4 de junho de 2026

A mudança nas latas de sopa Campbell’s

Operário checa latas gigantes de Campbell's para abertura de exposição sobre Andy Warhol, em 2007, na Inglaterra

Por Luiz Gonzaga da Silva

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

E se Marilyn e Jackie, caso fossem vivas, ficassem, respectivamente, morena e loura faria diferença? 

Da Folha.com

Após estudo de 2 anos, Campbell’s muda lata da sopa imortalizada por Andy Warhol

ROBERTO KAZ
DE SÃO PAULO  

Dentre incontáveis variedades de sopa em lata, sopa em saquinho e sopa em caixinha, havia algo de insólito: o rótulo da Campbell’s, imortalizado nas pinturas de Andy Warhol (1928-1987), estava repaginado.O consumidor americano que adentrou o supermercado, em agosto, atrás de um repasto semi pronto, se deparou com uma surpresa.

Não era a primeira vez. Nos anos 1990, alguns sabores já haviam aberto mão da velha embalagem –elegante, sem fotografia, a exemplo do persistente Catupiry (não se pode dizer o mesmo dos recauchutados biscoitos Piraquê)– em prol de uma imagem da sopa, em um prato, prestes a ser servida.

Em20Em 2008, a alta cúpula da Campbell’s concluiu que esta silhueta também estava defasada. Contratou três escritórios americanos de pesquisa –Innerscope, Merchant Mechanics e Olson Zaltman–, que levaram dois anos estudando a reação de consumidores.

Cientistas de neuromarketing imbuíram de sensores 40 pessoas. Mapearam postura, batimento cardíaco, sudorese e respiração delas diante de uma prateleira de sopas, no mercado.

Concluíram que a embalagem carecia de três mudanças. 

No dia 17 de fevereiro de 2010, um comunicado da empresa anunciou “um plano para turbinar a performance de seu portfólio de sopas condensadas nos Estados Unidos”.

Dentre estratégias paralelas (“Melhorar o sabor das 26 variedades de sopa de galinha”), o memorando adiantava as mudanças estéticas que logo se veriam: uma fumaça saindo da sopa; a extirpação da colher que mergulhava no prato; a redução do espaço para o logo.

As crianças ganharam embalagens adornadas por Bob Esponja, Buzz Lightyear e outros personagens da Pixar. Espera-se um aumento de 2% em vendas.

Anthony Sanzio, diretor da Campbell’s, disse à Folha que as mudanças não foram discutidas com o museu ou com a fundação Andy Warhol: “Temos uma relação próxima, mas isso não lhes dizia respeito. Apreciamos o fato de Andy Warhol ter transformado sua comida preferida, a sopa Campbell’s, em um ícone da arte.”

Por via das dúvidas, a empresa manteve o velho desenho em três de suas sopas: tomate, cogumelo e galinha com macarrão. Sanzio não respondeu se isso era uma espécie de “cota artística”.

Philip Larrat-Smith, curador da exposição “Andy Warhol, Mr. America”, ocorrida neste ano, na Estação Pinacoteca, em São Paulo, acredita que o artista teria entendido a mudança: “O Warhol tinha um tino comercial, sabia que as empresas precisavam se adaptar ao mercado. Por outro lado, intimamente, ele provavelmente pensaria: “Mas o desenho era tão bom. Por que mudá-lo?” 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados