Xico Graziano recoloca PSDB no caminho da legalidade

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em artigo postado nas redes sociais, ex-deputado eximiu o PSDB de culpa pelos protestos que pedem a intervenção militar e criticou a ala radical da direita, julgando-a sem representatividade na política  

Por Xico Graziano, no Facebook

Mexi num vespeiro da política ao postar aqui, ontem [2/11], opinião contrária ao impeachment da Dilma. Julguei a causa antidemocrática, não republicana. Não gostei daqueles discursos irados, revanchistas e reacionários. Tomei um troco bravo. Recebi centenas de comentários, críticos a maioria, de baixo nível muitos deles. Vou aprofundar a polêmica. Sigam meu raciocínio.

Existe no Brasil uma ideologia própria da direita que se encontra desamparada do sistema representativo, quer dizer, sem partido político. Sua força se mostra na rede da internet. Essa corrente luta para destruir o PT, acusando-o de querer implantar o comunismo por aqui. Defendem as liberdades individuais, combatem tenazmente a corrupção organizada no poder, desprezam totalmente as lutas sociais, mostrando-se intolerante com o direito das minorias. O Deputado Bolsonaro e o ensaísta Olavo de Carvalho são seus expoentes.

Tudo bem. Acontece que, no período das eleições presidenciais, essa tendência se articula no seio do PSDB, trazendo para nosso partido suas causas. É normal existirem as alianças eleitorais, e para tal existe o segundo turno. O problema surge quando os militantes da direita exigem que nós, os sociais democratas, encampemos sua ideologia, o que seria um absurdo.

A intolerância mostrada em minha página do facebook reflete essa incompreensão. Criticam minha coerência, decepcionam-se com os meus valores imaginando que eu deveria assumir os deles. Pior, alguns tolamente me acusam de ser “petista infiltrado”. Dá até um pouco de dó.

Ora, nós, do PSDB, nascemos inspirados na socialdemocracia europeia, com viés da esquerda. Nossa origem reside no MDB autêntico, que foi decisivo na derrubada da ditadura militar. Nós fomos decisivos na Constituinte de 1988. Fomos nós, com FHC à frente, que criamos as bases socioeconômicas do Brasil atual, inclusive as políticas de transferência de renda e as cotas.

Na complexidade do mundo contemporâneo anda difícil rotular os partidos, e as pessoas, como de “direita” ou de “esquerda”, categorias válidas no século passado, mas ultrapassadas hoje em dia. De qualquer forma, quem concordar com as teses dessa turma aguerrida que vê o comunismo chegando, é contra os benefícios sociais, sonha com a ordem militar, por favor, deixem o PSDB. Vocês é que estão no lugar errado, não eu!

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

144 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Surpresa!

      Cara, eu sou eleitor do PT, mas não tem como negar que esse homem é de uma lucidez tremenda. Pena que está em um partido que sujou, e muito, sua própria história.

       

  1. “Fomos nós, com FHC à frente,

    “Fomos nós, com FHC à frente, que criamos as bases socioeconômicas do Brasil atual, inclusive as políticas de transferência de renda e as cotas.” Menos, Xico!

  2. Ou será que o PSDB também

    Ou será que o PSDB também abraçou a causa? A mesma critica feita ao PT de direita dentro do ninho vale para a extrema direita que se aninha nos tucanos. 

    Talvez Graziano apenas queira não acreditar numa coisa que já aconteceu.

  3. Este é o perigo

    Na verdade é isso que o fhc devieria dizer se tivesse um mínimo de lucidez, mas seu artigo pós eleição disse o contrário. O fhc é o psdb/pig. Aí fica difícil. Mas eu conto com o psdb corrigdo e na oposição.

    Mas o artigo é muito bom.

  4. Parabèns ao Graziano e, para

    Parabèns ao Graziano e, para ser justo, ao Alckmin que também condenou a pregaç.ão golpista. Pena que o joio tomou conta do trigo e já é impossível separá-los, principalmente quando um  Aloysio Nunes estimula essa extrema direita tresloucada colocando-se, a priori, contra qualquer tentativa de diálogo entre vencedores e vencidos.

    Os próximos quatro anos serão terríveis. A palavra de ordem da oposição é evitar de qualquer modo que a Dilma faça um governo que possa gerar a candidatura vitoriosa do Lula em 2018.

  5. Políticas de renda e cotas no

    Políticas de renda e cotas no psdb? Faz-me rir camarada.

    O psdb nunca, repito “NUNCA” fez “POLÍTICA” de renda e cotas. Fez sim uns programinhas sem meio nem começo, nem fim do bolsa escola, vale gás, que eram muito mais um pseudo-cadastro desorganizado do que um programa funcional. E cotas… Cotas é piada. Junto com os “Demos”, foram sempre contra qualquer tipo de cota. Falavam sempre em Meritocracia… Lembram do “Bolsa-Esmola” repetido dia e noite por todos os senadores do psdb na tribuna?

  6. Cadê FHC? Cade Aécio?

    Xicos e Geraldos dizendo isso não dá em nada. Quem tem de repudiar essa chorume fétido em nome do PSDB são sua liderança maior e seu recém-candidato.

  7. Acho que o Sr. Graziano

    Acho que o Sr. Graziano dormiu no final do primeiro mandato de FHC e acordou agora. Está mais perdido do que cachorro que caiu da mudança. Meu caro, O PSDB é isso aí que vc vê, e não aquele que vc acha que é.

  8. …”nós, os sociais

    …”nós, os sociais democratas”… Acho que Graziano ainda não percebeu que o PSDB Social Democrata não existe mais. Eleitores, banqueiros, especuladores e grupos de extrema direita passaram a se identificar com o partido porque assim ele passou a agir. Se Xico tiver superpoderes ou máquina do tempo pra retroceder mais de 20 anos na história e cortar as asinhas daqueles que traçaram curso rumo à direita, tudo bem…

  9. Duvidas:

    Lucides?  ou Vacina?…eis a questão, depois de uma semana e com apoio do PIG, só uns gatos pingados na rua, ai vem o seu Xico fazendo o serviço de limpeza;  O Carlos Sampaio foi quem pediu a recontagem de votos, com o apoio do presidente do PSDB o sr Anecio Neves.

       É bom lembrar do Xico e da sujeira no seu entorno.→      http://www.viomundo.com.br/denuncias/dono-da-friboi-lulinha-nao-decidiu-se-processa-filho-de-graziano.html

  10. Desculpe, mas o PSDB hoje só

    Desculpe, mas o PSDB hoje só tem Social Democrata no nome.

    É o próprio PSDB que estimula esse tipo de radicalismo, colocando o PT como o inimigo a ser derrotado “a qualquer custo”. Se a eieição foi perdida, como esse “a qualquer custo” vai soar na cabeça desse pessoal doutrinado pela Veja?

    É o próprio PSDB que dá corda pra esse pessoal que fala em impeachment ou, se não der, “intervenção militar”, ao colocar em dúvida o resultado das eleições, pedindo “auditoria”.

    Se você ainda se julga um social democrata, o melhor que tem a fazer é escolher outro partido.

    1. É muito bom saber que há

      É muito bom saber que há pesoas sensatas como Xico Graziano no PSDB e tomara que sejam muitos e possam internamente lutar para reestruturar e melhorar cada vez mais seu partido, dentro do mais alto nível político. Mas é inegável que o próprio “presidente honorário” do PSDB, o Fernando Henrique, um político que fala que nada há contra ele com uma desfaçatez malufista, hoje é o primeiro a pregar uma luta desesperada no sentido de varrer os trabalhistas do poder a todo custo, já que os identifica como a única nódoa no impecável universo político do Brasil.

  11. Lugar errado!

    Dificil de acreditar que o PSDB continue um partido de centro esquerda! Pode até ser um balaio de gatos, mas que está na extrema direita, está!

    É interessante observar que estes conservadores nazifacistas são em sua maioria de São Paulo. O estado que mais se destaca por votar errado, votar mal e eleger ladrão, incompetente, cacareco, xuxu e picareta.

  12. o problema é que na batalha

    o problema é que na batalha naval das eleições o PSDB admite e estimula, não há quem possa negar, as atividades destes corsários da extrema direita, cujos navios são recebidos de muito bom grado na esquadra da oposição partidária sob o comando do PSDB.

  13. Partido dos Saudosos da Ditadura Brasileira

    Só  tem um detalhe. O PSDB abandonou a Social Democracia e a centro-esquerda há muito tempo. Este espaço foi ocupado pelo PT.

    O PSDB se aliou à direita (não só por composição política) e se afirmou como neoliberal, como ocorreu com a “terceira via” no mundo todo.

    Vai ser difícil convencer que não tem o dedo do PSDB nessa manifestação. Vejam como se comportam os tucanos Álvaro Dias e Francischini no Facebook, só para citar alguns exemplos.

     

  14. FAÇAM O QUE DIGO, MAS NA MINHA CASA…

    E a disseminação de mentiras do próprio filho, também engajado no PSDB, não é alimento para tal posicionamento?

    Ah, sou besta mesma: esperar coerência de um cara que ao tentar afastar o “mico” do patido cita que FHC foi o “criador” dos programas sociais… 

  15. O Pondé , amississimo dos

    O Pondé , amississimo dos tucanos,

    classificou o PSDB como um partido de centro-direita.

    E vejo o PSDB como de extrema direita.Golpista!

    Não sabe perder e quer conquistar o poder à força,

    já que não tem votos.

    Quem não tem voto, cassa com golpe.

  16. O psdb começou a morrer

    O psdb começou a morrer quando o serra passou a capitanear esse partido. Nunca votei no psdb, porque nunca gostei do programa de governo deles. Depois da vitória do Lula, em 2002, o que há de pior no psdb começou a aparecer com suas idéias velhacas, coronelescas, antidemocráticas, alvaro dias, fhc, alckimin, o próprio aócio, e tantos outros que se mostraram o que realmente são: extremamente corruptos, extremamente anti-social, extremamente doentes pelo dinheiro público para uso exclusivo para suas vaidades, extremamente dependentes e subordinados, submisssos ao capital externo. Não conheci, ainda, nenhum polítco do psdb, que mereça ser levado a sério. São pessoas sem qualquer noção de BRASIL e da NAÇÃO BRASILEIRA. Eles, apenas, tem como objetivo politico, se beneficiar, nem que para isso tenham que viver lambendo o saco de quem beneficia suas contas e seus egos. Não são figuras políticas, são apenas figuras que nunca se sentiram brasileiros, ou seja,. VIRA-LATAS. Não conheço esse senhor, mas, parece que, ainda, há algum vestígio de vida digna nesse partido antidemocrático, psdb. Raridade, convenhamos.

    1. concordo 100%

      e vou além!

      Agora que o bicho ficou feio, eles tiram o corpo fora. Os militares no poder só pode ser piada kkk!

      por que se fosse verdade, o psdb seria varrido do mapa com um novo AI-5.

      PSDB os usou para tentar impedir a eleição de Dilma, através e somando o mesmo ódio, preconceito, discriminação da ditadura. Só está faltando os fuzis e os doi-codi da vida.

      Quanto ao se amparar ao partido, não foi isso que eles fizeram durante toda a campanha?

  17. FhC não está nem aí para o PSDB

    O sociólogo que não consegue enxergar um palmo a frente do nariz. Precisa o segundo escalão do tucanato sair a campo para tentar salvar o PSDB do suicídio político. A oposição precisa passar por um processo civilizatório se quiser voltar ao poder. 

  18. O que ele falou vai de

    O que ele falou vai de encontro com uma frase do Marco Autelio Garcia de anos atrás: “o PSDB não é um partido de direita, mas sem dúvida nenhuma é o partido da direita.”

    A ração que alimenta esses tucanos pode não ser igual a desses animais, mas que eles adoram misturar a farofa da intolerância e do golpismo e dar de comer para essa direita é fato, principalmente em períodos eleitorais.

  19. “Existe no Brasil uma

    “Existe no Brasil uma ideologia própria da direita que se encontra desamparada do sistema representativo, quer dizer, sem partido político” – Pois é, agora que viram que pegou mal estão querendo se apartar da tal parte, porém o que se vê nas muitas fotos e vídeos é que o PSDB adotou e acolheu com muita alegria e carinho essa tal “parte” na sua manifestação.

    Outra coisa, estou pasma, já passou mais de uma semana da eleição, pois não é que parece que os vazamentos do Moro estancaram?

  20. Po, sera que estão

    Po, sera que estão acordando?

    Se o psdb estiver voltando a ser um partido democratico, isso seria muito muito bom pro Brasil.  

    Tirar o golpismo de dentro, jogar o jogo democratico.

    Bom, cedo pra dizer, mas eu, petista, saúdo essa guinada, se for real.

  21. Desculpem mas vem merda por

    Desculpem mas vem merda por ai,.

    Ok. o PSDB não é flor que se cheire mas não vamos

    cair na besteira retardada de coloca-los no mesmo

    cesto dos fascistóides engajados.Mas..se o Xico

    Graziano tá tirando o corpo….se liga Dilma!

    1. êle podia ter aproveitado e

      êle podia ter aproveitado e desmentido a Veja ,já que diz que o PSDB não tem a ver :

       

      Existe no Brasil uma ideologia própria da direita que se encontra desamparada do sistema representativo, quer dizer, sem partido político. Sua força se mostra na rede da internet. Essa corrente luta para destruir o PT, acusando-o de querer implantar o comunismo por aqui. Defendem as liberdades individuais, combatem tenazmente a corrupção organizada no poder, desprezam totalmente as lutas sociais, mostrando-se intolerante com o direito das minorias. O Deputado Bolsonaro e o ensaísta Olavo de Carvalho são seus expoentes.

       

       

  22. Com fhc falando que qualquer

    Com fhc falando que qualquer um que ganhe não sendo o PT bom,o que pode pençar um raivoso destes que participa destas paceatas?

  23. O problema é que o PSDB deve

    O problema é que o PSDB deve ter feito um pequeno exercício de futurologia e imaginou o que poderia ocorrer se este ânimo continuasse desta forma.

    Os simpatizantes do partido (PSDB não tem militantes, tem simpatizantes) se forçarem demais a barra podem levantar forças que se viu no fim da eleição, mais numerosas e com mais capacidade de ir em frente num processo de confronto. Se continuam com isto, podem perder bem mais que a eleição, no mínimo o respeito, acho que a direita pondo a cara a bater vai levar bem mais do que tapas de luva de pelúcia, por isto que pedem intervenção militar, pois não tem coragem nem de fazer o seu próprio golpe.

  24. mesmo que no curto prazo das campanhas…

    manipular mentes e emoções sempre foi um perigo para todos

    foi das sugestões iniciais a cargo da mídia e do PSDB que partiram para as decisões pessoais por efeito dominó

     

    e tem um detalhe que a mídia ainda por cima fez questão de esconder ao apontar seus dedos sujos somente para Dilma, ao escrever sobre pedido de união e diálogo, forçando barra para que esses imbecis entendessem que era diálogo com a oposição simplesmente. Mas não era. Quem vence não precisa disso.

    O chamamento ao diálogo, segundo entendi, foi para todas as nossas instituições, comandos e inteligências

  25.  
    Finalmente, surge um lume

     

    Finalmente, surge um lume de lucidez entre os tucanos. Ao menos, o senhor Graziano faz contraponto ao raivoso discurso do ex-comunista Aluísio Nunes. Me decepcionei com a atuação do Senador Aluísio Nunes. Especialmente, com sua proposta oprtunista e demagógica de redução da maioridade penal.

    Isso é lá posicionamento para ser adotado por um cabra que já militou contra a ditadura e todo o ideário reacionário dos setores mais atrasados da sociedade brasileira? Que coisa feia Aluísio.

    Entretanto, nada foi mais surpreendente, no sentido negativo, que seu discurso raivoso e revanchista, regeitando a proposta de diálogo feita pela vitoriosa presidenta Dilma, precisa agredí–la daquele jeito? Julgo eu, que não.

    Por falar em honradez e ética, mantras, que seu parceiro Aécio, transformou, e não largava de repetir. Como vai o engenheiro e arrecadador de campanha dos tucanos de São Paulo e seu amigo do peito Paulo Preto? Tá tudo em ordem, né?

    Orlando

  26. Quem semeia ventos colhe tempestades
    EII XICO GRAZIANO!!!Rubens Enderle's photo.12 mins · Like · 3Fernando Vaz Varo xico. PARABENS o psdb tem ima historia. Eu tenho apostado que vcs nao deixarao essa parcela reacionaria destruir essa instituicao politica que é o PSDB6 mins · LikeUrlan Salgado de Barros Ê Xico, você tem a chance de responder feito um homem, mas prefere choramingar (algo que o prof. Olavo acertou em cheio). Se não fosse por essa direita que você citou aí no seu “post”, vocês sequer teriam ido para o segundo turno, meu caro; teriam perdido para a Marina logo de cara, pois muita gente militou para vocês. Use o cérebro um pouco antes de dizer tantas asneiras.1 min · LikeFilippo Barletta Com todo respeito Xico Graziano por isso perdemos a eleição para o PT é a hora de uma oposição mais firme para o bem do pais!!! os eleitores do PSDB hj são mais de centro e de direita que os de esquerda!!!se tirar essa porcentagem o PSDB hj não teria nem 10porcento do eleitorado!!! Acho que vcs deveriam pensar melhor pq se continuar assim jaja o PSDB nao elege mais ninguem!! O estado de SP deixou bem claro que nao quer mais o PT e esses pensamento de esqueda!!! Estamos num ponto do limite extremo!!!  Rosangela Bolze Xico Graziano você está equivocado! Foi pautado pela#Midiapetralha ! 95% dos manifestantes da Paulista que gritaram#ImpeachmentDilma obviamente querem #Oposição como do nosso gigante Senador Aloysio Nunes Ferreira , investigação do #Petrolão e – considerando que é quase certo que hajam provas – pedir punição e, evidentemente, #ImpeachmentDilma . Você misturou discursos e incluiu os expressivamente minoritários radicais, a exemplo, intervenção militar! Não nos ponha no mesmo balaio! NÃO CRITIQUE #TucanosDoBem que estão nas ruas!!!

     

  27. abertura de espaço: sai da frente que a gente quer se espalhar!

    Graziano demorou anos e anos para perceber onde estava atracado o barco do psdb e quais ventos insuflavam suas velas? Conta outra: sempre soube! Agora que os psicóticos ameaçam tomar de vez as rédeas do partido começa o esperneio. Quero mais é me espalhar: estas manifestações apenas ampliarão o espaço de movimentação do PT, embodocando estes tronchos lá na extrema direita. Deixaram o partido sem bandeiras e só lhes restará agarrarem-se a esta escória que perdeu a vergonha de falar bobagens aos gritos. Quem viver, verá.

  28. PSDB foi carimbado como golpista e não gostou…

    bem feito

    talvez assim, quem sabe,  vai aprender que em toda a nossa História, debaixo da desordem e da confusão nas ruas o que sempre existiu foram sugestões de direita raivosa e golpista

  29. quem é moderado no psdb ? ze

    quem é moderado no psdb ? ze anibal, aloysio, tasso, alvaro dias, goldman, serra ? alckmin é dissimulado, e o fhc , bem , esqueçam

  30. Este graziano está com vergonha do que o psdb-PiG se tornou!

    psdb social – democrata? É até engraçado. 

    O psdb-PiG é o partido da pior “elite” do mundo, sim. E, por definição, golpista!

     

    Hoje fhc, aécio, serra, aloysio, anibal e cia estão unidos e aplaudindo aqueles que defendem as torturas e assassinatos cometidos durante a ditadura de 64.

    O PiG-psdb é o herdeiro político do golpe de 64.

  31. As últimas manifestações,

    As últimas manifestações, misturando impechment com volta dos militares deu a senha que precisava aos tucanos para que eles repensem seus atos, afinal, tá na cara que o PSDB não tem nenhum princípio que o ligue à volta de uma ditadura militar.

    Li uma frase muito interessante em outro blog: ” PEDIR A DITADURA NA DEMOCRACIA É FÁCIL. QUERO VER FAZER O CONTRÁRIO”

    Os tucanos tem que se conscientizar que a campanha de Aécio abriu essas brechas para juntar e misturar tudo no mesmo balaio, mas, por outro lado, tem consciência que é chegada a hora de fazer uma auto-crítica para não vir a se responsabilizar por uma desconstituição do nosso processo democrático de direitos de uma sociedade que tanto lutou para chegarmos a esse nível de liberdade, onde eles mesmos dizem o que bem querem da Presidente da República, onde qualquer um faz uso das redes para praticar até os crimes horrendos de discriminação contra nordestinos impunemente, ou quando temos uma imprensa partidarista, diruturnamente destilando venenos contra o governo estabelecido pelo povo, quase sempre sem provas, tal como fez a VEJA. 

     

     

    1. A Band acabou de anunciar no

      A Band acabou de anunciar no seu jornal que o Aécio vai voltar a Brasília em grande estilo, montado nos 51 mi de votos, como se os votos do Aécio fossem masi legítimos que os da Dilma. Mesmo que o Aécio queira descer do palanque a mídia não vai deixar. Esse pessoal sutou, ficar perto de ganhar e não ganhar fez a mídia pirar na batatinha.

      1. Repeteco

        Esse filme é uma reprise. Em outra oportunidade já disseram a mesma coisa, que o desempenho dele no Senado seria o grande diferencial, mas……….deu no que deu. Pra começar, ele perdeu para ele mesmo e depois para a zica do Serra e do Alckmin, que estão de olho em 2018, 2022, 2026, etc. Na verdade, já estão jogando o mineiro pra escanteio. É muito cedo ainda, mas há uma grande probabilidade de que ele nem seja candidato em 2018.

            Quanto ao discurso do Xico, é importante nesse momento pra dar um pequeno tranco nessa insanidade toda, mas não comove muita gente não. De qualquer forma, fica o registro de sua contribuição.

  32. Viram que o golpe pegou mal…

    E já começaram a tirar o cavalinho da chuva.

    Não baixe a guarda, Dilma! Qualquer gesto de boa vontade será respondido com outra capa caluniosa da Veja.

     

    Aliás cadê o #ProcessoDilmaVsVeja prometido há 9 dias?

  33. Tá, conta mais outra. Me

    Tá, conta mais outra. Me engana que eu gosto. O PSDB do FHC, Serra e seus garotos playboys usaram os nazistas e agora tiram o corpo fora, depois da merda feder. Financiam com dinheiro público dos governos estaduais, os colunistas mercenários nos jornais, nas revistas, nas Tvs e nas Rádios para incitar os féticos da direita sem causa, agora os descartam. E isso que dá quando um partido é forjado em salas refrigeradas sem povo. O PSDB está iniciando a sua morte política como já está morto o PMDB. Estão sobrevivendo desse sistema eleitoral maluco. Se acabar o financiamento empresarial de campanha quero ver se ainda resistem sem povo.   

  34. Muito sensato. O texto

    Muito sensato. O texto reflete preoucupações realmente sérias e isto é louvável Xico Graziano. Voto no PT desde a primeira eleição em que o Lula foi candidato em 89 e aí continuo acreditando em projetos mais populares como o projeto petista. O PSDB poderia já ter tomado uma atitude porque o nível em que as pessoas estão não é normal e o vídeo na paulista mostrou irracionalidade e esquizofrenia. Realmente preocupante apelar para soluções como retorno a Ditadura e ao ódio, mas a imprensa hegemônica colaborou muito para estarmos num nível tão baixo e degradante. Nada de xingamentos, agressões e mais responsalidade, maturidade a partir de agora, pois violência só gera violência. Gandhi, que foi um grande ser político merece ser resgatando com todos os belíssimos ensinamentos. Sensatez, prudência, reflexão e cautela. Uma pena Graziano que nem todo psdebista pensa assim, mas se não for tomada uma atitude serão uns loucos fascistas nas ruas fomentado pela mídia nativa e a ala mais conservadora dos partidos políticos pregando o ódio. Parabéns pela excelente reflexão

  35. Essa história não confere

    Muitas pontas não fecham nessa história dele…

    Quer dizer que essa direita histriônica se aglutina em volta do PSDB e vota nos candidatos do PSDB por puro acaso? Desde há 20 anos? Que coisa mais interessante… Quer dizer que não há afinidade nenhuma? Os caras apenas gostam das letras PSDB, ou tem uma tara pelo número 45, é isso? Ora, se votam no PSDB é porque se sentem mais representados pelo PSDB, não dá para negar isso. O fato é que a votação demonstra para além de qualquer contestação que “essa turma aguerrida que vê o comunismo chegando, é contra os benefícios sociais, sonha com a ordem militar” se vê representada pelo PSDB consistentemente há 20 anos. Quem não quer representá-los é que está no lugar errado, não são eles que estão votando errado.

    Social democracia européia? É piada? O que têm em comum PSDB e o partido social democrata norueguês? Os caras lá têm uma estatal de petróleo. O PT se baseou no modelo deles para tratar do pré-sal. Quem foi contra isso no Brasil? Ora… Fala sério.

    Se o PSBD gastasse o tempo disseminando convincentemente propostas análogas às da social democracia européia teria ganhado essa eleição. Eu mesmo teria votado neles. Eu e muita gente que gostaria de mudar o governo para aprofundar o estado de bem-estar social, e não liquidá-lo.

    Xico Graziano, acorde. É você que está no lugar errado. Há muito tempo.

  36. o cafezinho, no

    o cafezinho, no faqcebook:

     

    Assistam vídeo da Globonews, que tenta insuflar manifestações contra Dilma, mas apenas exibe o grotesco delas. As manifestações com cartazes pró intervenção militar são todas patrocinadas pelo partido perdedor, o PSDB, que banca os carros de som e a militância com bandeiras. Ou seja, o PSDB tem responsabilidade sim com a bandeira de intervenção militar. Junte-se isso o pedido da legenda para recontagem dos votos e temos o nascimento do germe golpista no principal partido de oposição. Nada de surpreendente, quando se lembra de quem manda de fato na oposição: os grupos de mídia.

    http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/sao-paulo-brasilia-e-campo-grande-tem-manifestacoes-contra-dilma/3737435/

  37. Gostaria de saber o motivo
    Gostaria de saber o motivo dos governos Lula e Dilma não terem investigado as denúncias de corrupção contra o governo FHC, como a compra de votos na votação da emenda da reeleição, por exemplo.

  38. vivendo e aprendendo

    nova versão da tática morde e assopra.

    Meia dúzia de psdbistas morde e outra meia dúzia assopra.

    No primeiro grupo: fhc, álvaro dias, etc

    No segundo: xico graziano e agora nosso destemido (des)governador mauquimim, e cia ilimitada.

     

    1. Até o PSDBista do gilmar

      Até o PSDBista do gilmar mendes, ministro de um dos poderes da República, mas que não passa de um alvaro dias do STF como sempre, mostrando a sua cara de jagunço.

  39. Meu encontro com um

    Meu encontro com um golpista

    Acabei de chegar do médico onde eu fui com minha estrela reluzindo no boné e não fui incomodada. Saí de lá com uma receita de, pra variar, cortisona, que deveria tomar imediatamente.

    Fui à Drogasil da Rua João Cachoeira e comigo entraram dois senhores.

    Um de terno cinza, na faixa dos 55/60 e outro de roupa esporte, com cara de septuagenário. Como tenho desconto pelo convênio, dirigi-me à uma atendente que teria que conferir os documentos. Enquanto isso, o velhote conversou com a outra atendente brincando que ela tinha cara de inteligente e achava que ela não votou na Dilma. Ela, imediatamente respondeu quase gritando : Deus me livre, odeio aquela mulher.

    O velhote ficou todo feliz e se voltou pra todos, alguém aí votou na Dilma? Os outros funcionários ficaram quietos e eu respondi: Eu votei, com muita honra. Ele virou e continuou a falar com a moça, eu ligada no papo, que o Aécio saiu de Minas com 95% de aprovação e foi traído pelos mineiros e bem que dizem que mineiro é traiçoeiro, que não se pode confiar neles. Que o Aécio ficou lá os ajudando enquanto a Dilma foi mandada embora porque tinha assassinado duas pessoas, que ela era assassina, bandida, terrorista e a moça concordando.

    Não me aguentei e tasquei: O que o senhor está dizendo não tem comprovação na realidade. Provavelmente o senhor votou no Aluysio Nunes para Senador e ele, sendo motorista do Marighela, participou do assalto ao trem pagador dos Correios, onde houve troca de tiros e mortos de ambos os lados e nem por isso eu o trato como terrorista pois naquele momento estava-se lutando contra uma ditadura sanguinária.

    O velhote não se deu por vencido e disse que em 1967 tinha um slogan Brasil, ame-o ou deixe-o e ele deveria ter ido embora e nunca mais voltado. Eu argumentei que eram anos tenebrosos, diferentes de hoje, e que eu concordava com quem saiu fugindo da ditadura. Ele gritou que foi revolução, eu falei mais alto, foi ditadura sim e ainda bem que conquistamos a democracia onde e quando podemos falar o que quiser sem temer, inclusive difamando e caluniando a Presidenta que, por ser excessivamente democrática não usa contra seus detratores o que a lei lhe permitiria usar.

    Concluí dizendo que eles perderam, que assumam a derrota e torça para o bem do país. O cara não se deu por vencido e disse que só sossegará quando tirar a Dilma do poder, porque isto aqui está virando Venezuela e Cuba.
    Falei pra ele parar de viajar na maionese que o Brasil não se espelhava em Cuba ou Venezuela e sim na própria realidade do país que era muito diferente daqueles.

    Ele disse que as urnas foram surrupiadas e a Dilma tem que pagar por isso. 
    Comentei que pelo que ele dizia, não imaginaria que ele tivesse ido embora nos anos de chumbo porque ele me parecia adepto de ditaduras.

    Gritou que os petistas eram ditadores e que se tivessem perdido as eleições já teriam feito uma revolução armada. Concluí dizendo que era um paradoxo ele dizer que os petistas eram ditadores e poder pedir por golpe militar, ou seja, pedir ditadura para combater ditadura.

    A atendente concluiu meus pedidos e eu disse até logo pra eles.

    O senhor de terno, apesar de concordar com ele, não abriu a boca, mas eu percebi que não estava gostando do meu discurso, kkkkk

    O legal de tudo é que, com exceção da que concordou com o senhor, os outros todos me disseram que votaram na Dilma, mas não falavam pra não encherem o saco deles.

    Saí de lá super livre, leve e solta.

    1. Isso foi em São Paulo, Nilva?

      Isso foi em São Paulo, Nilva? Tenha mais cuidado. Nunca vi demonstrações de tanto ódio como vejo agora. 

      Falta pouco para serem criados os CCP: Comando de Caça aos Petistas. 

      Até doar sangue(vermelho) pode parecer para eles um desacato.

    2. Voce deu sorte!
      Eu tive que

      Voce deu sorte!

      Eu tive que me defender no papo em seguida no braço, normal

      prá mim que passei o começo dos anos 80 sendo chamado de

      terrorista pelos mesmos.A caça a petistas vai dar errado, aqui

      mesmos já há esse tipo de atitude, o cara escreve um texto

      cheio de maneirismos e relativismos para no final dizer que

      o PT é culpado pelo PSDB ser o PSDB que é inocente.

  40. Alguns do pouco que restou do

    Alguns do pouco que restou do PSDB social-democrata (na teoria) tentam manter a dignidade política. Mas a coisa soa como “morde-e-assopra”, ou good cop-bad cop…

  41. De qualquer maneira já é

    De qualquer maneira já é alguma coisa se insurgir contra essa malta que infesta as ruas pedindo ditadura e o impedimento de uma presidente chancelada pelas urnas.

    Mas quem deveria se manifestar, dado que são mais representativos, era FHC e Aécio Neves. Também seria importante o PSDB atenuar esse ímpeto já encanecido de exercitar uma oposição destrambelhada e centrada apenas nos seus interesses eleitorais de curto prazo. 

    1. Data venia, JB

      Discordo. Há uma dose de exagero, talvez inconsciente, na sua observação. Não existe malta (no sentido de multidão) nenhuma nas ruas. Ou foi uma “malta” que tentou invadir e depredar o prédio da Abril? São grupinhos de anarquistas desmiolados e sem discernimento que não representam a massa equilibrada de nenhum dos dois partidos. Devem ser recriminados  por qualquer cidadão de bem: seja o Xico Graziano, voce ou eu. Porque escalar o FHC e o Aécio para censurá-los. Quem você escalaria para conter os ímpetos dos “petistas” arruaceiros da Berrini aqui em SP (sede da Abril, cuja revista tambem descarto)? E não existe oposição destrambelhada coisa nehuma. Existe alguma exacerbação retórica de um lado ou outro e, até aí, tudo bem, pois faz parte do jogo. Não existe interesse eleitoral de curto prazo; é sempre de longo prazo. A democracia não é perfeita e esse objetivo tanto pode ser bom quanto péssimo. Realização ou locupletação. A grande maioria perdedora está tranquila; apenas lambendo suas feridas. Tudo bem. Até mais. 

      1. “tentou invadir e depredar o

        “tentou invadir e depredar o prédio da Abril”

         

        Você está mentindo, o que os militantes da tal Juventude socialista fizeram foi pixar e atirar lixo no prédio da Abril..

        1. Putz……que bobagem!

          Ta bom. Eu estou mentindo. E, pensando bem, pichar (não é com “xis”) e jogar lixo (ou pensou que eu escrever licho?) é uma coisa digna de aplauso. Parabéns.

  42. Já está passando da hora, nao

    Já está passando da hora, nao de recolocar o PSDB no caminho da legalidade, mas de acabar com esse discurso fácil do PT, que quer se adonar do centro, após ter abandonado a esquerda, empurrando o PSDB para a direita.

    Senão vejamos. O maior imbecil e retardado defendor da ditadura, o tal de Bolsonaro, milita num partido que concorreu a presidência da república coligado com o PT. Não bastasse, esse partido é da base de sustenção do executivo no legislativo, e por esse favor, recebe, de porteiras fechadas o ministério que tem um dos maiores orçamentos do governo. Não bastasse ainda, recebe uma diretoria da maior estatal do país, para fazer dentro dela todo tipo de falcatruas. 

    Além disso, o PT usa como base de sustentação políticas, em troca de cargos, ou mesmo em troca recíproca de apoio eleitoral, as velhas oligarquias que se estabeleceram no norte e nordeste há décadas, estiveram irmanadas com os generais, como os Sarney, os Lobão, os Collor de Mello e outros.

    Portanto, querer atrelar o PSDB a ditadura militar, enquanto o próprio PT anda de braços com quem apoiou a ditadura, é apenas retórica prá lá de desonesta.

     

    1. Bolsonaro é um anti-petista

      Bolsonaro é um anti-petista radical e fez campanha aberta para Aécio. Conhecendo a falta de compromisso dos políticos com seus próprios partidos, não importa que ele esteja abrigado temporariamente numa determinada legenda. Qualquer pessoa que acompanha as declarações da pessoa em questão, sabe das suas posições e preferências políticas.

      1. Meu amigo, não queira

        Meu amigo, não queira iludir-se. 

        Bolsonaro e Heinze ajudam a compor os minutos de rádio e TV que o PT compra, como comprou nessa eleição.

        Então, não queira tapar o sol com a peneira, querendo você ou não, aceitando você ou não, o PT terá que pagar a eles pelos segundos que eles representam.

        No mais, o “temporariamente” foi coisa de gênio. O malaco está nesse partido há mais tempo do que a Dilma está, temporariamente, no PT. 

        1. Muamba Política Paraguaia, Baratinha.

          Alex,vá vender essa tua muamba política paraguaia para quem te compre no mercadinho rolabosta, pois qualquer um que tenha um neurônio ativo em política sabe que exatamente isso do que tenta nos culpar, de nome “governabilidade brasileira”, e que espertamente Zé Dirceu arquitetou tomarmos emprestados de vocês, legítimos pais na matéria, para podermos assumir o poder em 2002 e de lá prá cá, derrotarmos sua turma da Casa Grande por quatro vezes, promovendo, como dá para ser feita, a maior distribuição de renda que essa nação experimentou em 514 anos de história.

          O que deixa vocês possessos é perderem eleição atrás de eleição, vendo-nos aos poucos transformar o país, no ritmo possível, com competência na utilização de suas próprias armas de perpetuação no poder, promovendo o governo para o povo, possível, ao mesmo tempo que lutamos pelo avanço através da reforma política que permitirá tirarmos o oxigênio que os alimentou por 502 anos na exploração da miséria do povo brasileiro, traduzindo-se em pleno século XXI, em um dos paises campeões em desigualdade mundial.

          Vá chorar na cama que é lugar quente, ao invés vir aqui querer dar lição de moral e ética, coisa que vocês nunca tiveram e jamais terão, pois moral e ética não fazem parte do DNA dessa incompetente, mesquinha, preconceituosa e rancorosa elite  brasileira do atraso, na qual certamente tem ou sonha ter, assento.    

          1. Meu amigo, governabilidade é

            Meu amigo, governabilidade é um fim em si mesmo. Não se iluda.

            E as retóricas baseadas no “nunca antes na história desse país” você e seu líder podem guardar para quem não conhece a história desse país.

          2. A história desse perído

            A história desse perído (últimos 12 anos) será contada daqui uns 50 anos.

            Para o momento atual, basta analisarmos os números que, indiscutivelmente, confirma a tese exposta acima:

             

          3. Sr. Alex Sotto (maior ou menor)

            Sr. Alex, a maioria do Blog é toda iludida, podes crer. Ainda bem que as vezes aparecem uns não “iludidos” por aqui. Aqueles que sabem exatamente de onde sai o dinheiro para as campanhas políticas e os “favores” que recebem de toda a nossa digníssima Justiça Brasileira, e a mais JUSTÍSSIMA MÍDIA,  sem nenhuma ilusão , pois  sempre foram assim !

             

  43. Pai de “peixinho, peixe é”. O

    Pai de “peixinho, peixe é”. O PSDB escalou muito mal o homem para defendê-lo. Usou palavras bonitas da boca prá fora. Quem não conhece a família, que o compre. Apesar de ser um Engenheiro Agrônomo, profissão que respeito, ele seguiu o caminho para o qual apresentou “melhores” qualidades. Não vou e jamais irei na sua, meu sr, que não tem cartaz  p/ defender este partido que  perde credibilidade a cada eleição, tal como a rede Globo e a Rev. veja, junto com seus pupilos.

    1. Desse jeito, não

      Parece que vc não é chegada a um diálogo democrático. Um tanto raivosa demais. Tem que ser mais tranquila. Na política, não se pode querer falar apenas com quem concorda conosco em tudo. Já parou para pensar que é essa atitude que faz muitas pessoas dizerem que o PT é anti-democrático? O que faz muito sentido sim. Se a visão dos petistas que as pessoas têm surge de pessoas que repetem a postura que vc exibiu no comentário acima, a ideia é o da intolerância para com a pluralidade política e isso é e sempre será anti-democrático. Está mais do que na hora dos apoiadores de Dilma começarem a fazer a auto-crítica também. A intolerância está presente em ambos os lados.

      1. Prezado Alessandre de Argolo,

        partindo de você essa chamada ao diálogo democrático, fiquei deveras abismada com suas palavras!

        “(…) Um tanto raivosa demais. Tem que ser mais tranquila. Na política, não se pode querer falar apenas com quem concorda conosco em tudo.” (…)

         

         

        1. Ficou abismada?

          Não fique. Sou um democrata. Você claramente não me conhece. Garanto que jamais viu eu ser intolerante com o contraditório de ideias. Ao contrário, aceito normalmente a pluralidade, o que não inclui os fakes cachorros-loucos, evidentemente, intolerantes e anti-democráticos, raivosos e agressivos, que só podem ser tratados com proporcionalidade.

          1. Gosto de ler os comentários
            postados para ter uma visão de quem aqui frequenta, e, observei que o “prestigiado comentarista” fica muito irado, quando contrariado em suas colocações no caso do Pizzolato, ao ponto de eleger palavrões no seu texto, razão pela qual fiz a postagem que seguiu publicada em data posterior.  Senhor Alessandre de Argolo,01/11/2014 – 22:37

            Gostaria de pedir que, de agora em diante, suas manifestações sobre os temas postados neste espaço democrático fossem feitas de maneira respeitosa.

            Caso haja discordância entre a explanção do colaborador e o seu posicionamento, seja elegante rebatendo com justificativas/argumentos os quais acredita.

            (…) “Vai ser picareta assim na casa do cxxxxx, rapaz.”

            Me sinto constrangida por encontrar, aqui, o mesmo “palavriado rasteiro e de baixo calão” que existem em publicações outras que sequer merecem ser citadas.

            Parece, até, que o ódio destilado na “midiona” o contaminou.

            Razão pela qual o estou denunciando.

          2. Eu repostei esse comentário sem o que te “incomodou” tanto hehe

            Curioso que a pergunta que eu te fiz naquele post ficou sem resposta hehehe. Parece que você só gosta mesmo é de ser inconveniente caindo de paraquedas no post. Tem o modus operandi clássico dos fakes inconvenientes. Há muito tempo que não engana mais.

        2. Meus Caros Amigos,
          Fiquem

          Meus Caros Amigos,

          Fiquem sabendo, que pelo menos aqui o espaço é democrático, posso não concordar em vários momentos com a opinião do Nassif,mas ele pelo menos dá o direito ao contraditório. Vão passear um pouco no mar de esgoto que são os blogs de Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, e Reinaldo Azevedo, parece que tem muita gente precisando de fazer terapia por lá, pois o nivel de agressividade é tamanha que simplesmente os donos dos respectivos blogs não postam nada que seja comedido ou sensato, é xingamento, agressão ao extremo contra a Presidenta, ou quem ouse pensar diferente. Será que estas pessoas são assim no mundo não-virtual, xingando e ofendendo quem não concorda com suas idéias? Viva a diversidade!!!!!

      2. Fico muito agradecida com o

        Fico muito agradecida com o seu conselho e posso lhe dizer que sempre fui uma pessoa mt sensata. Feliz ou  Infelizmente a vida nos modifica e eu me modifiquei na penúltima eleição, quando o  Serra nos apresentou a sua campanha. Mas meus sentimentos e minha  visão política jamais mudarão, pois é o que acredito ser o mais humano e o único que pode nos oferecer um país mais igualitário. Já viajei muito e sempre tive uma verdadeira inveja dos lugares onde não se vê a diferença entre as pessoas, como aqui e  de ver aqui,  como a oposição usa de todas s armas, as mais sujas possíveis, para voltar a um lugar, que acredita ser seu de direito, pois que  sempre o foi.

        1. Você poderia citar esses

          Você poderia citar esses lugares dos quais teve inveja. 

          Certamente eles não tem seringais para onde se possa mandar quem ousa desafiar  “O Partido”, não é mesmo ?

          1. Quem ousou desafiar o

            Quem ousou desafiar o partido? A sra. Marina ? A pobre figura, que desagrega todos os partidos por onde passa, já que se acha a “predestinada” para dirigir o Brasil? que conseguiu não ficar no PT, no PV, e não conseguindo formar sua rede, foi para o PSB, apesar de todo o apoio que receberam do Lula no estado que estava o presidente do partido, e que já estava  em conluio c/ o PSDB ? . Aquela que não tinha convicções verdadeirass/ o que dizia e vivia voltando atrás ao menor sinal de não apoio em suas “verdades”? O que o PT fez foi simplesmente mostrar suas contradições e seu desejo de implantar no país uma verdadeira ditadura dos mercados, através do seu escolhido p/ ministro da Fazenda? Aquela que verdadeiramente deu uma punhalada em Lula, junto com o finado? Não passa de invejosa e mesquinha, o que foi claramente mostrado por ela, que não desejava nenhuma mudança, mas sim uma VOLTA ao estado anterior. O sr. já soube que uma parte da REDE já se mandou? Maior clareza não precisa, némemo?

        2. ô muié durona!

          Li seu comentário anterior e tive a mesma impressão do Argolo: intransigência, caracteristica petista. Não viaje na maionese. O Lula fez as pazes com Collor, Sarney, Jader, Renan, etc. Política é assim. De castigo vou te mandar um livro do Jose Serra e dois do FHC……e um convite para ingressar no PSDB. Abraços.

  44. Esquerda europeia…

    … aquela que deixou países europeus com o pires na mão, por exemplo, o Espanhistão?

    Se fosse efetivamente à esquerda, estaria na mesma órbita do PT.

    O PMDB “histórico” foi contra a ditadura, mas contra a ditadura você tinha um leque amplo. Se remontarmos à Frente Ampla, com Lacerda e JK, dá pra termos uma noção disso. A direita truculenta era perniciosa até para um conservadorismo “modernizante” (mania essa de achar que modernização é progressista sempre…).

    Porém, mesmo se tratando de um “chute”, acho que o pensamento liberal à americana tem dado seu viés mais do que podemos imaginar e ainda não temos uma análise mais pormenorizada sobre isso. O caldo é forte: conservadorismo evangélico, uma “esquerda” que não tem vergonha de se aliar com os donos da banca e liberação dos costumes ao lado do mais arraigado pró-mercado. Um exemplo, apenas por curiosidade, é o finado William Buckley Jr., que era um conservador, mas apoiava a liberação da maconha.

    O Xico olha com muita benevolência para o próprio partido, mas imaginem um partido que angarie apoio dessa direita hidrófoba, no vácuo de partidos como o próprio PSDB…

    1. Tem razão.
      Um partido como o

      Tem razão.

      Um partido como o PSDB, em seu projeto de poder, poderia angariar apoios como os do PP, com seus Bolsonaro e Heinze, ou de um PSC com seus pastores fundamentalistas, ou de uma Kátia Abreu com sua agenda latifundiária,  ou de oligarquias como os Lobão, os Sarney, os Barbalho. 

      Você tem toda razão, um partido desses, aceitando todo tipo de agendas em nome do seu projeto de poder, seria um risco para o Brasil. 

       

  45. Bom sinal, em termos. Em

    Bom sinal, em termos. Em termos porque esta manifestação deveria ter partido de FHC e de Aécio Neves. Bom sinal pois lideranças do PSDB já vislumbram prejuízos eleitorais futuros com esta identificação cada vez maior do partido com a extrema direita fascista. Em termos porque assim que tivermos novo embate eleitoral o próprio Xico Graziano esquecerá o que escreveu e fará exatamente o que a extrema direita deseja, ou seja, um discurso fascista e de intolerância. Bom sinal se entenderem que a radicalização dos seus eleitores é fruto também do discurso de ódios que a mídia oligopolista que apóia o PSDB faz diuturnamente em tabelinha com o próprio partido.

    No mais, quem pariu Mateus que o embale e as declarações de Gilmar Mendes hoje (sempre ele!) e de FHC ontém  não demonstram de forma alguma esta preocupação de Graziano com o crescimento do fascismo dentro do PSDB. Muito ao contrário, dão até mais fôlego aos camisas negras que desfilaram na Paulista.

  46. Luis Nassif, não adianta tu

    Luis Nassif, não adianta tu querer doutrinar o rebanho, da parte dos 51 milhões não haverá trégua. JAMAIS!.

    ESQUEÇA!!!!

  47. É preciso mais do que essa

    É preciso mais do que essa conversa mole.

    .. os ovos do ódio e da mentira estão postos no ninho tucano  há tempos; … a corrupção no dna de seus governos, o preconceito sempre latente, a mentira deslavada e despudorada: esta é a gênesi do psdb… ou não sabiam que o seu representante nessas eleições, o sr aécio neves,  foi protagonista no artigo encomendado pelo serra “pó pará, governador” ? ou não sabiam que o playboy mandou construir um aeroporto em terras familiares, com dinheiro público, para sua comodidade para o acesso ao seu castelo de versalles ? ou não tiveram participação no golpe plantado pela revista-panfleto veja, às vésperas da eleição, para beneficiar seu candidato ? ou não foram os tucanos que questionaram o resultado das urnas, inseminando o virus da desconfiança e da ousadia malandra ?

    .. poderia passar aquí horas desfiando sobre os ovos paridos pelos tucanos, desde a privataria tucana, passando pela compra de votos pela reeleição, os cartéis em sp e um legítimo representante encastelado no TCE … que beleza !!!

    … para recolocar, Nassif,  o psdb no caminho da legalidade é preciso muito mais … 

  48. Esse Xico é interessante

    Esse Xico é interessante mesmo, parece que tem o dom de perturbar conceitos e paradigmas.

    Como pode alguém dizer tão elegantemente a própria miséria do turbulento neoliberalismo?…

    Seu modo profissional de sofisticar a ousadia do jugo pela vacuidade do PSDB é sensacional.

  49. A lenha e a labareda

    Gozado, esse Graziano. Seu partido, “com FHC à frente”, vem tocando lenha na fogueira do extremismo direitista e golpista, e agora ele vem se indignar com as labaredas. Queria o quê? Que o fogo aceso e alimentado causasse jorros de água de cheiro?

  50. Ora, ora, como eu disse na

    Ora, ora, como eu disse na Carta isso é só a Sindrome de Frankenstein batendo no PSDB. A verdade é que incitaram e alimentaram esses monstrinhos, ou pelos próprios pronunciamentos ou pela palavras dos seus patrões os Senhores feudais da grande mídia. Agora estam fazendo esse jogo de cena, como o único objetivo de ludibriar a parcela da população que embora não seja adepta da direita fascitoide não votou no PT porque acreditou no canto da sereia desses senhores. 

  51. Quem quiser que o compre ………………….

    Minha leitura do artigo, nada mais é que o canto do cisne, tendo em vista que ao completar 12 anos fora do poder, o caixa auferido pela privataria deste partido deve ter se acabado e aí…………………..

    A possivel mudança de alguns membros do psdb, pode ocorrer, até mesmo por uma possivel sobrevivência politica dos mesmos, mas não é com um artigo com este, que irá se fazer acreditar na conversão de alguns pela social democracia!

    Torno a dizer, os recursos auferidos durante o governo do psdb, já fizeram água, e um partido, ou melhor os membros do partido, estão agora caindo na real, e como estão fora do governo já há 12 anos, e possivelmente com a volta do Lula em 2018, estarão todos na mendigância, daí…………………

     

    1. $$$$$$$$$$$$$$

      Boa sacada. O PSDB ficou 8 anos no poder…….o dinheiro deu para 12 anos……….o PT com 16 anos poderá então ficar fora 24 anos….terá grana de 2018 a 2042 exatamente quando completarei 92 anos…..Queimei os neuronios para essa dedução lógico-matemática-aritimética.

  52. Estão tentando minimizar o estrago.

    Quem tem bom censo dentro do PSDB deve está percebendo o estrago na imagem do partido, enquanto tinha chance de ganhar a eleição o PSDB adotou um bando de reacionarios como se fosse cria do partido, passando a eleição perceberam que essas criaturas são feias e despreziveis e, como filho feio espanta o pai o partido tenta fugir de sua responsabilidade.

  53. Considere o que Bíblia

    Considere o que a Bíblia nos diz:: “Toda Autoridade é constituída por Deus” Rom 13,1-2, algumas pessoas estão agindo contra a autoridade de Dilma como a cúpula judaica agiu com Jesus no tempo do império romano – desrespeitando sua autoridade.

    Livro o Mestre dos Mestres pag. 23″: Os judeus esperavam um grande líder o Cristo (“ungido), alguém capaz de reinar sobre eles, de resgatar-lhes a identidade e de libertá-los do jugo do Império Romano. Os membros da cúpula judaica viviam sob tensão política, com sua sobrevivência sob ameaça e seus direitos aviltados. Porém, por causa de sua rigidez intelectual, não investigaram e, portanto, não reconheceram o Cristo humilde, tolerante, dócil e inteligente que não desejava status social nem poder político.

    Esperavam alguém que os libertasse do jugo romano, mas veio alguém que queria libertar o ser humano das suas misérias psíquicas. Esperavam alguém que fizesse uma revolução exterior, mas veio alguém que propôs uma revolução interior. Esperavam um poderoso político, mas veio alguém que nasceu numa manjedoura, crescei numa cidade desprezível, Nazaré, se tornou um carpinteiro, vivendo no anonimato até os trinta anos.

    Cristo não frequentou os bancos escolares, nem se formou aos pés dos intelectuais da época, escribas e fariseus, mas frequentou a escola da existência, a escola da vida. Nessa escola conheceu profundamente o pensamento, as limitações e as crises da existência humana. No anonimato padeceu de angustias, dores físicas, opressões sociais, dificuldades de sobrevivência, frio, fome, rejeição social.

    Deus. quando o império americano começou a quebrar a partir de 2001 e provocou uma crise mundial em 2009, constituiu o mecânico, Lula presidente. Depois previu que a crise de identidade do Brasil não se resolveria com estímulos do FED, nem com investimentos externos; e constituiu a ex economista Dilma.

    Agora a crise é externa. É melhor respeitar a autoridade constituída.

     

     

    1. Desígnios divinos

      Li tudo, sinceramente. E só no penultimo parágrafo tive a revelação. A encrenca americana começou em 2001 e a mundial em 2009. E o Lula foi bem de 2003 a 2010;  passou pouco aperto. A Dilma pegou a bucha de 2011 a 2014 e a coisa desandou um pouquinho. Agora continuará expiando seus pecados de 2015 a 2018. Conclusão: Lula é um abençoado. Quem manda a Dilma ser atéia, né?

  54. TUCANOS DO DF DISCUTEM

    TUCANOS DO DF DISCUTEM PROPOSTA DE IMPEACHMENT

    :

     

    Reunião foi convocada pelo deputado distrital recém-eleito Raimundo Ribeiro (PSDB-DF) e também abordará supostas “fraudes nas urnas”; no último domingo, cerca de 1,5 mil pessoas foram às ruas de São Paulo para pedir o impeachment da presidente Dilma e uma intervenção militar no País, entre elas, o cantor Lobão e o deputado federal recém-eleito Eduardo Bolsonaro (PSC)

     

    3 DE NOVEMBRO DE 2014 ÀS 15:55

     

     

    Brasília 247 – Persistem as articulações da oposição contra a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Como informa o Poder Online, do IG, tucanos do Distrito Federal se reunirão na noite desta segunda-feira (3) para discutir supostas “fraudes nas urnas” nas últimas eleições e a possibilidade de um “pedido de impeachment” contra Dilma.

    A reunião foi convocada pelo deputado distrital recém-eleito Raimundo Ribeiro (PSDB-DF), que também mobilizou movimentos contrários à reeleição da presidente, para encontro na sede regional do partido em Brasília.

    No último domingo, cerca de 1,5 mil pessoas foram às ruas de São Paulo para pedir o impeachment e uma intervenção militar no país. Entre os manifestantes, estavam presentes o cantor Lobão e outro deputado federal recém-eleito, Eduardo Bolsonaro (PSC), filho de Jair Bolsonaro (PP).

     

      http://www.brasil247.com/+92ak7

     

     

  55. A nova UDN

    O pronlema está em que o discurso de Graziano nâo combina com a pratica do PSDB.

    O PSDB se tornou esse partido de direita que ele afirma desamparado  do sistema representativo.

     

  56. Esqueça Sr Xico…
    A

    Esqueça Sr Xico…

    A tendência é termos doravante um partido social-democrata forte, que não é o seu (refiro-me ao PT), e um de direita pura, que é o que o seu se transformou. É o clamor das ruas (e das redes sociais) e de seus próprios membros de alta plumagem.

    Se não concorda, caia fora…

     

  57. E assim criou-se a “Ala dos

    E assim criou-se a “Ala dos Tucanos Arrependidos”… Meio tarde para isso… Depois de se emporcalhar com as mesuras da Grande Imprensa Golpista, Xico Pilatos lava as mãos? Agora só resta abraçar o Bolsonaro e indicar um vice para 2018…

  58. Pelo andar da carruagem…

    …ele é quem vai ser convidado a sair do PSDB… isso sim.

    O PSDB, a partir de 2010, transformou-se na força reacionária mais promissora do Brasil; uma agremiação política que já teve Sérgio Guerra e agora tem um Álvaro Dias e um Carlos Sampaio como figuras de destaque, não tem nada de social-democrata ou progressista…. é a direita mais rasteira que existe pois se disfarça, e muito bem pois tem a ajuda descarada da mídia bandida pra isso, de partido comprometido com o povo.

    Xico, ultimamente, nem deve ter lido FHC (o principal intelectual orgânico da clã cheirosa tucana), que inclusive chamou os eleitores de Dilma e do PT de idiotas e comprados (indiretamente, mas chamou), incitando assim esse ódio desenfreado e nem tão pouco tem acompanhado os passos de Aécio Neves, principalmente na campanha do 2º turno e nos dias após a eleição.

  59. Macaco Véio não mete a mão em

    Macaco Véio não mete a mão em cumbuca… antes de tacar o pau no seu Xico, não é melhor isolar a extrema-direita? Sim, existem pessoas de centro-direita, que não concordam com socialismo e quetais, mas não são fascistas… cuidado com a “doença infantil”…

    Em tempo: se o PSDB e seus aliados alimentar esses “monstros”,  será que PT no passado também não abrigou – ou passou a mão por cima deles – esse pessoal que em junho/2013 saiu quebrando tudo, invadindo o Itamaraty, tocando fogo no fusquinha do seu Osmar e tentando jogar bomba no metrô na final da Copa?

    Muita calma nessa hora – acho que o PT e o Governo (sim, o governo eleito democraticamente) tem que “chamar às falas” o PSDB e exigir que eles condenem qualquer tentativa de golpe. É assim na Espanha, por exemplo, que tem um passado de ditadura e onde volta e meia “gorilas” se arreganham…

    Saravá!

  60. E a petição dos coxinhas à

    E a petição dos coxinhas à Casa Branca, pedindo uma intervenção dos EEUU contra a ‘ameaça comunista’ no Brasil? Caraca, parece que tem gente que ainda vive nos anos 60! “Os bons tempos voltaram, vamos gozar novamente!”! (rsrsrs)

  61. Se é deputado então está dentro do sistema representativo…

    O deputado Bolsonaro está fora do sistema representivo, sem partido político?Se é deputado…aliás é deputado pelo PP, aliado do Governo Federal. É o samba do crioulo doido.

    Volto a repetir o que já disse aqui.

    Estas manifestações são do mesmo tipo das de junho/julho de 2013. Passam ao largo dos partidos políticos. A maioria da população não se sente representada por nenhum deles. Li por aqui que o PSDB, um partido de centro-esquerda, é de direita…Contudo o PT, este sim de esquerda!, é aliado do PP de Paulo Maluf e Bolsonaro, do PMDB de Sarney . Collor (está em qual partido mesmo? ) é aliado do mesmo Lula que lutou pelo seu impeachment. É o samba do crioulo doido.

    As manifestações continuarão porque vivemos uma crise política muito grave que o  establishment político ignora. Não será possível viver com essa crise de representatividade e ao mesmo tempo o PT tentar uma hegemonia que não existe. Não existe representatividade também no movimento sindical e no movimento estudantil. A CUT e demais centrais sindicais não existem como orgãos mobilizadores dos interesses dos trabalhadores assim como a UNE dos estudantes.

    A cobertura que a imprensa fez da manifestação paulista de sábado dia 1 de novembro de 2014 foi, mutatis mutantis, semelhante a que a Globo fez no inicio do movimento diretas já, ignorando-o.  O atual movimento de massas que surge no Brasil, independente de sindicatos, centros acadêmicos, partidos políticos é INÉDITO. Não adianta querer colocar a culpa no PSDB porque esse partido estritamente parlamentar jamais mobilizou uma alma sequer e nem irá fazê-lo.

    É um movimento sem pai nem mãe contudo  não é um movimento sem pé nem cabeça. Volto a dizer, quem souber decifrá-lo…sim, quem souber decifrá-lo conduzirá este país. Talvez sob seus escombros. 
     

    1. Geração Espontânea

      Eu tenho para mim que, em Política, não existe geração espontânea, não existe movimento autoral, como queria certa candidata à Presidência, assim como não há movimento sem pai nem mãe. Logo no início das famigeradas manifestações de Junho/13 encontrei vídeos na internet que mostravam uma concentração em frente ao Teatro Municipal de São Paulo capitaneada pelo falecido Plínio de Arruda Sampaio, devidamente escoltado pelas bandeiras do PSOL. Dizer que as manifestações de junho são frutos autênticos da iniciativa popular à margem de partidos políticos ou outras organizações que tais esta na mesma linha do dizer que o Impeachment de Collor foi uma vitória dos “caras pintadas”. Nada mais ridículo!

  62. um facho  de lucidez no ninho

    um facho  de lucidez no ninho tucano.

    organizaram, perderam a dimensão das coisas,

    e tá dando no que tá dando –  errado.

    perceberam e estão recuando porque o psdb só tem a perder

    porque essa tchurma dos odientos é minoria

    ancorada por robôzinhos  na internet.

    e quem tem a ganhar nessa loucura golpista é o partido de centro – o pmdb.

    o psdb acabaria, finalmente.

    ou perderia boa parte dos votos que conquistou nesse sgundo turno, embora já esteja perdendo..

    já que as pessoas começaram a perceber o golpe e

    o estelionato eleitoral com a capa de veja e a reperrcussão da

    cbn da delação preiada do youssef promovida pelos tucanos e o

    pig e por algum misterioso  personagm do judiciário.

    ,

  63. Xico Graziano

    Lí esta matéria há uns dias e não me despertou as incógnitas de agora.

    Uma pergunta: desde quando o Xico Graziano fala pelo PSDB?

