22 de junho de 2026

O mimo que o governo Temer reservou para a indústria

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Matéria assinada por Cristiane Agostine no Valor de hoje (18) traça um perfil de Marcos Pereira, indicado pelo presidente interino Michel Temer para o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. Pereira é bispo licenciado da Igreja Universal, ex-vice-diretor da Rede Record e presidente licenciado do PRB, e diz que a “indústria é um setor que eu tive pouca afinidade”. A matéria afirma que ele demonstra “pouco conhecimento das necessidades dos setores que representará”.

Pereira diz que o déficit estimado pelo governo já chega a R$ 120 bilhões e que isso deve limitar suas ações. Ele também diz que irá dialogar com os setores: “Ninguém melhor do que o setor sabe onde ele está e onde ele quer chegar. Ouvindo nós vamos construir um caminho para a indústria sair da situação periclitante em que está”, afirma.

Do Valor

“O que penso é segredo de Estado” , diz ministro

por Cristiane Agostine

“A indústria é um setor que eu tive pouca afinidade, não obstante eu tenha sido contador de indústria no início da minha carreira”, diz o advogado Marcos Pereira, titular do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. “Fui contador de empresas do ramo industrial, mas não executivo”. Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, ex-­vice-diretor da Rede Record e professor universitário, o novo ministro demonstra pouco conhecimento das necessidades dos setores que representará e assume que ainda não tem diretrizes sobre o que fará no ministério. “O que penso é segredo de Estado. Não comentei ainda nem com os secretários do ministério”, diz.

Presidente licenciado do PRB, Pereira afirma que tem conhecimento limitado sobre o que foi feito até agora pela Pasta. Na sexta-­feira, pouco depois de assumir o cargo, pediu um levantamento aos secretários do ministério sobre tudo o que foi feito por seu antecessor, o senador Armando Monteiro (PTB-PE). Pediu também um plano de trabalho detalhado, sobre o que é possível fazer nos próximos meses, durante o governo interino de Michel Temer (PMDB). “Estou aguardando para que a gente possa verificar o que vai fazer”. Até o fim da semana, os técnicos que compõem a pasta, “muito bem qualificados e bem preparados”, diz, devem entregar o levantamento e, dessa forma, mostrar o rumo que o ministério tomará.

Pereira afirma que o déficit estimado pelo governo já passou dos R$ 96 bilhões para R$ 120 bilhões e que, com isso, suas ações poderão ser limitadas. O ministro diz também que todos no governo Temer estão “tomando pé da situação”. “Está tudo na base do levantamento, querida. Não é um governo que foi eleito e teve uma transição. Por força da Constituição, é um governo que foi empossado e é interino. É diferente de quando é eleito”, diz, pedindo um “voto de confiança”. Diferente de outros ministros, afirma que não pretende fazer “grandes mudanças”, mas repete como um mantra que tudo será “feito em consonância com o setor, com o pessoal da indústria, do comércio e da área de serviços”.

Pereira minimiza o fato de ter pouca afinidade com o ministério e diz que um bom ministro tem que ter duas qualidades: ser político e gestor. “Eu reúno essas duas qualidades”. Como político, fez com que a bancada do PRB crescesse de oito para 21 deputados, entre 2010 e 2014, e atuou nas campanha de Celso Russomanno, para que o deputado ficasse em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2012 e recebesse cerca de 1,5 milhão de votos para a Câmara em 2014. Como gestor, diz que atuou em “empresa de serviço e de comércio”.

Leia mais

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

22 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CB

    18 de maio de 2016 3:41 pm

    Seria cômico, se não fosse

    Seria cômico, se não fosse trágico. Será que os pequenos e médios empresários da indústria já descobriram que vão pagar o pato junto com o povo?

  2. rosenvald flavio barbosa

    18 de maio de 2016 4:00 pm

    ministro………..

    o que o sr. pensa, ministro é segredo de estado……………

    e o que eu penso do sr. é um segredo do povo.

    1. Omeg

      18 de maio de 2016 4:42 pm

      O que ele pensa nem ele mesmo

      O que ele pensa nem ele mesmo sabe.

      1. Luiz De Martino

        18 de maio de 2016 5:20 pm

        Ele pensa?

        Ele pensa?

  3. Fabio Pereira Veloso

    18 de maio de 2016 4:11 pm

    Cadê os notáveis?

    Para quem dizia que selecionaria uma equipe de notáveis, é muita cara de pau.

    Acho que o maior problema do país não é a corrupção ou a sonegação, mas sim a falta de caráter! 

    Porque a falta deste antecede os outros.

    Só conseguem ser tão hipócritas e cínicos porque a população é pouco esclarecida.

     

  4. vera lucia venturini

    18 de maio de 2016 4:13 pm

    Bem feito para os empresários

    Bem feito para os empresários que trataram a Dilma no bico da bota. Machistas. Pagaram para esse aí e sua tropa de mercenários evangélicos votar em nome de Deus e da família pela deposição de uma presidente que, pode ter errado, mas sempre teve as melhores intenções para desenvolver a indústria do país. Pois que rezem agora. 

    1. Ivan Pedro

      18 de maio de 2016 5:33 pm

      Parabéns !

      Perfeito teu comentário !

      Acrescento: que não nos venham pedir solidariedade. Isso, só depois que o Temer cair !

  5. Hänsel

    18 de maio de 2016 4:18 pm

    Para este golpe

    Para este golpe ultra-direitista o ministro da indústria e todos os demais ministros não precisam entender de suas áreas e nem precisam ter cérebro. Basta que sigam à risca o receituário neoliberal e todas as emendas ditadas por Washington.

  6. peregrino

    18 de maio de 2016 5:05 pm

    apenas o começo…

    como o dízimo empresarial já existe, discutindo-se apenas incidência apenas sobre lucro ou montante

    só falta considerá-los como empresários da fé por terem apoiado o golpe

    1. peregrino

      18 de maio de 2016 5:13 pm

      saúde pública deve trazer surpresas também…

      para mulheres até 18 anos, atestado de virgindade

      para mulhures chefes de família, comprovação de que sustentam os maridos

  7. Gui Oliveira

    18 de maio de 2016 5:19 pm

    Perguntar não ofende
    Vem cá? Mas não era pra ser meritocracia?

    1. rosenvald flavio barbosa

      18 de maio de 2016 5:49 pm

      não Gui………

      de meritocracia, só quem entende é o menino do rio…………

      aquelas das carreiras……………

  8. resistente

    18 de maio de 2016 5:34 pm

    sÓ os golpístas não acreditam

    sÓ os golpístas não acreditam –

     o pastor tá dando o segundo

    golpe neles e nos repesentantes industriais…

  9. Dorix Dzá Dzu

    18 de maio de 2016 5:34 pm

    Ciência, Previdência e Indústria

    Foi-lhe sugerido o Ministério da Previdência e não quis. Preferia algum ministério em que pudesse dar grandes contribuições.

    Aí teimou pelo da Ciência e Tecnologia e só não levou porque até golpistas acharam absurdo.

    Péra lá, em que ele poderia contribuir pra Ciência? Investir em pesquisas pra localizar a Arca da Aliança, quantos J (joule, unidade de energia) seriam necessários para abrir o Mar Vermelho.. etc?

    Agora foi brindado com o da Indústria e, humildemente, admite que não domina.

    Opa, opa, opa! Então ele domina Ciência e Tecnologia…que disparate.

  10. dude

    18 de maio de 2016 5:42 pm

    Não tem problemas!

    Não há problemas

    Ele irá conseguir uma benção de Deus.

    E a nossa indústria terá um grande futuro.

    Amém.

  11. altamiro souza

    18 de maio de 2016 5:44 pm

    só fartou o pastor mandar

    só fartou o pastor mandar todo mundo ler

    os paraísos artificiais, do baudelaire….

    uma vez que sugerir marx ou fuerbach  –

    a religiãio é o ópio so povo –

    seria demasiado para a pastoral do golpe…

    numa dessas o pastor sacraliza uma secretaria DO DIZIMO.

     

  12. Armando Falo

    18 de maio de 2016 5:55 pm

    Isso explica muito sobre a
    Isso explica muito sobre a Record ter entrado de cabeça no golpe.

  13. Somebody

    18 de maio de 2016 6:07 pm

    Um bispo como ministro

    Um bispo como ministro responsável pela indústria do país… Os conspiradores realmente não ligam a mínima para o ridículo.

  14. lenita

    18 de maio de 2016 6:36 pm

    Turma

    Estou adorando o bom humor de vocês. kkkkkkkk

    O Temer deve estar sentindo na pele, o que faziam com a Dilma. Será que ele guenta ? Pimenta nos olhos dos outros , é colírio.

  15. edmorc

    18 de maio de 2016 7:18 pm

    E o Skaf, ainda não se

    E o Skaf, ainda não se pronunciou? Não levou nenhum pato amarelo para a porta do MDIC? Ah, me esqueci. Ele não é industrial, apenas administra as verbas do Sistema S.

  16. Antonio C.

    18 de maio de 2016 7:21 pm

    Não é segredo de estado…

    … que é um cúimplice de um golpe.

    O que vc pensa não importa.

  17. Kika

    19 de maio de 2016 12:58 pm

    Marcos Pereira como ministro da Indústria e Comércio

    Meu Deus! Sinto que fui dopada e estou acordando de um terrível pesadelo! Pesadelo que parece não acabar nunca!

Recomendados para você

Recomendados