4 de junho de 2026

Dilma no Jornal Nacional, por Rogério Faria

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A entrevista começa com o aviso: no fim, o entrevistado tem 1,5 minuto para falar dos projetos prioritários. Quer dizer que o que vai se falar antes não tem importância? William Bonner e Patrícia Poeta estavam armados pra briga, assim como Dilma.

Dilma no Jornal Nacional mostra que Bonner talvez tenha que fazer treinamento com a Fátima Bernardes para receber convidados. Começa chamando a presidenta de candidata, intencionalmente deselegante. Perguntas longas, já com suas próprias respostas, nada objetivas, com interpretações irônicas da resposta da Presidenta. Aí quer que ela responda “sim” ou “não”.

Bonner começa chamando todo o governo petista de corrupto e pergunta por que Dilma não contrata gente honesta! É brincadeira? Isso está no currículo? E quer uma resposta rápida, de modo que ela aceite a premissa: o PT compactua com a corrupção. Ela, então, defendeu-se argumentando o fortalecimento da Polícia Federal, criação da Controladoria Geral da União, a Lei de Acesso à Informação, a isonomia da escolha do chefe do Ministério Público Federal. Também lembrou que muitos escândalos da mídia, não foram confirmados pelas investigações.

Daí a saia justa do Mensalão: Se Dilma discorda da decisão, assim como o partido. Claro que ela se esquivou da resposta. Respeita a autonomia do Judiciário.

Sobre saúde, Patrícia Poeta quer saber como que em 12 anos de PT não temos a melhor saúde do mundo. Alguém tem a receita? Não era possível ter tema mais amplo, mas Dilma tem que responder em um tweet. Menciona Mais Médicos, SAMU e… chega. Próxima pergunta.

O âncora do maior jornal do país faz então um questionamento de mais de um minuto, criticando toda a política econômica do governo, inflação, crescimento, e Dilma tem que se virar nos 30 pra explicar crise internacional e pessimismo da oposição local. Aqui lembrou a manutenção do baixo desemprego, a inflação se arrefecendo e dados indicando a economia voltando a se aquecer.

Mais uma vez, uma perda de tempo, apenas para as torcidas organizadas gritarem seus “gols”! Os petistas vão achar que Dilma deu uma surra. O antipestistas que ela levou a surra. Acompanhe as manchetes.

Talvez Bonner devesse entrevistar Dilma pelo Twitter: 140 caracteres pra cada. Conseguiriam ser mais objetivos, profundos e abranger mais temas.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

159 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mário Mendonça

    19 de agosto de 2014 12:25 pm

    Nassif
    A pergunta é: porque

    Nassif

    A pergunta é: porque ela tem que se submeter a este “interrogatório”?

    Este pasquim esta com 20% de audiencia; acho que deveria evitar….

    1. aliancaliberal

      19 de agosto de 2014 12:37 pm

      Ninguém obrigou ela

      Ninguém obrigou ela ir.

      Ficaria estranho um cndidato se esquivar de enfrentar a imprensa.

      1. ruyacquaviva

        19 de agosto de 2014 1:14 pm

        Teve candidato que se esquivou sim…

        Quem se esquivou de responder perguntas objetivas foi o Aécio que tergiversou e não explicou por que fez um aeroporto para seu uso particular com dinheiro público.

        1. Bruce Guimarães

          19 de agosto de 2014 1:18 pm

           
          Aécio foi muito bem na

           

          Aécio foi muito bem na entrevista, explicou tudo direitinho. Agora, a Dilma, não respondeu se o PT errou com os mensaleiros.

          1. André Paulo Reis

            19 de agosto de 2014 2:39 pm

            Ela respondeu que respeita os demais poderes

            E fez muito bem ao se posicionar desta forma

          2. Gersier

            19 de agosto de 2014 2:58 pm

            Cegos,mudos e surdos

            Como eu não assisto a esse câncer incrustrado na democracia brasileira,não sei se foi perguntado ao senhor aécio sôbre os “mensaleiros” tucanos que até hoje não foram julgados,mesmo tendo  sido a ação dado entrada no tal stf bem antes do circo montado para condenar sem provas,políticos do PT.Pra variar,nenhuma atriz dessa famigerada emissora mostrou “indignação” por ter alguns empluimado se livrado com a tal prescrição.Também não vi nenhum alienado questionar na rede a falta de julgamento com a consequente punição dos culpados emplumados,incluso aí  os “recebimentos indevidos” no caso do  trensalão tucano.Amnésia  e indignação seletivos.

          3. Bruce Guimarães

            19 de agosto de 2014 3:35 pm

             
            Se você tivesse assistido a

             

            Se você tivesse assistido a entrevista do Aécio, teria visto que o Bonner questionou ele nos supostos escandâlos de corrupção do PSDB, ele se saiu muito bem, dizendo que no PSDB bandidos não virarão heróis. 

            PS: O mensalão petista foi protocolado bem antes do “mensalão” mineiro.

          4. Rafaela Paiva

            19 de agosto de 2014 4:28 pm

            Porque o PSDB conta com a

            Porque o PSDB conta com a mídia e o judiciário pra que esses meliantes nem sejam julgados, irão procrastinar o processo até prescrever.

            Assim é facil né!

          5. Gersier

            19 de agosto de 2014 4:30 pm

            É?

            Não viraram herois porque nunca foram herois.Alguns dele lutou contra a ditadura?Não viraram herois porque nem julgados foram e pelo andar da carruagem,nunca serão.Como escreveu um grande jornalista ,com J maiúsculo,e amigo meu:”os emplumados são como raposas que atacam o galinheiro,escondem as penas e acusam os cachorros da fazenda pelo furto”.

          6. CEduardo

            19 de agosto de 2014 4:38 pm

            Bruce
             
            Eu li as notas

            Bruce

             

            Eu li as notas taquigráficas da entrevista e tem muito mais lá que demonstra que Aécio não tem este caráter que voce tenta colar nele. 

            Tem mais…as perguntas foram sopinha para Aécio. 

            1- A Globo perguntar sobre o tal aeroporto em terra do tio é piada, pois a mesma grilou terreeno público em SP

            2- o mensalão petista(quando deveria responder apenas na ação do PSDB) foi condenado um tal de Tolentino. Voce o conhece? O Aécio com certeza conhece, é seu parente.

            3- Valério, o dono da SPMB/DNA, condenado no mensalão do PT, juntamemte com o seu sócio Clesio Andrade já estavam incrustados na máquina pública quando PT assumiu. Eram eles que faziam a “publicidade” da Camara federal, colocados lá por seu ex presidente, não o João Paulo Cunha e sim, …sabe quem???? AECIO NEVES !

            Poderia desenhar aqui muitas perguntas que o JN não fez. Aliás, não fez nenhuma a respeito da vida pública do senador e de seus feitos e defeitos como governador.

             

             

          7. AlexPontes

            19 de agosto de 2014 6:47 pm

            Não existe tratamento isonômico nos dois ditos ‘Mensalões’

            O  inq 2280, que cuidava do Eduardo Azeredo, foi distribuído ao Joaquim Barbosa em dez/05, 5 meses depois do Inq 2245 (que gerou a ap 470), já que efetivamente decorria desse último.

            Contudo, o inq 2280 contava com APENAS 5 indiciados, enquanto que o inq 2245 com 41, sendo que a denúncia do inq 2280 foi recebida em em dez/09, e a do inq 2245 em agosto/07. Portanto, mesmo tendo 1/8 dos denunciados do inq 2245 (ap 470), o que é uma enormidade, o inq 2280 (ap 536 – caso mineiro) levou 4 anos para ter denúncia recebida (recebimento que é marco interruptivo da prescrição), enquanto que no inq 2245 (ap 470), esse mesmo prazo foi de apenas 2 anos, mesmo que com 8 vezes mais a quantidade de indiciados.

            Após as denúncias recebidas, o inq 2280 passou então a ser autuado com ap 536, e o inq 2245, em ap 470.

            A ap 536, mesmo que contando com APENAS 1 acusado, o ex-governador Eduardo Azeredo, tramitou até 27/03/14, quando a competência do STF foi declinada, sendo que a ação já prescreveu para 3 corréus, tendo o outro falecido.

            A ap 470 foi julgada em agosto/2012.

            Logo, mesmo que tivessem entrado no STF em um espaço de poucos meses, é fato que o recebimento da denúncia, na ap 470 levou apenas 2 anos, enquanto que na ap 536 (mineiro) levou 4 anos, mesmo que com muito menos indiciados, motivo pelo qual todos os réus dessa última, afora Azeredo (por enquanto) foram beneficiados com a prescrição, remanescendo apenas o ex-governador e Clesio Andrade (que semana passada voltou para a 1a insância pois renunciou ao senado).

            E mais, ambas as ações foram analisadas pelo STF 5 anos após os recebimentos das respectivas denúncias, o que podeira gerar a falsa impressão de isonomia acaso não se considerasse que desde o recebimento da denúncia, em 2009, a ap 536 contava com um único réu, enquanto que na ap 470, como dito, tinha-se 40, sendo que o trâmite de uma ação penal com multiplicidade de acusados é obviamente extremamente mais lento do que aquela com 1 único réu, que via de regra poderia ter sido julgada em até um ano.

            É fato ainda que as relatorias, tanto da ap536, e respectivo inquérito, quanto da ap 470, e tb seu inquérito, eram do Joaquim Barbosa, tendo o Min. Barroso entrado na ap 536 em agosto/2013, após Barbosa assumir a presidência, e levado aquela a julgamento alguns meses depois, quando voltou para a 1a instância.

          8. Octavio

            25 de agosto de 2014 11:22 pm

            Texto brilhante …

            Alex Pontes vc foi brilhante …

          9. De Paula

            19 de agosto de 2014 6:48 pm

            SE VOCE TIVESSE ASSISTIDO

            Ou seja:  O ovo, efetivamente nasceu antes da galinha.

          10. Fernanda Dobrovolski Scherer

            19 de agosto de 2014 3:19 pm

            Então tu aceitaste a resposta

            Então tu aceitaste a resposta que ele deu sobre um dos aeroportos ??? Tá bom. 

             

          11. Porém

            19 de agosto de 2014 4:27 pm

            Dilma como chefe de um poder

            Dilma como chefe de um poder é eticamente proibida de comentar deições de outro. Quem devia explicar isso era o chefe do partido.

        2. JoãoPaulo

          19 de agosto de 2014 1:27 pm

          A TV deste Ruy passa

          A TV deste Ruy passa programação diferente da do restante do país.

          1. ruyacquaviva

            20 de agosto de 2014 12:52 am

            Minha TV está ótima…

            …é VOCÊ que está mentindo…

        3. aliancaliberal

          19 de agosto de 2014 2:41 pm

          Ruy este tipo de análise é

          Ruy este tipo de análise é subjetiva, você vai ver de modo passional.

           

        4. Rafaela Paiva

          19 de agosto de 2014 4:25 pm

          Isso mesmo, a entrevista de

          Isso mesmo, a entrevista de Aecio foi um fiasco. Não respondeu nada, apenas sorrisos amarelos.

          Sobre as reformas aecio, ele responde: faremos o que for necessário

          Sobre a economia aecio, ele responde: faremos o que for necessário

          sobre educação aecio: o governo em MG blá blá

          sobre saude aecio: o governo em MG blá blá

          sobre o aecioporto aecio: usei sem saber que não estava homologado. kkkkk, essa ai foi piada mesmo!

          Aecio não tem projeto, nem propostas é apenas um mauricinho disfarçado de político!

      2. DUDE

        19 de agosto de 2014 1:55 pm

        Quem ja enfrentou as torturas da ditadura, isto é moleza!

        O AL, quem já enfrentou as torturas na ditadura, William Poeta é uma moleza.

        Agora, acho que não deveria ter ido mesmo. Só deu audiência para aquela casa de horrores. Parecia que Bonner Poeta era o presidente tão soberbo que se mostrou.

        E é por isto e muitas outras razões, que a TV baixaria está perdendo audiência. Vai cair cada vez mais.

        Ah, pena que Bonner não perguntou sobre a sonegação fiscal. Daria um bom tema, máxime para os neoliberais.

         

         

        1. aliancaliberal

          19 de agosto de 2014 2:37 pm

          Supostamente ser torturada

          Supostamente ser torturada não da mérito para ninguém, especialmente quem foi acusada e condenada por sequestro.

          Ate hoje infelizmente outros estão sendo torturados e isso não os inocenta de seus crimes.

          O fato de eles irem para Brasilia já dá uma vantagem indevida para DIlma. 

          1. DUDE

            19 de agosto de 2014 4:43 pm

            VOCÊ FAZ PARTE DA SANTA INQUISIÇÃO?

            AL, penso que você, em outra vida, fez parte da Santa Inquisição.

            Já baixou algum espírito daqueles tempos no seu corpo?

            Esteve lá no Doi-Codi para ver se foi ou não sequestrada, ou ainda leu todo o processo, com direito à plena defesa, no processo da ditadura?

            Uai, AL acho que você tem um bocado de Ghost nos seus pensamentos..

             

          2. aliancaliberal

            20 de agosto de 2014 4:12 am

            Santa Inquisição existiu para

            Santa Inquisição existiu para dar ordem a selvageria que existia no periodo da peste negra.

            Engraçado a sua critica já que o esquerdismo hoje apoia  “inquisição muculmana” com cristãos crucificados, queimados etc…

      3. Caiu

        19 de agosto de 2014 2:24 pm

        Essas fotos, deixando

        Essas fotos, deixando transparecer que Dilma teria cometido a irresponsabilidade de deixar suas obrigaçõs em Brasília só para ir ao Rio atender caprchos desses globais, é falsa, foi criada para fazer confusão

      4. CB

        19 de agosto de 2014 2:29 pm

        Sei lá, pra que perder tempo

        Sei lá, pra que perder tempo lendo comentários ou respostas da entidade AL?

    2. mcn

      19 de agosto de 2014 1:01 pm

      A dupla não aliviou com

      A dupla não aliviou com nenhum dos candidatos, mas com Dilma ambos extrapolaram. Em 2010, Bonner já havia sido estúpido. Pressão demais do patrão.

      A melhor resposta de Dilma a mais essa grosseria será cancelar a tradicional entrevista ao JN depois de eleita e convocar uma coletiva com direito a uma pergunta por veículo. Igual para todo mundo, sem privilégios, como deve ser na democracia.

      Se o Planalto chamar os blogueiros sujos para o mesmo evento, melhor ainda.

      1. Bruno Cabral

        19 de agosto de 2014 4:01 pm

        DARF

        Tudo que ela precisava para desmontar o Hommer, digo, Bommer, quando perguntada sobre corrupcao e mensalao, era perguntar cade o DARF da rede bobo…

  2. emerson57

    19 de agosto de 2014 12:25 pm

    um dia depois da eleição

    Dilma determina aos líderes dos partidos da base que apresentem um projeto de lei de mídia.

    Entrega a eles o do Franckilin para servir de base.

    Chega a um consenso e apresenta em plenário no primeiro dia legislativo de 2015.

    Aprova ou aprova e chancela.

    Ai começa o Brasil para os brasileiros!

    1. ATT

      19 de agosto de 2014 2:52 pm

      Sonho de muitos! Meu,

      Sonho de muitos! Meu, inclusive! Mas… será??? Vamos torcer. Acho difícil…. Não consigo compreender tamanha moleza de Lula e também de Dilma… Levam, levam,… Mas não tomaram nenhuma atitude….

  3. Jorge Luis

    19 de agosto de 2014 12:31 pm

    Não assisti nenhuma das

    Não assisti nenhuma das entrevistas, e nem tenho intenção de assistir.

    Meu voto em Dilma já está consolidado e não existe hipótese de mudá-lo pelo simples fato de que seus concorrentes são absurdamente piores.

    Mas mesmo que ainda estivesse indeciso, não seria uma entrevista de 15 minutos tentando mal e porcamente abranger os mais diversos temas de um país tão complexo quando o Brasil que iria definir o meu voto.

     

    1. aliancaliberal

      19 de agosto de 2014 12:52 pm

      Confessando o sectárismo em

      Confessando o sectárismo em publico.

      1. Jorge Luis

        19 de agosto de 2014 1:59 pm

        KKKK. Só quem chegou hoje ao

        KKKK. Só quem chegou hoje ao blog não sabe que meu voto é na Dilma. Se declarar o voto nela por acha-la melhor que os outros (não é assim que se decide um voto, escolhendo aquele que você acha “melhor”?) for confissão de sectarismo, então pode me prender! Eu confesso!

        1. aliancaliberal

          19 de agosto de 2014 4:09 pm

          O sectarismo esta na

          O sectarismo esta na afirmação “não existe hipótese de mudá-lo “.

          Apoiar um governo incondicionalmente não é muito saudavel, mostra sinais de fanatismo.

      2. Jorge Leite Pinto

        19 de agosto de 2014 2:00 pm

        Ah, é?
        E você, vai sair do

        Ah, é?

        E você, vai sair do teu sectarismo? Vai de Dilma?

        Trollagem inútil…

        1. aliancaliberal

          19 de agosto de 2014 3:59 pm

          Ao contrário do “não existe

          Ao contrário do “não existe hipótese de mudá-lo ” , existe muitas hipóteses de eu mudar meu voto.

      3. ruyacquaviva

        19 de agosto de 2014 2:02 pm

        Olha quem fala…

        Confessando uma pinóia, ele está apenas dizendo que já tem convicção de suas posições e que não é uma entrevista rápida que o faria mudar.

        Se uma entrevista não o faria mudar, significa que tem convicções arraigadas em fundamentos mais profundos e sólidos que as diatribes de dois jornalistas tendenciosos. Ous eja, argumentos coerentes e bem fundamentados, estes sim poderiam mudar sua opinião.

        O que é engraçado é ver o maior FANÁTICO e ultrasectário direitista do blog apontando o dedo para um comentarista, acusando justamente daquilo que é sua maior especialidade, o fanatismo obtuso.

         

         

      4. Maria Silva

        19 de agosto de 2014 2:02 pm

        Mais respeito

        Sectarismo não. O rapaz esta apenas declarando o voto. Coisa que voce não respeita, por que omite o seu. Tudo bem, o voto é secreto. Admito. Porém, mais respeito por quem deseja declara-lo.

        1. aliancaliberal

          19 de agosto de 2014 2:26 pm

          “não existe hipótese de

          “não existe hipótese de mudá-lo” .

           

      5. rosenvald flavio barbosa

        19 de agosto de 2014 2:15 pm

        CONFESSO:

        Aliança Liberal ( chatolino) vou confessar voto PT, desde 1989………….meu voto é Dilma……..

      6. Epaminondas

        19 de agosto de 2014 2:30 pm

        Só rindo

        Como se você, baita urubu de catacumba, já não tivesse seu candidato escolhido, independente dos fatos que venham a surgir e da realidade objetiva.

      7. Ginah

        19 de agosto de 2014 2:50 pm

        Sectarismo (sem acento)

        Se você considera que 15 minutos de discurso equivalem a uma análise de ações efetivamente realizadas por um governo em quase 4 anos (ou 12 com Lula) você não é liberal e nem reacionário, é apenas superficial.

      8. El Cid

        19 de agosto de 2014 3:57 pm

        a figura abaixo resume muito bem a sua posição política:

         

         

      9. aliancaliberal

        19 de agosto de 2014 5:47 pm

        O sectarisamo esta no “não

        O sectarisamo esta no “não existe hipótese de mudá-lo”, ninguém esta fazendo juizo de valor da ecolha em si mas da intransigência.

        Ora apoiar o governo de forma incondicinal mostra sinais de fanatismo, ou seja sectarismo.

    2. edna baker

      19 de agosto de 2014 2:25 pm

      Foi um horror. Deveriam ter

      Foi um horror. Deveriam ter tido um mínimo de respeito não só  diante da Presidente da República, que ali os havia recebido, na sua casa, como diante da figura da mulher que a Dilma tão brilhantemente carrega. Voto nela também.

  4. DanielQuireza

    19 de agosto de 2014 12:42 pm

    Dilma foi muito mal na

    Dilma foi muito mal na entrevista, estava mal preparada. Era melhor nem ter ido.

    Nâo estava simpática e nem sorridente, não demonstrou confiança ao falar. Não falou com clareza, a grande maioria do público nada entendeu do que ela disse a não ser a questão do mais médicos.

    Dilma tem que aprender a dar respostas mais diretas e curtas às pegadinhas do entrevistador e partir logo para a sua fala, não pode se perder nas perguntas e ficar enrolando.

    Enfim, a campanha tem que reconhecer que ela foi mal e tem que treinar e melhorar pois ainda virão muitas outras entrevistas.

    Pode ser apenas uma impressão, mas me parece ela muito sem confiança. Nâo conseguiu falar nada sobre seu Governo, falou mais do Governo Lula que do dela. Estranho. também não disse nada sobre os projetos futuros que pretende fazer. Isso foi muito ruim.

    Enfim, achei desastrosa a entrevista por parte da Dilma. Tem que melhorar muito.

    As perguntas foram duríssimas e o tom dos entrevistadores também não achei o mais adequando mas isso ja era esperado e não adianta chorar, há 3 opções: bate de frente ao vivo, responde rápido e contorna depois ou não vai na entrevista. Ela não fez nenhum dos 3 e se enrolou muito.

     

     

    1. MarFig

      19 de agosto de 2014 12:47 pm

      Em 15 minutos, sendo

      Em 15 minutos, sendo interrompida toda hora, com um monte de perguntas toscas e ainda quer que ela fale em projetos? 

      1. Francy Lisboa

        19 de agosto de 2014 1:24 pm

        O Daniel soh pod estar

        O Daniel soh pod estar brincando. Nao eh plausivel que ele ache que em 15 minutos, dos quais metade foi com o Bonner falando, daria para falar em projetos. Esse comentario  do Daniel tem cara, cheiro e jeito de mah vontade, soh isso.

        1. DanielQuireza

          19 de agosto de 2014 1:42 pm

          Eu penso que “torcer” no blog

          Eu penso que “torcer” no blog não vai ajudar a Dilma em nada.

          Temos que tentar analisar e fazer críticas construtivas para ela poder melhorar para as próximas entrevistas e debates.

          Voce acha mesmo que ela foi bem, é isso ?

          Lembrando que a candidata é ela e não o Bonner. De nada vale analisarmos o Bonner.

          1. lenita

            19 de agosto de 2014 2:50 pm

            Uma pergunta: E vc ? quer

            Uma pergunta: E vc ? quer demonstrar que é isento, sereno ? Diante da inquisição que sofreu, a Dilma se saiu bem. Bem melhor que os jornalistas, que demonstraram nada ter aprendido da profissão, ou melhor, não passam de duas pessoas a serviço dos Marinhos, aqueles que amam tanto o país, que dá gosto.

          2. DanielQuireza

            19 de agosto de 2014 3:29 pm

            Não quero me mostrar isento,

            Não quero me mostrar isento, sempre declarei voto na Dilma. É o que penso mesmo, a respeito da entrevista, que ela foi muito mal. Também disse que os entrevistadores foram péssimos, só que a disputa dela não é com eles. Talvez, pela agressividade dos entrevistadores, a coisa até se volte a favor da Dilma, nunca se sabe. Mas continuo com a opinião que ela tem que se preparar melhor para entrevistas e debates.

      2. DanielQuireza

        19 de agosto de 2014 1:37 pm

        O candidato tem que ter o

        O candidato tem que ter o preparo para contornar perguntas agressivas, dar respostas curtas, mesmo que duras e mudar o tom da entrevista, e falar de projetos para o futuro.

        Todo mundo sabe que TODA a imprensa é contra a reeleição da Dilma, é óbvio que seriam duros nas perguntas.

        Ora, se as perguntas são toscas não responda, e fale de projetos. Se for interrompida, interrompa de volta e exija o direito de falar. Candidato não pode ficar de cara feia e acuado como ela ficou.

        Não adianta fugirmos da realidade pessoal e aqui não é o melhor lugar para fazer propaganda de candidato. A melhor forma de auxiliarmos sermpre será com críticas consistentes para que ela possa se preparar melhor para a próxima entrevista e para os debates.

        Outro ponto que percebo é que os governistas estão contando muito com o tempo de TV da Dilma. Pode ser a salvação, mas também pode não ser. Lembrando que toda propaganda é parcial e a população pode não acreditar em toda propaganda que vê, então não há garantia alguma que Dilma irá deslanchar com o início do horário eleitoral hoje.

         

         

        1. André Paulo Reis

          19 de agosto de 2014 1:45 pm

          Anime-se Daniel

          As coisas se dão de forma muito rápida, quase 5 minutos foram roubados pelos entrevistadores fazerem seus longos discursos, sem contar as interrupções que fizeram quando Dilma falava, entendo sua preocupação mas poderia ter sido pior, Dilma fluiu bem naquela banca de torturadores

        2. José Carlos Fix

          19 de agosto de 2014 1:51 pm

          Concordo.

          Também achei que escolheu mal as palavras: “não aumentando o desemprego” em vez de “com redução do desemprego” ou “com taxa de desmprego baixa”, por exemplo. Penso que frase direta “bate” mais forte em qualquer ouvido, seja dos mais humildes ou dos mais esclarecidos. Positividade!

          Pode parecer pouco, mas é um exemplo da falta de objetividade.

          Ficar só na torcida, sem críticas sérias, não ajuda a ganhar o jogo.

        3. El Cid

          19 de agosto de 2014 1:53 pm

          Daniel, uma reflexão do Professor Nilson Lage da UFSC:
          “Seus vizinhos afirmam que sua casa é uma sujeira; por que a senhora não a limpa? Seu marido tem sido visto com outras mulheres; como a senhora aceita uma coisa dessas? A senhora é considerada muito feia; não tem vergonha de ser assim horrorosa?” Seja com Aécio ou com Dilma, com Marina ou com Serra, com Felipão ou com Neymar, esse tipo de entrevista-MMA não me agrada nem um pouco. Entrevistas devem revelar o que pensa o entrevistado, não exibir a arte argumental do entrevistador – diferentemente do interrogatório em delegacia ou do questionamento de réus em tribunal de filme americano.No caso da entrevista de hoje no Jornal Nacional, e das anteriores com os candidatos à presidência, o que transparece na extensão das perguntas e no caráter inquisidor do questionamento é a falta de vivência do entrevistador com as circunstâncias normais da profissão, em que a grande arte é provocar de modo a dar espaço, não a ocupá-lo.Se o entrevistado tiver serenidade bastante para não topar a briga nem se enfezar, ganhará a parada, do ponto de vista de um observador neutro, seja o que diz certo ou errado no mérito. Se for um Brizola ou um Getúlio, engolirá o repórter. Naturalmente, isso não afeta as torcidas organizadas: as que eram contra, continuam contra: as a favor, a favor ficam.”

    2. Marcos Bresttw

      19 de agosto de 2014 12:59 pm

      Tive uma impressão

      Tive uma impressão completamente diferente. Ela saiu de todas as armadilhas, a única delas que deu margem foi a do Mensalão. A da Saúde poderia ser melhor aproveitada, explicando melhor como a saúde éadministrada pelos entres federados (minucípio, estado e gov federal). Poderia ter ironizado também a estupidez da Patricia Poeta, que acha que em 12 anos se pode solucionar a saúde do país.. Poderia ter citado que em 20 anos o PSDB nem abastecimento de água conseguiu entregar garantido ao estado de SP.. mas enfim, ela foi MUITO elegante e didática. Bonner e Patrícia Poeta foram sim vulgares e pareciam dois coxinhas. Perderam o controle da situação quando viram que Dilma não cairia na trilha de armadilhas..

       

      Foi simplesmente ridículo no fim, o Bonner querendo colcoar palavras na boca de Dilma e a Poeta querendo acabar logo com a entrevista.. cena patética. Pareciam dois moleques.

      1. Raí

        19 de agosto de 2014 2:57 pm

        Não houve tempo hábil.

        Marcos, por mais que a Presidenta estivesse municiada de dados, para contornar quais quer questões relevantes, o tempo dado para as respostas(55% dos 15 mins.) foi curto, e quando ela quís alongar-se, foi abruptamente interrompida. A partir de hoje, no horário eleitoral gratúito, estes dados virão a público.

    3. André Paulo Reis

      19 de agosto de 2014 1:41 pm

      Daniel, não chame isso de entrevista

      Foi jogo rasteiro o tom de agressividade e má fé dos entrevistadores contra Dilma,  claro que diante dessa adversidade ela se saiu bem, achei tranquila, foi firme, e estava bonita e não estava embuchada não, eu gostei

    4. Affon

      19 de agosto de 2014 2:02 pm

      Minha opinião é diferente

      Minha opinião é diferente. Assisti ontem, ao vivo. E estabeleci uma primeira opinião. Assisti hoje novamente, e a opinião se manteve. 

      Dilma se saiu muito bem. Muito melhor do que eu esperava, já que ela é péssima para falar em público. O que se mostrou, aliás, em questões menores como dizer “para mim exercer o cargo”. Como, porém, ali não se tratava de uma reunião da ABL, essas coisas passam batido. O que representa um primeiro ponto para ela, já que soube levar em conta o meio utilizado.

      Discordo de quem diz que os entrevistadores foram especialmente duros com ela. Eles foram igualmente duros com Aécio e com Eduardo Campos (que Deus o tenha e que lhe permita perdoar William Bonner e Patricia Poeta). A diferença foi que Dilma foi muito bem preparada (e nisso discordo de sua opinião), exatamente porque seus assessores perceberam que a agressividade seria a tônica de todas as entrevistas. Dilma veio preparada para a dureza das perguntas.

      Penso que ela aproveitou bem o tempo, não se deixando apanhar nas armadilhas do tipo “sim ou não” que a banca de entrevistadores lançava.

      Percebam que foram apenas 3 perguntas: uma sobre corrupção, que se desdobrou em duas, quanto à indicação de auxiliares e quanto à posição do PT em apoio a seus militantes condenados por Barbosa; outra sobre a saúde e a terceira sobre a economia.

      Na primeira, duas armadilhas, com insistências de Bonner: a) quem indica os auxiliares são os partidos da base. Resposta firme: os partidos podem exigir, mas sou eu quem decide; b) o PT criticou a decisão do STF e a senhora, condena a posição do PT? Resposta firme, mantida contra as insistências de Bonner: Não opino sobre o julgamento, em respeito à Constituição. Claro! Se apoiasse ou criticasse a posição do PT, estaria opinando sobre o julgamento. Conseguiu desarmar a armadilha.

      Na segunda pergunta, nadou de braçada, mesmo quando Patrícia lançou a armadilha, indagando se achava o atendimento médico no Brasil era minimamente razoável. Resposta firme: “Não acho”, mas emendou que não achava por isso, etc e tal. E mostrou a responsabilidade dos Estados e Municípios e como a União está fazendo sua parte. Aqui ela casou a resposta inicial curta e direta, com a explicação de seu porquê, detalhada.

      E, quanto à economia, bateu duríssimo no Bonner, mostrando que ele não era senhor dos dados que invocava. E que, ao contrário, os dados indicam queda da inflação e melhora da economia. E, o que foi melhor, nesse caso o Bonner não teve espaço para suas gracinhas, vencido pela demonstração de falsidade de seus dados.

      Por fim, acho, sim, que ela falou bastante do Governo Lula. Admito sua discordância, mas não é a minha. E ficou claro que atendeu a uma linha traçada pela coordenação da campanha e pela assessoria: não é o governo Dilma que está em jogo. O que está em jogo, a cada eleição, é o enfrentamento com o neoliberalismo. É a defesa da linha que, desde o primeiro governo Lula, está sendo posta em prática.

      Na abertura, já deixei claro que tinha, com você, uma concordância; Dilma tem que melhorar muito para essas entrevistas e para debates ao vivo. Ela não é bem articulada para esses episódios. Talvez por isso lance mão – a crer no que, dela, se diz – do argumento da autoridade tão constantemente nas reuniões com os ministros.

      Resumindo: As expectativas eram baixas, mas o resultado foi esplêndido!

       

      1. Sergio SS

        19 de agosto de 2014 2:59 pm

        Gostei, Affon, para bom

        Gostei, Affon, para bom entendedor, ela se saiu muito bem nas respostas.

        Mas para o público classe C e D (e tb os analfabetos políticos A e B) ela precisa ser mais didática. P. ex., a resposta certeira sobre a questão da saúde (que o problema e as responsabilidades são compartilhados numa federação) tinha que ser respondido com didatismo do tipo:

        “Poeta, esta pergunta vc tem que fazer aos governadores e prefeitos também. De minha parte repasso os recursos do SUS aos estados e munícipios, ampliei o SAMU e o Mais Médicos e acho que estou fazendo minha parte. Convido vc e o Bonner a visitarem o interior do Brasil para conferir a satisfação das pessoas com o atendimento do Mais Médicos…”

        Simples e arrasador !! Dilma não é política e precisa urgente de um treinamento em comunicação popular… melhorou muito de 2010 pra cá, mas precisa ser mais malandra…rs.

        1. DanielQuireza

          19 de agosto de 2014 3:34 pm

          Sem dúvida, creio que pouca

          Sem dúvida, creio que pouca gente entendeu o que ela quis dizer. Também reforço que achei ela com a cara muito fechada, mais ou menos quando da final da copa do mundo. Ela tem que ficar mais alegre, mostrar mais otimismo.

          1. Sergio SS

            19 de agosto de 2014 3:54 pm

            Daniel, me desculpe, mas EU

            Daniel, me desculpe, mas EU achei que ela foi muito bem, pois entendi as perguntas (arrogantes, manipuladoras e inquisidoras) e entendi as respostas (técnicas e efetivas).

            Ao contrário de vc que considerou que ela foi mal…

            Eu só observei que ela precisa adequar melhor o discurso de acordo com o publico alvo. Isto é a regra básica de comunicação e já descrito em livros há mais de 70 anos. 

        2. Rafaela Paiva

          19 de agosto de 2014 5:02 pm

          Sergio, meu caro,

          Sergio, meu caro, compartilhamos do mesmo racioncínio.

          Dilma está falando para milhões de brasileiros que não entendem termos tecnicos, tem que falar pro povo entender. Ser direto, objetivo, claro, lúcido.

          E para responder a perguntas “armadilhar”, nada melhor que um pouco de ironia, frases de efeito, que desarmem o entrevistador. Aquele famoso: falou pouco, mas falou bonito ou falou pouco e disse tudo.

          Minha candidata tem que aprender a se defender desses abutres. Tem mesmo que ser mais esperta e certeira nas respostas. Se ela tivesse dado a Patrícia essa resposta apontada por você, o povão iria aplaudir em casa!

          Essa história de tanto termo tecnico, deixa pras reuniões com ministros, chefes de Estado e etc. Para o povo se deve falar a língua do povo!

          1. Sergio SS

            19 de agosto de 2014 7:26 pm

            É isto aí, Rafaela !!
            Na

            É isto aí, Rafaela !!

            Na verdade eu acho que ela melhorou muito de 2010 pra cá… além do que ela domina mesmo de quase todos os assuntos relevantes.

            Pero… Transformar isto num discurso popular é o caminho da vitória, pois com a entrada de um novo candidato (Aécio) e da renovada Marina, creio que este ano a eleição vai gerar muito mais interesse (e audiência) do povão nos programas e debates da TV.

        3. Aprilo

          20 de agosto de 2014 2:16 am

          Sergio SS,
          Concordo

          Sergio SS,

          Concordo plenamente contigo.

          A Dilma precisava ter respondido  todas as perguntas com clareza, respostas curtas, direcionando-as aos telespectadores, não apenas da classe C e D, mas àqueles com necessidade de ouvir essas respostas objetivamente.

          Conheço eleitores que “só” sintonizam a globo, principalmente os noticiários.

    5. Alexandre Bitencourt

      19 de agosto de 2014 3:27 pm

      Um único ponto …

      Um único ponto eu criticaria: quando Bonner questionou a inflação Dilma foi muito técnica expilcando índices antecedentes. Bonner soube aproveitar muito bem essa falha (dando corda), pois ela interferiu no tempo final da entrevista.

    6. Arthemísia

      19 de agosto de 2014 3:50 pm

      Infelizmente, não é do perfil

      Infelizmente, não é do perfil de Dilma a facilidade para respostas rápidas e boa comunicação, que é o que se exige quando se está numa entrevista. É o ponto fraco dela e acho que não tem jeito, não dá mais pra mudar isso. Mas nos debates ela sai melhor, porque sabe muito e consegue emparedar os adversários. O que o comitê de campanha deveria fazer mesmo era selecionar melhor a quem dar entrevistas. Não adianta achar que aparecer na Globo vai servir para outra coisa que não isto.

  5. ricardo gonçalves

    19 de agosto de 2014 12:44 pm

    A twtização do debate

    A twtização do debate político brasileiro. Rogério, você foi  no âmago da questão!!!!

    Sempre lembro do Saramago sobre o twiter: Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.

