4 de junho de 2026

O acidente de Chernobil

Depoimento de professor José Martinho Hornos, do Instituto de Física de São Carlos, durante o Seminário Brasilianas de Energia Nuclear

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Visita a Chernobil, relatório da ONU sobre efeitos no câncer, ambientais e nos recursos hírdicos nos 25 anos que ocorreram – que corresponde à vida média do césio.

Foi com a visão de centenas de mortos, câncer e outras sequelas.

Morreram 50 pessoas. Não houve efeito ambiental significativo, contaminação das águas subterrâneas, nem epidemia cancerosa, a não ser a primeira causada pelo vazamento.

Apesar dos mapas de contaminação indicarem presença de césio, ainda hoje efeitos para a população foram muito menores do que os anunciados. A grande desgraça de Chernobil foi problema político de paralisar indústria grande, remover populações.

AMplificado inclusive pela FAO através de fraudes. Recentemente o próprio elemento que fez a fraude admitiu: o caso da alteração do DNA de camondongos. Denunciado um ano depois na revista Nature levando o pesquisador a se retratar.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados