Quem são os “radicais, porém sinceros” da Lava Jato

O caso Mossack Fonseca provocou um rebuliço enorme na Lava Jato.

Quem foram os responsáveis por essa trapalhada, que expôs de tal maneira a operação? Há um desgaste interno nítido. Mas o desgaste maior é com o parceiro maior da operação, as Organizações Globo.

Como Sherlock Holmes identificaria os responsáveis pela trapalhada?

Os Marinho têm seus pontos de contato com a Lava Jato através de seus jornalistas. Dificilmente se imiscuiriam com os movimentos internos da operação.

Sendo assim, não teria verossímil nenhuma retratação pessoal dos responsáveis pela trapalhada, tipo, “fui imprudente e coloquei vocês no fogo”. Zeus fornece a carruagem mas não permite contatos pessoais – a não ser em cerimônias oficiais de premiação.

A parceria é midiática. Por isso, a única maneira da ponta – procuradores, delegados, jornalistas – se comunicarem com o centro é através dos canais de parceria permitidos pelos Marinho.

Para decifrar o enigma, portanto, há a necessidade de analisar movimentos estranhos no lado público da Lava Jato: a mídia. Quem poderia estar demonstrando necessidade de firmar posição, de purgar agum erro cometido?

Do lado da mídia, um dosdiretores da Época, Diego Escostegui que, de repente, volta a tuitar matérias passadas sobre o escândalo, como se quisesse mostrar saldo positivo na conta corrente da Lava Jato.

Do lado do Ministério Público Federal, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, na surpreendente entrevista ao Estadão, em que abriu mão de qualquer cautela e assumiu definitivamente a postura de um deus ex-machina expondo claramente seu alvo.

Passei horas imaginando as razões que o teriam levado a se expor tanto: alguma ameaça à Lava Jato; a tentativa de requentar o impeachment. Nada disso. O maior provável é tentar se redimir do caso Mossack Fonseca.

Mencionei Sherlock porque estou seguindo a série pela Netflix, produção da BBC. E, nos capítulos atuais, Sherlock enfrenta aquele que o roteiro define como o mais perigoso vilão de Londres, Charles Augustus Magnussen, o dono de um poderoso conglomerado de mídia, apelidado de “o Napoleão da chantagem”, mostrando um pouco do estado de espírito britânico depois das aventuras de Rupert Murdock por lá.

Luis Nassif

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nosso país é estranho em

    Nosso país é estranho em diversos aspectos: na questão da informação, por exemplo, ou o caso está na grande mídia, ou não existe. Portanto, os marinhos da vida não sofrem qualquer alteração em suas rotinas-exploratórias: sabujos e sabujos tratam de desviar a atenção de qualquer (e todo) midiota, tal o escosteguy. De mais a mais, o grau de alienação é tamanho que, com certeza, de um de nós tentar (apenas tentar) repassar essas informações, seremos vistos, como sempre, como reles petralhas. Afinal, os ricos são os ricos e o resto, ora, o resto que se exploda em desmoranamentos da vida.

  2. a diferença entre sherlock

    a diferença entre sherlock holmes e esses mequetrefes da operação

    lava-jato é que o detetive ingles perscruta detalhes que os

    daqui nem sacam e, por isto mesmo, caem do cavalo…

    os ingleses dissecam a frase “caidade das vaidades,

    tudo é  vaidade”, do eclesiastes,há séculos….

    shakespeare fala em vaidades tb, esqueci a principal, mas há uma

    frase em romeu e julieta, leviandade grave, vaidade séria, caos….

    nada contra nosso grandes escritores que tb escreveram sobre

    o assunto,nem oontra nossa sagaz tradição, mas esses caras da

    lava-jato já mostraram que entendem mesmo é só sobre

    direito punitivo e suas infames ramificações,

    1. A analogia do Nassif não é

      A analogia do Nassif não é entre os mequetrefes investigadores da vaza-a-jato e Sherlock Holmes. Mas entre este e os investigadores independentes, como os do Viomundo, o DCM, da RBA, e daqui mesmo, que descobriram esse tiro-no-pé, esse feitiço-contra-o-feiticeiro, recém-descoberto. E há muito mais para nós Sherlocks descobrirmos… 

      1. voce tem razaõ.
        na ânsia de

        voce tem razaõ.

        na ânsia de criticar os procuradores contrapus a eles a acuidade de

        sherlock holmes e sua tradição em descobri os mais confusos enredos.

        cpmcordo que os sherlocks da internet descobirão mais coisas desse angu, assim espero.

  3. Acho que a explicação é mais

    Acho que a explicação é mais simples. O poder é grande o suficiente para não se preocuparem em se expor. O caso do helicóptero com cocaína é o melhor exemplo – não se fala nisso em lugar nenhum. Além do poder ser grande, encontra guarida no ódio de alguns setores do funcionalismo público ao Lula. Quem tem amigos atingidos por esse virus sabe o quão forte ele é. Tenho amigos que são exemplo em tudo que fazem, no cuidado com os filhos, a família, o meio ambiente, que estudaram até o doutoramento e trabalham com dedicação, mas quando falam do PT perdem as estribeiras completamente e se tornam temporariamente criaturas vis, capazes de condenar sem provas e acreditar piamente que quem não concorda é um tolo ou comprado. É algo mais forte até do que a religião.

    1. Concordo em gênero, numero,
      Concordo em gênero, numero, grau e no exemplo familiar.
      Se o helicóptero passou, imagine essa história de off shore, panamá, paraty… E ainda sobre “os marinhos”, essa entidade sem face.
      Esse jogo só vira com algum ato do calibre do de Vargas.

    2. Concordo com você. Convivo
      Concordo com você. Convivo com um monte de gente assim e que se comporta exatamente como você descreveu. Parece que a gente prega no deserto. É desanimador.

      1. Só discordo de que seja um
        Só discordo de que seja um comportamento da totalidade do funcionalismo público. Setores como a PF e o MPF são antipetistas radicais, mas outras categorias não; não fazem oposição ideológica e sistemática ao PT, embora todos estejam insatisfeitos com o arrocho salarial e a postura a la Thatcher de Dilma.

      1. Conheço um PF que votou em

        Conheço um PF que votou em Aecio e  que sempre criticava Lula mas de uns dias para cá tenho visto dizendo que  Lula foi pego prá Cristo. A Globo pensa que todo mundo é burro ou tucano ao extremo a ponto de não ver o que de fato está acontecendo.

  4. Muito peixe graudo entrou

    Muito peixe graudo entrou nessa rede ai, o empresariado paulista deve esta em pavorosa, soma-se zelotes e Hsbc, vai faltar camante nas farmácias de sum paulo

  5. Muito peixe graudo entrou

    Muito peixe graudo entrou nessa rede ai, o empresariado paulista deve esta em pavorosa, soma-se zelotes e Hsbc, vai faltar camante nas farmácias de sum paulo

  6. Em tempos de internet é muito

    Em tempos de internet é muito difícil esconder o que não interessa e mostrar só o que interessa, a perceria mídia x república do paraná pecou por achar que isso seria possível.

    Tem muita gente interessada em detonar a arrogância e os abusos de uma grupo de mauricinhos messiânicos investidos em poder investigatório infinito e sem controle, pelo que vejo setores do judiciário já começaram a manifestar incômodo com a conduta dessa gente. 

  7. Isso me pareceu mais como uma ordem de serviço da Globo

    Isso me pareceu mais como uma ordem de serviço da Globo aos “intocáveis” da Lava Jato, a turma parece que ficou assim meio desnorteada[o famoso “deu branco”], que nem uma Hidra de Lerna(aqui) que repentinamente e de forma imprevista teve a cabeça decepada, como o texto aponta, por terem se deparado com o inesperado: os Marinhos com a boca na botija, de forma que, no momento, esse silencio indica que estão maquiando para ver o que pode ser feito para que saiam da enrascada em que se meteram. Aguardemos os próximos capitulos e, como eles praticam os crimes e acusam o PT, tudo pode acontecer nos próximos dias

  8. Deu ruim
    Se os Marinho não quisessem ter problemas jurídicos com seus negócios, era só andar na linha. Tipo: pagar impostos, obedecer a legislação ambiental e tributária e outras, como 99% da população faz.
    Eles têm dinheiro – muito mais que o necessário para sobreviver – não ficarão pobres se agirem como cidadãos.

  9. Estranho

    Que as Organizações Globo é uma estrutura podre, corrupta e fascista, isso não é novidade. Novidade é esse silêncio do PT diante do merendão do PSDB e agora mais esse escandalo pornográfico da familia marinho. O PTUCANATO NÃO É MOLE NÃO.

  10. Pelos flancos

    A melhor defesa é o ataque. Se vcoê não tem argumentos para provar sua inocência, ataque seu acusador.Nada disso funciona frente ao indefensável, quem pode mais chora menos.Aos românticos, a justiça tarda mas não falha.

  11. A coxinhada está desamparada….

    agora que as ELITES vieram à tona em desespero de afogamento em sua soberba o que sobrará para a coxinhada pequena burguesa que bate panelas onde o azeite ferve a sua volta. 

  12. Um recado do procurador.

    Em 17 de janeiro de 2016, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima dá um entrevista à Folha de São Paulo falando em nome da Lava Jato. Lima é impertinente, todos sabemos.

    Lá pelas tantas, solta a informação de que pretende deixar a Lava Jato. E dá um prazo, até o meio do ano. Estaria muito cansado. Não fazia sentido, quem está cansado não espera seis meses para parar. E por que esse comentário em uma reportagem que não tratava do assunto? Pela reportagem, a Lava Jato focaria 2016 em ações contra os partidos, em uma alusão às eleições municipais. O que isso tinha a ver com o pedido de licença do procurador?

    Era um recado, balão de ensaio. Claro, Lima buscava mais poder. Ameaçava largar o barco.

    Queria mais poder para quê? Não conseguia entender.

    Em 27 de janeiro, em uma mudança radical de planos, é deflagrada a Triplo X e lá está Lima afirmando que pode investigar Lula por ocultação de patrimônio.

    Em 03 de fevereiro, Elio Gaspari junta o promotor Consentino, aquele que já tinha as provas contra Lula, e Carlos Fernando Lima. 

    Quem sabe não fosse para viabilizar um trabalho em conjunto que Lima buscasse mais poder? Lima pode ter acreditado nas certezas de Consentino. Porém, Consentino parece ser um tanto afoito. Talvez não tenha conferido os nomes antes de cutucar Lima. Tinha pressa, sabia de alguma coisa.

    Uma vez Gaspari disse que a Lava Jato só baixava as cartas quando sabia que a mão estava ganha. Talvez desta vez tenham acreditado em um blefe e pressionados por Lima pagaram para ver.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1730334-lava-jato-focara-em-partidos-e-comunicacao-da-petrobras.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/01/1734051-imoveis-da-bancoop-inclusive-o-que-seria-de-lula-sao-alvos-da-lava-jato.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2016/02/1736424-jk-na-vieira-souto-e-lula-em-guaruja.shtml

  13. Ótimas as ironias do Nassif a

    Ótimas as ironias do Nassif a respeito da série brasileira “Lava-Jato” .

    Ou seria à Vala a jato?

    Então quer dizer que os procuradores pagos pelo erário descobriram sem querer o liame que liga as Organizações Globo  à remessa de dinheiro sujo e ilegal para paraísos fiscais através de uma oficina de off-shores e estão pedindo perdão aos seus senhores globais?

    O PGR Janot, comandante do MP vai exortar a corporação a continuar com suas investigações sobre as relações entre as “Organizações Globo” e o submundo da lavagem de dinheiro ou vai ficar na moita?

    O “Ministro” da Justiça da Dilma vai se pronunciar sobre a necessidade da PF aprofundar as republicanas investigações sobre a remessa de dinheiro sujo ao exterior de modo que a cidadania possa saber porque a casa dos Marinhos, donos das “Organizações” em Paraty não está no nome deles?

    E a mídia toda, TVs, jornais, rádios e portais continuarão silenciosos sobre esta bomba atômica que atinge em cheio a Globo?

    Os novos capítulos desta farsa teatral chamada Lava-Jato dirão. 

    Aguardemos os próximos capítulos.

     

     

     

     

     

     

  14. Estão se deteriorando estes

    Estão se deteriorando estes “paladinos da moralidade”tá dando nojo!!

    O tempo de validade deles está vencendo,logo logo os verdadeiros homens

    de bem deste País se levantarão e porão limites a eles,tenham a certeza!!!

    OBS:Vejam que o Gilmar vai julgar a chapa da Dilma no TSE logo após a manifestação dos coxinhas

    em Março,o que provará mais ainda suas más intenções,podem anotar aí!!!

  15. Cunha deve estar se engasgando de tanto gargalhar

    Eduardo Cosentino da Cunha já devia estar careca de saber de todas estas trambicagens de outros “operadores” como os Marinho, e não estava nem aí a cada nova ameaça que recebia, seja por parte das midionas, seja vinda de Ministério Público ou juiz, ou mesmo do STF.

    Sumiu do noticiário, na boa. Nem se fala mais nele. E vai continuar atenazando no Congresso, agora mais em paz, em meio ao silêncio tumular.

    Ê país bão, sô! 

  16. Quem são os “radicais, porém sinceros ” da Lava Jato

    Não consigo ver “radicais, porém sinceros” da Lava Jato. Na Lava Jato, que mais parece uma Vaza Jato, onde

    policiais federais e membros do Ministério Público Federal dão demonstrações de que estão empenhados em um campeonato de seletividade, em que a bola só é chutada na direção de fazer gol contra o PT. É o samba de uma nota só. Já cansei! A Globo está enrolada? Qual o problema? Nenhum! Vai acontecer com a Globo o mesmo destino dado aos políticos do PSDB, dentre eles, o senador Aécio Neves, cujas delações não procedem, porque são feitas por criminosos, que só deveriam delatar polítcos do PT, de preferência se atingir a pessoa de Lula. Mas, afinal, o que faz e o que deixou de fazer o atual ministro da Justiça? 

  17. A torcida do Corinthians está

    A torcida do Corinthians está exibindo faixas detonando a rede globo e o escândalo do roubo da merenda escolar. 

    A PM tenta impedir, mas não consegue. 

    Vale a pena acompanhar.

  18. A Operação Lava Jato, depois

    A Operação Lava Jato, depois de tantas tentativas de tapar o sol  com a peneira do “não vem ao caso”, martelando os ouvidos e a mente do distinto público com sua prédica de que “a corrupção é um pote de moedas podres de face única”,(com a esfinge do PTestampada), subtamente vê seus Torquemadas em palpos de aranha, quando constatam que , de tantas e de tão grotescas que são, moedas outras, de faces amigas,  ja não conseguem ocultá-las, pois carece de explicações plausíveis até para os mais elementares “midiotas”.  ´É por aí que se explica a enxurrada de bodes que, como pragas do Egito,  ultimamente vem infestando escritórios e redações de nossas principais revistas e jornalões.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador