Kakay: Celso de Mello sinalizou que tende a concordar com HC de Lula

"Para mim, houve uma sinalização de que ele tende a concordar, no mérito (...). Ele não concordou com a soltura, mas disse estar pronto para julgar o mérito do HC", disse Kakay

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, disse à BBC Brasil que o julgamento de dois recursos de Lula, na terça (25), pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal, não representou uma completa derrota para o ex-presidente.

Ele destacou o voto de Celso de Mello, considerado decisivo para o futuro julgamento do HC de Lula que versa sobre a suspeição de Sergio Moro, e que deve ser apreciado no segundo semestre.

O ministro rejeitou a liberdade provisória do petista enquanto a nova data de julgamento não é estabelecida, e adiantou que, ao rejeitar esse pedido liminar, não estava antecipando o mérito sobre a parcialidade de Moro.

“Para mim, houve uma sinalização de que ele tende a concordar, no mérito (…). Ele não concordou com a soltura, mas disse estar pronto para julgar o mérito do HC”, disse Kakay à BBC.

Para o advogado, o HC tem potencial porque está recheado de elementos que atestam a falta de isenção de Moro. Além disso, “não trata da questão do Intercept, mas é óbvio que ela estará impregnada no julgamento. Não há como desvencilhar”.

Por 3 x 2, a segunda turma decidiu adiar o julgamento desse HC. O ministro Gilmar Mendes votou para conceder liberdade provisória a Lula, mas foi vencido.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esta sinalização de Celso de Melo é fundamental para formar maioria legalista na Segunda Turma. Se confirmada, será feita justiça e Lula estará, finalmente, livre.
    “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”.

  2. De certa forma eu suspeito que a vida do Lula está mais salvaguardada por enquanto. Quando ele sair, melhor que volte para casa com recursos próprios e a vigília deve continuar. Do jeito que estão as coisas, o perigo corre solto.

  3. Mas este desembargador TR4, falou com muita clareza o que os nazistas disseram no tribunal de Nuremberg com respeito a Câmara de gás. Estavam certo e seguro que estavam no caminho certo.Nenhuma novidade. Não só estamos num Estado de Exceção, como às portas de um Estado Fascista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador