5 de junho de 2026

Je suis Ana Luiza, um texto imperdível de José Maria Caldas

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Enviado por Ion de Andrade

Dilma, cuidar dessa moça é responsabilidade do Brasil (o comentário é meu).

Era só o que faltava!

Por José Maria Caldas

Eu tenho 61 anos de idade, a fazer em setembro próximo, 35 anos de formado em Medicina, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e 3 filhos médicos. Sou filho único de um alfaiate com uma cabeleireira lá de Mossoró, a segunda cidade desse Estado. Uma família pobre, humilde, mas trabalhadora e digna.

Quando vim para Natal, em 1974, para estudar Medicina, fui morar na Residência Universitária, porque não tinha como residir em pensionatos pagos e nem nas casas dos familiares, irmãos e irmãs do meu pai, igualmente humildes, modestos, mas trabalhadores e dignos, tanto que geraram primos maravilhosos, também humildes, trabalhadores e dignos, e até uma futura médica, aprovada este ano na UFRN, filha de um dos meus primos.

Pois bem. Na Residência Universitária, no Diretório Acadêmico do Centro de Ciências da Saúde e no Diretório Central de Estudantes modelei minha formação política, reconhecidamente de esquerda, o que me ajudou fundamentalmente em todo o meu caminhar através de todos estes anos. Eram tempos ainda de chumbo. Lutas e momentos inesquecíveis. De derrotas e de vitórias. Essenciais ao correr da vida. Ajudei a fundar o PT, vendi seu primeiro jornal, “Em Tempo”, e também ajudei a fundar a CUT, sendo seu secretário da primeira diretoria em Mossoró (quando para lá retornei). Muitos dos companheiros daquela época hoje continuam companheiros, amigos ou simplesmente colegas, grande profissionais. Vários deles foram e ainda são atores políticos. Prefeitos, deputados, secretários, assessores, etc.
Depois, ao retornar para Mossoró, em setembro de 1980, como pediatra e médico do trabalho da Petrobras, continuei minha militância política e na Saúde, sendo secretário e presidente da Associação Médica de lá, conselheiro do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina do RN, diretor da Unimed e por fim secretário de Saúde de Mossoró e depois de Areia Branca, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN, tendo ainda assessorado algumas secretarias municipais de Saúde.

Por força do destino, voltei para Natal para assumir a Coordenadoria de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, convocado pelo secretário de Saúde da época (2003), médico Ivis Bezerra, meu ex-professor de Ginecologia e Obstetrícia, quando estudei Medicina, um dos ícones da Saúde Pública desse Estado. De lá fui para a Direção Técnica do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, em 2004, por determinação do próprio secretário Ivis Bezerra, até 2006, ao lado do pediatra Eli Aguiar do Nascimento, como Diretor Geral, outro grande militante da Saúde Pública do RN, tendo sido secretário de Saúde de Parnamirim.

Hoje exerço apenas a pediatria e a docência de Medicina em uma universidade privada de Natal, cujo curso também ajudei a ser criado, ao lado de companheiros e colegas valorosos. Atividades que muito me honram.

Fiz este depoimento para afirmar que ao longo de todo esse tempo passado, no exercício de tantas atividades, NUNCA vi o que vejo agora ter acontecido com a estudante de Medicina ANA LUIZA LIMA.

Fui aluno de extraordinários e verdadeiros mestres, muitos de ideologia política contrária a minha. Muitos de origem pobre, humilde, filhos de pais semelhantes aos familiares de Ana Luiza, cujas trajetórias profissionais, docentes e pessoais dignificaram e projetaram ao sucesso a UFRN e a Medicina do Rio Grande do Norte.

Lidei, como ativista político partidário e nas lutas do setor Saúde, com dezenas, centenas de contrários. Nós todos debatendo idéias e defendendo as nossas posições e preferências políticas, mas sempre com respeito, ética, reconhecimento, dignidade, posturas civilizadas, mesmo quando alguns excessos eram cometidos pelas partes, excessos permitidos pelo próprio código das relações humanas e tidos como não deletérios à dignidade e à reputação das pessoas.

Alguns já se foram e nos deixaram saudades. Muitos de nós continuamos em plena atividade por aqui e nos permitimos conversar civilizadamente, até em rodas de bar, eventos festivos ou em encontros casuais pelas esquinas da vida. Num debate de contrários, onde às vezes não faltam, naturalmente, ânimos exaltados, mas sem agressões à dignidade e à reputação. Estas jamais terão espaço. NUNCA.

Era só o que faltava agora, nestes tempos medonhos em que a intolerância em todas as suas nefastas dimensões mostra seus dentes sanguinários, um punhado de médicos e de estudantes de Medicina colegas de Ana Luiza terem vomitado seus ódios sobre ela, simplesmente porque não aceitaram ela ter expressado a sua consciência, ter exercido os seus direitos individuais e de livre manifestação, garantidos pelo Art, 5º da Constituição Federal do Brasil.

Através de comentários postados no facebook de Ana Luiza, os agressores além de terem lhe achincalhado a honra e dignidade, ainda lhe fizeram ameaças veladas, o que tipificam crimes previstos na legislação brasileira, conforme podemos constatar, com repugnância, trechos do que foi dito à acadêmica Ana Luiza:

” Fui atacada em minha página pessoal brutalmente por MÉDICOS E FUTUROS MÉDICOS, além de outras pessoas. O machismo e a elite mostraram sua cara. Fui chamada de vadia, de MÉDICA VAGABUNDA DE POBRE, ignorante, não merecedora de cursar medicina. Me foi dito que iam fazer de TUDO pra que eu não conseguisse emprego depois de formada. De que eu não sabia com QUEM estava lidando. Que eu merecia LEVAR UMA SURRA pra aprender a deixar de ser corrupta. Me mandaram CALAR MINHA BOCA NOJENTA DE POBRE E DE VADIA.”

Isso tem um nome. Aliás, vários nomes com o mesmo significado: Isso é safadeza, desfaçatez, indecência, patifaria, molecagem, imoralidade, gangsterismo. Isto é FASCISMO puro, a versão moderna, requintada e pavorosa da ‘Casa Grande & Senzala’. Isso é crime previsto na legislação penal e médica brasileiras.

Este acontecimento vergonhoso espalhou-se em todo o País. Vários blogs, colunas e jornalistas estão a comentar esta imundície praticada pelos que nunca aceitaram a Democracia, o Estado de Direito, os avanços populares, a inclusão social dos despossuídos e melhorias das condições gerais de vida da população brasileira. Por isso são FASCISTAS.

Diante desta flagrante e pavorosa ação criminosa faz-se urgente a ação do Ministério Púbico, do Poder Judiciário e do Conselho Regional de Medicina para que investiguem os fatos e punam os responsáveis. Tudo em defesa do Estado de Direito Democrático e da Constituição Federal do Brasil.

E você, ANA LUIZA LIMA, que eu não conheço pessoalmente, mas o suficiente já para te admirar profundamente, quero te dizer que estou imensamente orgulhoso por tudo que fizestes. Permaneça de cabeça erguida, cada vez mais, pois você conta com o apoio não só de milhares de médicos e médicas e estudantes de Medicina, mas por milhões de brasileiros e brasileiras espalhadas por este imenso e maravilhoso País, pessoas que com certeza vão passar, um dia, pelas tuas mãos, pelas mãos dedicadas e eficientes da médica ANA LUIZA LIMA.
Um beijo no coração.

JE SUIS ANA LUIZA!

Ion de Andrade

Médico, epidemiologista e pediatra, professor universitário e militante do SUS e dos movimentos urbanos.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

19 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alexey

    13 de agosto de 2015 6:44 pm

    Unidos na luta contra os fascistas, nazistas, e toda sorte de se
    Me sinto completamente representado pelo seu manifesto amigo José Maria Caldas.
    Estaremos sempre unidos na luta contra os fascistas, nazistas, e toda sorte de seres repugnantes!
     

  2. paulo ramos

    15 de agosto de 2015 5:21 pm

    texto de jose maria caldas

    você me representa DR ana luiza.

  3. José Medeiros

    15 de agosto de 2015 5:29 pm

    Vejam também edte post e os comentários
    Vejam também este post
    http://tijolaco.com.br/blog/?p=28883
    e os comentários

  4. JB Costa

    15 de agosto de 2015 5:38 pm

    Sem palavras. Cada sinal de

    Sem palavras. Cada sinal de pontuação, cada letra, cada palavra, cada frase, cada período…..tudo poderia ser meu. 

    Assim como a indignação e a perplexidade de vivermos numa sociedade onde escrotos e escrotões ainda term vez. 

     

  5. Meire

    15 de agosto de 2015 5:47 pm

    Parabéns Ana Luíza Lima por

    Parabéns Ana Luíza Lima por defender a democracia! 

    E como disse Maria Júlia Coutinho ao ser agredida pelos corruptos nazistas, e que por sinal anda sumida:

    Enquanto os cachorros ladram a caravana passa!

  6. Malú

    15 de agosto de 2015 5:54 pm

    Força e fé Ana Luiza, eles

    Força e fé Ana Luiza, eles passarão,  você passarinho.

  7. Ricardo sousa

    15 de agosto de 2015 6:02 pm

    Um texto tecnicamente emicionante

    Só vou dizer uma coisa . Chorei no final . Parabéns pela lucidez e pela voz do coração .

  8. Marcos Tulio

    15 de agosto de 2015 6:45 pm

    Está caindo a máscara dessa elite coronelista

    Parabéns Dr José Maria. Suas palavras me deixou emocionado. Como fico triste com essa gentinha 

  9. João Maria Fernandes de Sousa

    15 de agosto de 2015 7:13 pm

    O sonho

    de 98 entre cada 100 “acadêmicos” de Medicina hoje em dia é pegar o canudo, se possível fugindo da fase onde têm que praticar a medicina básica nas UPAs ou emergências (onde teriam que ter contato com pobres e desvalidos… arghhhhhh…), e abrir uma clínica chique (onde na ante-sala não pode faltar a veja e a caras pra “elevar’ o nível cultural da clientela) onde ai sim irão atender o público de sua preferência.

    Os cursos de Medicina no Brasil já deixaram de ser há muito tempo um lugar onde se encontra uma maioria de pessoas com índole humanitária e de solidariedade, viraram um fábrica do que há de mais horrendo no gênero humano: o mercenário, com título de “doutor” ou “dotora” que dá bananas para o sofrimento alheio e só olha para o próprio umbigo ou para os que são “gente do bem”.

    Dai essas agressões a pessoas como Ana Luíza.

    O nazi-fascismo só vai recuar quando se mostrar uma reação efetiva (processos, interpelações na justiça, etc) e também ser denunciado para a opinião pública por nós, não devemos esperar que mídia faça esse papel pois é ela que anda alimentando esse tipo de coisa.

  10. Anarquista Lúcida

    15 de agosto de 2015 7:14 pm

    Depoimentos como o desse post sao necessários

    Para a gente sentir concretamente que a barbárie pode se espalhar, mas nao abrange todos.

  11. Gersão

    15 de agosto de 2015 8:31 pm

    Enfrentando as feras

    Vou prestar um depoimento que corrobora com o texto de José Maria Caldas. Tive um câncer há pouco mais de um ano, descoberto ainda a tempo. além dele, ainda sou diabético e há dez anos passei por uma revascularização (sou safenado). Falei sobre tudo isto para que entendam o que vem a seguir. Vou a muitos médicos, cada um em sua especialidade. Cardiologista, nefrologista, endocrinologista, proctologista, oncologista e cirurgião geral. Fico impressionado como todas as vezes que entro em algum destes consultórios, ou no inicio da consulta ou no fim sou obrigado a ouvir a pergunta afirmativa do médico que irá me atender ou já me atendeu: “e o Brasil, vai mal né? Estamos perdidos com este governo”. E seguem por esta cantilena. Nas primeiras vezes dei um sorriso amarelo e não respondi nada, agora deixei de colocar o rabo entre as pernas e saí em defesa do governo que eles querem atacar, pois são todos desta classe média que quer derrubar o governo custe o que custar e além do mais não aceitam a vinda dos médicos cubanos, para eles uma afronta. Torceram os seus narizes refinados para mim, e tomaram para si o sorriso amarelo que eu os dava. Não sei o que foi que os levou a destratarem a menina Ana Luiza, pois não sabia do caso até ler o presente artigo, mas imagino que mesmo não sendo por um motivo político partidário, apesar de achar que pode ter sido, sei que quem age desta forma faz parte daquele bando de bandidos de jaleco que foi aos aeroportos, quando da chegada dos primeiros médicos de Cuba, para destratá-los, achincalhando-os e até agredindo com pontapés as divisórias de vidro blindado que separavam os médicos que chegavam nos aeroportos dos seus “colegas” brasileiros. Eu vi pela tv isto acontecer, salvo engano no aeroporto de Fortaleza. Infelizmente José Maria, aqueles que tiveram a oportunidade de estudar e se formar em um curso universitário neste país, em sua grande maioria, são reacionários, conservadores e lutam para terem todos os proveitos que a sua profissão possa lhes dar, não pensando na população do seu país. Fecham-se em copas para usufruírem de tudo o que as Universidades, a maioria delas, públicas, deram a eles gratuitamente e para tanto, mostram a sua face nazi-fascista quando se sentem ameaçados ou ameaçada a sua posição conservadora e reacionária. Parabéns a Ana Luíza Lima por não esmorecer e a você por enfrentar de frente os seus pares na profissão. 

    1. aliancaliberal

      15 de agosto de 2015 9:01 pm

      Se tratou na rede publica ou

      Se tratou na rede publica ou por convênio?

       

    2. Flavio Martinho

      15 de agosto de 2015 11:08 pm

      Eu também sou testemunha de

      Eu também sou testemunha de que isso ocorre. Vou direto  a médicos. É uma raça maltratada, levam uma vida de cão com plantões massacrantes mas se acham o dono da cocada. Acham que são elite e precisam defender aqueles que têm grana e que são os donos do poder. São lamentáveis porque a maioria veio do miserê e passou pelo mesmo que passou o autor do artigo. Mas como têm carro novo, apartamento razoável, se acham. Seria interessante que a polícia desse uma vasculhada nos crms porque a corrupção e o crime/comércio da medicina e lambuja remédios/laboratório  grassam. Igual a CBF. 

  12. gmello

    16 de agosto de 2015 12:09 am

    Je suis Ana Luiza

    Sou professor da Escola Paulista de Medicina e a Ana Luiza me representa. Também o José Maria Caldas.

  13. rdmaestri

    16 de agosto de 2015 12:15 am

    Os médicos não entenderam que o governo Dilma estabeleceu ….

    Os médicos não entenderam que o governo Dilma estabeleceu para a classe médica uma espécie de piso salarial alto em relação a outras categorias.

    Se houvesse um programa mais Engenheiros para todos em que o governo federal pagasse a mesma bolsa para que prefeituras do interior que não tem engenheiros para projetar loteamentos populares, redes de água e esgoto, estações de tratamento, escolas, estradas etc. talvez o retorno a longo prazo até seria melhor em saúde pública, pois estes engenheiros com verbas das prefeituras, mutirões e financiamento Federal poderiam melhorar definitivamente as condições de vida da população das cidades e dos campos.

    O mais interessante de tudo que não precisaríamos de importar engenheiros e se internaria melhores a boa construção e a técnica no Brasil, permitindo o saneamento e o aumento da produtividade no nosso interior.

  14. Islandes

    16 de agosto de 2015 1:43 am

    Meu chapa vou te dizer uma

    Meu chapa vou te dizer uma coisa, foi só o PT fazer com que esse país se tornassem um pouco menos desigual e menos exclusivistas que essa cambada mostrou sua verdadeira face mostruosa, cínica e extremamente hipócrita, e muitos deles são religiosos praticantes….cara….eu não sei se isso é próprio da essência do brasileiro ou o quê, só sei que é desanimador ter tanta gente mesquinha e de coração tão pequeno.

    Depois que essa gente começou a ver pobre em universidade, nos aeroporto e compartilhando o espaço do trânsito com seus carros populares, esse povo ficou doente de ódio.

  15. Marcos Jose Burle de Aguiar

    16 de agosto de 2015 3:36 am

    Je suis également Ana Maria

    Como médico e Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG me sinto obrigado a experssar minha solidariedade a Ana Maria

    Também cresci na ditdura militar, fui cassado pelo decreto lei 477/69 e depois preso, torturado e absolvido. Mas nunca fui, mesmo nos anos da ditadura, perseguido pelos meus colegas médIcos. Ao contrário muitos me apoiaram e até puseram sua liberdade em risco, mesmo discordando de minhas idéias. A Solidariedade humana sempre foi até recentemente uma característica dos médicos.

    É preciso repensar quando setores consideráveis de uma categoria que em primeiro lugar deve respeitar a vida e tem acesso aos segredos mais íntimos das pessoas, resolve não apenas discordar, mas perseguir, maltratar destruir uma colega pelo simples fato de externar sua opinião e seu agradecimento a pessoas que ela acredita terem tido um papel importante em sua vida.

    JE SUIS ÉGALEMENT ANA MARIA.

    Ana Maria, aceite minha solidariedade!

    Marcos Aguiar

  16. das potocas

    16 de agosto de 2015 5:48 am

    Gostaria de ter lido algo

    Gostaria de ter lido algo semelhante quando a turma petista estava desgraçando com Marina

  17. serralheiro 70

    16 de agosto de 2015 10:00 am

    Viva Luíza

    Vida longa para esta jovem que da um rosto de esperança e humanidade para o futuro médico brasileiro. Você é o contraponto indispensável para coxinhas médicos e CRM sem noção.

Recomendados para você

Recomendados