21 de maio de 2026

Motociata de Bolsonaro em São Paulo encolhe quase pela metade em relação ao ano passado

Senador Humberto Costa debochou do número oficial: "maior motociata do mundo, só que não"
Bolsonaro durante motociata em São Paulo, no feriado de Páscoa, em 2022
Bolsonaro durante motociata em São Paulo em 2022

A motociata que Jair Bolsonaro promoveu no feriado de 15 de abril de 2022, em São Paulo, reuniu quase metade do público que compareceu ao ato convocado pelo extremista de direita em 2021, quando o País ainda uma grande onda de casos e mortes por Covid-19.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Segundo dados do sistema de monitoramento de pedágios, 3,7 mil motos participaram do percurso com Bolsonaro na capital paulista. Em 2021, o número era maior: foram 6,6 mil motos.

Os dados oficiais foram revelados pela Folha de S. Paulo e confirmados pelo Estadão. A motociata começou por volta das 10 horas de sexta (15) e, segundo a Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo, por volta das 13 horas, a Rodovia dos Bandeirantes já estava completamente livre de trânsito.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, escreveu em suas redes sociais que foi a “maior motociata do mundo”, embora os dados mostrem que sequer superou a motociata de 2021.

No Twitter, o senador Humberto Costa (PT-PE) debochou da situação: “A maior motociata do mundo, eles disseram. Só que não, mesmo. Os bolsonaristas são cada vez menos.”

O encolhimento da motociata acontece em ano eleitoral, quando Jair Bolsonaro tenta disputar a reeleição ostentando uma alta rejeição nas pesquisas de opinião. Ele perderia a eleição para Lula, que é o franco favorito, e para todos os outros candidatos. O melhor cenário para Bolsonaro seria disputar a eleição com João Doria, que também bate recorde de rejeição.

A vereadora do PSOL em São Paulo, Erika Hilton, acionou o Ministério Público cobrando investigação sobre os gastos de dinheiro público na motociata de Bolsonaro.

Leia mais:

Motociata termina em palanque e Bolsonaro ataca WhatsApp e TSE

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados