minha opinião. Eu respeito a sua opinião, mas não acho que desfazer das suspeitas alegando que são absurdas seja válido. As suspeitas podem até não se confirmar, mas ridículas elas não são.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

Faz sentido

Comentário sereno, sem sensacionalismo barato e sem histeria conspiracionista o do Ruy.

Não dá, ainda, para excluir nem o acaso nem a premeditação.

Por enquanto ambas as hipóteses devem ser analisadas.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Meu caro Ruy, quem está

Meu caro Ruy, quem está pulando na frente com teoria de conspiração são os defensores ferrenhos da Lava jato e essa manipulação de uma conspiração será usada como arma para justiciamento muito mais duro com todos os acusados.

Muitos aviões cairam nessas circunstancias nos ultimos anos, pistas sem instrumentação muito perto do mar, cercadas por montanhas, chuvas constantes no verão com nuvens que tiram a visibilidade, assim caiu o avião King Air com Roger Wright e toda sua familia em 2012, em Troncoso, o helicoptero do Gito Chammas onde estava Ulysses Guimarães, o helicoptero do João Paulo Diniz, sempre no movimento de aproximação com baixa ou nenhuma visibilidade.

Como é que se prepara um acidente em um avião dentro do hangar do Campo de Marte, onde o acesso é vedado a qualquer  estranho , os aviões hangarados tem segurança 24 horas, como é que alguem vai preparar um avião para cair, isso leva tempo, quem faria?

Não percebes o irrealismo desses delirios?

Seu voto: Nenhum

Entendo sua preocupação

Entendo sua preocupação sobre o uso desse episódio por queles que querem tranformar cada vez mais o Lava a Jato em um tribunal da Santa Inquisição em plena caça às bruxas. Acho um ponto muito importante e compartilho da sua preocupação.

Porém sinceramente, por mais que eu procure ver as coisas pelo seu ângulo, não consigo achar impossível que uma aeronave possa ser sabotada de alguma forma e nem vejo o Campo de Marte como um local tão seguro assim, que impossibilite o acesso de alguém às aeronaves.

Claro que um zé da esquina qualquer não vai entrar lá de gaiato sem ninguém ver e cortar um fiozinho qualquer. Já ví várias pessoas falando desse jeito, mas será que com o volume de dinheiro e a quantidade de poder em jogo quem por hipótese fosse fazer uma coisa dessas contrataria um zé da esquina qualquer por aí? Ou não existem criminosos e até empresas especializadas em ações criminosas dispostas a realizar atos ilícitos em trocade vultosas somas? É loucura considerar que existem meios de se forjar um acidente aéreo em um avião particular?

Você citou vários casos de acidentes aéreos. Em quantos deles havia um passageiro que recebera ameaças à sua vida, denunciadas inclusive por seu próprio filho?

Bom, mas entre dizer que faz sentido ou que não faz sentido, começamos a entrar aí na questão da opinião e do entendimento pessoal. É legal levantar os argumentos, mas conhecer o ponto de vista dos outros não significa que vamos mudar o nosso. De qualquer forma acho importante sua preocupação com o recrudecimento das arbitrariedades na Lava a Jato. Infelizmente acho que estas vão continaur aumentando porque estamos em um forte processo de fechamento político e regime de arbítrio.

Seu voto: Nenhum

ABAIXO A DITADURA

 

a logica sim...

mas os motivos não

Seu voto: Nenhum (1 voto)

além do mais...

nem os motivos técnicos

não confirmado ainda, mas....................................................................bem...

quem faz com a Constituição de uma país, faz qualquer outra coisa com qualquer pessoa

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Sem imprensa

Como não temos no país, com rarissísimas exceções, uma imprensa livre, isenta, realmente investigativa e sem manipulações a mente da população cria asas e inventa e desinventa coisas que podem ou não ser verídicas, a maioria sendo corroborada pelo tempo

De qualquer maneira o resultado da lava jato com ou sem o Teori só poderiam ser dois: injustiça e parcialidade como tem sido até agora...

É o golpe na democracia num loop finito

 

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/comissao-da-verdade-de-sp-vai-d...

http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/morte-de-juscelino-foi-caus...

http://www.cartacapital.com.br/revista/776/as-duas-mortes-de-jango-1198....

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/peritos-nao-consegue...

http://www.viomundo.com.br/denuncias/20-anos-do-assassinato-de-pc-farias...

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2016/06/arquivo-n-lembra-os-20-an...

