4 de junho de 2026

Kakay: Celso de Mello sinalizou que tende a concordar com HC de Lula

"Para mim, houve uma sinalização de que ele tende a concordar, no mérito (...). Ele não concordou com a soltura, mas disse estar pronto para julgar o mérito do HC", disse Kakay
Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, disse à BBC Brasil que o julgamento de dois recursos de Lula, na terça (25), pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal, não representou uma completa derrota para o ex-presidente.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ele destacou o voto de Celso de Mello, considerado decisivo para o futuro julgamento do HC de Lula que versa sobre a suspeição de Sergio Moro, e que deve ser apreciado no segundo semestre.

O ministro rejeitou a liberdade provisória do petista enquanto a nova data de julgamento não é estabelecida, e adiantou que, ao rejeitar esse pedido liminar, não estava antecipando o mérito sobre a parcialidade de Moro.

“Para mim, houve uma sinalização de que ele tende a concordar, no mérito (…). Ele não concordou com a soltura, mas disse estar pronto para julgar o mérito do HC”, disse Kakay à BBC.

Para o advogado, o HC tem potencial porque está recheado de elementos que atestam a falta de isenção de Moro. Além disso, “não trata da questão do Intercept, mas é óbvio que ela estará impregnada no julgamento. Não há como desvencilhar”.

Por 3 x 2, a segunda turma decidiu adiar o julgamento desse HC. O ministro Gilmar Mendes votou para conceder liberdade provisória a Lula, mas foi vencido.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. wellyngton barros da costa

    26 de junho de 2019 2:03 pm

    não consigo deixar mensagem fala que e mensagem enviada anteriormente

  2. ATavares

    26 de junho de 2019 2:22 pm

    Esta sinalização de Celso de Melo é fundamental para formar maioria legalista na Segunda Turma. Se confirmada, será feita justiça e Lula estará, finalmente, livre.
    “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”.

  3. Não é o Historiador demitido

    26 de junho de 2019 2:57 pm

    De esperança em esperança, lá se foi mais de um ano…

  4. Vera Márcia de Mendonça

    26 de junho de 2019 3:33 pm

    De certa forma eu suspeito que a vida do Lula está mais salvaguardada por enquanto. Quando ele sair, melhor que volte para casa com recursos próprios e a vigília deve continuar. Do jeito que estão as coisas, o perigo corre solto.

  5. Ralph Panzutti

    26 de junho de 2019 5:50 pm

    Mas este desembargador TR4, falou com muita clareza o que os nazistas disseram no tribunal de Nuremberg com respeito a Câmara de gás. Estavam certo e seguro que estavam no caminho certo.Nenhuma novidade. Não só estamos num Estado de Exceção, como às portas de um Estado Fascista.

Recomendados para você

Recomendados