5 de junho de 2026

Ministério da Cultura disponibiliza o SNIIC versão beta

O Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais e Cultura, realizado pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, terminou nesta quarta-feira (13/02) com a apresentação da versão beta do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O SNIIC, criado pelo Ministério da Cultura por meio da SPC, será o maior repositório de dados sobre a cultura brasileira. O Sistema deve compartilhar informações culturais estratégicas de forma transparente para instituições, órgãos e sociedade em geral.
“Muitas vezes, um produtor quer fazer um evento cultural em outro estado, mas não consegue levar toda a sua equipe. Por meio do SNIIC, ele poderá encontrar profissionais da cultura naquele estado”, afirmou Evaristo Nunes, membro da Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais.

A novidade do SNIIC está em unir o conhecimento técnico da web semântica e do modelo “open data” (dados abertos), com as potencialidades da participação direta da sociedade civil na inclusão de dados culturais através de interfaces típicas das mídias sociais.

Outra função do SNIIC será a de integrar os acervos em processo de digitalização nas diversas instituições que integram o MinC, como a Fundação Biblioteca Nacional, a Cinemateca Brasileira, a Funarte e a Fundação Casa de Rui Barbosa, por exemplo.

A versão beta já esta disponível para a inserção de dados na próxima semana no site sniic.cultura.gov.br

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2013/03/13/sniic-em-versao-beta/

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados