4 de junho de 2026

Para que serviam os fuzis?, por Rogério Maestri

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Por Rogério Maestri

Estamos tão acostumados ao arbítrio e os desmandos da polícia que não notamos o mais grave em todo este mandado de condução coercitiva, os fuzis que carregavam os membros da Polícia Federal.

Nos jornais, na TV e nos Blogs apareceram inúmeras fotos de Policiais Federais portando fuzis no meio de uma cidade para cumprir um mandado que para a maioria dos juristas pareceu ilegal, mas que no momento passa a ser um detalhe.

Forças Policiais servem para manter a ordem e a lei, logo qualquer polícia do mundo quando faz uma ação se prepara convenientemente para executá-la, ou seja, segundo alegações, válidas ou não, verdadeiras ou mentirosas dos procuradores da Lava a Jato, ou pelo juiz Moro, as forças da Polícia Federal estavam lá simplesmente para evitar que hordas de simpatizantes do presidente Lula impedissem o cumprimento do mandado.

Não julgando se o mandado era ou não legítimo, considerando que a presença da Polícia Federal estava lá para garantir o cumprimento do mesmo e que isto fosse legal ou não, vamos a um fato inquestionável: Para que serviam os fuzis?

Este é o fato que ninguém questionou. As forças da polícia militar nas mais diversas ações de controle de multidões, de forma legal ou ilegal, agindo dentro ou fora da lei, JAMAIS LEVAM PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM FUZIS SEMIAUTOMÁTICOS COMO FEZ A POLÍCIA FEDERAL. Cassetetes, armas com balas de borracha, gás de efeito moral, canhões de água, ou seja, equipamentos não letais são empregados pelos policiais militares.

Agora por que a polícia militar quando se vê a frente de manifestações com uma quantidade de manifestantes que podem chegar a ordem de centenas dos milhares até o milhão não levam fuzis automáticos para reprimir os manifestantes? Simplesmente porque qualquer policial sabe que quando se leva uma arma para qualquer coisa é para que se for necessário ela deverá ser utilizada.

Insisto, a Polícia Federal levou para a operação FUZIS SEMIAUTOMÁTICOS de grosso calibre, ou seja, levou armas que devem ser utilizadas contra traficantes nas fronteiras, contra bandidos encastelados e armados em qualquer lugar, porém JAMAIS contra cidadãos em manifestações públicas.

Vamos aos fatos, se houvesse alguma manifestação que tentasse impedir o mandados legais ou ilegais do juiz Moro. O que fariam os policiais federais armados de fuzis SEMIAUTOMÁTICOS?

Só teriam dois caminhos, fugirem da multidão ou atirarem contra ela.

Na primeira hipótese teríamos a total e completa desmoralização da ação policial, podendo até num extremo os policiais verem suas armas apreendidas pela população. Na outra hipótese temos outra probabilidade, o massacre de manifestantes desarmados!

Talvez as pessoas não tenham se dado conta, e talvez neste ponto deva o poder executivo agir para impedir atos de tal natureza. A Polícia Federal agiu completamente fora da lei, pois não pode colocar em risco os policiais e também os prováveis manifestantes.

A ação da Polícia Federal e dos demais integrantes da Lava a Jato foi COMPLETAMENTE IRRESPONSÁVEL, e um ato de irresponsabilidade como tal deve ser PUNIDO, simplesmente porque o potencial deste ato é INIMAGINÁVEL e com um potencial criminoso imenso.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

71 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OBS

    6 de março de 2016 5:50 pm

    E turma do anti terrorismo

    E turma do anti terrorismo criada para as olimpiadas. 

    O tal delegado pontes, que vive na internet conclamando não sei o que; 

    Que cargo tem ou tinha nas preparações das olimpíadas?

  2. Jorge Luis

    6 de março de 2016 5:56 pm

    É que, segundo os coxinhas,

    É que, segundo os coxinhas, Lula é mais perigoso que 20 Bin Ladens.

  3. Felipe@

    6 de março de 2016 6:00 pm

    Acima de tudo, creio que foi

    Acima de tudo, creio que foi mais para intimidar a população brasileira; mostrar quem está no comando. E também para tratar o Lula como o maior bandido, digno de uma operação cinematográfica.
    Os policiais, como marionetes, tiveram grande realização pessoal: apareceram nos jornais. Desavergonhada as poses que alguns fizeram para sair na foto.

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 11:16 pm

      Felipe, pode ter sido para mera intimidação, porém …

      Felipe, pode ter sido para mera intimidação, porém como se diz “A ocasião faz o ladrão”. Tens certeza que o portador da arma que aparece na foto que coloquei em um comentário, com pente armado e provavelmente com balas neste pente, é alguém que até por medo e falta de treinamento anti-distúrbios não poderia disparar?

      Não se coloca um policial, um soldado ou qualquer pessoa armado com uma arma automática que dispara mais de 10 balas por segundo frente a uma manifestação.

      Se o argumento que a ação deveria ser desta forma para evitar a aproximação de manifestantes, o argumento é a pior coisa que aconteceu na Lava a Jato até este momento, pois o potencial de letalidade é imenso, imagime duas rrajadas de quatro ou cinco segundos poderia levar a morte de mais de uma dezena de pessoas.

  4. Gilberto Barbosa

    6 de março de 2016 6:11 pm

    O uso de fuzil é proibida a
    O uso de fuzil é proibida a utilzação em área urbana. O exercito só autoriza seu porte em casos especiais. Portanto,  a Policia Federal errou.   Mais uma ilegalidade que deve ser apurada.  Falo com alguem que foi policial federal.  Trata-se de uma arma de longo alcance e altalmente letal. Um unico tiro pode atingir varias pessoas, pois seu projétil chega até atrevessar  placa de aço, motor de um veículo, e percorre cerca de 3 mil metros.

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 8:01 pm

      Gilberto, não possuía estas informações sobre a proibição, ….

      Gilberto, não possuía estas informações sobre a proibição, solicito que alguém das forças armadas que conheça o assunto que coloque informações sobre isto, pois se ocorre um incidente certamente sobrará no fim para as forças armadas brasileiras.

  5. Leonardo Verleun

    6 de março de 2016 6:12 pm

    Fuzis…

    Não faz sentido circo sem fuzil !

  6. mz

    6 de março de 2016 6:18 pm

    Tens toda a razão, qualquer

    Tens toda a razão, qualquer fuga de roteiro poderia ser catastrófico. Parece que querem chamar as forças armadas para dançar. Aí eu me pergunto: porque as forças armadas apoiariam os delapidadores da soberania nacional? Porque iriam contra um governo que investe no avanço tecnológico das forças armadas? Seria por conta das alterações nas pensões hereditárias? Já ouviram falar do armínio?

  7. Assis

    6 de março de 2016 6:27 pm

    E a camuflagem e botas para guerra no deserto?

    As botas com certeza são para combate em deserto.

    A camuflagem tb parece os uniformes dos EUA para o Afganistao e Iraque.

    Para que isto? Sabemos que os coxinhas são fãs dos Ameircanos… Mas, camuflagem bege no cinza de SP?

    Ridiculo o,aparato com o nosso dinheiro. Pensei que nunca ia falar isto, Que saudade do Tuma.

  8. Cristiana Castro

    6 de março de 2016 6:27 pm

    Para o caso do BruceWillis

    Para o caso do BruceWillis sair atirando pra todos os lados.

    Coisa mais ridícula. Dá a exata dimensão da imaturidade dessa turma toda. Parecem posar pra foto. Esse pessoal da lava Jato todo, juiz, promotores, PF… estão todos se sentindo num filme. Um querendo aparecer mais que o outro. Aí vai Lula, rouba a cena e estraga tudo.

    Nassif, o Estado Brasileiro sequestrou o Lula e, podiam ter levá-lo pra qq lugar. Num primeiro momento imagina-se que o levariam pra Curitiba, até pq, Bolsonaro já aguerdava com fogos de atifício mas, o fato é que não foi pra lá e, do mesmo modo que foi liberado e voltou, podi ter sido levado pra qq lugar. Não tô entendendo isso. 

    Afinal, quem tá no comando daPF, ainda é o Cardozo? Onde está o documento informando o local para onde Lula deveria ser conduzido?

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 6:37 pm

      Cara Cristiana, imaturidade é brincadeira de criança, estes …

      Cara Cristiana, imaturidade é brincadeira de criança, estes senhores estavam com armas de verdade e armas semiautomáticas isto é muito mais do que mera imaturidade, principalmente se levas em conta que uma operação deste deve ter uma coordenação, uma chefia e as armas provavelmente estão guardadas em segurança nas dependências da Polícia Federal e só devem sair de lá com ordens superiores.

      Não é um marginal que tem uma AR-15 em sua casa e sai para mostrar e intimidar os vizinhos.

    2. Neotupi

      6 de março de 2016 6:57 pm

      E o que o figurinista da TV Globo ia dizer?

      Onde já se viu não ter fuzis, metralhadoras, nem uniforme de guerra numa produção televisiva de golpe com “padrão Globo de qualidade”.

    3. Eliane Ribeiro

      6 de março de 2016 7:05 pm

      Acredito  em algo

      Acredito  em algo alem…

      Quem garante que esse avião não explodiria…

    4. Eliane Ribeiro

      6 de março de 2016 7:13 pm

      Por falar em fogos de

      Por falar em fogos de artíficio…meu marido estava trabalhando,proximo ao aeroporto de congonhas….

      Ouviu fogos e me relatou tudo armado.. ele nunca se importou com politica…mas decretou a partir de hoje faço questão de usar vermelho…

  9. rdmaestri

    6 de março de 2016 6:32 pm

    A melhor foto é esta.

    Se olharem em detalhe o policial da esquerda está inclusive com o pente de balas na arma, e não vão me dizer que estava sem balas!

    1. emerson57

      6 de março de 2016 9:10 pm

      patrocinador

      As armas e os uniformes de guerra foram gentilmente cedidos pelos patrocinadores do golpe.

      Já os salários dos artistas são pagos pelo OTINTE Otário do Contribuinte. (Morvan)

  10. Jair Fonseca

    6 de março de 2016 6:32 pm

    Armas de fogo servem para

    Armas de fogo servem para matar.

    Pois é, fizeram o sequestro de Lula sem avisar e mesmo assim o fizeram com armamento pesado, para o caso de haver protesto, afinal os petistas são terroristas perigosos…

    Mas sequestradores, ou covardes, não avisam às vítimas com antecedência. Por isso agiram antes das 6 da manhã.

  11. Neotupi

    6 de março de 2016 6:50 pm

    Uniforme de camuflagem para que?

    Os fuzis são o mais grave, mas tem outros detalhes que incomodam. Reparem nos uniformes com camuflagem. São usados apenas para operações na selva ou zonas rurais. Nunca vi serem usados em nenhuma operação da PF de busca e apreensão urbana, quando usam o uniforme preto. Para que isso? Para parecem nas fotos como se fossem soldados das FFAA?

    Nas costas estava escrito COT (Comando de Operações Táticas, se não me engano). É a tropa de elite da Polícia Federal (equivale ao BOPE no Rio ou a SWAT nos EUA) para confronto com uso da violência e troca de tiro, como nos casos de enfrentar quadrilhas do narcotráfico fortemente armadas, milícias, etc. Muito estranho.

  12. Paulo Cezar Sousa

    6 de março de 2016 6:52 pm

    Show

    Tudo para mostrar grandeza e poder, isso faz parte do show apresentado pela pf na última sexta-feira.

  13. Maria Luisa

    6 de março de 2016 6:54 pm

    Irresponsaveis

    Maestri,

    Você lembra ai que o Ministério da Justiça encontra-se sem piloto. A PF agiu de acordo com o que determinou o mandato do juiz ou foi a diretor da pf que determinou os fuzis? Isso precisa ser esclarecido. Se Ministro da Justiça forte existisse, o diretor da PF ou o juiz estariam respodendo nesse momento por mais esse ilegalidade totalmente irresponsavel.

  14. José CB ( aguardando aprovação )

    6 de março de 2016 7:12 pm

    Evidente que..

    Os fuzis no Complexo da Maré e em todas as outras favelas deste Brasil, jamais despertaram a atenção do autor.

    E nem da grande maioria dos comentaristas.

    1. emerson57

      6 de março de 2016 8:52 pm

      Sr. guerrilheiro da direita

      No caso da foto acima os agentes portam armas similares as dos bandidos do tráfico que foram combater.

      Para derrotar os apoiadores de Lula DESARMADOS as desmedidas armas da PF do bando do mouro foram insuficientes.

      -Procure a sua turma e limite-se a bater panela quando o seu chefe da Globobo ou da Óia mandar.

       

    2. Jorge Luis

      6 de março de 2016 10:09 pm

      Que comparação

      Que comparação perfeita.

      Comparar o combate a traficantes armados até os dentes com a “condução coercitiva” de um senhor de 70 anos desarmado. Parabéns!

    3. rdmaestri

      6 de março de 2016 11:03 pm

      Caro José, a polícia militar no caso os batalhões de operação ..

      Caro José, a polícia militar no caso os batalhões de operações especiais quando enfrentam traficantes com fuzis, que a Polícia Federal deveria controlar para não entrarem em nossas fronteiras, utilizam também fuzis, porém não são soldados quaisquer, são soldados de elite treinados para este fim e encontram do outro lado traficantes armados com fuzis.

      Sejamos democratas e pacifistas, mas pedir para a polícia ou mesmo o exército em operações contra bandos armados que ofereçam flores é uma verdadeira piada.

      O senhor está dizendo que as polícias militares ao enfrentar traficantes deve ir somente com balas de BORRACHA?

      O senhor deveria escrever em sites de HUMOR.

  15. Cafezá

    6 de março de 2016 7:15 pm

    Esse fato gravíssimo precisa

    Esse fato gravíssimo precisa ser apurado com a máxima urgência. O uso desse armamento de guerra não foi utilizado sem objetivo algum. Conforme observou o post:

    “As forças da polícia militar nas mais diversas ações de controle de multidões, de forma legal ou ilegal, agindo dentro ou fora da lei, JAMAIS LEVAM PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM FUZIS SEMIAUTOMÁTICOS COMO FEZ A POLÍCIA FEDERAL. Cassetetes, armas com balas de borracha, gás de efeito moral, canhões de água, ou seja, equipamentos não letais são empregados pelos policiais militares.”

    Que ordens foram dadas a esse estranho pelotão e por quem? No Brasil após a abertura política, vê-se esse tipo de armamento e farda na perseguição e combate contra narcotraficantes. Em meio a cidadãos, em pleno gozo de seus direitos civis, a presença dessas armas determina motivo de fundadas preocupações, pois consubstancia-se perigo iminente de graves consequências.

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 7:58 pm

      Caro Cafezá,

      O uso destas armas em ações policiais contra malfeitores de diversos calibres já é questionada por todos, inclusive em países europeus geralmente as polícias nem possuem estas armas e nos USA são unidades especiais treinadas e chamadas em situações especiais.

      Agora a Polícia Federal brinca com armas deste tipo, e o pior alguém (não sei se foi um procurador do MPF ou o próprio juiz Moro) que disse que a ação teria que ter esta envergadura para evitar que multidões de manifestantes impedissem a ação contra Lula.

      Estamos anestesiados a tal ponto que deixamos passar este verdadeira incitação ao crime que quem ordenou estes policiais a agirem armados com estes fuzis nos passa batido.

      Para mim é claro, há determinação expressa de alguém para criar um sério incidente e manejar rumo ao caos no Brasil.

      Imagine o cenário, mil ou dois mil manifestantes se dirigem a casa do Lula, um destes policiais que estão armados entra em pânico (as forças policiais regulares tem treinamento para que isto não ocorra) e começa a disparar contra a multidão, no mínimo alguns mortos e dezenas de feridos.

      Qual será o ato seguinte?

      Não sei, mas certamente boa coisa não pode ocorrer!

  16. Eduardo Pereira da Silva

    6 de março de 2016 7:20 pm

    ISSO TINHA QUE CORRER O MUNDO

    Maravilhosa postagem. o texto, com fotos, tinha que correr o mundo para demonstrar a realidade que está acontecendo no Brasil, onde um grupo encastelado no Paraná está atropelando o Estado Democrárico de Direito. As fotos demonstram cabalmente que se trata de operação de um estado de exceção.

     

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 7:48 pm

      Também acho!

      O potencial destrutivo que foi levado a um evento para numa possibilidade elencada pelos próprios promotores do evento, ultrapassa em muito ao empregado em governos ditatoriais quando os mesmos não estão ameaçados de cair.

      Ninguém perguntou ao MPF, ao juiz Mouro ou a própria Polícia Federal o porque seus agentes foram com armas municiadas para dispersar uma provável manifestações expontânea que poderia surgir.

      Esta é uma pergunta a ser feita, pois gostaria de ouvir a resposta.

      1. antonio francisco

        6 de março de 2016 8:02 pm

        Está num regulamento da PF

        Em eventos de qualquer natureza têm de ser discretos:

        § 2º. Os policiais federais ao portarem arma de fogo institucional ou particular, em locais onde haja aglomeração de pessoas, em virtude de evento de qualquer natureza, tais como no interior de igrejas, escolas, estádios desportivos, clubes públicos e privados, deverão fazê-lo de forma discreta, sempre que possível, visando evitar constrangimento a terceiros. 

  17. Pedro Rinck

    6 de março de 2016 7:21 pm

    Isso é improbidade administrativa.

     

    O uso ostensivo e desnecessário de armamento pesado por policiais configura improbidade administrativa.

    1. Edi Passos

      6 de março de 2016 10:48 pm

      Isso,

      no mínimo. Se for apurar bem pelo menos outra meia dúzia de ilícitos penais foram cometidos nessa midiática operação criminosa!

  18. Edmar

    6 de março de 2016 7:28 pm

    O público de direita adora

    O público de direita adora estas cenas com policiais fardados e armas. Não lembram das selfie com a PM na Avenida Paulista? Faz parte da estética do golpe.

  19. serralheiro 70

    6 de março de 2016 7:28 pm

    Ação vergonhosa.

    Deploro totalmente esta ação criminosa da Polícia Federal. Esta ação me traz vergonha de dizer que isto aconteceu aqui sustentada pelo povo que paga estes fuzis, o soldo destes paramilitares, e as balas que a eles se destinariam. Sim Rogério, ela tem mandatário, pode ser responsabilizado criminalmente, merece ser conhecido como infame . Não me conformarei com impunidade neste caso.

  20. Mariano S Silva

    6 de março de 2016 7:29 pm

    Também notei isso e parece

    Também notei isso e parece que os policiais estão usando escudos de kevlar no peito. Acho que havia a intenção de matar se houvesse revolta popular. São fuzis mais modernos que os FAL usados pela maioria das forças armadas brasileiras. Alguém, como o Junior50 que entende bastante de assuntos militares poderia comentar.

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 11:02 pm

      Paulo Silva me esclareceu acima ….

      Paulo Silva me esclareceu acima, são fuzis AUTOMÁTICOS AI2 desenvolvidos no Brasil para as forças armadas, e o pior são automáticos, ou seja disparo contínuo de alta velocidade, disparam 650 a 750 tiros por minuto a uma velocidade de 850 a 920 m/s (dados da Wikipedia) disparam balas 7,62mm a uma distância efetiva de 800m.

      Ou seja, são armas exclusivas das Forças Armadas, e se eu fosse comandante do exército tiraria estas armas destes irresponsáveis.

      1. Jorge Lima

        7 de março de 2016 3:38 am

        Errado

        A PF não usa armamentos de fabricação nacional. Os fuzis exibidos nas operações são o modelo AR-15, ou M4, fabricados pela Colt, dos EUA, ou a Bushmaster, do Canadá. O funcionamento é semi-auto, já que o Exército veda o uso de armamento de ação automática, com exceção das submetralhadoras, para as polícias.

        Nisso faz muito bem a PF, que foge do monopólio da Taurus no fornecimento de armamento às instituições policiais estaduais. Um desses fuzis, se comprado da indústria nacional, custaria uns 5 ou 6 mil dólares. Comprado no mercado internacional, não passa de U$ 1.500,00. Mas essa é uma questão da qual todo mundo foge como o Diabo da cruz.

        1. rdmaestri

          7 de março de 2016 12:39 pm

          Jorge, como disse numa das minhas intervenções não …

          Jorge, como disse numa das minhas intervenções não conheço armas, só identifico o que é um fuzil. Neste ponto como se diz, como pela mão de outros, a informação do tipo de fuzil foi repassada por um comentarista.

          O que é certo é que fuzil automático ou semiautomático a diferença de letalidade é de 100 para 10 e para mim 1 já é demais.

  21. Jorge Rebolla

    6 de março de 2016 7:41 pm

    Se perguntarem ao NEFASTO ele dirá:

    …são fuzis republicanos! Está tudo dentro da lei e da normalidade.

    No Brasil já ocorrem morticínios devido ao uso de equipamentos errados pela polícia, Eldorado dos Carajás foi um deles.

    Como a polícia federal é subordinada ao ministério da justiça quais são as instruções para operações como essas…

     

  22. Carlo Zardinni

    6 de março de 2016 8:15 pm

    Quero ver se o diabo for solto

    Quero ver se o diabo for solto na rua estes mauricinhos brincando de rambo contra os FNs do Grupo de Selva. Não dá dois minutos de combate.

    Vergonha! Indignação e Hipocrisia!

  23. Ivan de Union

    6 de março de 2016 8:22 pm

    Em resposta aa pergunta do

    Em resposta aa pergunta do titulo, a esperanca era que “alguma coisa” tipo revolta popular acontecesse.  A policia estava planejando alvejar Lula acidentalmente.

    TUDO nessa historia de “armamentos” nessas prisoes indica isso.

    1. peregrino

      6 de março de 2016 9:12 pm

      se treinam tiros certeiros até em fotos…

      de minha parte, nenhuma surpresa se acontecer

      os caras estão desafiando a corte máxima do país e seguimos acreditando que não pode acontecer

      1. peregrino

        6 de março de 2016 9:14 pm

        já tivemos 3 testes…

        o primeiro foi na abertura da Copa e o cara teve todo o tempo suficiente para estourar a cabeça de uns 10, no mínimo

      2. Ivan de Union

        6 de março de 2016 9:38 pm

        Uma vez eu tomei o pirulito

        Uma vez eu tomei o pirulito de um menino de 2 anos so de raiva e o desafiei a me tomar o pirulito de volta tambem.  So que eu nao lembrei de nao lamber o pirulito e o menino, de acordo com meu senso de sabor, estava mijado.

        Moro tambem.  Nao bastava ser jeca nao.  Tinha que ser mijado.  Como esta mijado tudo em que ele encostou.

  24. Genaro

    6 de março de 2016 8:22 pm

    Nassif;
    Não foi esta mesma pf

    Nassif;

    Não foi esta mesma pf que na semana passada lançou um manifesto que não iria se intimidar com o novo ministro da justiça?

    Pois a intenção da palhaçada que esta “policia” fez teve a clara intenção de intimidar quem não se alinha a eles.

    Desta forma entendo que o novo ministro da justiça se não tomar duras medidas para enquadrar a banda podre da pf estará prevaricando, Será um péssimo início.

    Estamos atentos.

    Genaro

  25. Andre Araujo

    6 de março de 2016 8:22 pm

    O treinamento para operações

    O treinamento para operações anti-disturbios é complexo e as policias militares tem cursos especificos para esse tipo de ação que é de natureza de treinamento militar, lembrando que as PM são força auxiliar do Exercito, que tem uma Inspetoria para Policias Militares no proprio Comando do Exercito.

    Operações desse tipo se baseiam em tatica de “”linha” onde o grupo inteiro avança ou recua em linha e nunca com

    soldados isolados. Nesse tipo de operação é fundamental a precisa ação de de ordens de COMANDO e a operação sempre em grupo tático. Soldados  isolados com fuzis automaticos é contra qualquer conceito de operação anti-disturbio.

    No caso dessa ação com policias não vi nenhuma linha e sim soldados soltos não em posição de linha.

    Tambem é de regra internacionalmente aceita por forças anti-disturbios ( Anti-RIOT Forces) u uso de armamento não letal

    em areas urbanas, notadamente balas de borracha, teasers, cassetetes, bombas de efeito moral lacrimogeneas ou gas de pimenta. Fuzis automaticos em areas urbanas só se usam em ultimo caso para enfrentar guerrilhas ou grupos com armamento pesado, entincheirados, jamais contra cidadãos comuns desarmados.

    Não é habitual encontrar manifestantes de rua com armas de fogo e neste caso do Lula pelo que se viu nenhum sequer

    apareceu armado nem sequer de faca. Se havia potencial de disturbios a PF deveria requisitar apoio da PM, que é quem tem pela regra o controle do territorio urbano dentro de seu Estado.

    Todavia, o uso de fuzis automaticos pela PF tem se manifestado em cumprimento de mandados de prisão de pessoas comuns

    sem qualquer justificativa. O FBI, como se viu no caso FIFA, cumpre mandados de prisão de pessoas comuns com policiais à paisana, sem qualquer exibição de armas porque em 99,9% dos casos não há resistencia e portanto é desnecessaria a exibição de armas. No caso do Brasil a exibição de armamento pesado é nitidamente para efeito de show com exposição a risco da população e do proprio policial. Esse é o tipico caso em que o Ministerio da Justiça deveria estavelecer REGRAS.

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 10:50 pm

      Eu vejo em filmes de TV, que não são reais mas que ….

      Eu vejo em filmes de TV, que não são reais mas que procuram reproduzir a realidade as ações do FBI contra assassinos insanos sempre com revolveres comuns, quando aperta eles chamam tropas especializadas, estes sim com equipamento pesado.

      Só posso atribuir a insistência do uso de fuzis automáticos (aprendi a pouco que não são semiautomáticos, são piores do que isto) a intensão de criar fatos trágicos para precipitar confrontos, acho que o ministério da Justiça deveria agir neste caso colocando ordem nisto, não estamos em jogos de vídeo game.

  26. peregrino

    6 de março de 2016 8:51 pm

    quem autorizou isso é um desequilibrado…

    ainda bem que o cérebro de cada um da tropa não precisou trabalhar,

    pois certamente começaria a trabalhar pelos dedos, apertando contra qualquer um que se atrevesse a protestar

    ainda bem que não aconteceu nada, mas, pode ser treinamento para quando chegar a hora de prender o Lula

    durante um comicio, por exemplo

    1. peregrino

      6 de março de 2016 8:59 pm

      é preciso levar essas coisas mais a sério…

      ninguém chega tão longe, em ousadias, desequilíbrios e intimidações, para depois recuar

      quem faz isso sempre vai mais além

      1. rdmaestri

        6 de março de 2016 10:44 pm

        Realmente, passou a hora de gracinhas, a disposição destes …

        Realmente, passou a hora de gracinhas, a disposição destes senhores não me parece nada pacífica, estão querendo um banho de sangue.

  27. Jorge Lima

    6 de março de 2016 8:59 pm

    A questão não é o fuzil, é o “look Sec. XXI”

    O fuzil é apenas um acessório.

    Quando eu estava na ACADEPOL, lá em 1993, um instrutor nos deu uma aula informal sobre o “look” policial. Nos anos 60, o traje era calça xadrex, sapato “maria mole” e a indefectível “leva tudo”. Nos anos 70, para quem trabalhava na Homicídios, a moda era terno, camisa de seda e sapato social. Usar uma “capanga” também era bem aceito.

    Já nos anos 80, fashion era jaqueta de couro, calça jeans e óculos ray-ban, modelo “aviator”. A barba era opcional, mas indicativo de entender e adaptar-se a tendência.  Esse “look” perdurou pelos anos 90. Então aconteceu o atentado às torres gêmeas, e a guerra no Afeganistão, que trouxeram ao cenário as forças especiais e seus uniformes e equipamentos cheios de “manicacas”. Pronto. Chegava as passarelas da moda policial o estilo “ninja”, eventualmente substituído pelo traje “marine estilizado”.

    Hoje, nenhum policial de respeito pode sair a rua sem uma balaclava, uma faca, um fuzil e duas pistolas. Mochilas com “waterbag” são um “must”. Dependendo do local, do horário, e da situação, escolhe-se entre um uniforme preto, ou um traje camuflado. Essa escolha é complicada, pois nem todos tem o refinamento necessário para vestir-se de acordo com a ocasião.

    Espera-se, para breve, a edição de um manual de etiqueta que esclareça as dúvidas sobre escolha de traje, equipamento e armamento, em razão do local e horário da operação, bem como do suspeito a ser buscado. 

    1. junior50

      7 de março de 2016 1:07 am

      Ótima explicação

         Cada vez mais, policiais civis, querendo se passar por militares, emular os que realmente são treinados para operações especiais.

          E meu caro, equipar-se com “waterbag” para operações em ambiente urbano conhecido,  que qualquer boteco ou padaria tem agua, é ridiculo.

      1. Jorge Lima

        7 de março de 2016 3:28 am

        Fato

        Isso tem sido fortemente ridicularizado em grupos de policiais nas redes sociais, junior50. 

        1. rdmaestri

          7 de março de 2016 12:45 pm

          Falta de profissionalismo.

          O que vejo é uma falta de profissionalismo deste pseudo-Rambos. As polícias militares tem grupos que são exaustivamente treinados para os diversos tipos de confrontos, enquanto os policiais civis e Federais tem que fazer concurso em que seus conhecimentos de leis e de português são exaustivamente testados.

          Na época que eu fazia exercícios em uma academia tinha um colega que fazia muay-tay e musculação e estudava para ser delegado (não sei se passou ou não), mas o maior desejo dele é poder portar uma arma e fazer operações especiais. Não sei se ele aguentaria um mês de treinamento numa tropa especial?

  28. paulosilva

    6 de março de 2016 9:00 pm

    Caro Rogério

    Caro Rogério Maestri,

    Parabéns! O aparato militar pesado também me chamou a atenção, achei que ninguém iria falar disso.

    Parece-me que se trata do AI2, primeiro fuzil nacional que veio para substituir o belga FAL utilizado pela PM desde os anos 60. Sendo assim, é um fuzil automático e não semi-automático, e é realmente um fuzil de assalto. Ou seja, é para arrebentar mesmo, um sturmgewehr (“fuzil de assalto”, nome escolhido por Adolf Hitler para a primeira arma deste tipo) foi concebido para combate, resistir à água, poeira, altas e baixas temperaturas e disparar rajadas de balas com precisão a grandes distâncias.

    Agora, se é a melhor estratégia para a condução de um ex-Presidente da República com o fim de colher depoimentos, só quem solicitou esta ação policial pode responder. Enquanto não tem uma justificativa, o que resta para nós, espectadores, é o espetáculo que cria no imaginário polular a imagem do animal acossado, do super criminoso sendo pego.

    1. rdmaestri

      6 de março de 2016 10:41 pm

      Caro Paulo, como o meu conhecimento em armas é nulo e …

      Caro Paulo, como o meu conhecimento em armas é nulo e dando a presunção da inocência para a PF, supus inocentemente que se tratavam de armas semiautomáticas, porém me rendo ao seu conhecimento que agrava ainda mais as minhas preocupações, pois segundo a sua descrição no caso de um deslize de um policial da Polícia Militar atacando qualquer grupo de cidadãos que fossem protestar não seria como escrevi em outro local , algumas mortes e dezenas de feridos, mas sim dezena de mortes e centenas de feridos.

      Agradeço a colaboração apesar de ter me deixado ainda mais preocupado, pois antes, como se diz, a ignorância (nestes casos) é uma benção.

  29. Ze Guimarães

    6 de março de 2016 9:18 pm

    Por que fuzis

    Por que fuzis, matam até quatro pessoas com um único tiro, se uma estiver atrás da outra em linha reta. No caso de um fuzil que esteja no modo automático, mataria muito mais ainda, tornando um pequeno pelotão, praticamente invencível, contra uma multidão gigantesca. só isto já inspira terror.

    Os fuzis tem um significado simbólico. Anunciam, que a direita usa um vale tudo, e também, que uma vez no poder, não recuariam em instalar uma ditadura, onde não teriam regras propriamente ditas.

    Ninguém sabe se os fuzis estavam realmente com munição de verdade, ou só com festim, para intimidar.

  30. Somebody

    6 de março de 2016 10:32 pm

    É que o seu pais não é mais

    É que o seu pais não é mais de vocês, ele agora é desse Moro e do seu “exército”.

  31. Fernandoc

    6 de março de 2016 10:39 pm

    Fuzil serve para metralhar,

    Fuzil serve para metralhar, deixar igual peneira. 

  32. Claudio Mesquita

    6 de março de 2016 10:47 pm

    Com esse detalhe das armas

    Com esse detalhe das armas letais fiquei ainda mais preocupado. Fico vendo o pessoal postando que tem mais é que sair na porrada, que tem partir pro confronto.

    Receio que seja exatamente isso que eles querem. A “milícia petista” como disse o merval, “exatamente como aconteceu na Venezuela”, disse. “Reagiram com violência para defender seu líder corrupto”

    Realmente precisa ter estômago para ler o merval e o noblat. Mas quer gostemos ou não, eles é que estão conduzindo a narrativa. Todos os jornais, TVs, revistas e rádio do país reforçam essa narrativa.

    Tudo o que a gente não precisa agora é uma guerra civil. Lula seria um irresponsável se instigasse o confronto. 

    Fico vendo gente convocando a militância para confrontar os coxinhas na manifestação do dia 13, “vamo furar o pixuleco mermo aí”. Acho isso uma temeridade. Isso afasta as pessoas. Eu não vou a um evento se muito provavelmente vai rolar confusão e pancadaria. A gente não pode protestar contra a violência sendo violento.

    Tem que ficar ligado porque nas manifestações vai ter gente infiltrada, talvez até os blc blocs venham nos brindar com sua presença. Sei lá, de repente é só paranóia.

    1. rdmaestri

      7 de março de 2016 12:35 pm

      Cláudio, não é sua paranoia, é algo que pode ocorrer ….

      Cláudio, não é sua paranoia, é algo que pode ocorrer principalmente para tentar colocar as Forças Armadas na jogada.

      Porém no meu julgamento na manifestação do dia 13 não seria atos contra o Pichuleco ou outros símbolos que definirão se haverá ou não violência. Agentes infiltrados não atuam em situações que podem comprometer a sua segurança, se houver algo será exatamente como citaste na Venezuela, provocadores do tipo franco atiradores atirando contra a população no dia 13 para atribuir a culpa ao governo federal.

      Eu recomendaria aos manifestantes de qualquer tendência que não levassem crianças em QUALQUER manifestação, pois o problema principal não são os tiros, que se houverem serão isolados e a forças públicas terão condição de reprimí-los, lembrem-se que a responsabilidade de manutenção da ordem é dos governos estaduais e os comandantes das forças policiais estaduais não estarão dispostos a ter este mico nas suas carreiras.

      Mas voltando ao início do parágrafo, o grande problema em manifestações como esta é a presença de crianças, pois elementos infiltrados podem causar corre-corre durante uma manifestação e crianças são seriamente machucadas neste caso.

  33. Carlos Lopes

    6 de março de 2016 11:32 pm

    Normal

    Normal os fuzis, toda polícia do mundo usa. A Polícia Federal só cumpriu o mandado judicial 

    1. rdmaestri

      7 de março de 2016 12:18 pm

      Caro amigo Carlos Lopes, a tua afirmação não está correta.

      Caro amigo Carlos Lopes, a tua afirmação não está correta.

      Nenhuma polícia do mundo civilizado, estou dizendo NENHUMA utiliza este equipamento para o tipo de ação que foi executada muito menos com o objetivo de conter multidões.

      Deixo claro a minha preocupação, a Polícia Federal quando faz o controle de fronteiras, ou a repressão a extração ilegal de madeira na amazônia, ou a prisão de grandes traficantes encastelados em verdadeiras fortalezas e em outros casos do gênero tem o direito e obrigação para manter a segurança de seus quadros de se armar com armas letais tão poderosas quanto ao fuzil em questão, porém JAMAIS ela deve entrar no meio de uma cidade para prender um cidadão que todos sabem que não utiliza armas nem mesmo para evitar tumultos expontâneos que grupos pró ou contra o Presidente Lula poderiam fazer.

      Este é o ponto básico, a total e completa IRRESPONSABILIDADE que a chefia desta força tarefa fez ao utilizar uma arma com tal poder letal como um fuzil.

      Repito mais uma vez, quando policiais vão armados com fuzis a ações eles só poderão resistir a qualquer confronto com grupos desarmados com estas armas. As polícias militares do nosso país, que praticamente toda a população reclama da sua truculência, quando não ela não está defendendo o SEU DIREITO, (este é o cinismo do povo Brasileiro, contra os outros a polícia militar pode e deve fazer qualquer coisa, porém quando esta coisa é contra o cidadão que reclama mais dureza dos policiais militares, os direitos do reclamante devem ser respeitados, pura hipocrisia) vai de encontra a centenas, milhares ou a quase milhões de manifestantes somente co armas não letais.

      Em resumo, o mandado judicial nunca diz qual o armamento que deve ser utilizado, a lei é claríssima neste ponto, o cumprimento de mandados deve ser com violência proporcional a resistência de quem é citado, e pelo que eu saiba o Presidente Lula não é um contrabandista de drogas!

  34. Jorge Fernandes

    6 de março de 2016 11:50 pm

    Bando

    de canalhas covardes.

     

    Ir atras do helicoptero com 1/2 tonelada de pasta de coca, esses calhordas não foram

  35. Álvaro Noites

    7 de março de 2016 12:08 am

    O governo nada faz à
    O governo nada faz à respeito, deixa tudo como está. Por que não demite o diretor Daielo e manda alguns delegados para patrulhar fronteira na Amazônia ou para ficar perto de garimpo?

    Parece tão simples, entretanto, a CasaGrande não quer que o Novo ministro da Justiça assuma, não é a toa que a tal juíza impediria posse do mesmo.

    Aliás pasmem, juízes de primeira instância moderam o governo.

  36. Carlos França

    7 de março de 2016 1:55 am

    Quanto custa um fuzil desses?

    Eu gostaria muito de saber o valor de um fuzil desses.

    E também quanto custou essa operação, detalhadamente. Diárias, transporte, etc. Se incluiram ou cancelaram o

    vôo Sáo Paulo – Curitiba. Quem autoriza esses gastos? O valor deve estar próximo ao de um sítio no interior de

    São Paulo.

     

    1. rdmaestri

      7 de março de 2016 12:01 pm

      Caro Carlos, o preço do fuzil não me preocupa muito, porém …

      Caro Carlos, o preço do fuzil não me preocupa muito, porém o preço de uma bala destas atingindo um inocente custa o que não tem valor, a vida de um homem.

  37. junior50

    7 de março de 2016 2:12 am

    O porque dos fuzis e do circo

       Todas estas ações que estamos vendo no Brasil, não apenas esta,  nem mesmo restritas a “lava jato”, nas quais policiais civis, em grande numero, não apenas fortemente armados , mas tambem equipados militarmente ( suspensórios waf *, balaclavas**, waterbags, facas k-bar etc.., coletes nivel stanag 2 ), não tem em seu escopo original, doutrinario, um requisito ou necessidade operacional, o objetivo principal deste “circo” – aliás muito caro – é psicológico, demonstrar publicamente o “poder do Estado”, não contra o objetivo do mandato, mas que os demais ( o cidadão comum ) ao verem esta operação pela midia de massa, sintam-se “seguros”, e em contraparte, não tenham quaisquer veleidades de “revolucionarem-se”, uma vez que o Estado, mostrou meios para conte-los.

        O aspecto da “vaidade”, da crença de possuir poder discricionário, reconhecidamente é parte da personalidade, tanto do JF CTBA, como dos procuradores a ele adidos, portanto ao requisitar a PF, a utilização do COT para suas diligências, ele e os seus, demonstram PODER, e alem disto, é claro – por organograma e relação de hierarquia – um link bem compromissado entre o JF/CTBA e a Direção da PF/BSB, uma vez que o COT/PF, tem seu acionamento somente com a autorização BSB, o DGDPF.

        Exibição ostensiva de armas/equipamentos :  Sem me comprometer , apenas intuir, palpitar, que tais procedimentos, são originarios após 2011, recrudescendo no decorrer dos anos, e fruto doutrinário, de cursos levados a efeito em instituiçoes internacionais, efetivados para a preparação da Copa/2014, relativos a RIOT/SO ( Controle de multidões e operações acessórias ou subsequentes ), nas quais um dos aspectos mais relevantes, é a exibição ostensiva de Poder, tanto de fogo como psicológico – o ser humano, em sua maioria é muito “visual”, e faz a “gestalt” com base neste sentido.

         Quem quiser, ou tiver interesse, de como um lado vê estas operações, a doutrina, consultem : http://www.coedat.nato.int

        * suspensórios “waf ” : water, ammunition and food

        ** “balaclava” : No caso, o COT não te-la utilizado é falha de doutrina, quiseram “aparecer”, serem vistos, filmados, ou como se diz : virarem alvo, corromperão o grupo tático, humanizaram-se – é chato, inconveniente, usar a balaclava, mas ela agrupa, desinvidualiza os participantes da ação, lhe protege de identificação posterior, foram “palhaços”, em uma instituição séria, disciplinada – militar não civil – seriam desligados do “Grupo de Ações Táticas”, apareceram, foram manchete.

    1. anac

      7 de março de 2016 8:10 am

      Policia fascista e nazista

      Policia fascista e nazista tão somente.

  38. era republicana

    7 de março de 2016 2:24 am

    uniformes, pareciam 

    uniformes, pareciam  guerrilheiros…

    parecia filme de guerra na selva da cidade…

    mas na verdade era uma produção em conluio com os noticiários da globo…

  39. BetoPettinato

    7 de março de 2016 5:10 pm

    Só faltou o óculos infravermelho

    É o efeito “Tempestade no Deserto” e combate ao EI com que Hollywood e o Grande Irmão do norte faz a cabeça dos midiotas colonizados. E que esses delegados, juizinhos e promotores decorebas adoram emular.

    Ainda mais quando o Tio Sam supervisiona tão de perto a operação. Todo mundo quer fazer méritos. Vai que ganham uma bolsa-cargo na ONU.

  40. Sergio S.

    9 de março de 2016 10:49 pm

    Parabéns ao autor!
    É

    Parabéns ao autor!

    É importante conseguir ver que montaram uma operação, passando por cima da lei, das regras e de todos os procedimentos, com o claro objetivo de passar para o grande o público a imagem de que Lula é um bandido. O fim justificou estes meios, pois é assim que eles trabalham o inconsciente coletivo, assim constroem um senso comum que vai ao encontro dos seus objetivos mais escusos.

Recomendados para você

Recomendados