4 de junho de 2026

Para Ministério da Saúde, Estado de SP enfrenta epidemia de dengue

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – O Ministério da Saúde declarou que o Estado de São Paulo vive um momento de epidemia de dengue. Segundo dados do governo, o Estado enfrenta uma média de 585 casos da doença para cada 100 mil habitantes. A título de comparação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como epidemia regiões onde os casos de uma doença superam 300 por 100 mil habitantes. Em reportagem do jornal SPTV, da rede Globo, a secretaria de estado de Saúde de São paulo discordou da avaliação do Ministério da Saúde, alegando que a epidemia se concentra em 50% dos municípios. 

 
Do G1 São Paulo

O estado de São Paulo já enfrenta epidemia de dengue, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O estado tem 585 casos por 100 mil habitantes. A secretaria de estado da Saúde discorda da avaliação do Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual da Saúde reconhece a gravidade da situação, mas discorda que exista uma epidemia. Afirma que pode-se falar que há muitos municípios em epidemia, mas o estado todo não, porque há muitos municípios que não estão em epidemia. E alega que a epidemia é limitada a 50% dos municípios.

A classificação da  Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que lugares com mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes estão em situação endêmica.

Nos três primeiros meses do ano, foram registrados 258 mil casos, número sete vezes superior ao do mesmo período do ano passado, quando 35 mil casos computados. 

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo concentra metade dos casos do país.

 

Capital
A Prefeitura de São Paulo confirmou na tarde de quinta-feira (9) mais dois casos de morte por dengue. No total, a cidade registra quatro óbitos provocados pela doença neste ano. Em 2014, foram 14 mortes. Os dados foram apresentados pelo secretário-adjunto de Saúde, Paulo Puccini.

Uma mulher de 27 anos, que morava na região do Lajeado, na Zona Leste, e outra de 41 anos, moradora do Grajaú, na Zona Sul, são as duas novas vítimas da doença. A Prefeitura já havia confirmado a morte de uma senhora de 84 anos, moradora da Brasilândia, na Zona Norte, e de um garoto de 11 anos, morador do Jardim Ângela, na Zona Sul.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 15 casos já foram descartados e outros nove ainda estão sendo investigados. Dentre eles, uma morte inicialmente confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz.

 “O Adolfo Lutz divulgou na inocência de que confirmando o vírus [da dengue] na pessoa, o óbito teria ocorrido por isso. Mas a gente sabe que a biologia, o corpo humano, não funcionam dessa forma. A equipe que estava atendendo o paciente não conseguiu chegar a uma avaliação e este caso foi encaminhado ao IML”, disse o secretário.

A gestão municipal ainda revela que nos três primeiros meses de 2015, a cidade registrou 8.063 casos de dengue contra 3.183 no mesmo período de 2014. A incidência é cerca de três vezes maior que a do ano passado.

“Nossa taxa se mantém em um nível bastante inferior a do estado. É alto, mas nos tranquiliza em relação à vitória que estamos tendo em relação ao nosso plano de contingência”, defendeu Puccini.

Ações
No final de março, a gestão municipal montou a primeira tenda para atender casos de dengue na Unidade Básica de Saúde do Jardim Vista Alegre, na região da Brasilândia, na Zona Norte. O local segue como líder de incidência da doença na cidade.

O secretário ressaltou que o local serve de apoio à hidratação de pacientes com suspeita da doença atestada por médicos. “Ela tem capacidade de fazer apenas a reidratação de 150 pacientes por dia”, explicou. Segundo balanço da prefeitura, 517 pessoas foram atendidas em três dias.

No espaço, um equipamento permite que um profissional no Hospital Albert Einstein dê suporte online aos quatro médicos que atendem no local.

Ainda serão montadas tendas na AMA/UBS Vila Palmeiras, na Freguesia do Ó, e AMA/UBS Elísio Teixeira Leite, no Jaraguá. A previsão é que elas comecem a funcionar em duas semanas.

Dengue (Foto: Reprodução/ TV Globo)Centro de triagem contra dengue em São Paulo  (Foto: Reprodução/ TV Globo)

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

11 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marcos Antônio

    12 de abril de 2015 3:10 pm

    A Secretaria Estadual da

    A Secretaria Estadual da Saúde reconhece a gravidade da situação, mas discorda que exista uma epidemia…

    Discordaram que havia racionamento de água…

    Os grotões paulistas causados pela politica do psdb!

  2. Iara G

    12 de abril de 2015 3:12 pm

    SP é a maravilha do mundo moderno enquanto PSDB estiver ai

    Não há contestação

    Não há dengue

    Não há CPIs

    Não há corrupção

    Não há racionamento de água

    Não há descontentamento

    Não há violência

    Não há trânsito

    Deste jeito, não há necessidade de governo. Fora governo

  3. Sérgio Rodrigues

    12 de abril de 2015 3:40 pm

    Oh louco….


    Haja tucanadas!…

  4. altamirano

    12 de abril de 2015 4:08 pm

    a dengue é Federal ou

    a dengue é Federal ou Estadual ? Como no Rio também temos dengue fiquei na dúvida…

    1. MarFig

      12 de abril de 2015 5:15 pm

      É federal. Assim como a falta

      É federal. Assim como a falta de água abastecida pela SABESP, as escolas públicas estaduais,  o asfalto esburacado da tua rua,  a limpeza urbana bem como terremotos, tsunamis e queda de asteroides.

      1. altamirano

        12 de abril de 2015 5:49 pm

        a grana da Rose também ?

        a grana da Rose também ?

        1. Batata

          15 de junho de 2015 5:50 pm

          Claro

          A da Rose (ela voltou ao PIG?), a do Richinha, a da Yeda Crusius, a do Cunha, a dos 300 picaretas revisores da Constituição, a do Blairo Maggi, do Silval Barbosa, a do Ricardo Teixeira, a dos contratos da Globo de retransmissão das Copas, …

          Queres mais?

          É tudo Federal, o resto do país é um reduto de vestais pudicas e constritas! Regadas a Cloro-ativo.

  5. William Galera

    12 de abril de 2015 8:52 pm

    Inhame

    Não sei se por loby mas consumir inhame quando com suspeita ou confirmação de dengue elimina todos os sintomas.

    Fiz o teste não só em mim mesmo, mas na minha filha de 6 anos e demais amigos e parentes.

    Em todos que recomendamos e usaram disseram, como ocorreu comigo, que todos os sintomas desapareceram no dia seguinte.

    Consumo inhame 3 vezes por semana para previnir. 

    Quando está com dengue 3 vezes ao dia.

    A forma de consumir é variada e prefiro bater no liquidificador com um pouco de agua e mel.

     

    1. Batata

      15 de junho de 2015 5:36 pm

      Inhame

      Há tempos, tive um restaurante que tinha inhame no cardápio: pure de inhame (feito como pure de batata), que acompanhava peixes assados, e uma salada de inhame cozido picado muidi, com camarôes muidos cozidos e uma maionese temperada com mostarda e cheiro verde.

      O creme de inhame com couve e paio, como um caldo verde, também é de lascar de bom.

      Chega! Eu acabei de almoçar e não vale a pena insistir na gula, nem mentalmente.

      1. Batata

        15 de junho de 2015 5:38 pm

        Grafias

        Onde se lê muidi e muido, leia-se miúdo.

        Escreveu e não leu …

  6. Zé Roberto

    13 de abril de 2015 3:54 am

    Incompetencia

    Nem de  mosquito o PSDB consegue se livrar.  Isso sim é incompetência.

Recomendados para você

Recomendados