4 de junho de 2026

Após 54 anos, bandeira cubana é hasteada em Washington

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Da Agência Brasil

A bandeira cubana foi hasteada hoje (20) em frente ao Departamento de Estado norte-americano, em Washington, em um gesto histórico que marca a retomada dos laços diplomáticos entre Cuba e Estados Unidos e a reabertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos.
 
A bandeira de Cuba juntou-se às outras hasteadas na entrada do Departamento de Estado, na capital norte-americana. O restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria, marca o fim da primeira fase desse processo, iniciado em 17 de dezembro do ano passado. Entretanto, o presidente cubano, Raúl Castro, insiste em que as relações bilaterais só serão normalizadas quando o presidente norte-americano, Barack Obama, adotar medidas para pôr fim ao embargo imposto à ilha em 1962.
 
No final de maio, Washington levantou o principal obstáculo ao reatamento de relações diplomáticas ao retirar Cuba da lista norte-americana de países que apoiam o terrorismo.

O chefe de Estado cubano exige também que os Estados Unidos devolvam o território “ilegalmente ocupado” da Base Naval de Guantánamo.

Outra exigência de Havana para a normalização das relações com Washington é o fim das “transmissões de rádio e televisão ilegais”, a eliminação de programas para promover a “subversão e a desestabilização internas” e compensação do país “pelos danos humanos e econômicos” que as políticas norte-americanas causaram.

“Podemos cooperar e coexistir civilizadamente, em benefício mútuo, acima das diferenças que temos e teremos e, com isso, contribuir para a paz, a segurança, a estabilidade, o desenvolvimento e a equidade no nosso continente e no mundo”, afirmou Castro em discurso na Assembleia Nacional de Cuba.

As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde 1961, após uma decisão do então presidente norte-americano Dwight Eisenhower, na sequência de uma aproximação dos revolucionários castristas com a União Soviética e do confisco dos bens norte-americanos na ilha caribenha.

Desde 1977, os dois países, separados pelo Estreito da Flórida (Sudeste dos Estados Unidos), estavam representados apenas por meio de seções de Interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Odonir Oliveira

    21 de julho de 2015 6:48 pm

    ARRIBA MUCHACHO !

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0DE3CTcGqCs%5D

    1. Free Walker

      21 de julho de 2015 7:55 pm

      Pois é Odonir,
      depois do

      Pois é Odonir,

      depois do fechamento do Buena Vista, cassinos e outros clubes pela revolução, o cantor Ibrahim Ferrer, para sobeviver trabalhou como engraxate na ilha de Fidel, só sendo restagatado em 1997, juntamente com Campay Segundo, Rubem Gonza e outros músicos cubanos pelo guitarrista americano Ry Cooder que os lançou ao extrelato internacional.

       

  2. jc.pompeu

    21 de julho de 2015 6:54 pm

    pena que não é porque a

    pena que não é porque a cavalaria ligeira cubana tomou de assalto washington…

  3. CB

    21 de julho de 2015 7:15 pm

    O que deve causar preocupação

    O que deve causar preocupação é que a bandeira dos EUA também será hasteada em Havana e, como já foi dito, o único lugar do mundo que não tem golpe de estado são os EUA, porque lá não tem embaixada americana.

  4. Odonir Oliveira

    21 de julho de 2015 9:28 pm

    Só assim os conheci

    Tenho os discos deles e os ouço, sempre. 

  5. Wendel

    22 de julho de 2015 12:59 am

    E …………..

    Um dado surpreendente, diga-se, ou melhor publique-se:

    – não vejo nem leio mais aquí no blog, os mutantes ou seria lobotomizados, falarem mal de Cuba, nem os impropérios contumazes dos colonizados contra àquele País!

    Será porque o império agora resolveu estabelecer relações (?) com àquela ilha “maldita” , tantas vezes amaldiçoada por eles!

    No aguardo de acusações e/ou defesas das minhas afirmações !!!

Recomendados para você

Recomendados