Seu voto: Nenhum
imagem de PauloBR
PauloBR

Esqueçamos as teorias

Deixemos de lado as teorias e elucidemos: quem era o empresário que dava carona no avião a Teori? Como fez fortuna? Era réu no STF?

E o que faria Teori em Paraty com as moçoilas? Ninguém é de ferro, mas tem uma história de que não basta à mulher de César (no caso, Teori) parecer honesta...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Um empresario de primeira

Um empresario de primeira linha, fez fortuna com visão, trabalho e inteligencia, as moças eram uma fisioterapeuta e sua mãe,  o empresario tinha uma casa em Paraty, provalmente iriam passar lá o fim de semana.

Seu voto: Nenhum

Porém tem mais uma coisa.

Não conheço o empresário, portanto acredito na sua informação de que ele fez fortuna com visão, trabalho e inteligência.

Também não ví problema nenhum nas mulhesres que estavam acompanhando. Afinal não tem nada de mais pessoas viajarem juntas de avião. Fiquei incomodado com algumas insinuações sobre essas mulheres. Achei meio misógina. Se fossem homens causariam o mesmo tipo de suspeita?

Em minha opinião tudo isso não tem nada a ver.

Porém tem uma coisa a mais que, essa sim eu achei relevante. Foi a informação que eu lí de que o empresário era réu em processo no STF. Não sei se essa informação procede, portanto passo apenas como uma possibilidade. Se for verdade acho muito ruim que o ministro estivesse no avião com o empresário em uma situação de lazer. Se for esse o caso, é condenável porque seria melhor os ministros do STF não terem relações próximas com réus do tribunal. Claro que pode ser que as informações que eu lí não sejam verdade ou que sejam incompletas. Também li que o referido empresário era sócio do BTG Pactual, banco envolvido nas investigações da Lava a Jato. MAis uma vez não tenho confirmação da informação e estou citando como uma possibilidade não como um fato. Podem haver também um sem número de situações atenuantes. Fica portanto apenas uma observação como um princípio. É condenável que juízes tenham proximidade com pessoas que estão sendo julgadas no âmbito dos tribunais onde atuam. Não sei se é o caso, se for, é algo a se destacar.

André, reparei que respondi a alguns comentários seus. Não estou pegando no seu pé não. Se aproveitiei para responder é porque são comentários que abordaram pontos interessantes de se discutir e o fato de ter discordado de alguns pontos não significa qque não veja mérito em sua opinião, é só para debater mesmo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de Marcos K
Marcos K

Olha, particularmente

Olha, particularmente gostaria de achar que não foi assassinato, o problema é que aprendi na faculdade que não existem coincidências na política..... 

Dito isto, constato que desde o julgamento do Mensalão (para não mencionar antes disso) tem ocorrido tantas coisas estranhas, tantas "coincidências", tantos "acidentes" providenciais, tantos vazamentos estranhos (porque a população "tem saber o que seus governantes fazem"), tantas "convicções" sem provas, tantas "denúncias" vazias, tantas viagens suspeitas de procuradores para os EUA, tantos grampos, tanta espionagem, tanta marcha pré-programada de "cidadãos de bem" que, mesmo sem nenhuma prova, eu me dou o direito de achar, com 99,99% de certeza, que foi assassinato. Afinal, se a imprensa, procuradores e juízes podem inventar um mundo de fantasias, na qual um país inteiro tem que acreditar na marra, eu também quero ter o direito de acreditar em fantasias alternativas.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Conspirações REAIS existem e

Conspirações REAIS existem e geralmente são descobertas em pouco tempo, sempre fica um fio solto porque é impossivel cobrir todas as pistas e a conspiração VERDADEIRA é descoberta. Exemplos:

1.Invasão falsa da radio alemão de Gleiwitz em agosto de 1939, os invasores eram prisioneiros alemães com uniformes

do exercito polonês para que Hitler pudesse ter uma justificativa para invadir a Polonia, alegando que soldados poloneses tinham destruido uma estação de radio alemã. O tuque foi descoberto quase imediatamente e denunaciado ao mundo.

2.Incendio do Reichstag por nazistas em 27 de fevereiro de 1933, atribuiram a Martin van der Lubbe como agente comunista,

o engodo não durou duas semanas, mas produziu efeitos para os nazistas.

3.Assassinato do ex-chanceler chileno Orlando Letelier em Washington a mando do General Pinochet. O FBI descobriu o matador e o mandante e causou grande dano politico ao regime ditatorial chileno.

4.Assassinato de Trotsku em 1940 no Mexico por Ramon Mercader, que se insinou no circulo intimo de Trotski como amigo, era um agente de Stalin, o mandante.  Tudo foi descoberto dias depois do assassinato.

 

Mas as teorias da conspiração prosperam porque elas dão asas à imaginação mesmo sem qualquer evidencia e mesmo quando estas aparecem desmontando a teoria, as mesmas não desaparecem porque seus crentes precisam  viajar com teorias que são necessarias ao mundo mental do credulo.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Claudionor de Medeiros
Claudionor de Medeiros

Há o Caso Camarte em Portugal

Há o Caso Camarte em Portugal (onde morreu Sá Carneiro).

Seu voto: Nenhum

Timing

Sua lógica lembra-me o uso do princípio antrópico em cosmologia.

Ora, você diz que as conspirações geralmente são descobertas citando aquelas que efetivamente foram descobertas, mas como podemos saber das que não foram descobertas? Se elas não foram descobertas não sabemos delas, então como saber quantas são? Como dizer que não são em maior número?

Não podemos saber ao certo, mas podemos usar a estatística para saber o que é mais provável.

Acidentes ocorrem com uma certa probabilidade e a probabilidade de um avião cair com um ministro do STF, ou qualquer pessoa conhecida não é desprezível.

Mas qual a probabilidade de ocorrer um acidente justamente na véspera do acidentado homologar a mais abrangente e bombástica delação de que se tem notícia, com potencial para implicar grande parte do governo, do Congresso e potencialmente até do próprio judiciário?

Incêndios acidentais ocorrem a todo momento, mas qual a probabilidade de um incêndio ser provocado por um curto circuito na rede elétrica justamente no momento que o morador está brincando com um lança chamas dentro da casa? É muito mais provável que o incêndio seja causado pelo lança chamas do que por um curto circuito que poderia ocorrer a qualquer momento. Não se pode descartar a hipótese do curto circuito, mas daí a dizer que a hipótese do lança chamas é teoria da conspiração porque a maioria dos incêndios são causados por curto circuitos.

Não sou adepto de teorias de conspiração de forma alguma, mas esse suposto acidente ocorreu de forma extremamente suspeita, no momento mais crítico e da forma mais conveniente para pessoas por demais poderosas. A probabilidade de um acidente com esse timing perfeito é baixa o suficiente para sustentar as suspeitas que estão sendo veiculadas.

Veja, não estou dizendo que foi um assassinato, apenas não acho que a hipótese possa ser ridicularizada.

Com relação às investigações e a descoberta da verdade, o Sr. poderia me dizer como ficou a história do helicóptero do filho do senador Perrela, apreendido com 450 Kg de pasta base de cocaína quando se dirigia para a fazenda do senador pilotado por um empregado da Assembléia Legislativa de MG onde o filho do senador era deputado? Ficou tudo esclarecido? Os culpados foram punidos? Ou ficou tudo por isso mesmo em um episódio nebuloso onde a probabilidade da cocaína ter surgido por "acidente" dentro do helicóptero é um tanto quanto baixa? Lembrando que é a mesma PF que vai investigar o "acidente" mais conveniente do século.

 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

ABAIXO A DITADURA

 

imagem de Antonio Uchoa Neto
Antonio Uchoa Neto

Prezado André, Não creio que

Prezado André,

Não creio que o problema das “teorias da conspiração” seja uma disputa entre credulidade e incredulidade, uma vez que, para os conspiracionistas, os crédulos são os que aguardam e aceitam a versão oficial, seja ela qual for.

A ânsia com que os “incrédulos” – a partir do seu ponto de vista - se apressam a desmentir (ou, como eu prefiro dizer, desqualificar) as ilações dos “crédulos”, nivela ambos no mesmo plano.

Dizer que os “crédulos” precisam viajar na própria imaginação dá, aos mesmos, o direito de argumentar que os “incrédulos” também precisam permanecer com os pés no chão, não para não cair, mas sim para se refugiar na segurança da versão oficial, que geralmente garante a todos que os powers that be são todos corretos seguidores da lei.

Lembro a mensagem do facebook – já apagada, ao que parece – do filho do ministro, que, prevendo que alguma coisa pudesse acontecer ao pai ou aos familiares (terá havido uma ameaça concreta?) diz ser ingenuidade acreditar que agentes públicos que agiram – e agem – fora da lei, de repente se submeterão à lei, de bom grado.

Sérgio Moro, ao libertar Alberto Youssef no antigo caso do Banestado, em sua sentença admoestou-o candidamente, para que não voltasse a cometer malfeitos.

Aguardemos a investigação quanto às causas do acidente. Tomara que não seja a mesma equipe que investigou (sic) a queda da aeronave em que viajava Eduardo Campos. Ou a que investigou (sic) o Helicoca.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Somebody
Somebody

Vocês vivem em um país

Vocês vivem em um país violento demais para terem o provilégio de serem ingênuos. É óbvio que foi um assassinato, é um truque bastante velho e bastante popular na história brasileira para se livrar de "inconvenientes". A minha única dúvida é quem teria sido o mandante no meio de tantos suspeitos, pode ter sido tanto para acabar com a "lava-jato" agora que ela cumpriu com o objetivo de liquidar o PT quanto pode ter sido para causar comoção nacional em benefício da "lava-jato" e assim permitir que o juíz Moro possa cometer ainda mais abusos ao vender para a população que ele deve ser apoiado porque os criminosos estariam tentando se livrar dele (outro truque velho do livro).

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de evandro condé de lima
evandro condé de lima

Acredito que poucos leram

As estou assistindo um desenrolar idêntico ao"Pêndulo de Foucault" (Umberto Eco). Todos muito céticos para acreditar na verdade.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Conspiração ou imaginação?

Pois é, bastou "sentir" que o ministro ia finalmente mexer com o partido dos "imexíveis", aquele cujo símbolo tem uma ave de bico grande e largo, e já se estrumbicou numa aeronave... Conspiração?

- Teori foi indicado para o Supremo Tribunal Federal por Dilma Rousseff. Não era indicação de FHC ou Temer
- Foi ameaçado por grupos fascistas, inclusive com divulgação de seu endereço residencial, após retirar investigações sobre Lula de Moro e enviá-las ao Supremo Tribunal Federal
- Repreendeu firmemente o juiz Sergio Moro pela divulgação ilegal de conversas telefônicas da Presidenta Dilma Rousseff
- Até onde saiu na "vendida" grande imprensa, a delação da Odebrecht que seria homologada por Teori, não incriminaria Lula ou Dilma. Ela cita repasses milionários, em dinheiro vivo, a Temer, contratos com os governos estaduais e implicava figurões do PSDB. Também políticos de outros países e diretores de empresas estrangeiras.

Agora acreditar, eu não acredito em nada que não vejo. Teori segurou o processo do Cunha por seis meses e ainda não tinha implicado um tucano sequer... Ninguém realmente sabe o que Teori faria, e na prática, o PSDB segue nadando de braçada em todas as instâncias de poder do Brasil.

No melhor estilo "espírito de porco", encerro com a pergunta do jornalista Leandro Fortes:

ASSALTAM-ME DÚVIDAS

O que o ministro Teori Zavascki estava fazendo, de carona, em um avião de um empresário do setor hoteleiro indo para Paraty?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"[...]Devia era, logo de manhã, passar um sonho pelo rosto. É isso que impede o tempo e atrasa a ruga.[...]" - Mia Couto

imagem de Lcvs
Lcvs

Sérgio T., Estou com você e

Sérgio T., Estou com você e não abro!! Kkk. Você disse tudo...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Conspiração ou não...

Conspiração ou não, a imprensa inteira está se adiantando para explicar o acidente, ou "acidente", como sendo causado pelo mau tempo. Ouvi no jornal da Band explicações das condições do tempo na hora da queda: chuva, com queda raios em locais próximos, com ventos de 10 a 20 Km/h! Não estava ventando muito mas mesmo assim o mau tempo deve ter causado o acidente. Quando uma chuvinha com ventos fracos pode derrubar um avião? Mas essa é a principal explicação de acordo com "especialistas"...

Se aparecer algum fato que possa realmente levantar suspeitas de atendado, não vai ter imprensa amiga que esconda e/ou desminta, o Brasil vai pegar fogo.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

morte de ministro

Estava pensando nas coincidencias da acontecimentos tragicos no Brasil e no mundo e como os assuntos sao sobrepujados tao rapidamente.  Lembro-me que no dia 10 de setembro de 2011, aqui em Campinas, a cidade acordou chocada com a morte em circunstancias nebulosas do prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT. Nem bem nos recuperavamos do impacto da noticia e no dia seguinte acontecia a queda dos avioes em New York. Ontem o ministro Teori sofre este acidente em condiçoes nebulosas (do ponto de vista climatico e policial...) e hoje a noticia é sobrepujada por outra tragédia, que é a posse do Trump, que tomará conta do noticiario.  Concluindo: a vida atual parece um filme de terror com tragedias em sequen cia..

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de JoaoMineirim
JoaoMineirim

Depois que cunharam a

Depois que cunharam a expressão "Teoria da Conspiração" não existe mais conspiração no mundo, tudo se resume na teoria.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Quem tinha (ainda) dúvidas

Quem tinha (ainda) dúvidas sobre o stf

Independentemente do que ocorrer, o disposto no art. 38, inciso IV, do Regimento Interno do STF, tira qualquer dúvida sobre a (não) preocupação dos srs. ministros com as causas da justiça, com as causas públicas, com as causas coletivas e individuais dos jurisdicionados.

Temer - de quem se noticia seria alcançado pelas delações que seriam homologadas por Teori - pode muito bem não indicar e nomear alguém por longo prazo e tudo (e todos os feitos em mãos de Zavaski) ficaria paralizado na Corte...

Justiça, ora, ora, às calendas...

Dilma, por exemplo, demorou meses e meses para indicar ministros ao stf.

Abaixo o texto do art 38, IV, do Regimento Interno do STF: 

Art. 38. O Relator é substituído:

IV – em caso de aposentadoria, renúncia ou morte:

a) pelo Ministro nomeado para a sua vaga;

RISTF: art. 4º, § 4º (na Turma) – § 2º do art. 68 (redistribuição em HC).

Seu voto: Nenhum
imagem de Hydra
Hydra

O golpe dentro do golpe dentro do golpe...

É preciso cuidado ao lidar com teorias sobre o fim do teori (desculpem a brincadeira, mas não consegui ficar triste com a extinção do juiz)...

Primeiro, só o fato de considerarmos a possibilidade de homicídio, ainda que remota, já nos revela o ambiente contaminado onde vivemos...

Para começar qualquer especulação, qual é a regra: definir quem é (ou são) o (s) beneficiário (s) com a morte do teori...

Mesmo com seu protagonismo, é bom lembrar que  stf é órgão colegiado, e que o juiz finado nunca representou qualquer ameaça ao establishment...

Na prática, a homologação das delações iria jogar o processo em um interminável vai-e-vem de diligências, um labirinto processual que, assim como outros casos envolvendo tucanos e seus cúmplices, desaguariam na prescrição.

Quem realmente lucra com a tese conspiratória são os maiores conspiradores do Brasil: os habitantes da república fascista do paraná...

A morte do juiz é o que eles esperam para jogar o país de vez nas trevas, auferindo com as teses conspirtórias o capital político necessário para colocar a república do paraná über alles, justificando todas as medidas de exceção que vêm executando, apontando para a necessidade de "endurecimento" da nossa ditadura jurídico-midiática...

O stf, refém desses cretinos do paraná, cederá com gosto, até porque, a exacerbação dos ânimos anti-democráticos nunca desfavoreceu juízes em nenhuma época da nossa História, muito menos agora.

Os negócios do stf vão bem, e continuarão bem, obrigado.

Uma boa sugestão para saber quem está salivando com a teoria de assassinato é assistir o noticiário...

Transparência internacional, mpf, pf, um monte de gente exigindo investigações diante das "circunstâncias da queda", todo desejosos de angariar um mandato de força conferido pela letargia da população...

Eu tenho um palpite:

Se não foi Lula, foi o filho dele...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

Senta que o leão é manso

Concordo que quem está salivando em busca de uma "investigaçãoo profunda" parecem ser aqueles que querem se aproveitar do clima de comoção para subir mais um degrau em uma escalada autoritária.

Mal comparando, a queda do avião do Teori seria equivalente ao incêndio no Reichstag.

Por outro lado, há figuras que estão surpreendentemente atuando como bombeiros. Figuras que sempre foram incendiárias encontram-se neste momento espalhando apressadamente a tese de que não há nada de maquiavélico na queda deste avião. Foi pura obra do destino.

Parece que tais figuras, como por exemplo o blogueiro de veja, tomaram de repente uma injeção de "bom senso", passando a analisar os fatos com isenção. De minha parte não acredito em mudanças tão radicais no perfil de um reinaldo azevedo.

Sem dar carta branca aos que querem tomar de assalto o poder, precisamos ficar atentos, também, aos que querem enterrar o Zavascki junto com quaisquer investigações.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de GalileoGalilei
GalileoGalilei

Complementando com a ajuda de Esopo e de La Fontaine

Se não foi o Lula nem o filho dele, então foi o pai dele.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de fernando oliveiraf
fernando oliveiraf

Só sei que tem um cara por aí

Só sei que tem um cara por aí que tinha profetizado: É Zero a Possibilidade da Lava Jato atingir o Meu Governo(Isso é lá governo)......

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.