    Outra pergunta: as cortinas de fumaça costumam servir para quê?

  64. Lucidez que faltou durante a campanha e falta fora dela

    O pronunciamento de Xico Graziano aponta para um nível de lucidez que faltou durante a campanha, e falta agora fora dela. Parece mesmo um ato, que dentro do PSDB, é de um republicanismo quase isolado, quando se toma o resto dos fatos: 

    1) Zé Anibal com seus tuítes de Lacerda. ” não vai ser eleita, se for eleita, não vai governar e …….”

    2) O discurso radical e inflamado de Aloysio Nunes Ferreira, 

    3) A postura de Alberto Goldma, ” Dilma não tem condições de governar”. 

    Enfim, a ludicez expressa por ele ignora o fato de que o PSDB potencializou o radicalismo reacionário, o anti petismo, e fez dele o eixo articulador de campanha, que se baseaou na premissa moralista de que era preciso varrer o PT do poder. Catalizando um sentimento de ódio puro ao PT, o PSDB durante a campanha tornou-o eixo articulador, mais que suas propostas, que suas idéias, que seus modelos de políticas públicas: a campanha toda galopou mesmo o mito de um PSDB moralizante, que seria capaz de nos ” resgatar” ( aliás, quantas vezes se viu o uso desta palavra), do ” descalabro de corrupção” do PT. Então, acho sim que é um bom sinal agora que XICO GRAZIANO, falando em nome do partido, tente recuperá-lo para uma oposição que seja legalista e programática: mas desde quando isso não é verdade?

    Disse muito a amigos que a campanha, pelo debate interditado pelo ódio de lado a lado, mas principalmente pelo anti petismo, foi pródiga na indigência intelectual. E nesse sentido, vale lembrar coisas como : 

    1) A crítica de Aécio ao mais médicos e aos ” escravos cubanos”, tomada de um sentimento horroroso de ” guerra fria”, de medo do comunismo, de ” pavor sessentista”, bebendo no mais puro, ignorante e ridículo furor direitista reacionário. Sim, porque caberiam críticas: críticas como a questão de o programa ter de ser uma ponte com ações estruturantes de longo prazo, crítica mesmo a melhoria dos recursos, do acesso a mediça para além do pronto socorro etc, acima de tudo crítica a uma ação que é emergencial e não estruturante. Mas onde estiveram essas críticas?

    2) A crítica ao porto de Mariel, em Cuba, de novo feita cheia de um viéz reacionário, cujas entrelinhas apontava para ” construímos um porto em um país comunista ( sic) e não temos portos”. De novo: uma critica que parece saída do facebook dos reacionários. Aqui, vale destacar: aquela entidade ” petista, comunista e bolivariana chamada FIESP, é a favor do porto e fundamenta aqui sua defesa: https://www.youtube.com/watch?v=Y4pQQIn0Dus. ( Parêntesis para dizer que Dilma deveria ter se preparado melhor, já que a defesa que ela fez do POrto não continha todos os argumentos que detinha esse diretor da Fiesp, e além disso, ela nem chegou a citar a Fiesp). 

    3) A proposta de uma política externa mais próxima dos ” países democráticos”, das ” locomotivas do mundo”, defendida por Fraga e por Aécio. Há de novo aqui a defesa, sem números, sem pauta de comércio exterior, e baseada apenas ” na aproximação do Brasil com países bolivarianos”, no sentimento de que a política exterior pragmática, não alinhada, e multipolar, causa atraso econômico aos afastar o país dos ” países desenvolvidos” ( o que não é verdade e pode ser comprovado pelos números de comércio exterior), e que tem viez ideológico de esquerda. Por outro lado: quão indigente é propor aproximação comercial e diplomática da Europa e dos EUA em momento em que essas economias vivem a recessão. Imaginem entragação comercial via acordos de livre comércio com países recessivos, em crise, e doidos para exportar: é no mínimo acabar de matar a indústria brasileira, sendo por isso de uma inocência que beira a irresponsabilisade que se venda isso, num momento como esse, como ” elemento dinamizador de uma economia ( a brasileira), parada.   

    4) O discurso neoliberal de Fraga. Navegando não fatos ou dados concretos, mas percepções vinculadas aos campos mais reacionários, como ” o salário mínimo alto demais”, a necessidade de privatizar os bancos públicos , sem razões ou dados concretos, mas que é indiretamente ligada a idéia de reduzir o estado como ferramenta moralizante (ele bate do lado da eficiência, e outros políticos batem na petrobrás moralmente, para assim justificar sua venda).  

     

    Enfim, pontos basilares da campanha, muito mais que baseados em um modelo de país, em um projeto de nação que tratasse de problemas profundos, eram no fundo baseados em uma agenda reacionária, buscando o apoio com base em noções que ignoravam dados, e eram baseadas em preconceitos e numa visão sessentista da realidade. 

    Se é salutar ver Xico Graziano agora tentar afastar o PSDB do campo ultradireitista que o engoliu, o que efetivamente precisa ser encampado pelo partido é uma discussão pública honesta, não enviesada, e propostas políticas que trascedam o anti petismo, o reacionarismo puro, que sejam dotadas de alguma lucidez também no campo das idéias, e não sejam apenas a reprodução de noções enviesadas que não dialogam com dados.

    Se sou eleitor do PT, é por suas políticas sociais, mas a ausência de oposição de qualidade e pensante deixa de criticar e forçar o debate do que é realmente o problema, como por exemplo: 

    1) O gerencialismo de Dilma e seus efeitos, com a redução do espaço para o debate. Ele mesmo, o gerencialismo da presidenta, é um elemento de interdição do debate, ao partir da premissa de um governo que nega, em certa dose, a política. O papel do presidente, de grande interlocutor dos diversos grupos sociais, fazendo do governo um espaço de mediação, sofre demais com esse gerencialismo. Mais do que gestor, o governo precisa trazer para dentro de si a controvérsia: entre capital- trabalho, entre os diversos tipos de capital ( agroexportador, industrial, financeiro), entre capital e meio ambiente_ e mediar essas tensões. Veja-se aí erro crasso do PSDB: esqueça-se preferência partidária, Aécio Neves poderia ser vendido como esse mediador. Preferiu um papel de ” virilidade moralizante” , ” de grande lider restaurador” ( a ele também imputado pelo sentimento da direita mais radical). 

    2) política econômica, dólar, juros, e a desindustrialização. Diz, em artigo reproduzido aqui no blog, de Bresser Pereira ( lembram dele? Ele é do tempo que o PSDB se munia, além do anti petismo, de idéias). que o Brasil sofre com a doença holandesa por conta da exportação de comodities, e que isso eleva demais o valor do real, desisdustrializando o país. Para Bresser, que declarou voto em Dilma, o câmbio precisa chegar a R$ 3,00, para corrigir a competitividade da indústria. De novo: sou eleitor do PT, vi em Dilma inclusive afirmações no sentido de corrigir o câmbio para a indústria, e aí, eu, Lulista, veja afirmações de Lula no sentido de que a escolha do ministro da economia para acalmar o mercado deva levar o dólar para R$ 2,00. Oi? E a indústria? Enfim, o foco total no controle da inflação, com o país vivendo balança comercial desfavorável e industrializaçãoi?

     Um oposição qualificada, programática, capaz de discutir e focalizar aquilo que é problema, enriqueceria o debate público. Pelo menos do ponto de vista político, Xico Graziano dá um sinal de um retorno a lucidez do PSDB. O que falta, no entanto, é o resto do partido demonstrar essa mesma lucidez: do mesmo modo que falta um corpo de idéias que transcenda os preconceitos nascidos do reacionarismo, e realmente proponha algo para além disso. Faria bem ao PSDB voltar ao centro: gerar idéias, se aliar a academia novamente, e se qualificar para ser um mediador social.

    Se eu acho que isso vai acontecer? Duvido. Pobre Xico. E pobre de nós, pois a ausência de debate qualificado faz mal ao país.  

     

     

     

     

  65. Mensagem subliminar…

    A foto no livro da estante já diz tudo…É justamente o discurso do (ex) presidente e atual guru do PSDB que jogou gasolina na fogueira…

    De bom mesmo só ler  a reivindicação do PSDB pelos programas sociais, que embora seja falsa e cínica, revela que estamos no caminho certo…

    Eu gostaria de ler o Graziano com essa tranquilidade se ele estivesse comentando caso o PT fizesse alianças com grupos de ultra-esquerda que quisessem “depenar” qualquer tucano que aparecesse…Ou grupo que pregassem o fechamento do Congresso para implantação de alguma ditadura do proletariado…

    O “melhor” do texto foi a alusão a “corrupção organizada no poder”, como se essa fosse uma bandeira (dos golpistas) estruturada em uma realidade, e não uma exacerbação midiática…Ou seja, se eles fossem menos afoitos, quem sabe um dia essa cantilena sirva a algo?

    E ainda tem gente que publica com título: “…caminho da legalidade”.

    Santa ingenuidade batman…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador