Por Negócios Portugal
Imprensa espanhola vê “resgate sem humilhação”
No Económico
A imprensa espanhola mostrou-se hoje dividida na avaliação sobre o pacote de apoio de até 100 mil milhões de euros para a banca espanhola.
O jornal “El Pais” é claro na sua posição, com a manchete a considerar “resgate a Espanha” e todo o assunto a dominar a primeira página e muitas páginas no interior, tanto de notícias como de opinião.
Em editorial, publicado na primeira página, o jornal considera que o acordo do eurogrupo de sábado permite evitar a tragédia que “seria uma possível bancarrota de Espanha e dos seus bancos”.
“A operação constitui uma aposta duplamente europeísta. Espanha consegue os recursos financeiros para estabilizar o seu sistema financeiro. Europa resgata-se a si própria com um manifesto apoio ao euro”, sublinha.
O jornal, como outros órgãos de comunicação social, dedicam também espaço a uma das polémicas em torno ao resgate, nomeadamente o facto do presidente do Governo, Mariano, não ter saído a público para anunciar o programa de apoio, deixando o anúncio para o ministro da Economia.
“Rajoy esconde-se e queima o seu capital político”, considera.
Nem a imprensa mais à direita, como o “ABC”, consegue evitar a expressão resgate, ainda que na manchete considere que a “Europa financia a banca sem condições para Espanha” e insista que “o Governo só terá que adoptar “medidas de saneamento financeiro”.
O jornal considera ainda que a Holanda e a Finlândia foram os países “mais duros” opondo-se ao modelo de “resgate suave” finalmente adoptado.
Em editorial considera que se trata de uma “ajuda sem intervenção” e que, assim, com este modelo “que não tem nada a ver com o resgate ao estilo dos feitos nos últimos anos”, Rajoy “demonstra que tinha razão” quando disse que “não haveria intervenção”.
O “El Mundo” usa a expressão “resgate sem humilhação” para definir o apoio europeu enquanto o económico “Expansion” prefere a frase “resgate à banca”, destacando as condições favoráveis do apoio e apenas a banca terá que fazer ajustes.
Resta agora ver, considera o “Expansion”, como reagirão na segunda-feira as bolsas e o mercado da dívida soberana.
Já o “El Mundo” também debate os contornos do programa, questionando sobre se é ou não um resgate, citando as declarações e as garantias dadas pelo ministro da Economia de que apenas haverá condições para o sector financeiro saneado.
Deixe um comentário