10 de junho de 2026

EUA gastou quase metade de orçamento para desastres em oito dias

Sem mais financiamento, Agência Federal de Gestão de Emergências pode deixar projetos de reconstrução para priorizar salvamentos
Furacão Milton chegou à Florida deixando rastro de destruição, inundações e medo nos americanos. Foto: RS/via Fotos Publicas

O governo dos Estados Unidos gastou quase metade do auxílio alocado pelo Congresso Nacional para os próximos 12 meses em apenas oito dias após o início do ano fiscal.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em breve, tais despesas – que devem subir conforme o socorro é enviado aos locais afetados pelos furacões Helene e Milton – poderão forçar a Agência Federal de Gestão de Emergências a restringir seus gastos, a não ser que um financiamento adicional seja aprovado.

Como destaca reportagem do site Politico, as restrições de gastos da FEMA poderiam levar ao corte dos financiamentos para reconstrução ligados aos desastres em todo o país, e os recursos seriam destinados apenas para operações de salvamento de vidas. O corte também interrompe reparos em estradas, estações de esgoto e de tratamento de água.

“Terei que avaliar a rapidez com que estamos queimando os dólares restantes no Fundo de Assistência a Desastres”, disse a administradora da FEMA, Deanne Criswell, na quarta-feira, durante entrevista coletiva horas antes de o furacão Milton atingir a Costa do Golfo da Flórida.

Até a última terça-feira, a FEMA gastou US$ 9 bilhões dos US$ 20 bilhões alocados pelo Congresso no fundo de desastres em 1º de outubro para todo o ano fiscal até 30 de setembro de 2025. O presidente Joe Biden buscou financiamento adicional da FEMA desde outubro passado, mas o Congresso ignorou o pedido.

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados