4 de junho de 2026

O PT esconde Dilma? Por que?, por Gilberto Maringoni

Ela não integra sua direção, não é chamada para atividades públicas e não é interlocutora de Lula na prisão. Isso tudo, apesar de ter sido eleita por dois mandatos para o principal cargo do país.

O PT esconde Dilma? Por que?

por Gilberto Maringoni

É no mínimo curioso o tratamento dispensado pelo PT à ex-presidenta Dilma Rousseff. Até hoje, três anos após o impeachment, o partido se recusa a avaliar seriamente o que foi a opção recessiva e o estelionato eleitoral de seu governo. Tais escolhas estão na raiz da gravíssima crise institucional e econômica em que vivemos.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Apesar de não tocar no assunto, o PT a relega a um ostracismo deliberado. Ela não integra sua direção, não é chamada para atividades públicas e não é interlocutora de Lula na prisão. Isso tudo, apesar de ter sido eleita por dois mandatos para o principal cargo do país.

Tacitamente, o PT atribui a ela e somente a ela a mediocridade de sua primeira gestão e o desastre da segunda. Parece que decisões vitais para o destino de mais de 200 milhões de pessoas numa sociedade complexa como a brasileira foram tomadas por uma única pessoa.

No entanto, quando se percebe a conduta dos governadores petistas Camilo Santana (CE) e Rui Costa (BA), em seus perigosos flertes com a direita e o neoliberalismo, constata-se que o Caminho de Dilma não foi uma exceção. Rui Costa, além de exaltar a política de extermínio da PM baiana, corta o diálogo com servidores em greve, adota política privatista e defende – de forma malandra – a cobrança de mensalidades em Universidades públicas.

O PT tem o direito de fazer o que bem entende e de ir para onde sua direção determinar. Poderia apenas ser mais claro sobre a posição que pretende ocupar no espectro político brasileiro.

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro. É professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

59 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. racshade

    1 de junho de 2019 1:36 pm

    Pq ela é PÉSSIMA politicamente!
    Não sabe articular, tem pouco jogo de cintura e, às vezes, mal sabe articular as próprias palavras.
    Isto é, se tornou INUTIL!

    1. José

      4 de junho de 2019 1:24 pm

      Me fácil atacar a Dilma. Gostaria mto de ver pessoas que a atacam todo o tempo como se ela tivesse culpa pela situação atual fazendo a sua vez de presidente da nação. Fácil demais atirar pedras qdo não se é telhado.

      1. Marcelo

        5 de junho de 2019 10:36 am

        Ela tem !!! quem bancou o Zé da Justiça até o final ???

  2. Fernando de Aquino

    1 de junho de 2019 1:45 pm

    “A mediocridade de sua primeira gestão e o desastre da segunda”? Que narrativa tosca. Na primeira gestão, Dilma teve objetivos muito acertados: superar o modelo de política macroeconômica neoliberal, ajustar tarifas extorcivas de energia elétrica, acomodar elevações dos custos unitários do trabalho com as desonerações da folha de pagamento. Ainda que os resultados não tenham sido satisfatórios, não colocou a dívida pública, no seu primeiro mandato, em trajetória descontrolada. Seu grande mérito foi o crescimento do Minha Casa Minha Vida.

    No seu segundo mandato, o país estava ingovernável. Ela não teve suficiente habilidade política, mas foi mais vítima das circunstâncias.

    1. Dermeval Santos Lopes Junior

      4 de junho de 2019 11:22 am

      Deixa ver se entendi seu tirocínio.”No seu segundo mandato ,o País estava ingovernável.Ela não teve suficiente habilidade política,mas foi vítima das circunstâncias”.Engraçado Sr. Aquino,eu tinha a leve ilusão que as circunstâncias é que foram vitimas dela.

  3. Luciene

    1 de junho de 2019 1:51 pm

    Será que a escondem ou a protegem? Será que sabem que não fizeram a devida defesa de Dilma, que tomou decisões corajosas contra a corrupção, enquanto Zé Eduardo Cardozo foi um Ministro da Educação fraquíssimo. Isso sem falar na presença do Pulhocci. Isso foi decisão exclusiva dela? Não é fácil se tornar governo, ter quatro mandatos e ainda com a oposição violenta que sofreu. O Jaques Wagner já era estranhíssimo e o governador do Ceará é muito próximo dos Gomes, é outra coisa bizarra.

  4. peregrino

    1 de junho de 2019 2:20 pm

    Excelente…
    PT faz isso porque acredita que sua única missão é governar

    renome e fama pessoal muitas vezes já prejudicaram o mais importante, a missão política

    no popular: o desejo de estar sempre do lado do mais forte nunca foi garantia de futuro político

  5. ELAINE21

    1 de junho de 2019 2:32 pm

    Caro Gilberto,
    De fato, Dilma errou na condução da política econômica do segundo mandato, mas não se pode ocultar o fato de que as forças reacionárias do grande capital financeiro praticamente obrigaram-na a adotar a política econômica recessiva, além do MDB ser a favor do projeto neoliberal, principal base de sustentação do governo à época.
    Além disso, tem-se a Lava-Jato como elemento desestabilizador da economia devido ao seu processo de destruição das principais empresas brasileiras e de persecução judicial ao principal partido de esquerda.
    Em outra frente, tinha-se a mídia tradicional com seu jornalismo de guerra, a sabotagem clara e explícita (pautas-bombas) de Eduardo Cunha e seus asseclas no Congresso Nacional e a classe média nas ruas.
    Toda a direita brasileira incrustada nos poderes institucionais, seja TCU, Judiciário, mídia, PSDB se uniram em favor de um único slogan: ” Quanto pior, melhor”
    Não se pode deixar de mencionar também, a cobiça das petrolíferas estrangeiras sobre o pré-sal e o realinhamento geopolítico dos EUA frente à America Latina.
    Era o método Blitzkrieg na sua forma original, ou seja, ataques rápidos e sistemáticos por todos os lados contra o PT.
    Portanto, Dilma, Lula e o PT (que já haviam se distanciado das camadas populares) não foram capazes de vencer a guerra. Infelizmente.
    O PT não esconde a Dilma, ao contrário, o PT tenta preservar a imagem dela. Não por acaso, ela foi candidata à senadora por Minas Gerais e liderava as pesquisas.
    Hoje, acredito que ela trabalha na linha de frente da narrativa ideológica do PT, pois de forma contínua participa de palestras internacionais, seja nos EUA, Espanha, Argentina, etc.
    Acho que o campo progressista precisa ser muito cuidadoso com determinados textos sobre os governos Lula e Dilma, eles podem servir como uma espécie de munição para o campo do adversário.
    Abraços,
    Elaine

  6. peregrino

    1 de junho de 2019 2:32 pm

    PQP…
    e pensar que ela foi traída e derrubada para se evitar uma calamidade na economia

    algo que só passamos a ter com o traíra e golpista Temer

    nunca vi povo tão mala sem alça, os que derrubam ideias com o uso do que pensam das pessoas

  7. Anônimo

    1 de junho de 2019 2:33 pm

    Eu vejo duas razões para o PT esconder Dilma. A primeira é que seu legado politico foi nulo (esse é um dos problemas de se usar postes na política) e nesse sentido eles evitam de puxar para si os problemas que Dilma traria. O segundo motivo é meio óbvio. Não há espaço no PT para nenhuma outra liderança que não seja Lula. Dar espaço para Dilma, ainda que ela tivesse alguma contribuição a mostrar (o que não é o caso), seria tirar um pouco do brilho de Lula como estrela única do PT. Para mim, faz todo o sentido ela ser relegada ao ostracismo assim com Haddad em breve também o será, se é que já não está nele.

  8. Walter

    1 de junho de 2019 2:47 pm

    O PT tem certeza de que a Presidenta Dilma se convidada a falar vai fazê-lo com profundidade e certeza e isso apavora aos que tem tudo a perder. A Presidenta é uma mulher porreta!

  9. alfeu

    1 de junho de 2019 3:02 pm

    Muito bem colocado.
    É o PT eleitoreiro.
    É o PT 2022.
    É o PT que sempre frequentou as paginas amarelas da Veja.
    É o PT sem operário
    É o PT que não grita “Fora Bolsonaro!”
    É o PT que timidamente clama “Lula Livre”
    É o PT que na onda do anti-petismo, logo vai mudar de nome (pior ainda é ouvir, nas manifestações, os que pularam fora do barco).

  10. Sonia

    1 de junho de 2019 5:42 pm

    PSOL e Ciro: sempre querendo ganhar Ibope às custas de criticar o PT.

  11. Ronaldo Garcia

    1 de junho de 2019 5:44 pm

    Quanta bobagem! O primeiro governo Dilma foi brilhante. Nunca houve tanto investimento e desenvolvimento, inclusive o pré-sal é mérito da coragem da Dilma. O segundo governo jamais houve. Os coxinhas, Aécio, Cunha e a lava-jato, inviabilizaram o governo e geraram essa desgraça que temos agora.

    1. stanilaw

      4 de junho de 2019 11:38 am

      Concordo!

  12. REINALDO SANTOS PAIM

    1 de junho de 2019 5:48 pm

    Elaine , concordo com vc . Não esquecendo que o Aécio prometeu complicar a gestão da Dilma após sua derrota.

  13. Dilmar Organdino Santiago Eloy

    1 de junho de 2019 6:24 pm

    A Dilma não aparece porque o PT quer botar na conta dela toda incompetência do partido, outra coisa é que o PT só tem um sapo para virar príncipe.

  14. ACRISIO RODRIGUES

    1 de junho de 2019 6:48 pm

    Como dizia o ex-ministroféu Ricúpero: o que ruim a gente esconde; o que é bom a gente fatura.

  15. Éder Amaral

    1 de junho de 2019 7:11 pm

    Ela só não quis foi pactuar com canalhas, daí foi isolada.

  16. Anônimo

    1 de junho de 2019 7:12 pm

    Voces conhecem a teoria da sombra da mangueira? rsrsrsrs

  17. LuiZ Andrade, Sampa

    1 de junho de 2019 7:25 pm

    Elaine 21, vc foi perfeita nas palavras.

    (E Luciene, o Cardoso foi ministro da JUSTIÇA…)

    Gilberto, seu texto já começa enviesado, ao falar que o primeiro mandato dela, o que deu a maior taxa de aprovação a uma presidência, teria sido “medíocre”. A partir daí, isso encobre inclusive oa muitos acertos no texto como um todo… no mais, a Elaine21 já falou o que eu falaria tb!

  18. Renato Lazzari

    1 de junho de 2019 7:29 pm

    “Quem não pode com formiga não atiça o formigueiro.”

    Dilma cometeu os dois maiores pecados, segundo o credo do dólar:

    1 – Abriu negociações com Cuba, chegando até a financiar a construção de um porto naquele país. Um porto, note-se, num país que segundo o dólar deve ser isolado do mundo até morrer por inanição. Porto é apenas o oposto de isolamento…

    2 – Multou a Chevron, uma empresa dos EUA, por ter, essa empresa, feito vazar petróleo do pré-sal. Tá bom, foi uma multa simbólica, acho que uns 50 milhões de reais. O que são 50 milhões de reais perto dos 2,5 bilhões de reais que os EUA mandaram a Petrobras dar a Dallagnol? Apenas 1/50… Mas multar uma empresa dos EUA? Não, isso o dólar não admite esteja certo ou errado. Aliás o mérito, como diz Moro, “não vem ao caso”: não pode multar a Chevron e pronto.

    Houve também os pecadilhos. Induzir o povo brasileiro a achar que é merecedor (auto-estima, sentimento pátrio, cidadania etc.) de mais do que restos e migalhas, mais do que subalternidade aos EUA, por exemplo, através de programas como MCMV, Luz para Todos, expansão da educação pública, saúde (imagina, cubana!) de boa qualidade e que prescindia dos laboratórios do dólar…

    Talvez o estímulo à indústria nacional da engenharia civil tenha contribuído para o dólar aplicar contra essa indústria sanções que não aplica a empresas estadunidenses muito mais profundamente corruptas. Ou, para ser mais exato, que muito mais corrompe governantes de outros países. Por exemplo, o nosso.

    O resto é como o impeachment: puro jogo de cena, desculpas esfarrapadas.

    P.S.: Talvez a social-democracia petista esteja longe da algo a que podemos chamar de “esquerda”. Mas pelo menos tava garantindo algum espaço pro povo respirar… Tinha estímulo ao jornalismo plural, aos comitês populares locais, tinha até benesses a firmas como a Globo e a Volkswagen. Talvez, da mesma forma que o Lula, Dilma devesse era ter afastado qualquer iniciativa privada, especialmente a do dólar, da administração pública. Lula errou ao aceitar a “amizade” de Leo Pinheiro; Dilma, bem… as concessões ao Capital, acreditando que o Capital era minimamente civilizado foram de franca inocência.

    E la nave va…

  19. Laurindo

    1 de junho de 2019 8:22 pm

    Quero registrar q nenhum comentário aqui tem o acerto do q foi dito pela Elaine21, acima. Nem mesmo o artigo apresentado. Dilma tem sim seu valor. Sua pouca fluência verbal é irrelevante. É preciso, como fez a supracitada Elaine21, considerar as horríveis condições políticas q lhe foram impostas pelo mercado e pela direita como um todo. E onde estava o PT nesses meses?

  20. Anônimo

    1 de junho de 2019 8:57 pm

    Desmonte na educação, desmonte na saúde, liquidação do patrimônio público na bacia das almas, manifestações no país pró, e contra “reformas”, pró, e contra o governo fascista, eu pergunto: o que leva o professor, doutor, cartunista, ex-dirigente do PSOL, ex-candidato ao governo de São Paulo, a escrever artigo tentando fazer intriga entre o Partido dos Trabalhadores, e seus dirigentes? O Ciro com a sua baixeza de tentar intrigar o Lula com Flávio Dino está fazendo escola.

  21. Alexander

    1 de junho de 2019 9:24 pm

    Que horror!
    Quanto simplismo. Quanto preconceito. Quanto machismo. Que misoginia.
    O texto do Gilberto Maringoni transborda tudo isso considerado acima. Do simplismo à misoginia.
    O primeiro governo da presidente Dilma Roussef foi um bom governo, bem avaliado pela população e até pela, considerada, esquerda. Tanto que foi reeleita.
    No segundo mandato, desde a campanha, sofreu uma perseguição covarde e suja, com a participação da mídia, do poder econômico, canalha e conservador do Brasil. E no espectro político uma campanha covarde e grosseira liderada por políticos como Aécio Neves e Eduardo Cunha; com a ajuda da traição iniciante de Michel Temer.
    Desde o início do segundo governo, Dilma Roussef teve enorme dificuldade para exercer o mandato, enfrentando todo tipo de sabotagens, inclusive o fogo amigo dos ditos de esquerda, do naipe do Gilberto Maringoni. No Congresso, as chamadas pautas bomba e associação de parlamentares para chantagear e impedir praticamente a aprovação de toda iniciativa do governo.
    É provável que tenha havido algum equívoco, como a desoneração beneficiando empresas. O que quando quis corrigir, foi sabotada e não permitiram.
    Quanto a economia, a despeito de reconhecer a importância das reivindicações e pautas sociais, não há como negar que é necessário também pensar no equilíbrio fiscal e das contas públicas. Não é possível governar um país como o Brasil, com suas peculiaridades, diversidade e tamanho só com o sonho e as bravatas dos ditos “de esquerda”.
    Tem que ter honestidade, senso de realidade e visão ampliada.
    Portanto Dilma Roussef fez sim um bom governo, e faria no segundo mandato se não sofresse tão brutal perseguição e sabotagem, tanto dos adversários como o fogo amigo da dita “esquerda” simplista e misógina.

  22. mordaz moreira

    1 de junho de 2019 9:28 pm

    Dilma e Mercadante, no MEC nas maiores greves da universidade (2012 e 2015), com polícia expulsando profs de dentro do MEC e tudo o mais, vêm surfar na onda do 30M, é acreditar muito que a galera padece da síndrome de Estocolmo. Dizem que é por isso que deu menos gente que o 15M. (comentário de @mordazmoreira)

    1. Denize

      8 de junho de 2019 12:07 pm

      A greve de 2015 na Universidade Federal de Mato Grosso durou quatro meses. Foi feita para derrubar a Dilma. Participação mínima, todo mundo de saco cheio do pessoal do sindicato, cuja direção era do PSOL que com, os dez dedos da mão, ajudou, sim, na derrubada de Dilma, na construção e efetivação desse golpe. Aqui tínhamos bolsas e recursos, apesar da gritaria por causa de alguns cortes. Esses não comprometiam o funcionamento da instituição. Não há qualquer chance de comparação!

  23. Guimarães Roberto

    1 de junho de 2019 10:20 pm

    O articulista deveria reconhecer que os governos do PT realizaram muitas coisas certas e poucas erradas, mas governou. Os que vieram depois não governaram. O MiShell iniciou o desmonte do país e o Bozo segue o mesmo caminho. E, é bom que se diga, não precisaram entregar riquezas nacionais para país estrangeiro a troco de permanência no cargo. Todos sabem que não podem ser presos porque os Isteites não permitem. Um foi e o outro é pau mandado dos “do norte”. O Lula e a Dilma não constam na lista dos entreguistas. Quanto aos outros…

  24. mordaz moreira n

    1 de junho de 2019 10:37 pm

    Dilma e Mercadante, no MEC nas maiores greves da universidade (2012 e 2015), com polícia expulsando profs de dentro do MEC e tudo o mais, vêm surfar na onda do 30M, é acreditar muito que a galera padece da síndrome de Estocolmo. Dizem que é por isso que deu menos gente que o 15M. (comentário de @mordazmoreira)

  25. C.Poivre

    1 de junho de 2019 11:12 pm

    Este Maringoni é um antipetista de carteirinha. É doentio esta hábito de não saber escrever textos que não contenham alguma crítica ao PT. Talvez seu inconformismo seja porquê numa pesquisa do Ibope realizada em Agosto de 2018 o Partido dos Trabalhadores foi apontado como o preferido por uma grande maioria, sendo que a soma da preferência de todos os demais partidos não chegou à metade do percentual obtido pelo Partido. Parece que isso o incomoda profundamente:

    https://www.revistaforum.com.br/ibope-pt-e-o-partido-preferido-dos-brasileiros-e-supera-a-soma-de-todos-os-outros/

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pesquisa-mostra-que-pt-continua-sendo-o-partido-de-maior-preferencia-entre-os-eleitores/

  26. João Eduardo Pinheiro Neto

    1 de junho de 2019 11:19 pm

    É uma pena ver o GGN engrossando as já fartas fileiras da midia que destroi nossa jovem e frágil democracia. Esse articulista e seu artigo desinformado sobre a guerra híbrida que golpeou o Brasil, deve ser muito bem recebido nos jornalões, o seu devido lugar. A tragédia que tornou-se nossa História recente, potencializa-se com textos como esse, num site considerado progressista.
    Mas em vez de desolador, de nos fazer baixar a guarda, ou tirar nossa esperança, nos mostra que a nossa luta é muito mais difícil do que vimos desde 2016 até hoje. Mas os jovens já estão nas ruas e dia 14 os trabalhadores se juntarão pra trazer a luta de volta não mais da estaca zero, mas cheias de esperança renovada!

  27. Romanelli

    2 de junho de 2019 6:47 am

    O PT não esconde não ..problema é que é difícil defender alguns pecados de DILMA.

    DILMA, como política, foi um HORROR, um HO_RROR !!! ..verdadeiro ou não, jamais conseguiu desfazer a imagem duma pessoa mandona, turrona, teimosa e autoritária, que se achava auto suficiente.

    Ao não conseguir sequer se expressar, perdeu o pouco do lastro que tinha com o povo nos protestos genéricos de 2013 ..a pressão pelas expectativas que nunca chegavam (como melhoria efetiva na saúde e infra) ficou patente com a exploração do tal “padrão FIFA”, fora claro, o fardo de ser comparada sempre ao antecessor LULA.

    O MAIS MÉDICOS é a MAIOR marca do seu governo ..feito que JAMAIS compensou o erro FUNDAMENTAL de ter desonerado a economia, no desespero de a manter viva, de forma absurdamente imprevidente no 1o mandato, ato que abriu caminho pro ROMBO nas contas públicas já em 2013, este que levou seu governo a se tornar refém da oposição e das FORÇAS GOLPISTAS logo em seguida.

    O derradeiro foi trair A BASE política ao escolher Joaquim Levy, e afiançar seu ferramental catastrofista e libertino, já no 1o momento do 2o mandato ..ali, o COPO TRANSBORDOU

    ps – em tempo – o erro do PT e de LULA foi não perceber que as forças golpistas, assim como juraram perseguir José Dirceu por toda vida, JAMAIS permitiriam que DILMA, por seu passado e simbolismo, viesse a comandar o BRASIL.

  28. Renato

    2 de junho de 2019 6:51 am

    Sensacional a sua resposta, didática e elegante ! Parabéns.

  29. Sandro Pavezzi

    2 de junho de 2019 7:04 am

    Aproveitando a oportunidade seria interressante uma analise de como seria o orçamento hoje sem a aprovação das pautas bombas e a lei do teto de gastos.

  30. Eliane Magalhães

    2 de junho de 2019 7:34 am

    O nome disso é doença, né? O psol não conseguiu sequer “governar” a UFRJ. Coisas simples deixaram de ser feitas, como colocar de pé os tapumes que a ventania derrubou, por exemplo. Coisas que não precisam de dinheiro, mas que demonstram o carinho que se tem (ou não) pela coisa pública.
    Dilma não está escondida. Está na luta, onde sempre esteve. Nao enrolamos bandeira para caber no discurso dos fascistas. Não posamos com Bretas, o evangélico do Bozo para o STF.

  31. Vic Freitas

    2 de junho de 2019 7:44 am

    Até hoje tem pessoas que defende aquele governo desastroso.
    Foi um governo totalmente equivocado, recheado de assessores desonestos.

  32. republicano arrependido

    2 de junho de 2019 10:31 am

    concoerdo com o alexamder, o guimaraes e o joão.
    fiz um comentário parecido mas não foi publicado…

  33. Ercilia Maria Brasil da Silveira

    2 de junho de 2019 10:45 am

    O programa “Mais Médicos”, projetado, criado, implantado pelo governo Dilma, foi vitorioso e de grande repercussão para suprir as necessidades de áreas em que a assistência desses profissionais era deficitárias e/ou inexistente.

  34. Stalingrado

    2 de junho de 2019 11:35 am

    Este é um não problema proposto pelo colunista.
    A realidade com relação a Dilma é uma lástima. Com Zé “Traíra” Cardoso no Ministério de Justiça , ela deixou a PF fazer o que queria para derrubá-la. Este ex-Ministro é uma vergonha e ela parece apoiá-lo até hoje.
    Outra grande expressão de seu governo foi o Ministro da Comunicação, marido da atual Presidente do PT. Este também conhecido com o Ministro do Plim-Plim foi outro conivente com o Golpe de 2016.
    E o supra-sumo, Joaquim Levy no comando da economia. Aí foi o desastre total!
    É melhor deixá-la refletindo nas merdas que fez.

  35. Mário Mendonça

    2 de junho de 2019 11:46 am

    O unico erro de Dilma foi acreditar que somos uma democracia.

  36. Jossimar

    2 de junho de 2019 12:20 pm

    Elaine,
    seu comentário foi MUITO superior ao post.
    Você soube analisar muito melhor as circunstâncias dos governos da Dilma.
    Ela errou com o tal levy(um traíra) e corrigiu com o Nelson Barbosa.
    O que aconteceu é que bandidos do mpf, judiciário, empresariado e mídia(apoiados pelas forças armadas) resolveram que era hora de tirar o PT do governo.
    Como a Dilma tinha 73% de aprovação ao final de 2012 restou a opção de sabotar o governo dela para tentar vencer o PT em 2014.
    Como nem assim deu para tirar o PT só restou o caminho do golpe.
    E foi o que fizeram.
    Restou a Dilma a saída autoritária.
    Será que ela tinha respaldo ou vontade de optar por esta saída?
    O que será que foi prometido aos golpistas pelo mercado financeiro e pelo governo dos EUA, claramente envolvidos no golpe de 2016?
    Para a lava jato descobrimos este ano: R$ 2,5 bilhões de propina.

  37. Jossimar

    2 de junho de 2019 12:35 pm

    Fatos; O governo Dilma foi sabotado pelo congresso, MPF, judiciário, “com STF com tudo”, mídia capitaneada pela globo, empresários, sistema financeiro apoiados pelas forças armadas, isto é fato e há gravações, votações no congresso(pautas bombas do cunha), audios, etc etc;
    a Dilma errou com joaquim levy e este foi um erro capital;
    tentou corrigir com o nelson barbosa e a economia começou a dar sinais de que se recuperaria;
    se isto ocorresse sua aprovação aumentaria e todo investimento feito pelos fomentadores do golpe seria em vão;
    para sacramentar o golpe entrou o psdb e o anastasia e a farsa das pedaladas(algo que nunca aconteceu e não adiantou a defesa provar que não aconteceu).
    era urgente afastá-la pois se a economia reagisse e a aprovação aumentasse, reafirmo, o investimento no golpe teria sido em vão.
    Mesmo assim poderia não funcionar pois havia a possibilidade do Lula voltar em 2018 , como de fato voltaria.
    Aí entrou novamente em cena a lava jato com o bandido moro e os quatro bandidos do TRF4(todos atrás de vaga no STF) e o STF para tirá-lo da disputa através de outras farsas judiciais com o tal triplex que nunca foi do Lula( a justiça ordenou que a OAS reembolsasse a Dona Marisa pelo apartamento que ela pagou e nunca recebeu) e o sítio que a justiça autorizou que o verdadeiro dono o vendesse.
    O Brasil entrou em um caminho sem volta para tirar o PT do governo.
    Não restou outra solução a não ser o abismo e ele está se aproximando velozmente.
    Até o fim do primeiro semestre de 2020 ele chega.

  38. Antonio Cesar perin

    2 de junho de 2019 4:40 pm

    Não foi DILMA QUEM ERROU..Foi o PT que cometeu acertos e erros..Alguns erros básicos: NÃO FAZER A REFORMRA TRIBUTÁRIA, NÃO FAZER A REFORMA POLTIICA, DEIXAR O CAMBIO FORA DE LUGAR, NÃO MUDAR A MATRIZ PRODUTIVA BRASILEIRA….

  39. Doraliza

    2 de junho de 2019 4:45 pm

    Análise ruim e superficial dos governos Dilma. O aspecto positivo do texto é a análise do comportamento e ideias dos governadores da BA e do CE.

  40. Antonio Francisco das Neves

    2 de junho de 2019 7:30 pm

    Não somente o PT, mas todos os partidos que respeitassem os seres humanos não deveriam encorajar pessoas a participar de eleições, se estas pessoas tiverem passado por circunstâncias tão terríveis quanto Dilma passou.
    Sim, existe um transtorno que antes era chamado de neurose de guerra e hoje denominam de estresse pós-traumático: tal transtorno pode atingir severamente a pessoas que, do mesmo modo que Dilma, foram terrivelmente espancadas, pisoteadas, e brutalmente estupradas e feridas de todos os modos.
    O equilíbrio psicológico de tais pessoas não tem como voltar inteiramente à normalidade depois de um massacre daquele tamanho.
    Dilma tem, sim, excelentes serviços a prestar ao PT e ao Brasil participando de trabalhos de vários níveis de dificuldade, desde que em nível de assessoramento. Pressões resultantes de atividades em que surgem confrontos, como é o caso de trabalhos em área executiva de níveis altos, são muito grandes – e a pessoa que as exercem termina por receber “tijoladas” psicológicas que podem reabrir situações de traumas passados. Dilma é uma heroína, não tem porque ser de novo submetida a tapas e pressões – mesmo as “normais”, resultantes de tarefas estafantes como aquelas a que são submetidos os presidentes de uma república.

  41. Neura Teixeira

    2 de junho de 2019 8:24 pm

    Que absurdo uma reportagem destas, todo mundo sabe que a Dilma não conseguiu governar porque o Aecinho ficha limpa boicotou tudo que pode no senado, pois nunca aceitou a derrota???E vcs vem fazer uma analise ridícula destas?Mas por favor até quando continuarão a por a culpa do Bolsonaro incompetente na Dilma e no PT?

  42. Antonio Francisco das Neves

    3 de junho de 2019 7:13 am

    Fiz ontem um comentário. Não veio parar aqui. Porque será?

  43. Roberta

    3 de junho de 2019 9:52 am

    O PT, como partido político brasileiro que é, manobra situações e personagens à seu bel-prazer, como qualquer outro. O PT não esconde Dilma. Menospreza, desdenha, desconsidera, desmerece, rejeita, ignora, pretere, evita etc… Nada mais óbvio que derrubar toda a lama na cabeça de um só. Se estivessem preocupados com Dilma, ou com os rumos do Brasil, ou com qualquer coisa que não fosse o “ego partidário” haveria minimamente uma mea-culpa.

  44. Dermeval Santos Lopes Junior

    3 de junho de 2019 1:11 pm

    Ainda que a Presidenta Dilma seja uma pessoa honrada,séria,decente,não posso tapar o sol com a peneira.Entendo que as escolhas para o STF,feitas pelo petismo,e a escolha de Dilma para a Presidenta da Republica,tanto no primeiro,mais ainda no segundo mandato,foram os maiores erros cometidos durante a era petista.Por Lula ora pois.A Presidenta Dilma não tinha a pálida noção do fazia lá,visto que,estamos falando de uma atribuição eminentemente politica.Goste ou não goste,ela jamais entendeu isso..Seu amadorismo politico,é um desastre ferroviário de proporções devastadoras.Politicos no Brasil,ou em qualquer outro lugar,não se tira da caixola.Se cercou,politicamente falando,de olho na reeileição,dos piores quadros do PT,nominada de uma tal “Republica Gaúcha”,de uma inexpressividade que me doía a região situada entre o fígado e alma.Só um exemplo.Um politico com um pouco de conhecimento de causa,jamais permitiria que a Lava Jato chegasse onde chegou.Zé Cardoso,outra toupeira politica,chegou ao cumulo de afirmar que a Lava Jato seria “o legado do governo dela”,um tal Republicanismo.Nunca um gabinete de um Presidente da Republica esteve sujeito a grampos de toda especie.Se manifestar assim ou assado,é um direito dela,mas ser chamada para palpitar sobre qualquer estrategia a ser adotada pelo PT e satélites a respeito do que possa ser adotado no futuro,não creio que ela possa ajudar em nada.Além de não ser do ramo,o peso que recai sobre os ombros dela são incalculáveis.

  45. Cibele Nunes

    3 de junho de 2019 1:32 pm

    Pode ser que esteja falando uma bobagem monumental, mas os atos de Dilma ao chamar o Joaquim Levi e tomar outras medidas ditas recessivas, o fato de o PT tentar manter-se no poder, mostraram-se acertadas a tal ponto de não permitirem um segundo a mais sequer de sua permanência no Governo. Sua política naquele momento era de perder alguns anéis para ficar com os dedos (09 ou 10, é indiferente neste caso). Os quadros do PT falharam sim, na falta de apoio ao Governo Dilma, Dilma também falhou na falta de confiança no PT o que a deixou insegura. O Lula não é a única liderança do PT, mas a sabedoria política do metalúrgico é um potencial do Partido que dificilmente outros terão e parece que também poucos compreenderão. O machismo da esquerda e da direita, acrescida de uma compreensão religiosa tacanha que invadiu o Congresso, foram muito úteis para concretizar as pretensões do capital internacional. Se o PT agora está essa “caca” que você falou Maringoni, então a atitude deles não é de esconder, mas de preservar. Você sabe se ela quer no momento ter uma militância partidária? #LiberdadeParaLula #LulaNobeldaPaz

  46. marcio gaúcho

    3 de junho de 2019 3:50 pm

    Infelizmente, Dilma demonstrou que não serve para fazer política. Competente como técnica administrativa ela é. Mas, para ser um dirigente político não bastam conhecimentos técnicos. Empatia, arrojo e controle emocional são primordiais. Conduzir uma nação não se compara a dirigir um ônibus, pois o universo é mais amplo e nem sempre a estrada programada pelo Google Maps é a melhor. Outros caminhos podem levar a nação com maior segurança e benefícios ao seu destino. Dilma, sinceramente, se perdeu no caminho. No primeiro mandato foi conduzida pela força inercial do mandato anterior, de 8 anos de Lula. Foi no embalo. No segundo mandato, se perdeu na direção, quando a economia mundial começou a fazer água e a presidência não soube avaliar o que estava se passando, ficando paralisada sem tomar medidas para amenizar o efeito das ameaças que se vislumbravam no horizonte. Quando Dilma se deu por conta, tentou aquele cavalo-de-pau na economia e virou o ônibus, com toda a nação dentro. Não quis governar com o partido. Lavou as mãos, quando as denúncias da Lava-Jato começaram a surgir. Foi incompetente e teve cruel destino. O PT tem suas razões para ignorá-la.

  47. Dermeval Santos Lopes Júnior

    3 de junho de 2019 6:50 pm

    Parem com esse papo furado de machismo para esconder a incopetencia politica de Dilma.Ela é uma nulidade do ramo.Ponto final.Vejam o que aconterecerá com os Estados de Minas Gerais e o Rio de Janeiro,conduzidos por dois energumenos que jamais estagiaram nem como Vereadores.Veremos.

  48. MARCO AURÉLIO MARQUES

    3 de junho de 2019 9:23 pm

    EX/PRESIDENTE: LULA E DILMA , JAMAIS SERÃO ESQUECIDO PELO POVO BRASILEIRO . FOI O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL TEVE , NUNCA NA HISTORIA DO BRASIL UM PRESIDENTE FEZ TANTO PELO POVO BRASILEIRO . JAMAIS ESQUECEREI OS BENEFICIO QUE O POVO CONQUISTOU NO SEU GOVERNO . OBS: SE TEMOS TELEFONES CELULARES , CASAS , BOM EMPREGO , FACULDADE , CARROS , FARMÁCIA POPULAR , CLASSE MÉDIA , ETC… TEMOS QUE AGRADECER O PARTIDO DOS TRABALHADORES . ( TEMPO DE FARTURA NA MESA DA FAMÍLIA BRASILEIRA , MUITA COMIDA , MUITA CARNE , MUITO CHURRASCO ) .

  49. Anônimo

    4 de junho de 2019 12:00 am

    Porcque o Psol ajudou na construção do golpe? Isso ele não pergunta.

  50. Jackson

    4 de junho de 2019 12:00 am

    Porcque o Psol ajudou na construção do golpe? Isso ele não pergunta.

  51. Rose Mauá

    4 de junho de 2019 10:49 pm

    Deveriam e ter muito orgulho da mulher corajosa que enfrentou várias quadrilhas e chantagens, muitos deles não teriam aguentado.Dilma Coração Valente.

  52. C.Poivre

    6 de junho de 2019 12:48 pm

    Dilma fez um primeiro mandato impecável, de muitos avanços e em 2014 o Brasil atingiu um historicamente baixo nível de desemprego: 4,3%. Quanto ao seu segundo mandato ele existiu por omissão da direção nacional do PT que deveria ter dito à Presidenta que era a hora do retorno de Lula pois o próprio jamais poderia fazê-lo. Mas já que ela estava lá deveria ter montado um ministério de nomes de peso não só do PT mas também de outros partidos progressistas e jamais ter caído no canto da sereia do neoliberalismo entregando o ministério da Fazenda.

  53. Bonobo de Oliveira, Severino

    8 de junho de 2019 9:42 am

    Quando o cara está sem inspiração e precisando de visibilidade, sempre tem uma boa chance de ganhar likes se escrever alguma coisa falando mal do PT.

  54. Marcos Madeiros

    8 de junho de 2019 1:37 pm

    Dilma é um desastre. Foi o maior erro de Lula indicá-la para o cargo. O PT reconhece isso, motivo pelo qual prefere mantê-la escanteada. Sempre que abria a boca era o caos.

Recomendados para você

Recomendados