
O chefe de Estado cubano exige também que os Estados Unidos devolvam o território “ilegalmente ocupado” da Base Naval de Guantánamo.
Outra exigência de Havana para a normalização das relações com Washington é o fim das “transmissões de rádio e televisão ilegais”, a eliminação de programas para promover a “subversão e a desestabilização internas” e compensação do país “pelos danos humanos e econômicos” que as políticas norte-americanas causaram.
“Podemos cooperar e coexistir civilizadamente, em benefício mútuo, acima das diferenças que temos e teremos e, com isso, contribuir para a paz, a segurança, a estabilidade, o desenvolvimento e a equidade no nosso continente e no mundo”, afirmou Castro em discurso na Assembleia Nacional de Cuba.
As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde 1961, após uma decisão do então presidente norte-americano Dwight Eisenhower, na sequência de uma aproximação dos revolucionários castristas com a União Soviética e do confisco dos bens norte-americanos na ilha caribenha.
Desde 1977, os dois países, separados pelo Estreito da Flórida (Sudeste dos Estados Unidos), estavam representados apenas por meio de seções de Interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares.
Odonir Oliveira
21 de julho de 2015 6:48 pmARRIBA MUCHACHO !
[video:https://www.youtube.com/watch?v=0DE3CTcGqCs%5D
Free Walker
21 de julho de 2015 7:55 pmPois é Odonir,
depois do
Pois é Odonir,
depois do fechamento do Buena Vista, cassinos e outros clubes pela revolução, o cantor Ibrahim Ferrer, para sobeviver trabalhou como engraxate na ilha de Fidel, só sendo restagatado em 1997, juntamente com Campay Segundo, Rubem Gonza e outros músicos cubanos pelo guitarrista americano Ry Cooder que os lançou ao extrelato internacional.
jc.pompeu
21 de julho de 2015 6:54 pmpena que não é porque a
pena que não é porque a cavalaria ligeira cubana tomou de assalto washington…
CB
21 de julho de 2015 7:15 pmO que deve causar preocupação
O que deve causar preocupação é que a bandeira dos EUA também será hasteada em Havana e, como já foi dito, o único lugar do mundo que não tem golpe de estado são os EUA, porque lá não tem embaixada americana.
Odonir Oliveira
21 de julho de 2015 9:28 pmSó assim os conheci
Tenho os discos deles e os ouço, sempre.
Wendel
22 de julho de 2015 12:59 amE …………..
Um dado surpreendente, diga-se, ou melhor publique-se:
– não vejo nem leio mais aquí no blog, os mutantes ou seria lobotomizados, falarem mal de Cuba, nem os impropérios contumazes dos colonizados contra àquele País!
Será porque o império agora resolveu estabelecer relações (?) com àquela ilha “maldita” , tantas vezes amaldiçoada por eles!
No aguardo de acusações e/ou defesas das minhas afirmações !!!