21 de maio de 2026

Espanha, Irlanda e Noruega oficializam reconhecimento do Estado palestino

Acusado por Israel de “incitação ao assassinato do povo judeu”, primeiro-ministro da Espanha afirmou que a decisão é "uma questão de justiça histórica" aos palestinos
Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. | Foto: Aquiles Lins

A Espanha, Irlanda e a Noruega ratificaram, nesta terça-feira (28), o reconhecimento da independência e soberania do Estado da Palestina, após anúncio feito na semana passada. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A ação foi considerada parte da pressão internacional contra Israel, que tem dizimado civis na Faixa de Gaza, no conflito contra o Hamas. Em resposta aos países europeus, o governo israelense convocou os embaixadores nos três países e acusou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de ser “cúmplice de incitação ao assassinato do povo judeu“.

Hoje, em pronunciamento oficial, Sánchez ressaltou que a decisão não é “contra ninguém, muito menos contra Israel, um povo amigo (…) com o qual queremos ter a melhor relação possível“, mas sim um “rechaço” ao Hamas, que não reconhece a solução de dois estados, Israel e Palestina.

A Espanha se somará aos 140 países que já reconhecem o estado da Palestina”, declarou Sánchez, explicando que a Espanha reconhecerá um Estado palestino, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, unificado sob a Autoridade Nacional Palestina, com Jerusalém Oriental como sua capital. Ele garantiu que o país que não reconhecerá quaisquer mudanças nas fronteiras palestinas depois de 1967.

O Espanhol voltou a dizer também que essa é uma “uma questão de justiça histórica” para o povo palestino e “única solução possível”, também adotada pela Irlanda e pela Noruega, que tem um único objetivo de “alcançar a paz” no Oriente Médio.

A Espanha se somará aos 140 países que já reconhecem o Estado da Palestina”, afirmou Sánchez, no discurso. A esperança é que, agora, outras nações adotem posições no mesmo sentido.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados