4 de junho de 2026

O mapa das intenções de voto em São Paulo

Da Folha

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Russomanno conquista votos em regiões cativas de PT e PSDB

PAULO GAMA, DE SÃO PAULO

Se a eleição para a Prefeitura de São Paulo fosse hoje, nem o PT conseguiria alcançar seu padrão histórico de votação na cidade nem o PSDB repetiria o desempenho que levou José Serra ao segundo turno e à vitória na disputa de 2004.

O responsável pelo cenário é Celso Russomanno (PRB), candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto com 35%. Sua vantagem se constrói principalmente nos extremos leste e sul, redutos que historicamente depositam seus votos no PT, e nos bairros mais centrais da zona leste, que ajudaram a eleger Serra em 2004.

Expressiva na periferia, a votação em Russomanno faria com que Fernando Haddad registrasse o pior resultado da história do PT nas disputas paulistanas.

Segundo pesquisa Datafolha da última semana, Haddad está em terceiro lugar com 15%. Considerando a margem de erro, tem no máximo 17%. O percentual equivale a 19,8% dos votos válidos –total calculado desconsiderando os votos brancos, nulos e os indecisos, que somam 14% nesta pesquisa.

O desempenho é inferior ao de Eduardo Suplicy em 1985, quando recebeu 20,7% dos votos válidos, o pior resultado petista até hoje.

Naquele ano, Suplicy ficou em terceiro lugar. Foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que alcançou 35,8%, e por Janio Quadros (PTB), eleito com 39,3%.

Desde 1996, o PT consolidou sua votação nas periferias. Esse desempenho se repetiu mesmo quando o partido foi derrotado, como nos pleitos de 2004 e 2008.

Elas continuam sendo as regiões em que o partido vai melhor: nos extremos sul e leste, Haddad supera numericamente Serra, mas, comprimido por Russomanno, registra percentuais abaixo da média histórica do PT.

O desempenho de Serra também é fragilizado por Russomanno, principalmente na região que abrange bairros como Mooca, Penha e Tatuapé, onde o tucano teve votação expressiva em 2004.

Na soma da cidade, Serra teria hoje pouco mais da metade do percentual que conseguiu no primeiro turno da disputa de oito anos atrás.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados