
Jornal GGN – Pela primeira vez, um brasileiro passa a fazer parte da diretoria do International Space Environment Service (ISES), órgão que congrega centros de alerta regionais para Clima Espacial existentes em várias regiões do planeta. O pesquisador Clezio Marcos De Nardin, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi eleito vice-diretor do órgão.
“Esta escolha pela comunidade internacional reflete o amadurecimento de nosso país nesta área. Será também um prazer poder servir ao ISES juntamente com o diretor Terry Onsager (NOAA, Estados Unidos)”, afirma o pesquisador, sobre o resultado da eleição que levou seu nome para a diretoria do órgão internacional.
A posse da nova diretoria do ISES será no mês de agosto em Moscou, Rússia, durante a reunião anual do órgão. Pesquisador da Divisão de Aeronomia da Coordenação de Ciências Espaciais e Atmosféricas do INPE, Clezio Marcos De Nardin atualmente gerencia o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do Instituto.
O Embrace/INPE é o centro de pesquisa e desenvolvimento responsável pelo monitoramento e previsão do Clima Espacial no Brasil. O estudo do clima fora do ambiente terrestre envolve processos eletrodinâmicos da ionosfera equatorial e de baixas latitudes. No INPE, os pesquisadores monitoram parâmetros físicos como características do Sol, do espaço interplanetário, da magnetosfera, ionosfera e da mesosfera.
Com informações do INPE.
Deixe um comentário