4 de junho de 2026

Governo derrotou golpe e prendeu líderes na Turquia; conflito deixou mais de 200 mortos

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – O ministro do interior da Turquia, Efkan Ala, afirmou, na noite de sexta (15), que a tentativa de golpe de estado no país foi repelida pelas forças leais ao presidente Recep Tayyip Erdogan e ao primeiro-ministro Binali Yildirim. Segundo Ala, os líderes da revolta foram presos e a situação “está largamente sob controle”. A informação é da Agência Ansa Brasil.

Com o conflito, 265 pessoas morreram, entre elas 104 militares, e 1.440 estão feridas. Segundo o primeiro-ministro, 20 militares que lideraram o golpe foram assassinados e 2.839 soldados foram presos por participação no ato.

Erdogan estava de férias em um balneário no sul do país e teve de retornar a Istambul após parte das Forças Armadas declarar a tentativa de golpe. O presidente pediu que o povo tomasse as ruas em protestos. Houve confronto em algumas regiões.

O grupo militar chegou a bloquear vias, ocupar estúdios de TV e de mídia e investir contra sedes do governo na tentativa de tomar o poder na Turquia.

O presidente respondeu com tom bélico aos ataques, ordenando ao primeiro-ministro turco que “erradicasse” os helicópteros militares que sobrevoavam Istambul e Ancara atirando contra prédios públicos.

Segundo Erdogan, esta tentativa de golpe foi realizada por uma “minoria” dentro das Forças Armadas que não tem capacidade de unir o país e que tem sido orientada por Fethullah Gülen, opositor autoexilado nos EUA há dez anos. Isso mostra que o movimento Hizmet, liderado por Gülen, é “uma organização terrorista armada”, disse o presidente turco, cujo governo classificou oficialmente o movimento como grupo terrorista em maio.

Por meio de comunicado oficial, o Hizmet negou as acusações de Erdogan e rechaçou a tentativa de golpe militar no país. A nota diz que o movimento tem mais de 40 anos de “compromisso com a paz e a democracia”.

O governo disse que o episódio serviu para limpar as Forças Armadas de influências golpistas.

Com Opera Mundi e Agência Brasil

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

33 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. naldo

    16 de julho de 2016 11:42 am

    Só aqui dão um golpe e o povo

    Só aqui dão um golpe e o povo fica inerte observanbdo um governo ilegitimo retirar todos os seus direitos minimos, merecemos.

    1. henry H

      16 de julho de 2016 12:03 pm

      E pior…

      … com direito a declarações espertas de D. José I – o Almirante do Tietê.

    2. gaúcho

      16 de julho de 2016 12:05 pm

      Amigo Naldo, na Turquia não

      Amigo Naldo, na Turquia não tem rede globo, Gilmar Mendes, juiz Moro, MPF e a classe média não quer ter apartamento em Miami.

      É mais fácil resistir.

  2. Jossimar

    16 de julho de 2016 12:24 pm

    Como sempre afirmei o Brasil

    Como sempre afirmei o Brasil é um país de FROUXOS e alienados.

    Só aqui os maiores ladrões aplicam um golpe e o povo permanece como se nada estivesse acontecendo.

    Nós merecemos uma globo e toda a merda que temos.

     

  3. Antonio Carlos Silva - Brasil

    16 de julho de 2016 12:25 pm

    Enquanto isso…Aqui na

    Enquanto isso…

    Aqui na República Colonial dos Estados Unidos do Brazil Bananeiro, os milicianos fardados que prestam continências ao traíra ditador Temer Cunha de Marinhos continuam omissos diante da mega doação aos estrangeiros de um fabuloso tesouro incrustado no litoral marítimo . 

  4. joel lima

    16 de julho de 2016 12:34 pm

    Lá o povo lutou pelo governo

    Lá o povo lutou pelo governo que ele escolheu – e um governo que restringe a imprensa e que aos poucos vai querendo introduzir preceitos do alcorão como leis para toda a sociedade e um líder, Erdogan, que claramente quer ampliar mais e mais o seu poder. Mas o que conta é que esse governo foi eleito pelo povo e só pode ser tirado, via voto, pelo povo. E ponto final. Enquanto aqui, muda-se de presidente e o povo [não falo dos setores organizados deum lado e de outro ] vÊ isso quase como se fosse um capítulo de novela. Mas não surpreende = um país em que houve um confisco brutal do dinheiro nos bancos e não houve um levante, um político morto, e pior, o chefe desse roubo hoje é senador da república e apoiador do adversário que ele venceu de forma canalha em 89 – esse é o nosso país. 

  5. GEORGE Vidipo

    16 de julho de 2016 1:17 pm

    islamismo radical?

    O resultado parece ser o crescimento do islamismo radical. Ou seja, a democracia continua perderndo, e as minorias perseguidas.

    Quanto ao Brasil? O povo foi a rua para derrubar a Dilma. Esse mesmo povo se calou agora com a subida de Temer. O  pobre como sempre se absteu e nessa eleição dará o voto massisso para a Direita.

    Isso foi democrático?

    1. Horridus Bendegó

      16 de julho de 2016 2:35 pm

      Sim.

      qualquer que seja o resultado escolhido pela maioria, será sempre democracia.

      é democracia na Venezuela, é democracia na Turquia, é democracia alhures. 

  6. Marly

    16 de julho de 2016 1:17 pm

    Quem sabe faz a hora…

     

    [video:https://youtu.be/A_2Gtz-zAzM%5D

  7. Véio Zuza

    16 de julho de 2016 1:25 pm

    Esses golpistas da Turquia

    Esses golpistas da Turquia são muito toscos… Manda eles fazer um “estágio” na República do Paraná e tá resolvido, sem tanques, sem helicópteros…

    Claro, precisa da ajuda daquelas tropas do Iraque…

    heheheheh

  8. CB

    16 de julho de 2016 1:31 pm

    O povo foi pra rua na Turquia

    O povo foi pra rua na Turquia porque houve alguém, o presidente eleito, que o convocou. Aqui a coisa foi levada no banho maria do “republicanismo” e da “midia técnica” e deu no que deu.

  9. Ronaldo Braga

    16 de julho de 2016 1:47 pm

    A maior lição do golpe na
    A maior lição do golpe na Turquia para os brasileiros. Por Paulo Nogueira

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-maior-licao-para-os-brasileiros-do-golpe-na-turquia-por-paulo-nogueira/

    O povo na rua derruba até golpe militar.

    Esta é a principal lição dos acontecimentos das últimas horas na Turquia.

    Temer tem tido vida mansa. Esta é a verdade. Ele e os golpistas.
    Play
    Unmute
    Fullscreen

    Outro ponto interessante é a comparação entre o que está ocorrendo no Brasil e o que está ocorrendo na Turquia.

    Alguns, mais apressados, disseram que aquilo sim é golpe.

    Ora, ora, ora.

    Golpe é golpe. Pode ser militar, pode ser parlamentar, pode ser muitas outras coisas. Consiste em destruir a democracia. Em obliterar votos. Isso pode ser feito com tanques ou, como ocorreu no Brasil, com deputados como Eduardo Cunha.

    É como assassinato.

    Existem assassinatos a tiros, a facadas, por asfixia, por veneno, por estrangulamento. Qualquer que seja o método, assassinato é assassinato.

    Por fim, ficou bizarra a situação do governo Temer diante do golpe na Turquia. Como Temer poderia, por exemplo, pedir respeito à democracia na Turquia, como tantos líderes mundiais, se não a respeitou no Brasil?

    O Brasil, graças a Temer e sequazes, ficou na companhia da Turquia entre os países que afrontaram a democracia em 2016.

    Listemos alguns personagens que contribuíram fortemente para tanto: os donos das empresas jornalísticas, Aécio, FHC, vários ministros do STF.

    Mas o principal é, repito: a Turquia mostrou que povo nas ruas derrota até golpe militar.

    Isso provavelmente vai reanimar os brasileiros que não se conformam com o golpe. E já deve estar enchendo de inquietação os golpistas.

    1. Jossimar

      16 de julho de 2016 3:08 pm

      Não há o menor perigo. Falta

      Não há o menor perigo. Falta aos brasileiros algo essencial para fazer como os turcos: CULHÃO.

  10. mcn

    16 de julho de 2016 2:07 pm

    Golpe
    O mais doloroso para nós foi ter que ouvir Erdogam, presidente DEMOCRATICAMENTE eleito, dizer que a Turquia não é o Brasil ou algum país da África, onde a oposição dá o Golpe no povo, como quem bebe um copo de água.

    1. Jossimar

      16 de julho de 2016 3:05 pm

      Nós merecemos ouvir isto. E

      Nós merecemos ouvir isto. E não foi um elogio.

  11. Jair Fonseca

    16 de julho de 2016 2:13 pm

    Golpe falhado na Turquia

    Golpe falhado na Turquia devido à reação popular, enquanto dá certo no Brasil, como deu em 64. Erdogan é terrível, mas foi eleito…

  12. Sérgio T.

    16 de julho de 2016 2:30 pm

    O que dizer?

    Aqui de longe intuo algumas percepções conflitantes… Sabemos que Erdogan parece conduzir a Turquia para uma islamização das instituições, ameaçando o estado laico. Porém, ele é o presidente democraticamente eleito e claramente foi defendido por boa parte de seu povo. Outra percepção, é a estranheza de um golpe que dá tiros no palácio presidencial, quando se sabia que o presidente não se encontrava lá. Pode ser tudo uma armação com a utilização de pessoas que foram para a ação de posse de informações falsas, enganadas.

    Como declarou o colega “mcn”, também foi doído saber que ele usou o Brasil como exemplo do que não se deve fazer.

    Esse processo ainda vai “rolar” nos próximos dias e com o tempo algumas verdades ocultas deverão aparecer.

    Um abraço.

    1. Schweinjäger

      16 de julho de 2016 4:02 pm

      Será que foi o povo

      Ou terão sido os militares leais? Não afirmo nada, com você acho prudente esperar para ver se aparecem verdades ocultas.

  13. Horridus Bendegó

    16 de julho de 2016 2:37 pm

    Caramba!

     

    Enquanto na Turquia uma tentativa de golpe tem mais de 250 mortos numa só noite…

    Aqui no Brasil um golpe tem 250 noites e nenhum só morto…

    O que será que será que não há entre nós?

    que somos tão diferentes do resto do mundo?

     

     

    1. Athos

      16 de julho de 2016 7:08 pm

      Tem aquele mantra do JN….
      O BRASIL é um país pacífico. O Povo brasileiro É pacífico .

      Violência não leva a nada.

      E a esquerda, os Idiotas, concordam com a Globo. Pergunte só pro Nassif…

      1. Horridus Bendegó

        17 de julho de 2016 12:14 pm

        Coxinhismo

        Nada se me identifica mais o “coxinhismo” do que essa afirmação de que “o brasileiro é pacífico”.

        Que pacifismo é esse que produz o maior número absoluto em assassinatos do mundo?

        E “violência não leva a nada?”

        Então a humanidade chegou a… a… nada!

        Pergunte aos californianos e texanos, como a violência leva a algures.

         

         

         

  14. Gilson AS

    16 de julho de 2016 3:36 pm

    Na Turquia prenderam os

    Na Turquia prenderam os “Aécios”

    Aqui estão querendo prender Lula e Dilma

  15. Marcos Antônio

    16 de julho de 2016 3:38 pm

    A Turquia que é feliz…
    Eles

    A Turquia que é feliz…

    Eles não têm a REDE GLOBO!

    1. Schweinjäger

      16 de julho de 2016 3:56 pm

      Não precisam

      Há censura à imprensa e só passa o que é favorável à situação.  Erdogan é um déspota.

      1. Athos

        16 de julho de 2016 7:05 pm

        Vc não entendeu
        O problema que a Globo é.

        Ele é déspota mas é Turco. Aquilo é um Povo.
        Pense sobre isso.

  16. Fábio de Oliveira Ribeiro

    16 de julho de 2016 4:20 pm

    Os golpistas turcos correm o
    Os golpistas turcos correm o risco de ser executados.

    O que faremos com os golpistas brasileiros?

    Vote: https://twitter.com/FabioORibeiro/status/754261713533464576?s=09

  17. peregrino

    16 de julho de 2016 4:41 pm

    o interessante é que foi muito fácil para o povo…

    isolaram fisicamente os grupos militares, cortando a comunicação entre eles

    se tivessem feito algo apenas parecido por aqui, prendendo imediatamente 50 golpistas, incluindo juízes, ministros e procuradores, hoje o Brasil não estaria sendo entregue de bandeja para empresários e investidores paulistas em saúde, educação e outras coisitas de primeira necessidade

    1. peregrino

      16 de julho de 2016 4:49 pm

      povo e policiais leais…

      que juraram defender o povo até com a própria vida

      muito parecido com o juramento que temos por aqui, mas não em nome ou em defesa do povo, sim em nome dos governadores, dos prefeitos e empresários paulistas tucanos

      que diferença

      quanto a isto somos o lixo do mundo

  18. Athos

    16 de julho de 2016 7:10 pm

    Alguém
    Tem que lhe dizer a verdade.

    Não houve golpe por parte do exilado turco em Washington porque HOUVE VIOLÊNCIA.

    A violência foi usada e funcionou !

  19. arkx

    16 de julho de 2016 8:14 pm

    São Paulo não é Istambul

     

    A Turkish minister accused the US authorities of organizing a military coup attempt in Turkey, Haberturk TV reported.

    Turkish Labor Minister Süleyman Soylu claimed that Washington is behind the attempted coup in Turkey.

    “The US is behind the coup attempt. A few journals that are published there [in the US] have been conducting activities for several months. For many months we have sent requests to the US concerning Fethullah Gulen. The US must extradite him,” he said.

    http://sputniknews.com/politics/20160716/1043134590/turkey-minister-us.html

     

  20. C.Pimenta

    16 de julho de 2016 8:19 pm

    O golpe lá e cá

    Na Turquia os conspiradores (golpistas) foram presos e o governo pensa em restabelecer a pena capital para aplicá-la nos líderes da conspiração. Enquanto isso aqui no Brasil os conspiradores estão no poder fazendo o que bem entendem:

    https://blogdoalok.blogspot.co

     

  21. arkx

    16 de julho de 2016 8:43 pm

    Ankara não é Brasília

    How An iPhone Defeated The Tanks in Turkey

    Former president Abdullah Gul told CNN Turk that

    “Turkey is not a Latin America country … I’m calling those who attempt to overthrow the government [they] should go back to their barracks.”

    enquanto isto, na Terra do Nunca do lulismo:

     

     

  22. arkx

    16 de julho de 2016 9:11 pm

    Erdogan não é Emir Sader

    http://sputniknews.com/middleeast/20160716/1043138797/erdogan-fake-coup-theater-power.html

    http://blogdoalok.blogspot.com.br/2016/07/gorou-o-golpe-contra-o-aspirante-sultao.html

    “Há três possíveis motivos/perpetradores por trás desse golpe:

    o movimento islamista que segue o pregador Fetullah Gülen, ex-aliado de Erdogan e agora seu arqui-inimigo, que vive nos EUA e mantém relações com a CIA;o velho movimento secularista kemalista que sobrevive entre os militares e no estado profundo;o movimento AKP de Erdogan numa operação sob falsa bandeira para ganhar mais poder.

    Não há provas de nenhuma dessas teses e nenhuma delas encaixa-se perfeitamente no padrão observado.”

Recomendados para você

Recomendados