    Esses “15minutos” do JN não passam de um grunhido, cujo assunto é a eleição. Simples assim, não se salva nada em nenhuma das três até agora. Nada se aprofunda, é só acusação. Na verdade, estas “entrevistas” dizem apenas sobre o que é a mídia, que é a escandalização seletiva e rasa de qualquer coisa que desgaste seus adversários, ou que não comprometa muito as fraquezas do seu lado (claramente Aécio Neves, até o acidente do Campos). Mas a Dilma foi muito mal, a meu ver. deveria ter desconstruído as pergunas, mostrando que elas não tinham conteúdo algum, apenas suposições acusatórias, que é o padrão do jornalismo global, diga-se de passagem. Dilma caiu no jogo, deixou o Bonner ficar associando o governo e o PT à corrupção que era o único interesse da entrevista. Trabalhar no imaginário, no pessimismo e na desinformação. ela deveria ter sido mais firme em demonstrar esse jogo sujo, mas não conseguiu.  

  6. alexis

    19 de agosto de 2014 12:48 pm

    O Interrogatório

    Não tinha policial bom e outro ruim; os dois eram ruins! Uma dupla de Barbosas sem nenhum Lewandowski. Na orelha dos inquisidores, quase invisível, algum fone de ouvido com a voz do Kamel dirigindo o interrogatório. Quiseram colocar por baixo a pessoa mais importante da nação. Parecia dois intocáveis, seguindo ordens, cujo papel (missão) era o mais importante do programa.

    A arte de perguntar em longo espaço de tempo (corroendo o tempo do programa), colocando afirmações como se verdades fossem e, ainda, desqualificando previamente qualquer resposta que não atenda o objetivo do perguntador.

    O esforço, até competitivo entre ambos os inquisidores, de agradar a quem os colocou naquela missão. Quem falava mais grosso, quem fazia a pergunta mais extensa, quem interrompia mais, e até um dedo acusador foi levantado. Como se não bastasse a infame campanha contra o Governo, Dilma e o PT, que há anos a Globo pratica. Ontem quiseram falar tudo isso na sua cara.

    Dilma se saiu bem não apenas pelas boas respostas, mas, saiu-se muito bem de uma arapuca. Não conseguiram encostá-la nas cordas nem, muito menos, conseguiram jogá-la na lona, em nenhum dos rounds. Dilma foi inteligente, clara e educada. O programa não foi para dar oportunidade para Dilma falar ou se explicar, mas sim uma armadilha, na procura de um furo, do mico salvador, da bala de prata antes das eleições.

    A rede GLOBO não quis mostrar ao Brasil as opiniões da nossa Presidenta, mas apenas de colocar para o país, mais uma vez, que é o PIG quem manda; quem cobra; quem escolhe; quem governa. A Globo deve imaginar que fez um favor a Dilma, lhe concedendo poucos minutos de chibatadas. Em verdade, foi a Dilma quem gerou um considerável Ibope a esse programa em decadência, que eu, particularmente há vários anos não assistia e, ao que tudo parece indicar, passarei mais alguns anos longe daquele horror.

    1. Lionel Rupaud

      19 de agosto de 2014 1:32 pm

      Alexis, algum babaca colocou 1 *

      então escrevo para colocar umas 100 *…

      Obrigado por escrever o que não tenho tempo de fazer!

      1. alexis

        19 de agosto de 2014 1:47 pm

        Valeu

        Não desista!

  7. Bruce Guimarães

    19 de agosto de 2014 12:58 pm

     
    Achei que o JN ia arregar

     

    Achei que o JN ia arregar com a Dilma, mas mantiveram a pegada, não deram mole pra ninguém. Vamos ver com o pastor hoje e com a Marina logo menos. Parabéns ao jornalismo da Globo, tem que apertar os candidatos. 

    1. El Cid

      19 de agosto de 2014 2:11 pm

      ah, então é assim:

      Aécio foi questionado por construir aeroporto pra família com verba pública de MG…

      Eduardo Campos por nepotismo em PE…

      Dilma foi por atitudes de terceiros… A única que não teve crime para ser atacada diretamente…

      é isso mesmo, Bruce?

       

      é bom saber ao ver abaixo a sua satisfação:

       

      1. Paulo F.

        19 de agosto de 2014 2:39 pm

        A hiena não merece

        A hiena não merece a comparação com o globete deslumbrado!

        É depreciativo para a hiena!

  8. Lenilson

    19 de agosto de 2014 1:00 pm

    Quer dizer que a culpa é dos

    Quer dizer que a culpa é dos entrevistadores? Se não reconhecer as dificuldades da Dilma quando é confrontada e ficar achando que o problema é o entrevistador, é o primeiro passo pra ela ir mal nessas eleições. O pessoal que toca a campanha precisa reduzir essa fragilidade dela , pois é importante! A coisa só não é pior porque os adversários não são lá essas coisas. Mas é preciso trabalhar!

  9. josé adailton

    19 de agosto de 2014 1:01 pm

    Post previsível

    Começo a ler o post e corro a fazer um comentário: chamar de candidata , uma candidata, só  por ela ser presidente é deselegante?  Risível esta opinião. E se Bonner usou este nefasto vocábulo apenas para salientar que estava ali naquele momento entrevistando uma cidadã que é candidata à presidência da república?Ele teria que ser mais explícito e subserviente, ou gentil para alguns,  e dizer: presidenta minhas antecipadas desculpas pelas eventuais inconveniências das perguntas que irei lhe fazer?

    1. Altran Gomes da Silva

      19 de agosto de 2014 1:20 pm

      Exatamente, os candidatos que

      Exatamente, os candidatos que tem fazer perguntas incômodas, isso é evidente e esperado, o que não pode é o despreparo da candidata presidenta (ou presidenda candidata). Acho que o incomodo foi maior pelo desprepardo do que pelo teor das perguntas. A Dilma tá perdida

      1. Raí

        19 de agosto de 2014 2:51 pm

        Despreparada ?

        Prezado, defina “despreparo”

        Estamos às vésperas de uma eleição Presidencial, e queremos propostas exequíveis e não promessas de milagres, e não precisamos de candidatos “preparados” para administrar um país, e não apresentar-se bem, nas entrevistas.

        A Pres. Dilma, mostrou está preparada, para continuar administrando com seriedade, competencia e avançãr nas conquistas.

    2. alexis

      19 de agosto de 2014 1:44 pm

      Com o Serra pode?

      Quatro anos atrás o Bonner falando ao Serra: “Me perdoe, Governador, me perdoe”

      E o Serra condescendente: “Eu compreendo, eu compreendo”

      1. El Cid

        19 de agosto de 2014 2:29 pm

        bem isso:

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=MrmGuJvkf-I%5D

        1. MarFig

          19 de agosto de 2014 4:49 pm

          Precisa desenhar? Não, pros

          Precisa desenhar? Não, pros coxinhas precisa filmar e mostrar umas 500 vezes. Já pros trolls pagos, pode mostrar 1 milhão de vezes que não vai adiantar. Perda de tempo.

  10. Marcos Bresttw

    19 de agosto de 2014 1:02 pm

    Achei que o melhor indício de

    Achei que o melhor indício de que Dilma se saiu bem foi ver o desespero de Bonner e Poeta em alguns momentos, que mais pareceram dois moleques dirigindo o carrão do papai. Eles tentaram colocar palavras na boca de Dilma e tentaram cortar sua fala de maneira infantil no fim da fala. Foi engraçado. Daria um bom programa de humor..

  11. Paiva

    19 de agosto de 2014 1:05 pm

    Justiça seja feita; pode-se

    Justiça seja feita; pode-se discordar do estilo, mas o Bonner foi duro com todos os presidenciáveis que entrevistou.

    Aécio foi o quem se saiu pior; Dilma foi mal; Campos se saiu melhor.

  12. IV AVATAR

    19 de agosto de 2014 1:08 pm

    A Poeta, que de poeta não tem nada, foi bastante agressiva

     

     

    :

    Bonner e a Poeta foram vestidos de preto e mais se pareciam a um casal de toturadores do DOICODI, órgão de repressão da ditadura que a Globo tanto apoiou. Não faltou nem mesmo o dedo em riste  da “poeta”(com seus cabelos propositalmente assanhados) contra o rosto da presidente, um gesto que pode ser explicado por um estudioso da semiotica como Wilson Ferreira.  Ficou a impressão de que Bonner demorava por volta de 2 minutos para proferir suas perguntas que na verdade eram discursos contra o governo e aquele partido do “mensalão”, ah, mas isso (o “mensalão”),  cujo julgamento farsesco e midiático como foi, o que resultou em sentenças injustas, continua sendo pau prá toda obra nas mãos da Globo. Ao final de cada pergunta ele(Bonner), emendava: Sei que vc vai responder isso e antecipava as “respostas de Dilma” como se o entrevistado estivesse entrevistando a si próprio ou, quem sabe, vacinando os telespectadores contra as respostas de Dilma, cá prá  nós, isso prá mim não é jornalismo e sim banditismo, truque do entrevistador tentando invalidar de forma antecipada  a resposta da entrevistada. Arnaldo, isso pode? Vamos ao cenário: Tudo bem que o casal de inquisidores tenha se deslocado até o Palácio da Alvorada para entrevistar Dilma no interior de uma biblioteca que mais se parecia com um escritório de advocacia, o certo é que para o telespectador ficou a impressão de que houve mudança no cenário, uma vez que o tucano foi recebido num ambiente azul monocromático que dava um certo conforto, sendo que a presidente foi recebida num apertado “escritório.”  Apesar de tudo, Dilma foi firme e demonstrou elegância e que está no lugar certo, de forma que não entendi o motivo da cara feia dos entrevistadores, vai ver que é porque, não havendo qualquer acusação de prática de desvio de dinheiro público contra a sua pessoa, sabidamente uma governante de mãos limpas, o casal de inquisidores não pode interperlar a presidente, por exemplo, sobre construção de aeroporto em terra de parentes, enfim, não havendo qualquer acusação contra a pessoa de Dilma, tiveram que se contentar em tentar intimidá-la e agredi-la. Deu prá ver uma pontinha de inveja na dupla, também pudera, Marina e Aécio, candidatos dos rentistas, da mídia e do mercado financeiro,  nem chegam perto do desempenho de Dilma. O certo é que os interesses são outros, o modelo de política econômica que querem trazer de volta e, diante dessa ameaça, fiquemos alertas, pois o jogo vai ser sujo. Quanto a nós brasileiros, não podemos deixar o Brasil e o pré-sal cairem nas mãos dos abutres que, como sabemos, tem Aécio como candidato preferencial e Marina como plano B, a equipe econômica dos dois é a mesma,..,segue link para artigo no site Brasil 247 sobre as agressões à presidente.

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/150522/Agredida-pelo-Jornal-Nacional-Dilma-se-defende.htm

    Segue link para divulgação:

    http://www.jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/as-agressoes-a-dilma-durante-a-entrevista-ao-jn

    1. framag

      19 de agosto de 2014 1:12 pm

      Assistam às outras entrevistas

      Acho que os comentadores não assistiram às entrevistas com Aécio e Campos, em que saltou aos olhos a dureza das perguntas, a agressividade dos entrevistadores, inclusive por causa de detalhes. As perguntas para Dilma foram até mais amenas e mais fáceis de responder, e altamente previsíveis, visto que ela é no final das contas a responsável pelo governo do país nos últimos 4 anos. Sobre o mensalão, por exemplo. Se ela tivesse respondido a pergunta do Bonner de primeira, ele não tinha precisado insistir nela 4 vezes. Mas Dilma não tem peito para desautorizar Lula e outros baluartes do partido sobre a mitificação de Dirceu e Genoíno.

      1. IV AVATAR

        19 de agosto de 2014 1:23 pm

        Eu assisti às outras entrevistas

        Os demais entrevistados não tiveram dedo em riste na cara, não foram interrompidos, o entrevistador não fez discurso à titulo de estar perguntando e muito menos vacinou o telespectador quanto as respostas do entrevistado, só prá citar algumas diferenças…

          1. André Paulo Reis

            19 de agosto de 2014 1:55 pm

            Kd o link

            Kd o link prá gente divulgar

          2. IV AVATAR

            19 de agosto de 2014 2:50 pm

            Bate-papo vs inquisição

            Assistindo-se aos vídeos, conclui-se que isso não é jornalismo e sim banditismo puro. Se com os outros o clima foi de descontração onde foram temas foram abordados, com Dilma virou vale tudo. Nos 15 minutos a presidente Dilma foi inquirida sobre apenas três assuntos: Corrupção(aqui incluido uma sobre o eterno “mensalão” pau prá toda obra), sobre a saude(apontada pelo DataFolha como questão que mais interessa ao eleitorado) e economia, sendo que esta abordagem foi feita de forma bastante atabalhoada.

          3. João Sabóia Jr.

            19 de agosto de 2014 2:53 pm

            Absurdo!

            Isso foi entrevista? 

            Eu expulsaria os dois do Planalto a pontapé! Vai fazer joralismo marrom lá na Globo

        1. alfeu

          19 de agosto de 2014 4:16 pm

          Os caras não tem mais vontade

          Os caras não tem mais vontade própria, já venderam a alma ao diabo, quer dizer aos marinhos. No caso da patricinha, tem coisa que ficou entalada na garganta  e ela ainda não digeriu.

           

          [video:https://www.youtube.com/watch?v=MumpCb5ZLOM%5D

      2. Bruce Guimarães

        19 de agosto de 2014 1:40 pm

         
        Concordo contigo, com o

         

        Concordo contigo, com o Eduardo e o Aécio as perguntas foram mais pessoais: eles atacaram o eduardo com o nepotismo e o Aécio com o aeroporto. Com a Dilma não, as perguntas foram  mais abertas, boas para responder!!!

      3. ruyacquaviva

        19 de agosto de 2014 1:55 pm

        Ela não vai cair nessa armadilha…

        Finge não entender que no cargo de presidente Dilma não deve fazer considerações sobre decisões do judiciário.

        A oposição midiática está querendo pegar ela nessa esparrela faz tempo, mas ela não vai cair nessa.

        Pessoas mal intencionadas mentem dizendo que a Dilma não se posiciona contra a palhaçada que fizeram no STF por não ter o que dizer. Mas isso é só para provocar ela a se manifestar e depois usar isso contra ela, dizendo que estaria desrespeitando a autonomia entre os poderes.

        Falta de argumento dá nisso, ficam correndo atrás de expedientes maliciosos e desonestos.

        1. framag

          19 de agosto de 2014 2:44 pm

          A pergunta não era sobre

          A pergunta não era sobre relações executivo/judiciário, era sobre o seu partido ainda estar tratando condenados como heróis. Em qualquer partido que se preze, uma condenação pelo STF deveria ter um peso grande, deveria significar que o partido (não falo de pessoas do partido, mas o partido mesmo, através de seu presidente) não pode mais sustentar um discurso da inocência pré-julgamento. O caso do mensalão é o mais notório, mas a resistência do PT em espurgar de seus quadros membros pegos em irregularidades – inclusive peixes-pequenos sem nenhum “significado histórico” para o partido – é arquiconhecido.

          1. IV AVATAR

            19 de agosto de 2014 3:16 pm

            O “mensalão’ não existiu

            Todo mundo sabe que o “mensalão” não existiu(LINK), isso é uma certeza incontestável e, por ter sido condenação injusta, não seria justo que os réus fossem punidos, também, pelo PT. Quanto a Dilma se meter nisso, isso não vai ocorrer pq ela respeita a separação entre partido e governo, bem como também o princípio da seperação entre os Poderes.  O governo é formado por uma coalizão de vários partidos. O PT é uma coisa e o governo é outra. A presidente representa o povo brasileiro e não o PT, apesar de ser filiada a este partido, simples assim.

          2. Antonio Bandeira

            19 de agosto de 2014 3:30 pm

            Caro
            Esta era a questão. Vc

            Caro

            Esta era a questão. Vc como os demais petistas dizem que o mensalão não existiu: quer dizer que a decisão de um colegiado de juízes, da Suprema Corte brasileira não é respeitada. O que deixa claro o despeito do PT pela democracia. Este é um tema crucial nesta campanha. Dilma como candidata e presidente deveria sim defender a democracia e condenar a ação dos petistas nesta caso do mensalão. Ela deveria afirmar que a decisão do supremo deveria ter sido respeitada, só isso. Mas sabemos que ela não pensa assim.

             

          3. framag

            19 de agosto de 2014 3:38 pm

            1. “Todo mundo sabe que o

            1. “Todo mundo sabe que o “mensalão” não existiu”: sério? Há alguns juízes que o PT indicou pro Supremo que ainda não foram informados disso, então, bem como o grosso da população brasileira (“ah, mas a população foi manipulada; ela só é senhora de si quando dá 60% de aprovação ao governo”, já sei, já sei). 

            2. Ontem ela não estava falando como presidente, mas como candidata do PT. Simples assim.

          4. Arthemísia

            19 de agosto de 2014 4:01 pm

            E é para Dilma e o PT fazerem

            E é para Dilma e o PT fazerem o quê? O que ela disse sobre não falar sobre decisões do judiciário está correto e suficiente porque isso significa dizer que as pessoas já foram julgadas, condenadas e estão cumprindo suas penas. É para fazer mais o quê com elas? Degolar em praça pública? Toda a pantomima produzida pelo STF não satisfez sua sede de sangue? Pronto, esse assunto acabou, os réus não podem mais nem protelar na justiça, como fazem todos os outros. Ela não deve se curvar à sanha de linxamentos que assolam este país.

            E não se iluda com a “opinião pública”, ela nem sempre acompanha o pensamento uniformizado; se assim  não fosse, hoje não teríamos o Senador Collor.

          5. Arthemísia

            19 de agosto de 2014 4:13 pm

            Eita, que saiu tudo errado: é

            Eita, que saiu tudo errado: é “linchamento”.

          6. Juliano Santos

            19 de agosto de 2014 4:52 pm

            Meu caro, se voce não sabe

            Meu caro, se voce não sabe ler nas entrelinhas a culpa não é nossa. Quando ela diz que tem opinião pessoal sobre o julgamento, mas diz que não pode externá-la, porque não pode, como presidenta, discutir decisão soberana da Suprema Corte, ela praticamente deixa subentendido que acha o que todo não coxinha acha. 

            Ou seja, foi um julgamento de exceção, com poucas provas, e muito “eu acho que”. Isso nas palavras do Ives Gandra, jurista da Opus dei e oposicionista, caso não saiba.

            Só acho que na resposta, ela poderia ter dito que o PT, não entrando no mérito do acerto ou não do julgamento, tem todo direito de defender-se como partido que sofreu uma tentiva de criminalização, e também seus líderes, presos sem provas (de novo nas palavras do Gandra). Isso porque o Bonner ficava repetindo “a senhora não acha que o PT isso e aquilo?”.

            É evidente que não ela caiu na pegadinha de começar um possível conflito com o STF. Mesmo sem o Barbosão, tem o Gilmar que já estava a postos, salivando

        2. IV AVATAR

          19 de agosto de 2014 2:54 pm

          Dilma foi inquirida sobre apenas 3 temas

          Se com os outros foi um longo e amigável bate-papo sobre vários assuntos, o que ocorreu de forma bastante descontraída(sem o entrevistador com dedo em riste)  com Dilma a inquirição se limitou a duas perguntas: Corrupção(aqui incluido uma sobre o eterno “mensalão” pau prá toda obra) e sobre a saude(apontada pelo DataFolha como questão que mais interessa ao eleitorado)

      4. Emma

        19 de agosto de 2014 2:13 pm

        FORMA E CONTEÚDO

        Nenhum dos três candidatos se saiu muito bem até agora. Aécio escorregou mais que vaselina, Eduardo Campos também não foi direto e objetivo ( apesar do JN pós-morte ter dito que ele não fugiu nas respostas…ah, tá) e Dilma foi prolixa.

        Concordo que os três receberam perguntas com temas “cascudos”, mas com Dilma foi além do CONTEÚDO. Utilizaram também a FORMA de elaborar as perguntas para atacá-la. Na primeira pergunta sobre corrupção, Bonner citou um por um os ministérios onde houve denúncias. Além de tomar muito tempo da resposta, essa estratégia causa impacto ainda mais negativo.

        A antecipação pelos entrevistadores do que Dilma iria responder foi não só antijornalístico , mas também antiético e até um pouco covarde. Seja como for, ela precisa se preparar melhor e demonstrar mais firmeza e serenidade, pois ainda vem muito “chumbo grosso” por aí. Ou alguém achou que ia ser fácil??

         

    2. DUDE

      19 de agosto de 2014 3:32 pm

      POETA PREPOTENTE

      Já li publicação no Informal do R.7 que:

      Dedo em riste é, não apenas agressivo,prepotente e ditatorial, ms também símbolo da falta de humildade”

      Dá para escolher. Acho que foi falta de humildade. Ela era uma deusa, imponente, importante, agressiva, dona do pedaço, uma palavra maravilhosa, ditadorial, lembrando aqueles velhos tempos dos  porões da DoiCodi.

       

  13. Affon

    19 de agosto de 2014 1:09 pm

    Escola de Entrevista de William Bonner

    Porta dos Fundos mata a pau

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=bDyq0u2vAc4%5D

    1. André Paulo Reis

      19 de agosto de 2014 1:50 pm

      Foi bem assim a “não-entrevista” do JN

      Foi  bem isso ai a “não-entrevista” do JN a Dilma

  14. Henrique, O Outro

    19 de agosto de 2014 1:11 pm

    Os inquirodes da Globo

    Os inquirodes da Globo estavam vestidos a rigor como urubus de preto. Assim como a mulher da previsão do tempo.

    A agressividade dos perguntadores revela  um sério  desequelíbrio emocional.

    Todos sabem o deveriam saber quem é o candidato da Globo.

    A Globo está em campanha eleitoral desdfe que surgiu 24 horas por dia sete dias por semana e 12 meses por ano.

    Afinal a Globo sonegou 615 milhões. Isto é um fato. 

    Quantos remédios poderiam ter sido comprados para nossas crianças e idosos com os valores sonegados.

  15. Maria Silva

    19 de agosto de 2014 1:12 pm

    casca de banana

    Não assisto o JN há mais de 10 anos. Não vi nada. Tem algumas pessoas no PT que são pessimos em entrevistas, por exemplo, Dilma e o senador Suplicy. Bom de entrevista eram o Genoino e o Dirceu. Não é a toa que foram retirados de circulação …  Lula é bom de palanque e mediano nas entrevistas. Vi a entrevista da Renata Loprete com a Dilma na Globo News semanas atras. Confesso, para minha surpresa, que ela se saiu muito bem. E a Renata  foi muito educada. Pareciam duas amigas conversando. No JN, quem poderia esperar outra coisa senão casca de banana e visgo de jaca?

  16. Ivan Bispo

    19 de agosto de 2014 1:17 pm

    Dilma uniu o PT

    O Bonner ontem provocou no seio do PT a certeza de que a militância têm de trabalhar muito. A militância percebeu que o PT tem inimigos fortes e só com militância dedicada e união que vencerá as eleições.

  17. alfredo machado

    19 de agosto de 2014 1:18 pm

    Debate 1 2014

    Rogério,

    Prá mim, não houve qualquer surpresa.

    WBonner já demonstrou não possuir nível para enfrentar DRousseff ( e aquela tristeza chamada Poeta, menos ainda), pois a intenção não é entrevistar, mas enfrentar.

    O jornalista fez perguntas longas queendo respostas de 10 segundos, já antecipava o que o entrevistado iria responder e acreditou que esta fantasia daria certo com DRousseff. Se tal estratégia não funcionou em 2010, imagine em 2014, com uma presidenta que se mostra inteiramente à vontade em qualquer debate, como o recente com diversos jornalistas.

    Só lamento que as coordenações dos partidos políticos, no caso, o do PT,concorde com este modelo de entrevista inteiramente desfavorável ao entrevistado, caso o entrevistador assim o deseje. A dupla de ontem à noite, considerei muito grosseira, mal educada.

     

  18. mcn

    19 de agosto de 2014 1:21 pm

    JN perdeu, Dilma não levou

    Para Fernando Brito (LINK), Dilma sobreviveu, mas não brilhou.

    Para PHA (LINK), diferente de Aécio (aeroporto) e Campos (nepotismo), dessa quizumba o PIG não conseguiu extrair nenhum deslize, erro fatal ou cochilo que custasse uma eleição.

    Dilma não levou, mas o JN perdeu, já queria a presidenta na lona.
     

  19. NALDO

    19 de agosto de 2014 1:27 pm

    Meio tosca essa postura de um

    Meio tosca essa postura de um telejornal querer impor ao eleitor quem é o candidadto mais preparado através de uma entrevista de quinze minutos, ainda mais com um jornalista que numa dessas entrevistas levou um pito da mulher para ficar quieto, como dizem por aí, tem gente que não se enxerga mesmo.

  20. lucascosta

    19 de agosto de 2014 1:30 pm

    Candidato que fala bem?

    Candidato que fala bem? Fernando Collor de Mello. Nem sempre se apresentar com brilhantismo em entrevistas revela a real capacidade de um candidato. Dilma foi mal? Já era o esperado. Nunca foi uma característica sua “matar a pau” nas entrevistas. Ela se expressa de maneira pobre, é antipática, ranzinza, tem um tremendo jeitão de mandona etc. Mas foi eleita por outros atributos. Sobretudo, por ser a continuidade de um projeto até hoje bem avaliado por seus resultados práticos. A população deverá levar mais em conta o que foi feito do que o que é falado na bancada do JN. Ainda mais quando lembramos que a entrevista de Aécio Neves foi muito ruim e que Marina Silva não é lá um poço de simpatia magnética e de vitalidade jovial feito o nosso “presidente das telenovelas”, Fernando Collor de Mello.

    1. André Paulo Reis

      19 de agosto de 2014 1:53 pm

      Marina é o tipico político-quiabo: Tem resposta prá tudo

      Ela é boa de gogó, mas não prática e um desastre, nem conseguiu criar a tal Rede….

      1. lucascosta

        20 de agosto de 2014 1:36 am

        Não é esse quiabo todo!

        Não acho que a Marina seja grande coisa no quesito respostas! Não a acho esse quiabo todo!!!

        Aécio… Esse aí vai abaixo da crítica.

        Segue em vantagem o político que tem realizações para exibir. Dilma na dianteira, portanto.

  21. Francy Lisboa

    19 de agosto de 2014 1:33 pm

    Mais uma vez, uma perda de

    Mais uma vez, uma perda de tempo, apenas para as torcidas organizadas gritarem seus “gols”! Os petistas vão achar que Dilma deu uma surra. O antipestistas que ela levou a surra. Acompanhe as manchetes.

     

    Falou o autor, “mestre da sublimacao”. O autor e todo aquele que acha estar em cima do muro eh sinonimo de credibilidade vai fatalmente cair no vao onde, entre outros, habita MArina Silva e seu “diz que nao diz”. Tenha paciencia. Se colocar acima do debate politico entre petistas e antipetistas NAO eh estar proximo da VERDADE. Aprendam de uma vez por todas que ficar em cima do muro eh o mesmo que ficar dizendo: “precisamos melhorar a educacao”, “precisamos de infraestrutura”, “precisamos aumentar a produtividade”. Todos locais comuns que garantem certo grau de conforto. 

    O penultimo paragrafo lembra em muito o metodo usado pelo Bonner de perguntar jah respondendo. Um exercicio fuleiro de futurologia para tomar pra si a pecha de imparcial. Se liga. Houve um tempo que acreditava que essa expressao Fla x Flu tinha sentido, hoje eu soh acho que serve mais para aqueles que nao querem se posicionar mais veementemente, poi s assim eh mais, digamos, facil.

  22. GODPLAYER

    19 de agosto de 2014 1:34 pm

    Todos foram “apertados”

    Todos os candidatos foram pressionados, de uma forma que eu não imaginasse que o JN faria.

    As perguntas ao Eduardo Campos envolvendo a mão dele deixaram ele sem graça e na minha opinião esse tipo de entrevista tem que ser para se obter respostas de perguntas complicdas sim, eles já tem o horário político para darem as explicações que acharem justas. Não estou falando em ser desagradável, mas de “apertar” os candidatos.

    Quem gosta do Aécio, diz que ele foi maltrado, assim como quem gosta do Eduardo, assim como quem gosta da Dilma…e por aí vai

  23. Clara Bahia

    19 de agosto de 2014 1:36 pm

    Entrevista da presidenta Dilma no JN

    Foi uma peca acusatoria e nao uma entrevista. Extremamente desrespeitosa. Mais parecia um interrogatorio policial-militar do tempo da ditadura, feito para que o interrogado confessasse, caisse em contradicao, reforcando a acusacao que lhe era feita. Fascista!  Realmente a Globo nao conhece o Brasil.

  24. ROGERIO FARIA

    19 de agosto de 2014 1:37 pm

    Didi responde objetivamente

    Clique na imagem para mais tirinhas!

  25. Carlos Ramirez

    19 de agosto de 2014 1:45 pm

    Formato Incorreto

    Estas entrevistas do Jornal Nacional não agregam muita coisa.

    Como alguém já mencionou acima, as perguntas são elaboradas já embutindo respostas e juízos de valores.

    A pauta é exclusivamente negativa, o objetivo é deixar o entrevistado sempre na defensiva.

    Não são elaboradas perguntas que permitam ao entrevistado discorrer sobre um tema e, aí sim, o entrevistador tentar aprofundar o assunto, encontrando problemas e contradições no discurso do candidato.

    O resultado é que quem se sai bem é quem melhor consegue tergiversar e não quem tem melhores propostas.

  26. Eliana da Silva

    19 de agosto de 2014 1:45 pm

    Vi a entrevista na internet.

    Vi a entrevista na internet. Se telejornal já é uma coisa anacrônica, imagina o JN apresentado por esses bonecos de ventríloquo. Para mim, tudo dentro do esperado. Falta de educação, perguntas longas e acusações há tempo repercutidas na imprensa/oposição. Eles foram eles mesmos! E Dilma é Dilma! Não é dada a sorrisinhos e nem é a rainha da oratória, mas enfrentou com tranquilidade a truculência dos dois. Penso até que a entrevista serviu para mexer ainda mais com os brios de petistas e simpatizantes. Aliás, chamar todos aqueles que trabalham para o governo de desonestos é calúnia e merecia um processo.

     

  27. Fernando Antonio Moreira Marques

    19 de agosto de 2014 1:46 pm

    Festival de grosserias e baboseiras

    Se é isto que a emissora chama de entrevista, reportagem, ou seja lá que nome dê, não passa de agressão gratuita e mal intencionada.

    Realmente ficou claro o que é ser capachildo, pau mandado e marionete. Não havia jornalista na banca. Lamentável convocar o espectador para assistir este espetáculo de agressões e nenhuma vontade de ouvir.

  28. Fernando L

    19 de agosto de 2014 1:53 pm

    Impressiona como as opiniões


    Impressiona como as opiniões mudam ao sabor do vento….Leio na Folha que Dilma “em seu habitat, presidente ganha na tática e na estratégia”. Leio no Tijolaço que ela não perdeu, mas, não brilhou….Aqui vejo uns em desespero…kkk. Senhores, nem Lula seria tão promissor nessa situação quanto Dilma foi ontem. Ela demonstrou uma coisa simples e importante: autoridade. Não esperem Lula em Dilma, pois ela nunca dará “show”, porém, esperem sempre uma Presidente capaz de enfrentar supostos carrascos de dedo em riste. Gostei muito.

  29. Fernando L

    19 de agosto de 2014 1:53 pm

    Impressiona como as opiniões


    Impressiona como as opiniões mudam ao sabor do vento….Leio na Folha que Dilma “em seu habitat, presidente ganha na tática e na estratégia”. Leio no Tijolaço que ela não perdeu, mas, não brilhou….Aqui vejo uns em desespero…kkk. Senhores, nem Lula seria tão promissor nessa situação quanto Dilma foi ontem. Ela demonstrou uma coisa simples e importante: autoridade. Não esperem Lula em Dilma, pois ela nunca dará “show”, porém, esperem sempre uma Presidente capaz de enfrentar supostos carrascos de dedo em riste. Gostei muito.

  30. serralheiro 70

    19 de agosto de 2014 2:03 pm

    Não assisti o show de grosserias e não perdi nada

    Como de costume, evitei a apresentação da rede sonegadora e lesa pátria. Ainda está muito presente na minha memória a disputa eleitoral de 89, o debate entre Collor e Lula e consequente edição mal caráter exibida na TV dos marinhos. Minha saúde mais precária nos dias de hoje me impedem de me expor às emoções negativas que tal programa iriam me sujeitar. Das apreciações que vi a respeito, não perdi nada. Tenho a lamentar a qualidade da mídia desregrada brasileira que só traz constrangimento aos brasileiros que se dedicam a vida pública deste país apostando permanentemente no quanto pior melhor, e impedindo uma salutar troca de ideias sobre a condução desra nação.

  31. Marco Abi

    19 de agosto de 2014 2:09 pm

    Dilma é ruim

    Ruim em termos de carisma, ruim como gestora, ruim como governante.

    Fica bem difícil defender muita coisa com um governo ruim como o dela. Ainda mais se o tema for corrupção — que o PT tanto falva ser diferente, antes de ser governo.

  32. Joaquim Aragão

    19 de agosto de 2014 2:19 pm

    Um estranho empate…

    É evidente que essa entrevista estava sendo armada para ser mais uma arapuca contra o Governo. A severidade das entrevistas anteriores só serviriam para justificar politica e jornalisticamente a agressividade da entrevista com a Dilma, ontem observada.

    Mas tudo bem, isso faz parte da política, e quem sai na chuva, tem de aguentar se molhar, e isso a Presidenta sabe muito bem. 

    Na medida em que a imprensa está partidarizada, não poderia se esperar que seria uma entrevista “normal”, mesmo que agressiva. Se tratava, sim, de um debate público entre o partido da imprensa e a presidenta, mesmo travestido de entrevista. E Bonner e a poetisa foram para o Palácio exatamente para isso, o que explica as longas falas dos entrevistadores, vendendo o argumento da oposição e dificultando a resposta. 

    Para quem torce pelo governo, esperava-se a grande chance da Presidenta dar um show de bola. Para quem torce contra, um belissimo nocaute na mesma. 

    Mas na verdade, nenhum dos campos venceu. Os golpes iniciais da avaliação moralista foram bravamente defendidos, até porque eram manjados demais: ela já tinha respondido a essas perguntas várias vezes, e no mesmo figurino do “respeito às instituições”; e os “entrevistadores”-pugilistas deveriam ter inventado outras formas mais criativas de abordar a questão, demonstrando uma clara falta de brilho profissional.

    Entretanto, não há de se negar a persistente falta de carisma e capacidade retórica da Presidenta, ao tentar dar respostas por demais corretas e institucionais, que seriam longas e evidentemente cortadas. Aquilo seria e era para ser uma luta de boxe, e não defesa de dissertação acadêmica!

    Qualquer um experiente em dar entrevistas a órgãos agressivos e manipuladores sabe que tem de já ter prontos argumentos curtos e grossos contra as teses esperadas e manjadas. Com frases sintaticamente construidas para não poderem ser cortadas e reinterpretadas ao gosto do entrevistador.

    Esperava-se que a Presidenta, depois de anos de agressão mediática, tivesse aprendido algo nesse sentido, ou que Lula tivesse exercido da forma mais eficiente o papel de treinador experiente.

    Portanto, os cortes às respostas, a tentativa de não deixar falar, eram truques mais que esperados, e os contragolpes poderiam ter sido mais efetivos (sem apelar para grosseria anti-jornalística e sem perda de classe e dignidiade institucional, evidentemente).  

    Entrentanto, os dois pugilistas mediáticos sentiram o golpe. Não conseguiram emplacar as suas tentativas de soco no queixo, às quais o próprio Aécio e Eduardo se sucumbiram com maior sucesso. Ela conseguiu segurar uma a uma às iniciativas de desestabilização.

    E isso produziu um visível nervosismo na equipe global, provocando maior agressividade por parte sobretudo da poetisa, que perdeu, realmente, a compostura, desmoralizando a luta.

    Mas aí está o resultado. A presidenta saiu sem olho roxo, mas também sem o cinto de campeã. Não levou gol, mas perdeu a oportunidade de marcar ponto. E isso, a essa altura, é problemático, sim. Que os marqueteiros façam seu dever de casa, afinal são pagos para isso.

     

     

  33. CB

    19 de agosto de 2014 2:27 pm

    Eu queria ver se patrícia

    Eu queria ver se patrícia pateta teria coragem de erguer o dedo na cara de algum general presidente ou se hommer bonner teria peito de ser tão agressivo com um serra presidente… No dia seguinte ele estaria no olho da rua e ela, que teria erguido o dedo no nariz de algum general-presidente, enfrentaria aquilo que nossa Presidenta enfrentou em sua juventude: uma temporada hospedada no spa da ditabranda. O que os fascistas dos grandes veículos estão fazendo, seguindo a cartilha escrita pelo departamento de estado dos eua, é insuflar o desrespeito às autoridades e insituições. O cargo de Presidente (a) é uma instituição. Dilma não é apenas candidata, é também Presidenta portanto o que os dois rola-b stas do jornal do irracional fizeram foi agredir e desrespeitar muito mais do que a pessoa Dilma. Da globo, nada se espera e ainda assim conseguem nos surpreender negativamente. Espero ansioso pelo dia em que um Requião tenha poder pra fazer o que tem que ser feito: secar as torneiras da propaganda oficial para a grande mídia e, por cima, instalar uma ampla investigação sobre suas atividades. Uai, a mírdia não prega que tudo que é privado é melhor? Que sobrevivam apenas dos anunciantes particulares. Os dois paus mandados da direita não fizeram perguntas, fizeram acusações levianas e não deram ao espectador direito de saber o desfecho dos “escandalos” falsos criados pelo Partido da Imprensa Gloriosa.

  34. Sta Catarina

    19 de agosto de 2014 2:29 pm

    Entrevista

    Achei desrespeitosa a entrevista com a presidente. É clara a intenção da mídia de apontar erros ao invés de produtivamente buscar tirar dos entrevistados os planos para o Brasil na próxima gestão. Simplesmente um lixo como a entrevista foi conduzida, típico da Goebbels.

    Quanto à presidente, acho que foi bem apesar de tudo. A campanha começa para valer hoje na televisão.

  35. João Sabóia Jr.

    19 de agosto de 2014 2:32 pm

    Não tem seriedade.

    Entrevista que nada acrescentou, os entrevistadores, porta vozes da Globo, estavam apenas interessados em colocar a Presidenta em situações de saia justa, nada realmente de discutir o páis, discutir as propostas, e afirmo que a inteligência jornalistica dos dois beira a mediocridade.

  36. Raí

    19 de agosto de 2014 2:35 pm

    Foi estratégia ou má preparação da Dilma ?

    Com os inquiridores, ocupando quase 50% do tempo, na formulação das perguntas, quase nada sobrou, para a inquirida, dar maiores e melhores respostas, dadas as circunstancias, porem acho para a 1ª pergunta, a Presidenta, deveria ter respondido simplesmente: Nem todas estas denúncias de corrupções, procedem, e a diferença entre as adms.petistas e as anteriores,onde tambem houve denúncias mil, é que agora, o Poder Judiciário, pôde investigar, punir a todos os casos, em que foi efetivamente comprovado, culpa das pessoas ciatdas; Quanto ao Mensalão, a resposta não poderia ser outra, ou no máximo, “decisões judiciárias, não se discutem, cumprem-se”; Quanto à questão da saúde, a melhor resposta seria: Nnhuma adm.federal, investiu tanto, quanto a do governo Dilma, entretanto ainda não conseguimos chegar aonde sonhamos e ao que a nação precisa; Quanto à política economica, bem que a Presidenta tentou mostrar os nossos números, porem o tempo curto a impediu, senão desfilaríamos um rosário de avanços na geração de empregos, no aumento real da renda, nos investimentos em educação, no PAC, na diminuição da dependencia do FMI e afins, nas novas parcerias com países do novo bloco economico, o BRICS e muito mais.

  37. Luciano Prado

    19 de agosto de 2014 2:48 pm

    Globo requer mais tempo para Bonner e Poeta

    Rede Globo requer ao TSE mais tempo para os entrevistadores apresentarem o programa eleitoral da Globo.

    Ao final do requerimento a Globo ainda faz consulta ao órgão máximo. Tendo em vista que o dedo em riste não surtiu os efeitos desejados a Globo indaga: A cusparada está liberada?

    Em contrapartida Dilma reclama da Globo sobre o dedo fedorento de Patrícia Poeta. Por onde andou aquele dedo?

  38. aliancaliberal

    19 de agosto de 2014 2:53 pm

    Quem é neutro o suficiente

    Quem é neutro o suficiente para analisar a entrevista?

    Ninguém,então vai ser um exercicio de subjetividade.

    O que importa é o que o eleitor pensa e só com pesquisa para saber e mesmo assim não são muito confiáveis os dados.

     

     

     

    1. Ivan de Union

      19 de agosto de 2014 7:25 pm

      “Quem é neutro o suficiente

      “Quem é neutro o suficiente para analisar a entrevista?”:

      Eu sou, porque nao a vi:  a rede golpe eh canalha em serie.  Ponto final.

      1. aliancaliberal

        19 de agosto de 2014 8:01 pm

        Não é neutralidade é covardia

        Não é neutralidade é covardia junto com pouca fé.

        Se nem olhar uma entrevista tem coragem melhor não opinar.

         

        1. Ivan de Union

          19 de agosto de 2014 9:51 pm

          AONDE esta minha “falta de

          AONDE esta minha “falta de coragem” de morar fora do Brasil e nao ter acesso aa merda excrementicia e bostal que a rede golpe produziu mesmo?

          Sim, com desenhos.  Em lapis de cor.

          De outra maneira, a rede golpe ainda eh traira em serie e sempre vai se.  Ja o ehj ha mais de 50 anos e nao vai subitamente modificar.

          1. aliancaliberal

            20 de agosto de 2014 3:18 am

            Eu nem tv tenho, vejo o que

            Eu nem tv tenho, vejo o que quero pela internet.

  39. joao

    19 de agosto de 2014 2:56 pm

    em qquer posicao
    Em que vi foi uma bosta.
    Se foi uma neutralizada para empacar emperrou. A Dilma, entrevistadores e ficou uma coisa grotesca para erros agressivos.
    Nada ficou de aproveitavel.
    Triste.

  40. will

    19 de agosto de 2014 3:18 pm

    2 trolls

    É irritante quando a pessoa pergunta e ela mesma responde.

    Assistindo estes 2 paspalhos da globo, percebe-se o nível baixíssimo dos jornalistas que não acrescentam e não informam em nada. 

    – decadência ,lá vão eles.

  41. Free Walker

    19 de agosto de 2014 3:20 pm

    Foi exatamente o que eu vi ontem no JN.

    POLÍTICA

    Um desastre chamado Dilma!, por Ricardo Noblat

     

    William Bonner empurrou a presidente Dilma Rousseff para o canto do ringue. E ficou batendo nela até cansar. Até resolver lhe dar algum refresco, quando ofereceu um minuto e meio além dos 15 previstos para que ela fizesse suas considerações finais.

    Como Dilma, atarantada, não conseguiu respeitar o tempo que lhe coube, Bonner e Patrícia Poeta decretaram o fim da terceira entrevista do Jornal Nacional com candidatos a presidente. As duas primeiras foram com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

    De longe, a entrevista com Dilma foi um desastre. Para ela. Não chamou Bonner e Patrícia de “meus queridos”, como costuma fazer quando se irrita com jornalistas que a acossam com perguntas incômodas. Mas chegou perto.

    Passou arrogância. Exibiu uma de suas características marcantes – a de não juntar coisa com coisa, deixando raciocínios pelo meio. Foi interrompida mais de uma vez porque não conseguia parar de falar, e fugia de respostas diretas a perguntas.

    Perguntaram-lhe sobre corrupção. Dilma respondeu o de sempre: nenhum governo combateu mais a corrupção do que o dela. Bonner perguntou o que ela achava de o PT tratar como heróis os condenados pelo mensalão. Foi o pior momento de Dilma (terá sido mesmo o pior?).

    Dilma escondeu-se na resposta de que como presidente da República não poderia comentar decisões da Justiça. Ora, a resposta nada teve a ver com a pergunta. E Bonner insistiu com a pergunta. E Dilma, nervosa, valeu-se outra vez da mesma resposta. Pegou mal. Muito mal.

    Quando foi provocada a examinar o estado geral da economia, perdeu-se falando de “índices antecedentes”. Provocada a dizer algo sobre o estado geral da saúde, limitou-se a defender o programa “Mais Médicos”.

    Seguramente, nem em público, muito menos em particular, Dilma se viu confrontada de modo tão direto, seco e sem cerimônia como foi por Bonner e Patrícia. Jamais. Quem ousaria? Surpreendida, por pouco não se descontrolou.

    1. lenita

      19 de agosto de 2014 9:04 pm

      O Bonner ficou tão

      O Bonner ficou tão descontrolado que eu via o momento em que ele iria dar uma bofetada na presidente da República. Vc não viu? Ou não quis ver.

  42. Luciano Prado

    19 de agosto de 2014 3:21 pm

    O PIG ainda não se cadastrou no TSE

     

     

    COIMBRA: MÍDIA EXERCE PAPEL DE “OPOSIÇÃO DE FATO”

     

    :

    Segundo o presidente do Instituto Vox Populi, colunista Marcos Coimbra, como resultado da atuação da vanguarda midiática oposicionista, estamos há três anos imersos na eleição de 2014: “A derrota de Dilma é buscada de todas as formas”; segundo ele, a influência dessas empresas ultrapassa o noticiário: “elas contratam as pesquisas eleitorais que desejam e as divulgam quando e como querem”

     

    19 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 09:12

     

     

    247 – Para o colunista Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, estamos há três anos imersos na eleição de 2014 sob o comando de uma imprensa oposicionista que busca a derrota de Dilma Rousseff de todas as formas.

    Segundo ele, a influência dessas empresas ultrapassa o noticiário: “elas contratam as pesquisas eleitorais que desejam e as divulgam quando e como querem”. Leia:

    As eleições e a mídia

    Na próxima terça 19, com o início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio, entraremos na etapa final da mais longa eleição de nossa história. Começou em 2011 e nossa vida política gira em torno dela desde então.

    A batalha da sucessão de Dilma Rousseff foi iniciada quando cessou o curto período de lua de mel com as oposições, no primeiro ano de governo. Talvez em razão do vexame protagonizado por José Serra na campanha, o antipetismo andava em baixa.

    Durou pouco. Na entrada de 2012, o clima político deteriorou-se. As oposições perceberam que, se não fizessem nada, marchariam para nova derrota na eleição deste ano. Ao analisar as pesquisas de avaliação do governo e notar que Dilma batia recordes de popularidade a cada mês, notaram ser elevadas as possibilidades de o PT chegar aos 16 anos no poder. E particularmente odiosa.

    Serem derrotadas outra vez por Dilma doía mais do que perder para Lula.

    Ela era “apenas” uma gestora petista, sem a aura mitológica do ex-presidente. Sua primeira eleição podia ser creditada, quase integralmente, à força do mito. Mas a segunda, se viesse, seria a vitória de uma candidatura “normal”. Quantas outras poderiam se seguir?

    A perspectiva era inaceitável para os adversários do PT. Na sociedade, no sistema político e no empresariado, seus expoentes arregaçaram as mangas para evitá-la. A ponta de lança da reação foi a mídia hegemônica, em especial a Rede Globo.

    Recordar é viver. Muitos se esqueceram, outros nem souberam, mas a realidade é que a “grande imprensa” formulou com clareza um projeto de intervenção na vida política nacional.

    Não é teoria conspiratória. Quem disse que os “meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste País, já que a oposição está profundamente fragilizada”, foi a Associação Nacional de Jornais, por meio de sua presidenta, uma das principais executivas do Grupo Folha. Enunciada em 2010, a frase nunca foi tão verdadeira quanto de 2012 para cá.

    Como resultado da atuação da vanguarda midiática oposicionista, estamos há três anos imersos na eleição de 2014. A derrota de Dilma é buscada de todas as formas. O “mensalão”? Joaquim Barbosa? A “festa cívica” do “povo nas ruas”? O “vexame” da Copa do Mundo? A “compra da refinaria”? O “fim do Plano Real”? A “volta da inflação”? O “apagão” na energia? A “crise na economia”? A “desindustrialização”? O “desemprego”?

    Nada disso nunca teve verdadeira importância. Tudo foi e continua a ser parte do esforço para diminuir a chance de reeleição da presidenta.

    Ou alguém acha que os analistas e comentaristas dessa mídia acreditam, de fato, na cantilena que apregoam quando se vestem de verde-amarelo e se dizem preocupados com a moral pública, os empregos dos trabalhadores ou a renda dos pobres? Ou que queiram fazer “bom jornalismo”?

    Temos agora uma ferramenta para elucidar o papel da mídia na eleição. Por iniciativa do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, está no ar o manchetômetro (http://www.manchetometro.com.br), um site que acompanha a cobertura diária da eleição na “grande imprensa”: os jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, além do Jornal Nacional da Globo (como se percebe, os organizadores do projeto julgaram desnecessário analisar o “jornalismo” do Grupo Abril).

    Lá, vê-se que os três principais candidatos a presidente foram objeto, nesses veículos, de 275 reportagens de capa desde o início de 2014. Aécio Neves, de 38, com 19 favoráveis e 19 desfavoráveis. Tamanha neutralidade equidistante cessa com Dilma: ela foi tratada em 210 textos de capa. Do total, 15 são favoráveis e 195 desfavoráveis. Em outras palavras: 93% de abordagens negativas.

    É assim que a população brasileira tem sido servida de informações desde quando começou o ano eleitoral. É isso que faz a mídia para exercer o papel autoassumido de ser a “oposição de fato”.

    O pior é que a influência dessas empresas ultrapassa o noticiário. Elas contratam as pesquisas eleitorais que desejam e as divulgam quando e como querem. E organizam os debates entre candidatos.

    Está mais que na hora de discutir a interferência dessa mídia no processo eleitoral e, por extensão, na democracia brasileira.

     

    1. hc.coelho

      19 de agosto de 2014 3:37 pm

      E o tse.

      Tenho cobrado das autoridades da atitude anti democrática da rede globo, o resto só acompanha; globo que tem um passado de interferencia gritante no jogo eleitoral, vide edição do debate Lula Collor, a consultec roubando nas urnas do Brizola, noticiário seletivo e com escandalos escolhidos, antijornalismo, etc, etc, e o manifesto desejo da globo de ela indicar que ela quer ( como já fez).

      O tse precisa decidir se é um guardião da lisura das eleições, como deve ser, ou vai ficar na perfumaria de cassar um o outro candidato, fingindo agir. Globo é partido político, usando dinheiro e poder e corrompendo o processo político. 

  43. hc.coelho

    19 de agosto de 2014 3:27 pm

    Muito bom desempenho

    Entrevista agressiva e deseducada e uma Dilma tranquila e dando o seu recado. Não caiu em nehuma armadilha, e foram muitas, nem perdeu o domínio para os entrevistadores, como eles claramaente articulavam.

    Não podia se melhor. Foi o covil das feras e as enfrentou com vantagens. Só ai ja se mostrou melhor candidata que o resto, sem falar nas fantasticas realizações do seu governo.

  44. IV AVATAR

    19 de agosto de 2014 3:34 pm

    A dupla de inquisidores gastou 5 minutos em cada tema

    Como os temas abordados foram apenas três(corrupção, saúde e economia), foram gastos 5 minutos para cada tema, sendo que de cada minutos, mais da metade foi roubado pelo entrevistador para fazer discuros, antecipar as respostas que seriam dadas pela entrevista e para interrompê-la. Isso é banditismo, por isso Dilma saiu-se muito bem, ficou visível que, como Dilma é uma pessoa de mãos limpas, o casal de torturadores ficou tristinho pq não pode abordar Dilma sobre isso, ou seja, sobre seu envolvimento pessoal com roubalheira.

  45. Alexandre Bitencourt

    19 de agosto de 2014 3:41 pm

    Não esperava nada diferente disso

    Não esperava nada diferente disso, acredito que Dilma também não.

    O bate-bola entre Aécio e os apresentadores da Globo não se repetiria com Dilma. Apresentadores com cara fechada em ritmo de inquisição, com a já conhecida presunção de culpa questionando a condenação no STF.

    Ao final da entrevista com Aécio, Bonner e Poeta não se conteram (Poeta menos ainda): abriram uma enorme sorriso diante do sincronismo do candidato. Sorriso de torcida, indiscutivelmente.

    Dilma acabou sendo muito técnica no final (falando sobre os índices antecedentes de inflação) e deu a chance que Bonner tanto queria de cortá-la no final sem esperar nem 5 segundos que seriam suficientes para Dilma fazer o seu encerramento.

  46. Arnaldo Costa

    19 de agosto de 2014 3:43 pm

    Dilma se saiu bem
    Diante do falso interrogatório, onde o repórter se sustenta em mentiras, Dilma se saiu bem. Poderia ter aproveitardo para mostrar mais a realidade de seu governo, que não poderia ter conduzido de melhor maneira, um sucesso. Em relação à saúde de veria ter aproveitado o assunto para mostrar o aumento de atendimentos e da demanda como consequência da diminuição da pobreza e da democratização do acesso à saúde e educação. No mais, terá oportunidade de mostrar seus feitos e comparar desempenhos em relação a outros governos na propaganda gratuita.
    P.S.: E ainda pode mostrar as mazelas de Aécio e FHC.

  47. Free Walker

    19 de agosto de 2014 4:16 pm

    A entrevista ideal…..para os petistas.

    Bonner: Presidenta, nos fale do Bolsa Família

    Poeta: Coma está o netinho, Presidenta?

    Bonner: Presidenta, o +Medicos revolucionou a saúde no Brasil?

    Poeta: Presidenta, como estão as obras de transposição do Rio São Francisco? Quantos milhões de famílias serao atendidas?

    Bonner: Presidenta, por favor, passe para os novos telespectadores aquela receita de omelete que a Senhora fez no programa da Ana Maria.

    Poeta: Presidenta, nos fale da Copa. 

    Bonner: Falando em Copa Presidenta, qual o melhor jogador do mundo, Messi ou Neymar?

    Poeta: Presidenta, a Senhora faz a própria maquiagem ou tem um profissional para isso. Aliás, a Senhora faz tratamento de pele, pois parece uma mocinha?

    Bonner: Presidenta, nos fale dos planos futuros para a Petrobras, umas das maiores pretroleiras do mundo? Quando vamos conquistar a autosufiência?

    Pinga fogo.

    Poeta: Elvis ou Roberto?

    …….

    1. alexis

      19 de agosto de 2014 5:43 pm

      Muito boa

      O Johnnie Walker, mesmo que seja brincando ilustrou, embora muito parcialmente, algumas das coisas boas do governo. Gostei. Lembro-me que, anos atrás, perguntavam ao candidato sobre algum fato ou ação boa do outro. Ficou um debate muito construtivo!

      Continua assim Johnnie, enquanto tento pensar em alguma coisa boa do Aecim, mesmo que tenha que mentir. Depois te falo se encontro algo, ok?

      1. Free Walker

        19 de agosto de 2014 6:23 pm

        Se metade das “coisas boas”

        Se metade das “coisas boas” do PT não fossem mentira o governo popular seria apenas medíocre, deixaria de ser horroroso.

         

  48. Marly

    19 de agosto de 2014 4:37 pm

    Falta de respeito, educação e dignidade!

    Foi o que vi. Na falta de malfeitos como foi no caso de Aécio e Campos, resolveram voltar ao mensalão. O mensalão já deu… Já fizeram a festa insuflando aquilo que no PSDB, foi posto na gaveta. Os entrevistadores esqueceram os possíveis cursos de boas maneiras, que seu DONO lhes oferece e, num ímpeto de cólera, deixaram transparecer a RELES ESSÊNCIA que fica sob a capa de educados. Comportamentos condenáveis, comparados  aos de pessoas desclassificadas. Não adianta a máscara. Um dia ela cai desnudando a mediocridade dos que se julgam pessoas de bem. Ontem ficou escancarada a total deselegância dessas pessoas e a sujeira que possivelmente carregam na alma! Deplorável !!!!

  49. Juliano Santos

    19 de agosto de 2014 5:04 pm

    Não vou analisar a “atuação”

    Não vou analisar a “atuação” dos entrevistadores. Eu esperava isso mesmo, até porque disseram que foram duros com os outros, não sei, não vi. Se bem que não custa nada o Bonner ser um pouco mais educado, mantendo o conteúdo das “perguntas”, com uma senhora, que é presidente da república. 

    Vou analisar a da Dilma. Não vou chegar ao ponto de dizer que deu surra nos dois. Mas gostei bastante, para quem reconhecidamente não é comunicativa. Não fugiu das perguntas, que alias, eram afirmações. Foi bem na questão da corrupção, do mensalão e apesar de não deixarem ela falar, na economia. E o principal, continua passando a imagem de pessaoa séria. Foi bem, nota 9

  50. Marly

    19 de agosto de 2014 5:22 pm

    Ao jornalista (?) Bonner:


    Para sua informação, foram os petistas e simpatizantes, que trataram como heróis os petistas presos naquilo que VOCÊS, chamaram de mensalão, baseados numa afirmação criminosa de um brasileiro da pior espécie que era presidente do PTB. Dilma, Lula e PT, não se pronunciaram e alguns simpatizantes como eu, defenderam essa postura. Cabia a nós, simpatizantes e petistas, bradarmos nossa indignação e assim foi feito enquanto durou  o circo que era festa para vocês, nos seus meios de comunicação. Assim como fomos nós, repito, simpatizantes e petistas que contribuimos para, com orgulho , pagar as indevidas multas a eles cobradas. O  meu recibo está guardadinho para prestar contas à Receita. Fomos milhares de brasileiros que não foram catequizados pelas diárias lavagens cerebrais ofertadas pela mídia da qual o sr. faz parte.  

  51. armandolo

    19 de agosto de 2014 5:58 pm

    Para mim foi uma surpresa.

    Para mim foi uma surpresa. Dilma saiu-se melhor do que se esperava.

  52. Franbeze

    19 de agosto de 2014 6:01 pm

    Percebi que a Dilma está bem mais

    segura de si e vai saber muito bem enfrentar os canalhas de plantão baba ovo dos EUA.

  53. Brenoo

    19 de agosto de 2014 7:29 pm

    Equivoco

    Tenho que discordar de 98,7% do artigo aqui descrito. As perguntas são feitas para gerarem argumentos que sim são importantes para o conhecimento de todos. Não foi deselegante chama-la de candidata pois a entrevista é direcionada aos candidatos não a atual presidente. O tema corrupção é verídico e a presidente sambou na resposta, tentou minimizar os escândalos  e até mentiu (quanto a criação da CGU criada pelo Fernando Henrique). Muito conveniente utilizar o cargo para desconversar uma questão direta como mensalão. Não existe receita para saúde perfeita, mas a lambança feita a verba gasta na saúde é uma vergonha em níveis catastróficos. Mais uma vez uma enrolação só da nossa presidente que sempre traz um sentimento de vergonha alheia.. 

  54. aliancaliberal

    19 de agosto de 2014 8:03 pm

    Será que combinaram as

    Será que combinaram as perguntas antes também?

  55. altamiro souza

    19 de agosto de 2014 10:52 pm

    com a perda crescente da

    com a perda crescente da credibilidade,

    a globo decresce na sua audiencia.

  56. Renato Mota

    20 de agosto de 2014 3:42 am

    A pergunta não era se ela

    A pergunta não era se ela achava certo a decisão o STF, era sobre o PT chamar os condenados e comprovados pela lei corruptos de militantes injustiçados. Dilma que focou a resposta no STF e não da ação do PT, além do mais, eles foram condenados pelos ministros do STF que por acaso a ampla maioria e até mesmo o Joaquim Barbosa foi indicado ao supremo pelos governos petistas.
    Em relação a inúmeros escândalos de corrupção no mandato do PT, ele citou e perguntou porque existiram tantos e se era difícil encontrar pessoas honestas. Acho que todo brasileiro também quer saber, será se existe pessoas honestas na política? porque apareceram tantos corruptos no governo do PT se todos lá são aliados de Dilma?
    Em relação a economia, será se o Brasil depende tanto assim da economia externa para que os problemas econômicos no país sejam todos justificados pela crise internacional? Nós não conseguimos ser autossuficientes?
    Em relação a saúde, ela disse que não conseguiram suprir 14.000 médicos para preencher as vagas do interior do país, vocês já se perguntaram porque os médicos brasileiros não aceitaram ir? o Interior do Amazonas não existe infraestrutura nenhum para atender pacientes com caso de médio a grande porte de gravidade de saúde, se você é engenheiro ou advogado, você iria pro interior pra ganhar 15.000 reais porém ficar longe de casa sem conhecer ninguém e no seu trabalho não ter nem um computador, internet e sem o mínimo de recursos para você estudar e manter-se atualizado academicamente durantes esse ano ou 2 anos que você está naquela cidade, sendo que para ir a capital você precise desembolsar 2 mil reais em uma passagem (exemplo de São Gabriel da Cachoeira – Manaus – São Gabriel da Cachoeira). Porque não se investe na educação para formar mais médicos e médicos oriundos naquela região necessitada? Mais médicos é um programa para tampar o sol com a peneira!

    AH, não voto no Aécio se querem saber, não sou PSDB e muito menos PT !

  57. Calvin

    20 de agosto de 2014 2:19 pm

    Emprego como tradutor!

    Quem consegue entender os anacolutos da gerenta impacienta tem emprego garantido! O autor do post então, pode ser filósofo mor!

Recomendados para você

Recomendados