4 de junho de 2026

FMI alerta para desaceleração nos países emergentes

Sugerido por Assis Ribeiro

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Da BBC Brasil

FMI reduz previsão de crescimento do Brasil e alerta para desaceleração

O FMI alertou nesta terça-feira para os “riscos elevados” de uma desaceleração nos países emergentes como fator de contenção do crescimento da economia global neste ano.

Estes riscos, agora mais fortes do que há apenas três meses, explicam uma diminuição das projeções de crescimento para este ano, junto com a recessão que continua se abatendo sobre a zona do euro e o efeito negativo do aperto fiscal sobre a economia americana, disse o órgão.

Em sua atualização do relatório Panorama Econômico Global, o Fundo prevê que a economia mundial crescerá 3,1% em 2013, uma revisão de 0,2 ponto percentual para baixo em relação às previsões do último relatório, em abril.

Algumas das revisões mais acentuadas estão entre os emergentes: prevê-se que o Brasil cresça 2,5% neste ano (meio ponto percentual a menos que na última previsão).

A previsão para o crescimento de praticamente todos os emergentes, incluindo China, Índia, Rússia, África do Sul e México, também foi revista para baixo.

Como conjunto, os emergentes devem crescer 5%, disse o FMI. Enquanto isso, a economia americana deve se expandir 1,7% e a zona do euro, retroceder 0,6%.

‘Abaixo do esperado’

“O desempenho abaixo do esperado se dá por três fatores. Primeiro, o crescimento continua a decepcionar nas principais economias emergentes, refletindo, em graus diversos, gargalos de infraestrutura e outros problemas de capacidade, menor crescimento da demanda externa, preços de commodities mais baixos, preocupações com a estabilidade financeira global e, em alguns casos, suporte político débil”, explica o relatório.

“Segundo, a recessão na zona do euro foi mais profunda que o esperado (…) Terceiro, a economia americana se expandiu a um ritmo mais lento, na medida em que a consolidação fiscal pesou na melhora da demanda privada.”

No ano que vem, o Fundo prevê que a economia global cresça 3,8%. Para o Brasil, a estimativa é de 3,2% ou 0,8 ponto percentual a menos que a previsão de abril.

Como saída para o crescimento lento, o FMI recomenda que os países avançados adotem políticas que não abandonem a sustentabilidade fiscal, mas apoiem a recuperação da demanda econômica e do crescimento no médio prazo.

Para os países emergentes, a recomendação é preparar-se para a retirada dos estímulo monetário nos EUA, o que pode diminuir o fluxo dos capitais financeiros para as economias em desenvolvimento.


Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados