4 de junho de 2026

Mais de 1,6 mil lojas de armas foram abertas no governo Bolsonaro

País contabilizava mais de 3,2 mil registros ativos de empresas autorizadas a vender armas ao final do governo anterior
Foto: Jay Rembert via Unsplash

Mais de 1,6 mil empresas voltadas para a venda de armas e munição foram abertas no Brasil ao longo do governo de Jair Bolsonaro (PL), sendo que 605 estabelecimentos foram abertos apenas em 2022.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Os dados são do Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), mantido pelo Exército Brasileiro e divulgado pelo site Metropoles.

Ao final do ano passado, 3.209 empresas tinham autorização do Exército brasileiro para venderem tais produtos, mas os militares afirmaram não ter dados exatos sobre quantos estabelecidos estavam funcionando em anos anteriores.

A política armamentista de Bolsonaro ampliou o acesso ao armamento, chegando a 60 armas e 180 mil munições – em anos anteriores, a quantidade era restrita a 16 armas e 60 mil munições.

Além disso, o governo anterior facilitou o acesso de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) a armamento antes restrito ao uso das Forças Armadas, como fuzis.

Vale lembrar que o Exército é responsável pelo controle do comércio. Assim, os comerciantes não só precisam da autorização prévia das Forças como comprovar idoneidade por meio da apresentação de antecedentes criminais.

Saiba Mais

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AMBAR

    19 de fevereiro de 2023 5:03 pm

    Agora é fechar as lojinhas.

Recomendados para você

Recomendados