Sugerido por Adir Tavares
Do Coleguinhas, uni-vos
Olhando seis meses para trás: a circulação de Veja, Época e Istoé
Como é de praxe, as editoras demoram para divulgar seus números, mesmo para o IVC. Dessa forma, o instituto só tem as circulações pagas com três meses de atraso. Aí vão, portanto a tabela e o gráfico das circulações médias dos três principais revistas semanais dos últimos seis meses, com análises depois.
VEJA
Olhando o gráfico, parece que a coisa começa a clarear para a Veja, certo? Bem, mais ou menos. A boa notícia para os Civita é que a circulação média aumentou continuamente nos últimos seis meses, como mostra o gráfico, saindo de 1.118.409, em outubro passado, exemplares de circulação para 1.162.970, em março, uma variação de 3,98%. A má notícia é que isso ocorreu devido à contagem das edições digitais, a partir de junho do ano passado.
Dessa forma, dos 1.162.970 de circulação de março, 134.467 são de edições digitais, sendo 126.234 sobrepostas à edição impressa – ou seja, gente que acessa a publicação pelos dois meios indistintamente. Assim, a edição impressa mesmo vendeu, em março, 1.028.513, praticamente o mesmo que em outubro (1.029.081) e menos 2,63% do que circulou em março de 2013 (1.056.338).
A série está prejudicada ainda porque o IVC mudou o método de apuração da circulação em janeiro deste ano, passando a contar separadamente as edições digitais sobrepostas às assinaturas impressas das que não o são. Sem a sobreposição e comparando com a circulação impressa desde outubro, a situação a Veja fica assim:
Bom, mas nem tanto, certo? Na verdade, vamos ter que esperar como ficam os dados do segundo trimestre. Mesmo que eles seja influenciados com Copa do Mundo e outras variáveis, ainda assim devem dar uma indicação mais clara de como estará indo a líder do mercado de revistas semanais.
ÉPOCA
A situação da semanal da Editora Globo é bem mais clara. O gráfico abaixo pouco muda se agregarmos as 2.659 (número de março) assinaturas digitais: a circulação média da Época vem caindo mesmo e ponto final.
ISTOÉ
Em termos de dados, a situação da IstoÉ é ainda mais clara do que a da Época porque simplesmente não tem edição digital para contar. Em termos de gráficos, porém, a revista da Editora Três parece estar sofrendo de arritmia cardíaca – um sobre-e-desce tremendo, mas com uma tendência de queda acentuada, se pegarmos os dados de abril de 2013 para cá, como se vê no gráfico abaixo:







H Menon Jr.
9 de junho de 2014 5:49 pmPara esse número ter
Para esse número ter credibilidade deveria haver uma separação entre o que é assinatura de pessoa física, pessoa jurídica e principalmente órgãos governamentais. Em São Paulo isso faria a maior diferença e, com certeza, mostraria uma queda acentuada nas assinaturas de pessoas físicas.
Razor
7 de agosto de 2015 2:52 pmVocê acha que vender para PJs
Você acha que vender para PJs e órgãos públicos representa menos pessoas físicas lendo a Veja?
Pelo contrário!
Em casa, Veja é lida por 2 ou 3 pessoas e depois vai pro lixo.
Numa repartição e no salão de beleza, a Veja é lida por dezenas de pessoas e fica ali sendo lida por meses.
Do ponto de vista dos ADPs, isso é muito mais nocivo aos seus interesses do que se todos os exemplares fossem vendidos a cidadãos.
Ed Döer
9 de junho de 2014 5:55 pmFico só imaginando como
Fico só imaginando como seriam os números sem as tais assinaturas de cortesia e coisas similares.
Lucinei
9 de junho de 2014 5:59 pmO governo de SP comprou
O governo de SP comprou quantas?
João Siqueira
9 de junho de 2014 6:06 pmOu seja, VEJA é um fenômeno
Ou seja, VEJA é um fenômeno mundial. É a única revista do mundo que cresce em tiragem nos últimos 10 anos (ou mais). É de se admirar….. se não fosse mentira.
MarFig
9 de junho de 2014 7:26 pmMetade das revistas os
Metade das revistas os governos pelo Brasil afora compram. O resto são antipetistas fanáticos, que acham que comprando a revista estão ajudando a combater o comunismo no Brasil. E duvido que leiam qualquer reportagem. Olham a capa e dão uma folheada nas manchetes para ter certeza que a revista continua fascista como sempre. Tem um senhor idoso vizinho meu aqui que a revista Oia dele fica lá na portaria vários dias. Se ele não sai de casa, nem lembra de pegar.
Flávio2008
9 de junho de 2014 7:08 pmVeja encalhada
Pessoal, tiragem não quer dizer leitura OK.
Nas bancas de Niterói, vejo dezenas de Veja encalhadas.
Acho que os números estão inflados e que o número de leitores não deve passar de 500 mil…
xicomorais
9 de junho de 2014 7:32 pmNão acredito neste
Não acredito neste crescimento, estes dados devem estar incluindo as assinatura de cortesia que ela manda e que as pessoas nem abrem a revista, vai direto para o lixo.
andremazzer
9 de junho de 2014 7:58 pmCarta Capital
Alguém sabe os numeros de circulação da Carta Capital para tentarmos comparar?
Sou assinante da revista e gosto demais do conteúdo da mesma.
Walker Liberal
10 de junho de 2014 12:42 am30 mil.
Aliás, o PT diz ter
30 mil.
Aliás, o PT diz ter 1,5 milhão de filiados, se cada filiado fizesse a sua parte, poderiam transformar a Carta Capital numa best seller e tirar o traço da audiência da TV Brasil. Mas não, preferem ficar estericamente criticando a Globo e a Revista Veja…rsrsrsr
JoselitoSN
9 de junho de 2014 8:19 pmPergunta:
Quanta dessa
Pergunta:
Quanta dessa tiragem é fornecimento direto para governo e suas empresas, públicas ou mistas?
MTherezaT
9 de junho de 2014 9:53 pmera oq ue eu ia perguntar.
era oq ue eu ia perguntar. sem essa informação, a impressão é que vem aumentando, de qq maneira.
Rodrigo Sousa
9 de junho de 2014 10:22 pmA Época ainda faz tramoia
A Época ainda faz tramoia e bota as revistas gratuitas em conta onde não deveria?
Da última vez que me lembro ( a uns 10 anos atrás) o IVC chegou a pegar a seguinte conta:
Assintura anual de Galielu + 3 meses gratuitos de Época (e la se entra a Época em conta onde não se devia)
Compra um brinde e ganhe a revista? a Época já parou de vender voucher e brinde ? alguém sabe ?
enfim os números não mentem, mas quem os bota lá….
niltom
9 de junho de 2014 11:10 pmNão dou um centavo por esses
Não dou um centavo por esses dados. Conheço pessoas que recebem a Isto É (ou Quanto Custa ?) há mais de 2 anos de graça (e não leem) ! Acredito que com a veja e com a època aconteça o mesmo.
claudio bala
9 de junho de 2014 11:22 pmnos supermercados que
nos supermercados que freguento
principalmente nos caixas rapidos, ha centenas de exemplar de VEJA, inclusive da semana anterior,,,,,
se sao contadas as impressas conta furada,,,,,,
serve como propaganda de capa
obs é consideravel numero de capas rasgadas ou amassadas
carlos marques II
10 de junho de 2014 1:04 amAssinatura Veja
Tem que descontar também os assinantes que cancelaram a assinatura e continuam recebendo a revista.
Um vizinho cancelou faz 6 meses e continua recebendo.
MarcusR
10 de junho de 2014 2:22 amEu recebo uma tal assinatura
Eu recebo uma tal assinatura de Veja, só que não faço idéia de quem paga!! Todas elas chegam, são rasgadas de cima abaixo (não leio, nem ninguém mais…) e em seguida depositadas no lixo. E deve estar nessa contabilidade aí.
Ronald Mansur
2 de dezembro de 2014 2:55 amque tal atualizar os números
que tal atualizar os números desta matéria?
já estamos em dezembro de 2014.