10 de junho de 2026

Glauber Braga e estudantes da UERJ são soltos após protestos

Deputado foi preso por participar de manifestação contra cortes de bolsas estudantis; Choque chegou a usar bombas em reintegração
Foto: Lula Marques/ Agência Br

O deputado federal Glauber Braga (PSOL) foi libertado na noite desta sexta-feira (20/09) junto com os estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) que protestavam contra o corte de auxílios para alunos de baixa renda e a mudança nos critérios de seleção.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O movimento estudantil ocupava a reitoria da UERJ desde o mês de julho, em resposta à decisão feita pela instituição durante as férias escolares de reduzir para menos da metade o orçamento destinado aos auxílios de baixa renda. Veja o vídeo de Glauber ao lado dos estudantes clicando aqui.

A reitoria (liderada pela reitora Gulnar Azevedo e Silva) ajuizou reintegração de posse na última semana. Uma ordem judicial foi expedida pela 13ª Vara de Fazenda Pública e entregue aos estudantes na tarde da última quarta-feira (18) determinando a desocupação de salas de aula, hall de entrada e do prédio da reitoria do campus Maracanã em 24 horas, sob pena de pagamento de multas.

Nesta sexta-feira, a Justiça autorizou o uso de força policial, e agentes do Batalhão de Choque utilizaram bombas de efeito moral para invadir o campus, após passarem pela barricada de pneus em chamas montada pelo movimento estudantil na Avenida Rei Pelé, sentido Méier, para impedir a movimentação policial no entorno da universidade.

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados