16 de junho de 2026

Representante dos EUA é convocado ao Itamaraty para esclarecer sobre deportados

A reunião foi uma forma do Itamaraty demonstrar descontentamento com a forma que os brasileiros foram tratados e solicitar esclarecimentos governo estadunidense
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Na última segunda- feira (27), o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, foi convocado para esclarecimentos sobre a maneira que os brasileiros deportados foram tratados.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Escobar é o representante provisório da diplomacia americana no Brasil desde o dia 21 de janeiro, assim como também vem exercendo as funções de embaixador. Ele permanecerá à frente do cargo até que o presidente Trump nomeie uma outra pessoa de forma oficial.

Quem o recebeu foi a secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, Márcia Loureiro, em Brasília.

O voo que pousou em solo brasileiro na última sexta-feira (24), continha a primeira leva de uma operação que promete “zero tolerância” com migrantes, que foi criada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A reunião é para o Itamaraty demonstrar seu descontentamento com a forma como foi realizada a deportação dos brasileiros, e foram solicitados esclarecimentos do próprio governo estadunidense.

Por não terem os documentos necessários e exigidos pela imigração, os brasileiros não puderam permanecer nos Estados Unidos, e relataram que durante o trajeto permaneceram algemados, foram agredidos e tiveram privação de banheiro e alimentação durante o trajeto. Com isso, vale relembrar o acordo vigente que existe entre os dois países, em que é previsto tratamento ‘digno e humanitário’, porém, não foi respeitado.

Houve uma escala técnica em Manaus, antes de chegar até o destino final, desta maneira, o governo brasileiro conseguiu intervir, prestando assistência humanitária com a exigência da retirada das algemas, e enviando um novo avião, da Força Aérea Brasileira (FAB), que os deixou em Belo Horizonte. A medida foi iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

*Com informações da Agência Brasil.

Leia mais:

Milleny Ferreira

Milleny Ferreira é estudante de jornalismo, repórter no Jornal GGN e produtora na TV GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Douglas da Mata

    28 de janeiro de 2025 1:26 pm

    Nossa, agora até eu fiquei com medo.

    Tremeu EUA, Chapolin Lula Colorado está bravo.

  2. AMBAR

    28 de janeiro de 2025 1:32 pm

    Nossa, o representante dos EUA deve estar tremendo de medo do Itamaraty.

Recomendados para você

Recomendados