Uma boa parte dos municípios brasileiros não conseguiu atender as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para oferecer atendimento pré-natal adequado a gestantes pelo SUS ao longo do último quadrimestre de 2021.
Segundo informações são do Sisab (Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica), mais de 3.600 cidades não atenderam os requisitos mínimos estabelecidos pelo programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.
Reportagem do jornal Folha de São Paulo destaca que 65% das cidades não atenderam a meta que prevê que ao menos 60% das gestantes passem por seis consultas, sendo que a primeira deve ocorrer até a 20ª semana de gravidez.
Ao mesmo tempo, 52% das cidades não atenderam a meta de testagem das gestantes para HIV e sífilis, e 63% não ofereceram atendimento odontológico para 6 em cada 10 grávidas.
Outra meta não alcançada envolve a realização de teste citopatológico, conhecido como Papanicolau: 93% dos municípios não ofereceram o serviço para 40% das mulheres com idade de 25 a 64 anos.
Leia Também
Covid-19: aspectos éticos e assistenciais para a volta à normalidade, por Ion de Andrade
Covid foi mais letal em cidades bolsonaristas, segundo estudo
Deixe um comentário