5 de junho de 2026

A queda do analfabetismo na Bolívia

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Enviado por Assis Ribeiro

Do Brasil de Fato

Com método cubano de educação, Unesco declara Bolívia um país livre do analfabetismo

Governo Evo Morales aplicou o método “Sim, eu posso” desenvolvido por Cuba e que já havia sido usado com sucesso na Venezuela

O vice-ministro da Educação alternativa da Bolívia, Noel Aguirre, declarou na última terça-feira (29) que a Unesco aceitou o relatório enviado pelo governo que aponta que o país está livre do analfabetismo.

“Podemos dizer orgulhosamente que o Estado Plurinacional é um estado livre do analfabetismo”, declarou.

De acordo com Aguirre, o país tem nesse momento um índice de 3,8% de analfabetos, abaixo dos 4% que a ONU declara que um país precisa ter para erradicar o analfabetismo. O ministro apontou que o objetivo do governo é chegar até a população “residual”,  com mais de 60 anos.

Nascido em Cuba, o método “yo si puedo” (sim, eu posso) começou a ser exportado para outras nações a partir de 1999 e já foi utilizado na alfabetização de milhões de pessoas pelo mundo e foi utilizado pelo governo Morales.

O método busca entender as necessidades dos alunos e  todas as peculiaridades do local ultilizando recursos audiovisuais e combinações entre números e letras. Além disso,  tem a vantagem de poder ser durar pouco mais de três meses e de poder ser impantado em locais com pouco estrutura.

No Brasil, o método é aplicado pelo MST em diversos estados, e foi importado pelo governo Lula em 2010.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

8 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mardones Ferreira

    7 de agosto de 2014 4:07 pm

    O mundo que não se vê na

    O mundo que não se vê na mídia conservadora.

  2. Daytona

    7 de agosto de 2014 5:12 pm

    Vamos esperar os comentários

    Vamos esperar os comentários preconceituosos de Leônidas e Motta Araújo.

  3. Mauro Segundo

    7 de agosto de 2014 6:17 pm

    Legalização na Bolívia de carros roubados no Brasil

    Nassif, tive até dúvidas de onde postar isso, tal a a brangência do tema (Notícias falsas, preconceito, etc), mas resolvi colocar aqui em função dos temas “Bolívia”, e “Evo Morales”.

    Em 2011 o governo Boliviano resolveu cadastrar todos os carros do País. Pelo que entendi era uma verdadeira bagunça, automóveis sem documentos rodando livremente no País, a cultura era de que documentos eram simplesmente desnecessários.

    A reação da Mídia Brasileira foi: Evo Morales, o índio comunista bolivariano, vai legalizar carros roubados no Brasil. Vai aumentar o valor dos nossos seguros, a taxa de criminalidade (roubo de carros) vai explodir, uma vergonha, etc, etc, etc.

    Exemplos abaixo:
    http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/parlamentares-protestam-contra-legalizacao-pela-bolivia-de-carros-roubados-brasileiros-mas-ao-levar-tapas-na-cara-anteriormente-o-brasil-ficou-quietinho-quietinho/

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/08/23/bolivia-podera-legalizar-pelo-menos-4000-veiculos-roubados-no-brasil.htm

    Jornais e sites regionais repercutiram as notícias nacionais:

    http://agazetadoacre.com/noticias/governo-da-bolivia-decide-legalizar-carros-sem-documentos-no-pais/

    DEM e PSDB, é claro, em defesa da liberdade e contra o bolivarianismo ladrão, se pronunciaram:

    http://cd.jusbrasil.com.br/noticias/2746767/votacao-de-mocao-de-repudio-ao-governo-boliviano-gera-debate-na-camara

    http://www.psdbnacamara.com.br/wordpress/?p=32122

    http://www.campograndenews.com.br/politica/rinaldo-cobra-providencia-de-dilma-no-combate-a-troca-de-carro-por-droga

    Pronunciamentos oficiais de membros da diplomacia Boliviana tinham repercussão tímida. O que eles diziam é que, ao contrário do que estava sendo noticiado, com o cadastramento, carros roubados em outros países poderiam ser localizados na Bolívia e devolvidos ao País de origem:

    http://www.vgnews.com.br/listaprod.asp?lista=categoria&tipo_id=5&prod_id=8866

    Eles inclusive solicitaram ao governo Brasileiro os dados de todos os carros roubados aqui, para cruzar com os encontrados em território Boliviano.

    Nessa guerra de versões, o que se mostrou “verdade” ao longo do tempo? A devolução ao Brasil de inúmeros carros aqui roubados e levados para a Bolívia, algo que NUNCA havia acontecido com todos aqueles governos de direita/generais no país vizinho:

    http://www.sonoticias.com.br/noticia/policia/recuperados-402-veiculos-roubados-na-fronteira-de-mt-com-a-bolivia

    http://sonoticias.com.br/noticia/geral/gefron-recupera-32-veiculos-roubados-em-mt-que-foram-parar-na-bolivia

    http://www.folhadedourados.com.br/noticias/brasil-mundo/brasil-recupera-397-veiculos-que-estavam-na-bolivia-33-de-mato-grosso-do-sul

    Isso sai na grande mídia? Óbvio que não: o importante é manter no imaginários dos que se julgam “bem informados”, que o Brasil tem um governo aliado a narco-estados bolivarianos, repletos de ladrões. Inclusive para um Policia Federal que conheço, e que estava “preocupadíssimo” com o provável “aumento de criminalidade” depois da decisão do governo da Bolívia (afinal, que tipo de concurso esses caras fazem?).

    É ou não é de causar náuseas?
     

    1. Fauzi Achoa

      8 de agosto de 2014 8:39 am

      O que fez a Bolivia foi: a)

      O que fez a Bolivia foi: a) dar anistia e legalizar todos os veículos contrababandeados;  b) nao legalizou nenhum veiculo roubado; c) criou estreito relacionamento com a policia brasileira para inserir o pais no sistema de controle internacional em que figuram  os paises do cone sul menos Paraguai. 

  4. Ivan de Union

    7 de agosto de 2014 7:13 pm

    MARDITO LULA!
    Uh…

    MARDITO LULA!

    Uh…

  5. Eduardo...

    7 de agosto de 2014 9:53 pm

    analfabetos x saude

    Parece eestranho, mas medicos cubanos estão espantados com o numero de anallfabetos nas cidades do interiorr. Alem de nao cuidar da saude , prefeitos nao têm ideia que analfabetismo impede o desenvolvimento da saude de milhares de pessoas. O metodo cubano pode ser a saida para isso por aqui

  6. Flics

    7 de agosto de 2014 10:55 pm

    Pois sim! …

    … tão pensando que a gente não sabe? Estão alfabetizando essa indiada para depois lerem livros comuno-bolivarianos, isso sim.

  7. jair almansur

    8 de agosto de 2014 11:15 am

    Bolivia

    A Bolivia alfabetizou seu povo e agora segue para uma segunda fase a de até o ano de 2015 toda sua população ter o nível escolar equivalente à 6ª série. O que seria um elevadíssimo índice de escolaridade.

    Aqui no Brasil. Desde D.João VI até hoje continuamos gastando uma imensa fortuna e universidades publicas e privadas pagas com dinheiro público enquanto relegamos nossa infância e juventude à mais baixa assistencia alimentar e escolar. Veja por exemplo o Lula se jactando de haver criado 10 universidades federais, pergunte a ele sobre creches e ensino básico. Do básico ele nada sabe. Não é culpa dele é nossa mentalidade reinol.

Recomendados para você

Recomendados