10 de junho de 2026

Nova variante de Covid no Reino Unido mistura Ômicron com cepa anterior

A XE, uma nova variante do vírus, foi identificada no Reino Unido, mistura cepas anteriores e contagiou 637 pessoas
Foto: Fusion Medical Animation on Unsplash

Uma nova variante do SARS-CoV-2 foi identificada no Reino Unido, país que enfrenta um novo aumento nas hospitalizações por Covid-19.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Chamada de XE, a variante foi encontrada em 637 pessoas no Reino Unido, segundo dados da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, que indica ainda não haver informações suficientes sobre a transmissibilidade ou gravidade da nova cepa.

Tampouco há informações suficientes sobre o nível de proteção as vacinas hoje aplicadas contra a Covid-19 nesta variante.

“Este recombinante em particular, XE, mostrou uma taxa de crescimento variável e ainda não podemos confirmar se ele tem uma verdadeira vantagem de crescimento. Até agora, não há evidências suficientes para tirar conclusões sobre transmissibilidade, gravidade ou eficácia da vacina”, disse a médica chefe da Agência, Susan Hopkins.

Apesar disso, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido divulgou um estudo que mostra que a XE tem uma potencial transmissibilidade do que as variantes anteriores.

O documento mostra uma taxa de crescimento de 9,8% dos contágios por essa cepa de Covid-19 em comparação à BA.2.

Segundo os investigadores locais, a XE é uma recombinação da Ômicron, já considerada altamente infecciosa, com a variante BA.2.

Com informações da agência CNBC.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados