
O homem da Cauda Longa, Chris Anderson.
O editor chefe da Wired, Chris Anderson, ataca novamente. Depois do seu já clássico livro The Long Tail (A Cauda Longa), ele volta a tentar sistematizar as tendências de mercado que vêm surgindo com o desenvolvimento da internet. Desta vez, a ação é mais divertida. Ele escreveu um longo artigo na revista chamado “Free! Why $0.00 Is the Future of Business” (De graça! Por que R$ 0.00 é o futuro dos negócios).
O material vai sair em breve em livro. E, como não poderia deixar de ser, vai ter uma versão gratuita, disponível na web. Se você mora nos EUA, pode pedir uma cópia da própria Wired de graça, ou ler o artigo completo no site. Se não está com saco para conhecer todo o debate, pode ler um resumo publicado no blog da Gwalker Media. Se já leu, pode acompanhar a discussão sobre o texto no blog de Anderson.
Uma das teses do jornalista é que arranjamos outras estratégias para fazer dinheiro, além de vender produtos. Já que os custos de produção e distribuição estão caindo, graças aos métodos de produção digital, cada vez mais está intolerável pagar por coisas que podemos conseguir de graça. Barato já é caro. O que pode nos inspirar a gastar dinheiro hoje é: reputação e sentimento de exclusividade (exemplo: um disco autografado, com tiragem limitada).
Deixe um comentário