4 de junho de 2026

Quem são os “radicais, porém sinceros” da Lava Jato

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O caso Mossack Fonseca provocou um rebuliço enorme na Lava Jato.

Quem foram os responsáveis por essa trapalhada, que expôs de tal maneira a operação? Há um desgaste interno nítido. Mas o desgaste maior é com o parceiro maior da operação, as Organizações Globo.

Como Sherlock Holmes identificaria os responsáveis pela trapalhada?

Os Marinho têm seus pontos de contato com a Lava Jato através de seus jornalistas. Dificilmente se imiscuiriam com os movimentos internos da operação.

Sendo assim, não teria verossímil nenhuma retratação pessoal dos responsáveis pela trapalhada, tipo, “fui imprudente e coloquei vocês no fogo”. Zeus fornece a carruagem mas não permite contatos pessoais – a não ser em cerimônias oficiais de premiação.

A parceria é midiática. Por isso, a única maneira da ponta – procuradores, delegados, jornalistas – se comunicarem com o centro é através dos canais de parceria permitidos pelos Marinho.

Para decifrar o enigma, portanto, há a necessidade de analisar movimentos estranhos no lado público da Lava Jato: a mídia. Quem poderia estar demonstrando necessidade de firmar posição, de purgar agum erro cometido?

Do lado da mídia, um dosdiretores da Época, Diego Escostegui que, de repente, volta a tuitar matérias passadas sobre o escândalo, como se quisesse mostrar saldo positivo na conta corrente da Lava Jato.

Do lado do Ministério Público Federal, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, na surpreendente entrevista ao Estadão, em que abriu mão de qualquer cautela e assumiu definitivamente a postura de um deus ex-machina expondo claramente seu alvo.

Passei horas imaginando as razões que o teriam levado a se expor tanto: alguma ameaça à Lava Jato; a tentativa de requentar o impeachment. Nada disso. O maior provável é tentar se redimir do caso Mossack Fonseca.

Mencionei Sherlock porque estou seguindo a série pela Netflix, produção da BBC. E, nos capítulos atuais, Sherlock enfrenta aquele que o roteiro define como o mais perigoso vilão de Londres, Charles Augustus Magnussen, o dono de um poderoso conglomerado de mídia, apelidado de “o Napoleão da chantagem”, mostrando um pouco do estado de espírito britânico depois das aventuras de Rupert Murdock por lá.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

38 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Schell

    14 de fevereiro de 2016 3:58 pm

    Nosso país é estranho em

    Nosso país é estranho em diversos aspectos: na questão da informação, por exemplo, ou o caso está na grande mídia, ou não existe. Portanto, os marinhos da vida não sofrem qualquer alteração em suas rotinas-exploratórias: sabujos e sabujos tratam de desviar a atenção de qualquer (e todo) midiota, tal o escosteguy. De mais a mais, o grau de alienação é tamanho que, com certeza, de um de nós tentar (apenas tentar) repassar essas informações, seremos vistos, como sempre, como reles petralhas. Afinal, os ricos são os ricos e o resto, ora, o resto que se exploda em desmoranamentos da vida.

  2. ed zen cantador

    14 de fevereiro de 2016 4:09 pm

    a diferença entre sherlock

    a diferença entre sherlock holmes e esses mequetrefes da operação

    lava-jato é que o detetive ingles perscruta detalhes que os

    daqui nem sacam e, por isto mesmo, caem do cavalo…

    os ingleses dissecam a frase “caidade das vaidades,

    tudo é  vaidade”, do eclesiastes,há séculos….

    shakespeare fala em vaidades tb, esqueci a principal, mas há uma

    frase em romeu e julieta, leviandade grave, vaidade séria, caos….

    nada contra nosso grandes escritores que tb escreveram sobre

    o assunto,nem oontra nossa sagaz tradição, mas esses caras da

    lava-jato já mostraram que entendem mesmo é só sobre

    direito punitivo e suas infames ramificações,

    1. Jair Fonseca

      14 de fevereiro de 2016 4:36 pm

      A analogia do Nassif não é

      A analogia do Nassif não é entre os mequetrefes investigadores da vaza-a-jato e Sherlock Holmes. Mas entre este e os investigadores independentes, como os do Viomundo, o DCM, da RBA, e daqui mesmo, que descobriram esse tiro-no-pé, esse feitiço-contra-o-feiticeiro, recém-descoberto. E há muito mais para nós Sherlocks descobrirmos… 

      1. ed zen cantador

        14 de fevereiro de 2016 7:21 pm

        voce tem razaõ.
        na ânsia de

        voce tem razaõ.

        na ânsia de criticar os procuradores contrapus a eles a acuidade de

        sherlock holmes e sua tradição em descobri os mais confusos enredos.

        cpmcordo que os sherlocks da internet descobirão mais coisas desse angu, assim espero.

  3. Idiro

    14 de fevereiro de 2016 4:21 pm

    Acho que a explicação é mais

    Acho que a explicação é mais simples. O poder é grande o suficiente para não se preocuparem em se expor. O caso do helicóptero com cocaína é o melhor exemplo – não se fala nisso em lugar nenhum. Além do poder ser grande, encontra guarida no ódio de alguns setores do funcionalismo público ao Lula. Quem tem amigos atingidos por esse virus sabe o quão forte ele é. Tenho amigos que são exemplo em tudo que fazem, no cuidado com os filhos, a família, o meio ambiente, que estudaram até o doutoramento e trabalham com dedicação, mas quando falam do PT perdem as estribeiras completamente e se tornam temporariamente criaturas vis, capazes de condenar sem provas e acreditar piamente que quem não concorda é um tolo ou comprado. É algo mais forte até do que a religião.

    1. Sérgio Luis Br

      14 de fevereiro de 2016 5:32 pm

      Concordo em gênero, numero,
      Concordo em gênero, numero, grau e no exemplo familiar.
      Se o helicóptero passou, imagine essa história de off shore, panamá, paraty… E ainda sobre “os marinhos”, essa entidade sem face.
      Esse jogo só vira com algum ato do calibre do de Vargas.

    2. Adma Andrade Viegas

      14 de fevereiro de 2016 7:27 pm

      Concordo com você. Convivo
      Concordo com você. Convivo com um monte de gente assim e que se comporta exatamente como você descreveu. Parece que a gente prega no deserto. É desanimador.

      1. Adma Andrade Viegas

        15 de fevereiro de 2016 2:20 am

        Só discordo de que seja um
        Só discordo de que seja um comportamento da totalidade do funcionalismo público. Setores como a PF e o MPF são antipetistas radicais, mas outras categorias não; não fazem oposição ideológica e sistemática ao PT, embora todos estejam insatisfeitos com o arrocho salarial e a postura a la Thatcher de Dilma.

  4. Manubhz

    14 de fevereiro de 2016 4:36 pm

    Parece que alguém da PF esta

    Parece que alguém da PF esta afim de equilibrar a balança

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/o-que-a-policia-federal-ja-sabe-sobre-a-mossack-fonseca-e-como-o-laranjal-se-relaciona-com-a-casa-dos-marinho-em-paraty.html

  5. Manubhz

    14 de fevereiro de 2016 4:36 pm

    Parece que alguém da PF esta

    Parece que alguém da PF esta afim de equilibrar a balança

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/o-que-a-policia-federal-ja-sabe-sobre-a-mossack-fonseca-e-como-o-laranjal-se-relaciona-com-a-casa-dos-marinho-em-paraty.html

    1. Jair Fonseca

      14 de fevereiro de 2016 5:22 pm

      Sempre há a esperança de que

      Sempre há a esperança de que policiais honestos da PF possam agir, mesmo com a hegemonia tucana nas chefias…

      1. Marcelo R S

        14 de fevereiro de 2016 5:55 pm

        Conheço um PF que votou em

        Conheço um PF que votou em Aecio e  que sempre criticava Lula mas de uns dias para cá tenho visto dizendo que  Lula foi pego prá Cristo. A Globo pensa que todo mundo é burro ou tucano ao extremo a ponto de não ver o que de fato está acontecendo.

  6. Manubhz

    14 de fevereiro de 2016 4:53 pm

    Muito peixe graudo entrou

    Muito peixe graudo entrou nessa rede ai, o empresariado paulista deve esta em pavorosa, soma-se zelotes e Hsbc, vai faltar camante nas farmácias de sum paulo

  7. Manubhz

    14 de fevereiro de 2016 4:53 pm

    Muito peixe graudo entrou

    Muito peixe graudo entrou nessa rede ai, o empresariado paulista deve esta em pavorosa, soma-se zelotes e Hsbc, vai faltar camante nas farmácias de sum paulo

  8. gaúcho

    14 de fevereiro de 2016 5:27 pm

    Em tempos de internet é muito

    Em tempos de internet é muito difícil esconder o que não interessa e mostrar só o que interessa, a perceria mídia x república do paraná pecou por achar que isso seria possível.

    Tem muita gente interessada em detonar a arrogância e os abusos de uma grupo de mauricinhos messiânicos investidos em poder investigatório infinito e sem controle, pelo que vejo setores do judiciário já começaram a manifestar incômodo com a conduta dessa gente. 

  9. Mario Mesquita

    14 de fevereiro de 2016 5:32 pm

    Bom, ou é esse filme…

    ou é “Ali Babá e os quarenta ladrões”, um clássico petista.

     

  10. Marcelo R S

    14 de fevereiro de 2016 5:35 pm

    A PF tem as provas, será que vão destruir

    A PF tem as provas, será que vão destruir, vão fazer busca no triplex dos Marinho, vao prende-los para que não destruam provas…vamos esperar sentados,  não são inimigos do Moro…

     

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/dados-da-pf-ja-poderiam-incriminar-mossack-por-lavagem-de-dinheiro

  11. José Carlos Lima...

    14 de fevereiro de 2016 5:49 pm

    Isso me pareceu mais como uma ordem de serviço da Globo

    Isso me pareceu mais como uma ordem de serviço da Globo aos “intocáveis” da Lava Jato, a turma parece que ficou assim meio desnorteada[o famoso “deu branco”], que nem uma Hidra de Lerna(aqui) que repentinamente e de forma imprevista teve a cabeça decepada, como o texto aponta, por terem se deparado com o inesperado: os Marinhos com a boca na botija, de forma que, no momento, esse silencio indica que estão maquiando para ver o que pode ser feito para que saiam da enrascada em que se meteram. Aguardemos os próximos capitulos e, como eles praticam os crimes e acusam o PT, tudo pode acontecer nos próximos dias

  12. mcn

    14 de fevereiro de 2016 5:55 pm

    Deu ruim
    Se os Marinho não quisessem ter problemas jurídicos com seus negócios, era só andar na linha. Tipo: pagar impostos, obedecer a legislação ambiental e tributária e outras, como 99% da população faz.
    Eles têm dinheiro – muito mais que o necessário para sobreviver – não ficarão pobres se agirem como cidadãos.

  13. Jorge Fernandes

    14 de fevereiro de 2016 6:21 pm

    Vai fundo Moro!!!

    Mostre que você “faz a diferença”

     

    Vá fundo nessa história ou então, seja para sempre um bosta, um cagão.

  14. Edson J

    14 de fevereiro de 2016 6:22 pm

    Prevaricação

    Até agora, haja prevaricação. Ainda é crime? Praticado em conjunto configura formação de quadrilha? Ou não vem ao caso?

  15. Antônio - Minas Gerais

    14 de fevereiro de 2016 6:59 pm

    Estranho

    Que as Organizações Globo é uma estrutura podre, corrupta e fascista, isso não é novidade. Novidade é esse silêncio do PT diante do merendão do PSDB e agora mais esse escandalo pornográfico da familia marinho. O PTUCANATO NÃO É MOLE NÃO.

  16. jose adailton v ribeiro

    14 de fevereiro de 2016 7:10 pm

    Pelos flancos

    A melhor defesa é o ataque. Se vcoê não tem argumentos para provar sua inocência, ataque seu acusador.Nada disso funciona frente ao indefensável, quem pode mais chora menos.Aos românticos, a justiça tarda mas não falha.

  17. paulmoura

    14 de fevereiro de 2016 7:16 pm

    A coxinhada está desamparada….

    agora que as ELITES vieram à tona em desespero de afogamento em sua soberba o que sobrará para a coxinhada pequena burguesa que bate panelas onde o azeite ferve a sua volta. 

  18. Sergio Saraiva

    14 de fevereiro de 2016 7:32 pm

    Um recado do procurador.

    Em 17 de janeiro de 2016, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima dá um entrevista à Folha de São Paulo falando em nome da Lava Jato. Lima é impertinente, todos sabemos.

    Lá pelas tantas, solta a informação de que pretende deixar a Lava Jato. E dá um prazo, até o meio do ano. Estaria muito cansado. Não fazia sentido, quem está cansado não espera seis meses para parar. E por que esse comentário em uma reportagem que não tratava do assunto? Pela reportagem, a Lava Jato focaria 2016 em ações contra os partidos, em uma alusão às eleições municipais. O que isso tinha a ver com o pedido de licença do procurador?

    Era um recado, balão de ensaio. Claro, Lima buscava mais poder. Ameaçava largar o barco.

    Queria mais poder para quê? Não conseguia entender.

    Em 27 de janeiro, em uma mudança radical de planos, é deflagrada a Triplo X e lá está Lima afirmando que pode investigar Lula por ocultação de patrimônio.

    Em 03 de fevereiro, Elio Gaspari junta o promotor Consentino, aquele que já tinha as provas contra Lula, e Carlos Fernando Lima. 

    Quem sabe não fosse para viabilizar um trabalho em conjunto que Lima buscasse mais poder? Lima pode ter acreditado nas certezas de Consentino. Porém, Consentino parece ser um tanto afoito. Talvez não tenha conferido os nomes antes de cutucar Lima. Tinha pressa, sabia de alguma coisa.

    Uma vez Gaspari disse que a Lava Jato só baixava as cartas quando sabia que a mão estava ganha. Talvez desta vez tenham acreditado em um blefe e pressionados por Lima pagaram para ver.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1730334-lava-jato-focara-em-partidos-e-comunicacao-da-petrobras.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1734051-imoveis-da-bancoop-inclusive-o-que-seria-de-lula-sao-alvos-da-lava-jato.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2016/02/1736424-jk-na-vieira-souto-e-lula-em-guaruja.shtml

  19. zuleica jorgensen

    14 de fevereiro de 2016 8:02 pm

    Nassif desenvolvendo cada vez

    Nassif desenvolvendo cada vez mais seus dotes de jornalista investigativo. As unhas estão afiadas, Mouro,

  20. chico da dilma

    14 de fevereiro de 2016 8:11 pm

    Menos,Nassif.Essa analogia é mais realista.

    Resultado de imagem para esquadrilha abutre personagensResultado de imagem para lava jato procuradores

  21. chico da dilma

    14 de fevereiro de 2016 8:18 pm

    Isso vai longe…

    Resultado de imagem para lava jato procuradoresResultado de imagem para pinguins de madagascar personagens

  22. Osvaldo Ferreira

    14 de fevereiro de 2016 8:24 pm

    Ótimas as ironias do Nassif a

    Ótimas as ironias do Nassif a respeito da série brasileira “Lava-Jato” .

    Ou seria à Vala a jato?

    Então quer dizer que os procuradores pagos pelo erário descobriram sem querer o liame que liga as Organizações Globo  à remessa de dinheiro sujo e ilegal para paraísos fiscais através de uma oficina de off-shores e estão pedindo perdão aos seus senhores globais?

    O PGR Janot, comandante do MP vai exortar a corporação a continuar com suas investigações sobre as relações entre as “Organizações Globo” e o submundo da lavagem de dinheiro ou vai ficar na moita?

    O “Ministro” da Justiça da Dilma vai se pronunciar sobre a necessidade da PF aprofundar as republicanas investigações sobre a remessa de dinheiro sujo ao exterior de modo que a cidadania possa saber porque a casa dos Marinhos, donos das “Organizações” em Paraty não está no nome deles?

    E a mídia toda, TVs, jornais, rádios e portais continuarão silenciosos sobre esta bomba atômica que atinge em cheio a Globo?

    Os novos capítulos desta farsa teatral chamada Lava-Jato dirão. 

    Aguardemos os próximos capítulos.

     

     

     

     

     

     

  23. j.marcelo

    14 de fevereiro de 2016 8:24 pm

    Estão se deteriorando estes

    Estão se deteriorando estes “paladinos da moralidade”tá dando nojo!!

    O tempo de validade deles está vencendo,logo logo os verdadeiros homens

    de bem deste País se levantarão e porão limites a eles,tenham a certeza!!!

    OBS:Vejam que o Gilmar vai julgar a chapa da Dilma no TSE logo após a manifestação dos coxinhas

    em Março,o que provará mais ainda suas más intenções,podem anotar aí!!!

  24. antonio francisco

    14 de fevereiro de 2016 9:39 pm

    Cunha deve estar se engasgando de tanto gargalhar

    Eduardo Cosentino da Cunha já devia estar careca de saber de todas estas trambicagens de outros “operadores” como os Marinho, e não estava nem aí a cada nova ameaça que recebia, seja por parte das midionas, seja vinda de Ministério Público ou juiz, ou mesmo do STF.

    Sumiu do noticiário, na boa. Nem se fala mais nele. E vai continuar atenazando no Congresso, agora mais em paz, em meio ao silêncio tumular.

    Ê país bão, sô! 

  25. Ivan de Union

    15 de fevereiro de 2016 12:27 am

    “Radicais porem sinceros”

    “Radicais porem sinceros” continuam canalhas.  Que surpresa.

  26. S.Bernardelli

    15 de fevereiro de 2016 1:28 am

    Quanto mais agacha mais a bunda aparece

  27. Francisco Jesus da Paz

    15 de fevereiro de 2016 2:23 am

    Quem são os “radicais, porém sinceros ” da Lava Jato

    Não consigo ver “radicais, porém sinceros” da Lava Jato. Na Lava Jato, que mais parece uma Vaza Jato, onde

    policiais federais e membros do Ministério Público Federal dão demonstrações de que estão empenhados em um campeonato de seletividade, em que a bola só é chutada na direção de fazer gol contra o PT. É o samba de uma nota só. Já cansei! A Globo está enrolada? Qual o problema? Nenhum! Vai acontecer com a Globo o mesmo destino dado aos políticos do PSDB, dentre eles, o senador Aécio Neves, cujas delações não procedem, porque são feitas por criminosos, que só deveriam delatar polítcos do PT, de preferência se atingir a pessoa de Lula. Mas, afinal, o que faz e o que deixou de fazer o atual ministro da Justiça? 

  28. ATavares

    15 de fevereiro de 2016 3:05 am

    A torcida do Corinthians está

    A torcida do Corinthians está exibindo faixas detonando a rede globo e o escândalo do roubo da merenda escolar. 

    A PM tenta impedir, mas não consegue. 

    Vale a pena acompanhar.

  29. Trunfim

    15 de fevereiro de 2016 11:55 am

    A JORNALISTA MÔNICA BERGAMO DA FOLHA

    informa que o Governador Geraldo Aidmim contratou a mulher do Procurador Geral para trabalhar no Governo.

  30. De Paula

    15 de fevereiro de 2016 12:47 pm

    A Operação Lava Jato, depois

    A Operação Lava Jato, depois de tantas tentativas de tapar o sol  com a peneira do “não vem ao caso”, martelando os ouvidos e a mente do distinto público com sua prédica de que “a corrupção é um pote de moedas podres de face única”,(com a esfinge do PTestampada), subtamente vê seus Torquemadas em palpos de aranha, quando constatam que , de tantas e de tão grotescas que são, moedas outras, de faces amigas,  ja não conseguem ocultá-las, pois carece de explicações plausíveis até para os mais elementares “midiotas”.  ´É por aí que se explica a enxurrada de bodes que, como pragas do Egito,  ultimamente vem infestando escritórios e redações de nossas principais revistas e jornalões.  

Recomendados para você

Recomendados